Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
22 Mai 2024 | 07:07 |
O Sporting tem condições para manter Viktor Gyokeres na próxima temporada, garantiu Francisco Salgado Zenha, administrador financeira da SAD do Sporting, esta terça-feira, dia 21 de maio, notícia que tem vindo a animar e ‘acalmar’ os adeptos verdes e brancos.
Em entrevista à TVI, o dirigente leonino – que é o vice-presidente de Frederico Varandas -, deixou bem claro que o Clube de Alvalade “tem recursos” para que o internacional sueco possa continuar no plantel de Rúben Amorim na próxima temporada, ele que tem sido alvo de forte cobiça.
“Sporting quer sempre segurar os melhores jogadores, mas temos de esperar pelo mercado e ver o que acontece. Mas o Sporting tem e quer, naturalmente”, começou por dizer o responsável dos leões.
Recorde-se, no caso, que Gyokeres já havia garantido que continuaria na turma de Rúben Amorim a Manuel Fernandes, quando foi visitar ao hospital o eterno capitão dos leões, juntamente com Frederico Varandas, a quem levou a taça da conquista do 24.º campeonato nacional.
Esta temporada, ao serviço do Sporting, Viktor Gyokeres –avaliado em 55 milhões de euros – leva, na soma de todas as provas, 49 encontros realizados (4.047minutos), 43 golos e 14 assistências, sendo uma das grandes figuras da turma de Rúben Amorim e tendo tido grande influência na conquista do título.
Viktor Gyokeres chegou ao Sporting no início da temporada como a mais cara contratação de sempre do Clube de Alvalade. Inicialmente, Varandas pagou pelo goleador 20 milhões de euros, mais 4 por objetivos e custos de intermediação. O ‘camisola 9’ tem contrato com os leões até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros.
Antigo avançado dos leões fechou o marcador em partida válida para a 30.ª jornada da Bundesliga, isolando-se no terceiro lugar da tabela
19 Abr 2026 | 09:34 |
O Leipzig reforçou a candidatura à Liga dos Campeões ao vencer no terreno do Eintracht Frankfurt por 3-1, em jogo da 30.ª jornada da Bundesliga, disputado no último sábado, com direito a golo de Conrad Harder. O triunfo permitiu aos visitantes isolarem-se no terceiro lugar da tabela.
Depois de uma primeira parte equilibrada, que terminou empatada a um golo - com Diomande a marcar aos 27 minutos para o Leipzig e Hugo Larsson a responder aos 34 -, a equipa orientada por Ole Werner resolveu o encontro na segunda metade. Antonio Nusa fez o 2-1 aos 70 minutos e Conrad Harder, antigo jogador do Sporting, fechou as contas aos 81.
Com este resultado, o Leipzig soma agora 59 pontos, mais três do que o Stuttgart, quarto classificado, que ainda joga nesta jornada frente ao Bayern Munique. A vantagem para o quinto lugar, ocupado pelo Hoffenheim, é de cinco pontos, quando faltam quatro jornadas para o final.
Já o Eintracht Frankfurt mantém-se no sétimo posto, com 42 pontos, a dez do Bayer Leverkusen, que ocupa posição de acesso à Liga Conferência. A jornada ficou ainda marcada pela derrota do Borussia Dortmund, segundo classificado, no terreno do Hoffenheim (2-1), e pela estreia de Marie-Louise Eta no comando do Union Berlim, que perdeu em casa frente ao Wolfsburgo por 2-1.
Vale lembrar que a transferência de Conrad Harder do Sporting para o Leipzig aconteceu mesmo em cima do fecho de mercado na Alemanha. O negócio rendeu aos leões 24 milhões de euros fixos, podendo chegar aos 30 milhões mediante objetivos, e garantiu ao avançado nórdico um salário milionário: 12 milhões de euros em cinco épocas. O atleta falou sobre a saída.
Confira o golo:
'Camisola 25' dos verdes e brancos é visto como um dos ativos mais valiosos da equipa orientada por Rui Borges, tendo renovado até 2030
19 Abr 2026 | 09:17 |
O Chelsea está interessado em garantir a contratação de Gonçalo Inácio já neste verão. O 'camisola 25' do Sporting tem sido um dos jogadores mais influentes da turma de Rui Borges na presente temporada e assédio no mercado de transferências volta a colocá-lo na rota de vários emblemas de topo.
A informação está a ser avançada por Ekrem Konur, jornalista turco especialista no mercado de transferências, que coloca o emblema da Premier League como o mais recente interessado no internacional português, mas não é o único.
Entre os clubes mais atentos à situação estão emblemas como Real Madrid e Barcelona, além de outras equipas de Inglaterra, como Manchester United e Liverpool, que poderão avançar com propostas após o Mundial do próximo verão.
Apesar de ter renovado recentemente contrato até 2030 com o Sporting, também a cláusula de rescisão do central do Sporting é 'tema'. Apesar desta ser de 60 milhões de euros, a fonte em questão avança que é vista como negociável no Clube de Alvalade.
Nesta temporada desportiva de 2025/26, Gonçalo Inácio - avaliado em 40 milhões de euros - é um dos pilares do Sporting. O defesa central verde e branco soma, até ao momento, 3.530 minutos em 40 jogos, nos quais já conseguiu fazer dois golos e três assistências.
Confira a publicação:
'Camisola 8' dos verdes e brancos tem sido alvo de bastantes críticas nesta fase da temporada desportiva, mas não perde a confiança de Rui Borges
19 Abr 2026 | 08:52 |
A cumprir a sexta temporada no Sporting, Pedro Gonçalves tem registado maior irregularidade nas duas últimas épocas, muito por força de problemas físicos e lesões musculares. Ainda assim, apesar das críticas de parte dos adeptos, o 'camisola 8' continua a merecer total confiança de Rui Borges.
"Para mim ele está bem, fez um bom jogo. A equipa até caiu um bocadinho depois de ele sair. Está à procura da sua melhor forma, mas fez um bom jogo e tem dado um bom contributo à equipa. E os números dele falam só por si e definem a importância que tem para a equipa", destacou o técnico, após o encontro frente ao Arsenal, em Londres.
Olhando para os números, percebe-se que, apesar de algumas oscilações, o rendimento ofensivo mantém-se elevado. Em 2025/26, apresenta 0,45 golos esperados por 90 minutos, acima das duas épocas anteriores no Sporting (0,41 em 2024/25 e 0,38 em 2023/24). Também nos remates mantém níveis altos (3,79 por jogo), assim como nos tiros enquadrados (1,75), ambos superiores aos registos das épocas anteriores.
A eficácia de passe de Pote mantém-se estável (80,3%), dentro dos padrões habituais, embora tenha registado uma quebra nas assistências esperadas (0,26, face aos 0,38 e 0,42 das épocas anteriores). Ainda assim, cria 2,62 oportunidades por jogo - mais do que em 2023/24, mas abaixo do pico de 2024/25. Em destaque está também a melhoria clara na eficácia de drible, que subiu para 46,7%.
No plano defensivo, os números são menos positivos. Apesar de ter melhorado ligeiramente nos duelos ganhos (43,9% face aos 35% da época passada), apresenta menos ações defensivas por jogo (1,40), abaixo dos 1,95 e 2,12 das duas temporadas anteriores. Também a presença na área adversária diminuiu, com 5,13 toques por jogo, ligeiramente abaixo dos registos recentes.
Ainda assim, os números globais continuam a evidenciar a importância de Pote no Sporting. Em 2025/26 soma 15 golos e sete assistências em 33 jogos. Na época anterior, marcada por lesões (falhou 40 jogos e esteve 180 dias parado), terminou com seis golos e seis assistências em 20 partidas. Já em 2023/24 assinou a melhor temporada da carreira, com 18 golos e 16 assistências em 49 jogos, num total de 34 contribuições diretas para golo.