Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirAndebol
|
0O andebol do Sporting recebe, esta terça-feira, 23 de março, pelas 19h45, o Wisla Plock. Na antevisão ao encontro, relativo aos oitavos-de-final da EHF European League, Rui Silva garantiu que o objetivo passa pela conquista dos três pontos. “O objetivo é lutar pela vitória e ganhar o jogo. Queremos ganhar em casa para irmos à Polónia gerir o jogo para conseguirmos o apuramento para os quartos-de-final, que seria fantástico. O primeiro foco é ganhar amanhã (terça-feira). Veremos por que diferença para depois adaptarmos o jogo da Polónia”, começou por referir Rui Silva, analisando, posteriormente, a equipa polaca. "O Wisła Płock é, sem dúvida, uma excelente equipa. É uma equipa polaca, mas com um modelo de jogo claramente espanhol. É muito bem organizada do ponto de vista ofensivo, quase como xadrez. Vamos querer estar compactos na defesa. Sabemos as armas fortes deles. Sabemos a qualidade do central na relação com o pivô e nas situações de um contra um, assim como as situações de tiro exterior que procuram”, afirmou o técnico leonino, acrescentando que o Plock “é uma equipa que, por esta questão estratégica, acaba por ter muitos jogadores específicos no ataque e na defesa, os que os obriga a fazer duas e três trocas. Vamos querer aproveitar isso e temos de ser muito fortes na transição ofensiva. No nosso ataque, temos de ser pacientes e inteligentes, até porque o tipo de defesa deles é muito pressionante. Temos tudo preparado. Há que colocar em prática e queremos ganhar, em casa, a primeira parte destes oitavos-de-final". A finalizar, Rui Silva mostrou-se satisfeito por mais opções disponíveis para o jogo desta terça-feira: "As equipas de alta competição, como a nossa, têm de ser sempre plantéis que permitam rotatividade. A nossa modalidade joga-se a alta intensidade e nenhum jogador do Mundo consegue jogar nas suas plenas capacidades mais do que 15, 20 minutos. Depois disso, tem de descansar. Quando isso não é possível, o jogador está em queda, não passa tão bem e vai começar a cometer erros. O facto de, neste momento, termos mais jogadores disponíveis faz com que consigamos descansar mais jogadores em alguns momentos e, com isso, vamos conseguir manter o ritmo mais elevado". A primeira mão será jogada esta terça-feira, 23 de março, pelas 19h45. A segunda mão terá lugar na Polónia, no próximo dia 30 de março, pelas 19h45.
Fotografia de Sporting
Equipa das quinas estreou-se na competição internacional com uma vitória frente aos Estados Unidos; Jogadores leoninos estiveram em destaque
|
0A Seleção Nacional de andebol entrou a vencer no Mundial, esta quarta-feira, dia 15 de janeiro, com um triunfo sobre o Estados Unidos da América, nesta quarta-feira, por 30-21. Martim Costa, com sete golos, esteve em grande na estreia da equipa das quinas na prova e foi considerado o homem do jogo.
Desde bem cedo que Portugal mostrou superioridade diante da turma norte-americana. Aos dez minutos de jogo, os lusos venciam por 6-2. No apito de intervalo, a equipa liderada por Paulo Jorge Pereira vencia 15-10, após uma ligeira recuperação na parte final da primeira parte.
A segunda parte alargou um pouco o fosso de qualidade entre as duas equipas e Portugal assegurou a vitória, por 30-21. Além de Martim Costa, outro dos grandes destaques portugueses foi Pedro Portela, também jogador do Sporting, que apontou com sete golos, os mesmos do colega em Alvalade
O próximo duelo está marcado para sexta-feira, dia 17 de janeiro, pelas 17 horas, diante do Brasil. De recordar que o central Miguel Martins (antigo jogador do Porto) foi baixa última hora na competição internacional depois de ter testado positivo no controlo anti-doping.
Martim Costa tem estado a realizar a melhor temporada da carreira e conquistou recentemente o prémio relativo ao melhor jovem jogador da Europa de 2024. Esta época, ao serviço do Clube de Alvalade, o lateral participou em 31 jogos e conseguiu 172 finalizações certeiras.
Federação Portuguesa de Futebol emitiu comunicado, esta quarta-feira, dia 15 de janeiro, para esclarecer polémica com antigo jogador dos dragões
|
0Miguel Martins, antigo central da equipa de andebol do Porto (na altura presidido por Pinto da Costa)l foi suspenso, esta quarta-feira, dia 15 de janeiro, por doping e vai por isso falhar o Mundial da modalidade. O castigo decorre de um processo sobre o qual a Federação de Andebol e o jogador, atualmente no Aalborg, da Dinamarca, já haviam sido notificados, em 2024.
Em comunicado, a Federação informa que "o atleta e a Federação de Andebol de Portugal foram notificadas, no ano de 2024, da pendência de um processo instaurado pela unidade de antidoping da EHF, relacionado com alegadas violações de normas de Dopagem pelo atleta, na sequência de controlo realizado no âmbito dos trabalhos da Seleção Nacional A".
A entidade refere que tanto o atleta como a FAP exerceram a defesa, apresentando "todos os elementos considerados por adequados ao esclarecimento da situação ocorrida". O organismo enaltece, no entanto, o profissionalismo sempre demonstrado pelo jogador de 27 anos, que conta com 111 internacionalizações pela equipa das quinas.
O andebolista integrou a seleção portuguesa nas cinco últimas fases finais em que esteve presente, sendo sempre aposta de Paulo Jorge Pereira nos Europeus de 2020, 2022 e 2024, nos Mundiais de 2021 e 2023 e nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, em 2021.
Portugal estreia-se no Mundial, frente aos EUA, e tem como objetivo chegar aos quartos de final, o que representaria o melhor resultado de sempre. Recorde-se que no dia da partida para a Noruega, foi incluído no grupo o central Miguel Oliveira, que foi uma surpresa de última hora e pode agora ocupar a vaga do jogador que atualmente representa os dinamarqueses do Aalborg, e dividiu a formação entre Águas Santas, Maia e Porto. Recorde-se de que o Porto viu-se recentemente envolvido num outro caso de doping.
Jogador dos leões tem sido um dos grandes destaques da equipa e mostra-se motivado para enfrentar competição importante
|
0Está prestes a iniciar a prestação da seleção portuguesa no Mundial de andebol. Martim Costa, jogador da equipa de andebol do Sporting, é um dos grandes destaques da equipa nacional: o lateral verde e branco entra para a competição com estatuto especial, depois de ser melhor marcador do Europeu, e constar no sete ideal da prova, há um ano atrás.
Em entrevista ao jornal 'A Bola', o lateral português fez a antevisão à competição: "A minha motivação está muito alta. Depois do Europeu que tive, só quero é continuar a contribuir para o sucesso da Seleção, continuar a jogar bem e a ter bons resultados com Portugal. Sei que os adversários vão estar mais preocupados comigo, mas a Seleção não sou só eu. Temos grandes jogadores de muita qualidade e que também podem fazer muitos estragos às outras seleções", começou por dizer.
Prosseguiu: "O meu objetivo é ajudar a Seleção a ganhar e a fazer bons jogos. Não penso se vou ser o melhor lateral esquerdo. No Europeu também não pensei e não vou mudar essa forma de estar. Claro que é bonito receber esse tipo de distinção, mas não é algo que tenha como foco", explicou Martim Costa.
Sobre o primeiro jogo da seleção portuguesa no Mundial, frente aos Estados Unidos da América, disse o seguinte: "As pessoas podem pensar que o jogo vai ser fácil, mas não vai. Se fomos a pensar assim, pode correr mal. Temos de respeitar o adversário, e metendo o nosso andebol em prática, vamos ganhar".
Relembrar que Martim Costa foi o escolhido para o Prémio Leonino 2024, na categoria de melhor jogador das modalidades verdes e brancas. O lateral português tem-se destacado pelas suas prestações, tanto em Portugal, como nas competições europeias.