
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Manchester United venceu o Lyon por 5-4, após prolongamento, e está nas meias-finais da Liga Europa. Ruben Amorim chegou a estar com pé e meio fora da prova, mas três golos nos últimos minutos deram o apuramento ao antigo técnico do Sporting, que só pensa em vencer a prova, admitindo rodar a equipa na Premier League.
"É por isto que o futebol é o melhor desporto do mundo. Vive-se um conjunto de emoções durante 120 minutos... Hoje, tivemos mais sorte do que o adversário", começou por dizer o antigo treinador do Sporting, em declarações aos microfones da SportTV.
A reviravolta foi vista como um 'milagre' e o técnico explica que é necessário "perceber a história do clube e que este estádio tem algo de mágico, tudo pode acontecer". "Os jogadores têm sofrido bastante este ano, sabem que estão a fazer um campeonato em baixo. A grande explicação é o acreditar do clube e dos jogadores", acrecentou.
Agora, os red devils têm encontro marcado com o Athletic Bilbao, mas Ruben Amorim é perentório: "Se não se ganhar (a competição), não se interessa chegarmos às meias finais ou à final, O que interessa agora é ganhar, vamos fazer o máximo de rotação na Premier League, vamos sofrer com isso, mas temos de apostar tudo na Liga Europa".
André Onana defendeu várias bolas complicadas ao longo da partida e Harry Maguire acabou por ser herói ao marcar o golo da vitória. A dupla é muito criticada pelos adeptos e especialistas, mas o ex Sporting acabou por aplaudir o desempenho de ambos os jogadores. "Às vezes arriscamo-nos, sabendo que por vezes podemos sofrer com o outro lado da moeda, mas os jogadores é que são importantes. Quando veem que toda a gente acredita neles, tudo é mais fácil. Quando temos estes momentos que criam bastante união entre os nossos jogadores sabe muito bem a um treinador que apostou e teve sorte", terminou.
Jogador que passou por Alvalade voltou a lesionar-se e teve de deixar relvado do Olímpico de Roma muito apoiado pelos companheiros de equipa
|
O Lazio - Bodo Glimt, válido para a segunda mão dos quartos-de-final da Liga Europa, acabou com festa norueguesa e lágrimas de Nuno Tavares, antigo jogador do Sporting. Os nórdicos eliminaram os italianos no Olímpico de Roma e o lateral português saiu lesionado, pouco depois de ter entrado.
Com uma vantagem de 2-0 obtida em casa, o Bodo viu Taty Castellanos marcar aos 21 minutos e relançar a esperança dos transalpinos. Na primeira parte o marcador não mais voltou a mexer, apesar da insistência dos comandados de Marco Baroni.
No segundo tempo, a Lazio não tirou o pé do acelerador em busca de um golo. Aos 68', o técnico lançou o ex Sporting Nuno Tavares para o lugar de Adam Marusic e, quando tudo parecia perdido, Tijjani Noslin fez o 2-0 aos 90+3' e igualou a eliminatória, que seguiu para prolongamento.
Com oito minutos decorridos da meia hora extra, Nuno Tavares sentiu dores e saiu em lágrimas, numa época que tem sido difícil para o ex Sporting. Aos 99', Boulaye Dia fez o 3-0 e levou o Olímpico de Roma à loucura. No entanto, aos 109', Andreas Helmersen viria a marcar o golo que obrigava ao desempate através da marca de grandes penalidades.
Jens Petter Hauge falhou para o Bodo, que viu Dia finalizar com sucesso. Sondre Fet empatou e Nikita Haikin defendeu o remate de Loum Tchaouna. Com tudo igualado, os noruegueses tomaram a dianteira por Sondre Soril e Noslin, herói aos 90+3', atirou para fora. Brede Moe e Mateo Guendouzi marcaram os respetivos penáltis, com Patrick Berg a falhar para os nórdicos. Com tudo nos pés, Taty Castellanos permitiu defesa e a equipa da Noruega fez história ao qualificar-se para as meias-finais (3-2 após grandes penalidades).
Vale recordar que Nuno Tavares tem tido uma série de casos insólitos ao longo da carreira desportiva, sendo que entrou em sucessivos desaguisados com Ruben Amorim na fase de grupos da Liga dos Campeões - quando Marselha e Sporting se defrontaram em 2022/23. O lateral esquerdo deixou Alvalade em 2013, para rumar ao Casa Pia, tendo, na época seguinte, assinado pelo Benfica.
Confira o momento em que o lateral sai em lágrimas:
Clube detido por Todd Boehly teve noite para esquecer muito graças a jogador que custou milhões de euros aos cofres da SAD verde e branca
|
O Chelsea perdeu 2-1 diante do Legia de Varsóvia, na segunda mão dos quartos-de-final da Liga Conferência. Vladan Kovacevic, guarda-redes do Sporting, foi titular em Stamford Bridge e brilhou na baliza dos polacos, realizando aquele que é, até agora, o melhor jogo da época.
Depois de uma derrota por 3-0 no Estádio Wojska Polskiego, os comandados de Gonçalo Feio tinham uma tarefa bastante complicada pela frente. No entanto, começaram da melhor forma, com Tomás Pekhart a converter uma grande penalidade aos 10 minutos. Aos 33', os blues empatavam por Marc Cucurella, que ainda viu um golo anulado pouco tempo depois.
No segundo tempo e sem nada a perder, os polacos foram para cima do Chelsea e chegaram mesmo ao 2-1, à passagem do minuto 53. Steve Kapuadi aproveitou o passe de Claude Gonçalves e voltou a colocar o Legia em vantagem enquanto o guarda-redes do Sporting segurava a baliza.
A boa exibição acabou mesmo por valer a Vladan Kovacevic um 7.1 nos ratings GoalPoint - site especializado em análise estatística. Com seis defesas, duas delas em grandes chances para o Chelsea, 88% de eficácia de passe e 1.8 golos evitados, o guardião emprestado pelo Sporting mereceu destaque.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Vladan Kovacevic – avaliado em 4 milhões de euros – realizou apenas 10 encontros: seis na Liga Portugal Betclic, dois na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 930 minutos em que atuou com a Listada verde e branca, o guardião de 26 anos sofreu 11 golos (quatro frente ao Porto, dois frente ao Nacional, um diante do Rio Ave, um diante do Portimonense e outro frente ao Moreirense). A saída de Alvalade é praticamente certa.
Confira o destaque do guardião do Sporting:
Avançado kosovar está a cumprir a melhor temporada da carreira e encontra-se bem referenciado pela estrutura dos verdes e brancos
|
Fisnik Asllani está referenciado pelo Sporting. O avançado kosovar interessa aos verdes e brancos, depois de uma temporada de alto nível ao serviço do Elversberg, cedido pelo Hoffenheim. O bom desempenho poderá valer ao atacante de 22 anos uma renovação contratual.
Segundo informação avançada por Florian Plettenberg - jornalista alemão especializado em assuntos relacionados com o mercado de transferências - o Hoffenheim quer prolongar o vínculo do jogador, que termina em 2026, "o mais rapidamente possível".
A mesma fonte avança que ambas as partes já estão a negociar um novo acordo e que o futuro de Fisnkik Asllani passa por regressar ao emblema da Bundeliga e fazer parte do plantel para a próxima temporada, o que o afasta de uma possível mudança para o Sporting.
Além dos leões, também Anderlecht, Fenerbahçe e Lille estariam de olho no desempenho do avançado, mas os die hoffe não deixaram as boas exibições do jovem passar em branco e vão segurá-lo na próxima temporada, caso tudo corra como previsto.
Esta temporada, ao serviço do Elversberg, Fisnik Asllani - avaliado em 4 milhões de euros - soma 30 partidas. No total, o jogador, que também pode atuar descaído no corredor esquerdo, disputou 2.460 minutos, nos quais marcou 17 golos e fez ainda cinco assistências para os companheiros.
Confira a publicação: