RÚBEN AMORIM SÓ PODE SER TREINADOR PRINCIPAL EM 2022
Ex-timoneiro do Sp. Braga tem apenas o curso nível II. Segundo as regras da UEFA, para ser o treinador principal dos leões necessita do nível IV, o que só conseguirá concretizar dentro de dois anos
Redação Leonino
Texto
4 de Março 2020, 09:59
summary_large_image

Não iremos ver Rúben Amorim a dar indicações para dentro de campo, nem falar nas flash interviews até 2022. O treinador que o Sporting CP acaba de contratar, faltando o anúncio oficial, não tem as habilitações necessárias para ser treinador da sua equipa principal. Com efeito, Rúben Amorim só possui o curso II de treinador, o que vai contra as regras da UEFA e da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, que exige o nível IV, que é a escala máxima. Jorge Silvas estava numa situação semelhante, daí ser Emanuel Ferro a assumir a função de treinador principal sempre que exigido, fintando os regulamentos.

Para chegar ao topo da cadeia e assumir em pleno o camando técnico dos leões, percorrendo todos os cursos em falta e os estágios, o último treinador do Sp. Braga demorará cerca de dois anos. Assim, só lá para meados de 2022 é que teremos oficialmente Rúben Amorim como treinador do Sporting CP.

Rúben Amorim não se pode candidatar ao curso de nível IV que a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) realizará em maio deste ano, porque não tem o nível III de treinador, e não possui também experiência necessária, que inclui tempos de estágio a treinar, antes de se poder frequentar os níveis seguintes dos cursos.

Os cursos têm uma carga horária superior a 120 horas, seguido de estágio obrigatório, a cumprir nas épocas seguintes a completar cada um dos diplomas. E nem sempre o treinador encontra logo local para estagiar o que faz demorar o processo, facto que não aconteceu com Rúben Amorim, cujas horas em Braga e agora em Alvalade contam para a soma do estágio do curso nível II. Estas horas serão necessárias para apresentar quando o treinador português se inscrever nos níveis seguintes da formação da UEFA.

Fotografia de Sapo Desporto

  Comentários
Subscreva a newsletter Leonino
Email