Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

“QUERO LEMBRAR O MANEL DAQUELE SORRISO”: PINOTES BATISTA DEIXA TRIBUTO A ETERNO CAPITÃO DO SPORTING

Conhecido adepto dos leões destaca legado de uma das estrelas mais brilhantes do Clube de Alvalade

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

André Pinotes Batista, cronista do Record, na sua mais recente publicação, relembrou Manuel Fernandes, eterno capitão do Sporting, que faleceu na passada quinta-feira, dia 27 de junho, e o legado que o ex-leão deixou no mundo do futebol português. 


“Manuel Fernandes – o eterno capitão – deixou-nos, fisicamente, mas deixou atrás de si um legado que perdurará muito para além da sua existência. Para além dos golos, recordes e jogos para a história o Manel era um homem puro, humilde e companheiro do seu companheiro. O seu sonho era jogar à bola no Sporting, mas a sua carreira transcendeu o sonho”, começou por escrever o colunista do jornal. 


“O Manel foi ele mesmo parte da bola, do estádio, da bancada, da sua garagem-museu em Sarilhos, das histórias que contava com o entusiasmo de uma eterna criança. Lutou para chegar da Moita à CUF, no Barreiro. Lutou para chegar à seleção. Lutou como treinador. Lutou, por fim, lutou sempre e até ao fim. O “Manel Capitão”, o “Manel Mister”, o “Sr. Manel Fernandes”, o Manel da família e dos amigos, o Manel das histórias da bola mas, acima de tudo, hoje, quero lembrar o Manel daquele sorriso”, referiu.


“O Manuel Fernandes era um homem bom, que teve uma vida cheia e que lutou com dignidade até que a vida lhe deu a última finta. Para além de exéquias com honras de estado Leonino, houve um gesto que se tornará eterno: André Villas-Boas, Rui Costa, entre tantos outros rivais, prestaram-lhe respeito. Respeito na sua exata definição: consideração, deferência, reverência. Para estes homens, que souberam perceber a solenidade do momento, escrevo linhas de sincero agradecimento”, acrescentou ainda o conhecido adepto do Sporting

“Num mundo normal, este facto seria também ele normal e, como tal, nunca seria digno de nota. Todavia, o Futebol português não é um mundo normal, pelo que é meu dever sportinguista dizer obrigado. À sua família os meus sentimentos. Até sempre, Manel”, concluiu o também deputado do PS. 



Futebol

AVANÇADO COM 20 GOLOS PELA SELEÇÃO DO BRASIL RECUSA LIGA DE CRISTIANO RONALDO: "ESTÁ DECIDIDO"

Atacante que joga na Premier League diz não ter interesse em rumar à Arábia Saudita

Richarlison recusa jogar na liga de Cristiano Ronaldo
Richarlison recusa jogar na liga de Cristiano Ronaldo

  |

Icon Comentário0

Richarlison, avançado brasileiro vinculado ao Tottenham, revelou ter recusado uma proposta "choruda" vinda da Arábia Saudita. De acordo com a imprensa britânica, Al Ahli, rival do Al Nassr, de Cristiano Ronaldo, seriam os principais interessados no jogador que já fez 20 golos pela seleção canarinha.


"Houve uma proposta, mas os meus sonhos de jogar pela seleção [do Brasil] e na Premier League falaram mais alto. O valor era elevado, mas os meus sonhos são maiores. Está decidido", explicou, em entrevista à ESPN do Brasil. Na última época, Richarlison assinou 12 golos e quatro assistências em 31 partidas pelo emblema da capital inglesa.


Por sua vez, o Al Ahli, que este verão perdeu o avançado Allan Saint-Maximin para o Fenerbahçe, de José Mourinho, também conta com grandes jogadores que já passaram pela Premier League, nomeadamente Riyad Mahrez, Roberto Firmino e o guarda-redes Édouard Mendy.


Já Cristiano Ronaldo, em 2023/24, realizou 51 partidas ao serviço do Al Nassr: 31 no Campeonato Nacional, nove na Liga dos Campeões Asiática, seis na UAFA Cup, quatro na King’s Cup e uma na Supertaça da Arábia Saudita. Ao todo, nos 4.447 minutos que disputou, o astro do futebol mundial marcou uns impressionantes 50 golos e fez 13 assistências.

Aos 39 anos, Cristiano Ronaldo, que ainda está avaliado em 15 milhões de euros, prepara-se para a terceira temporada no Médio Oriente. O Al Nassr prepara-se para o seu primeiro desafio oficial dia 14 de agosto, frente ao Al Taawon, a contar para as meias-finais da Saudi Super Cup.



Futebol

VÍTOR PINTO APONTA CALCANHAR DE AQUILES NO SPORTING: "CLARAMENTE FRACO NO JOGO AÉREO”

Subdiretor do jornal Record abordou o tema nas suas mais recentes declarações

Vitor Pinto aponta a fraqueza aérea de Zeno Debast como perigo para o Sporting
Vitor Pinto aponta a fraqueza aérea de Zeno Debast como perigo para o Sporting

  |

Icon Comentário0

Com uma exibição que ficou aquém na Supertaça, frente ao Porto, Zeno Debast recolheu diversas críticas. Vítor Pinto, subdiretor de Record, abordou a situação no Mercado Now: “Existem características do futebol de Debast que estão a preocupar Rúben Amorim. Já andávamos à volta desta situação, simplesmente as outras qualidades tinham permitido mitigar algo que é uma falha evidente do jogador”.


“Debast tem saldo negativo nos duelos aéreos, que no caso do Sporting já era alarme porque Rúben Amorim quer confiar [no jogador] para a posição que era de Coates, ser o líder da defesa do Sporting,” começou por explicar. “A diferença é só esta Sebastian Coates ganhava 80% dos duelos aéreos. Coates é o melhor defesa goleador da história do Sporting, marcou 37 golos, o Zeno Debast é um jogador jovem, mas na sua carreira sénior nunca marcou nenhum golo. É claramente um central de 1,90 que é fraco no jogo aéreo”, afirmou o jornalista.


“Dentro de toda a preocupação do que se tinha passado com Debast na Supertaça, Rúben Amorim estava tranquilíssimo com a saída de bola [do belga], é essa qualidade que fez Amorim ir contratá-lo. A preocupação de Rúben Amorim foi que precisa de jogo aéreo”, realçou.


“Ter um central que falha metade dos duelos aéreos creio que todos a começar pelos adeptos do Sporting percebem os riscos que podem vir advir ao longo da época se o central internacional belga não corrigir esta lacuna rapidamente”, vincou Vítor Pinto. “Podemos considerar o jogo com o Rio Ave amanhã como o verdadeiro exame à organização defensiva do Sporting”, rematou o responsável.

Em 2023/24, ao serviço do Anderlecht, Zeno Debast – que está avaliado em 18 milhões de euros realizou 40 encontros: 37 no Campeonato Nacional e três na Taça. Ao todo, nos 3.530 minutos que disputou, o defesa central assumiu-se como peça fundamental da turma orientada pelo técnico Brian Riemer.


Confira aqui o vídeo:



Futebol

"É COMO UMA FACA CRAVADA NO PEITO": PINOTES BATISTA NÃO ESQUECE MOMENTO DIFÍCIL NO SPORTING

Comentador afeto aos leões lamenta tragédia e pede "tempo" a dupla de Rúben Amorim

André Pinotes Batista, comentador afeto ao Sporting, lamenta tragédia e pede "tempo" a dupla de Rúben Amorim
André Pinotes Batista, comentador afeto ao Sporting, lamenta tragédia e pede "tempo" a dupla de Rúben Amorim

  |

Icon Comentário0

André Pinotes batista classifica a Supertaça como "uma faca cravada no peito". O comentador afeto ao Sporting não esquece a vantagem desperdiçada, mas recusa apontar o dedo a Vladan Kovacevic e Zeno Debast, que foram muito criticados pelos erros individuais.


"Sporting Clube de Portugal, final da Supertaça Cândido de Oliveira, Estádio Municipal de Aveiro, minuto vinte e três, Geovany Quenda fatura – com brilhantismo - o terceiro tento e o primeiro ato da época 2024/2025 parece fatalmente sentenciado. Os dragões perdem por 3-0 e, como se de um conto de fadas se tratasse, os leões que ostentam o escudo de campeão nacional ao peito parecem caminhar ligeiros para chocar o futebol e tecer duro golpe num Porto financeiramente quebrado e em reconstrução desportiva", começou por dizer, ao jornal Record.


"O destino seria, porém, escuro e cheio de terrores. No futebol, como em todos os outros reinos, a balança de justiça e da injustiça oscila de formas misteriosas, provando ser muito mais uma abstração humana do que uma medida matematicamente mensurável. Vítor Bruno estreou-se sob o terrível manto da traição e do oportunismo, escalonando um onze onde muitos dos profissionais eram carimbados como malévolos profissionais em reabilitação", prosseguiu.


"A derrota do Sporting nas condições em que ocorreu é inaceitável. A derrota do Sporting nas condições em que ocorreu é, aliás, como uma faca cravada no peito de qualquer adepto, jogador, técnico ou dirigente. A derrota do Sporting nas condições em que ocorreu é, também, um importante instrumento de trabalho para o futuro", assegurou.

A terminar, Pinotes Batista pediu "tempo" para Vladan Kovacevic e Zeno Debast se mostrarem aos adeptos, recordando que "Como eles falharam também os fabulosos Amorim - nas substituições –, Gyökeres – de baliza aberta – e Hjulmand – ao aliviar um corte para o miolo da pequena área. Por muito que custe, e custa, há dias assim". 



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


CHIQUINHO MAIS LONGE DO SPORTING; EXTREMO DO WOLVERHAMPTON É NEGÓCIO DIFÍCIL
Futebol

CHIQUINHO MAIS LONGE DO SPORTING; EXTREMO DO WOLVERHAMPTON É NEGÓCIO DIFÍCIL

 

Icon Comentário0
"TENTATIVA DE LINCHAMENTO DE CARÁTER" - JOAQUIM EVANGELISTA DEFENDE TITULAR DO SPORTING
Futebol

"TENTATIVA DE LINCHAMENTO DE CARÁTER" - JOAQUIM EVANGELISTA DEFENDE TITULAR DO SPORTING

 

Icon Comentário0
ATLETA DO SPORTING NA FINAL DOS JOGOS OLÍMPICOS: "ESTOU MUITO FELIZ"
Futebol

ATLETA DO SPORTING NA FINAL DOS JOGOS OLÍMPICOS: "ESTOU MUITO FELIZ"

 

Icon Comentário0