Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0A estrutura do Sporting não está satisfeita com o trabalho demonstrado por João Pereira e tem vindo a demonstrar a sua posição a Frederico Varandas. No entanto, o Presidente continua a confiar no treinador dos leões, o que faz com que a restante Direção meta mãos à massa e procure novas soluções.
Ao que parece, desde a derrota frente ao Moreirense, a 5 de dezembro, que parte da Direção dos verdes e brancos tem vindo a pressionar Varandas para que este tome a posição de despedir o técnico antes que seja tarde demais, no entanto, o Presidente ainda não está para aí virado.
Posto isto, de acordo com o jornal A Bola, parte da estrutura do Sporting encontra-se a equacionar um plano B a João Pereira, apesar de Varandas continuar sem perspectivar essa possibilidade, tendo dado até ao final do ano civil para que o treinador dê a volta à situação.
Tal como o nosso Jornal adiantou, em Exclusivo, o líder máximo do Clube de Alvalade mantém plena confiança no técnico e, apesar de todos clubes terem uma shortlist com vários jogadores e treinadores em constante observação, não existe uma alternativa a curto prazo (Saiba mais AQUI).
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 14 de dezembro, frente ao Boavista, em jogo relativo à 14.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Cristiano Bacci jogar-se-á pelas 20h30, em Alvalade.
Não perca este momento onde Frederico Varandas responde ao jornalista de forma irónica:
Atleta que foi apontado aos leões no último mercado de verão não convence e deverá mudar novamente de emblema após exibições pouco convincentes
|
0Jota viveu um apagão futebolístico nos últimos dois anos, após uma carreira promissora que o levou a ser ídolo no Celtic, na Escócia. O atleta, que havia encantado com a sua capacidade de desequilibrar e com a sua veia goleadora, viu-se a lutar por um lugar em equipas que não conseguiram potenciar as suas qualidades. O extremo português foi alvo de interesse do Sporting no último verão, mas acabou por rumar ao Rennes, mas pode estar de saída.
O período mais brilhante de Jota aconteceu entre 2021 e 2023, quando se destacou no Celtic, onde registou 28 golos e 26 assistências em apenas duas temporadas. Durante esse tempo, foi também autor de golos contra o Rangers, o eterno rival. Sem espaço no Benfica, Jota foi cedido ao Celtic na temporada 2021/22, acabando por ser adquirido de forma definitiva pelos escoceses, com quem conquistou dois campeonatos.
A chegada de Jota ao Al Ittihad, com apenas 24 anos, foi vista como uma surpresa, dado o impacto que a liga saudita estava a ter no futebol mundial. Embora a liga tenha atraído estrelas consagradas como Benzema, Kanté, Firmino e Mané, a adaptação de Jota ao futebol árabe revelou-se difícil.
O jogador português realizou 29 jogos e marcou cinco golos na sua primeira temporada pelo Al Ittihad, mas nunca conseguiu estabelecer-se como uma peça fundamental na equipa. Durante este período, formou uma amizade com N’Golo Kanté, que lhe deu conselhos valiosos sobre a sua carreira e sobre uma possível mudança para o Rennes.
Com o regresso à Europa, Jota transferiu-se para o Rennes, na França, onde a sua adaptação também não foi fácil. Sob o comando de Jorge Sampaoli, o jogador português ainda não conseguiu mostrar o nível exibido no Celtic. Em 10 jogos pelo clube francês, marcou apenas um golo e fez uma assistência, com três jogos como titular.
O técnico, que tem deixado alguns recados ao jogador, afirmou que Jota ainda não está totalmente preparado para dar a contribuição esperada, tanto ofensiva quanto defensivamente. A pressão sobre o extremo aumenta, dado o valor investido pelo Rennes, que pagou 8 milhões de euros pelo seu passe.
Futebolista que alinha na liga espanhola inaugurou o marcador no Santiago Bernabéu, mas não impediu goleada aplicada pelo clube da capital espanhola
|
0O Real Madrid derrotou o Las Palmas por 4-1, em jogo da 20.ª ronda da Liga espanhola. Fábio Silva - que foi aconselhado ao Sporting pelo ChatGPT no último mercado de transferências de verão - marcou logo aos 26 segundos, mas o conjunto da capital espanhola deu a volta ao resultado ainda na primeira parte.
Kylian Mbappé fez o 1-1, aos 18′, através de uma grande penalidade. Brahim Díaz completou a reviravolta pouco tempo depois, aos 33′. O avançado francês chegou ao bis ainda antes do intervalo, aos 36′. Rodrygo selou o triunfo, aos 57′, num encontro em que os merengues tiveram três golos anulados.
Benito Ramírez foi ainda expulso do encontro, à passagem dos 64 minutos. Neste momento, o Las Palmas é décimo quarto, com 22 pontos. Dário Essugo, médio emprestado pelo Sporting, ficou fora da ficha de jogo, devido a castigo (acumulação de amarelos).
Com esta goleada alcançada no Estádio Santiago Bernabéu, o Real Madrid aproveitou da melhor maneira a derrota do rival Atlético de Madrid (1-0 frente ao Leganés) e subiu à liderança da La Liga com 46 pontos, mas dois do que os colchoneros (42) e mais sete do que o Barcelona (39):
No início da presente temporada, Fábio Silva foi emprestado pelos ingleses do Wolverhampton ao emblema sediado nas Ilhas Canárias. Na presente temporada, o internacional A pela Seleção Nacional soma seis golos e duas assistências em 16 partidas disputadas.
Advogado reflete sobre o estado do Estádio Nacional, destacando memórias de grandes eventos, mas criticando a degradação do espaço
|
0Carlos Barbosa da Cruz, advogado e conhecido adepto do Sporting, partilhou recentemente uma reflexão sobre o Estádio Nacional do Jamor, um espaço que associa a memórias de grandes eventos desportivos e convívio, mas que também considera obsoleto.
Num texto intitulado 'Jamor em português suave', Barbosa da Cruz começa por exaltar a imponência arquitetónica e a integração do estádio na paisagem da mata do Jamor, descrevendo-o como "um regalo estético em qualquer regime". O advogado recorda as finais da Taça de Portugal em que o Sporting participou, momentos marcados pela festa e pelo convívio.
Contudo, lamenta o estado atual do Estádio Nacional, que considera degradado e pouco funcional. “A obsolescência da sua construção, coloca sérios problemas de acesso, segurança e conforto”, afirmou, recordando a “penosa espera” para entrar num jogo contra o Porto.
A recente apresentação do projeto de modernização do estádio pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) mereceu elogios, mas também críticas. Barbosa da Cruz reconheceu o mérito do projeto do arquiteto Aires Mateus, anunciado no âmbito das comemorações dos 110 anos da FPF. Contudo, criticou a falta de prazos concretos para o início e conclusão das obras, sublinhando que, em Portugal, “lançam-se os foguetes, apanham-se as canas, anuncia-se a obra, mas esta faz-se quando for possível”.
Para Barbosa da Cruz, há claros interesses publicitários e tentativas de beneficiar da atenção mediática neste tipo de iniciativas. “Quem está minimamente atento às movimentações do desporto português, percebe com facilidade porque é que estas coisas acontecem agora e quem tenta colher benefícios”, comentou.
Num tom mais crítico, concluiu que o estado próspero do futebol português deve-se, em última análise, ao impacto de Cristiano Ronaldo, sugerindo que muitas das melhorias no desporto têm como pano de fundo a popularidade do craque português. “Agradeçam-lhe”, rematou Barbosa da Cruz, num apelo à valorização do papel central do jogador na projeção do futebol nacional. Neste momento, a equipa de Rui Borges está nos quartos-de-final da Taça de Portugal (vai jogar contra o Gil Vicente) e continua na corrida para marcar presença na final.