
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Viktor Gyökeres segue no topo da lista de jogadores mais cobiçados em toda a Europa. O avançado do Sporting está a fazer uma época de sonho e os interessados já 'fazem fila' pelo craque sueco. Para Marco Aurélio, antigo defesa central dos leões, a saída do ponta de lança é praticamente inevitável.
“Julgo que o título este ano já não escapa ao Sporting. Não só pela liderança, mas pelo futebol de qualidade que tem apresentado. E depois temos o Gyökeres na frente, a resolver tudo e a marcar os golos necessários”, observou em entrevista ao jornal Record.
“Ele é muito forte, faz os centrais suarem e bem! É incrível como ataca os espaços e a profundidade, nos últimos 30, 40 metros. É uma força da natureza, é incrível”, afirmou o antigo central sobre o goleador sueco do emblema leonino.
Quando desafiado pela mesma fonte a pensar se o Sporting ainda poderá contar com Gyökeres na próxima temporada, Marco Aurélio joga de forma astuta, mas não evita a questão e atira: “Ele tem toda a Europa atrás dele e não é de admirar”.
“Seria bom que ele continuasse, por tudo o que traz à equipa, na qualidade de finalização e no desgaste que impõe aos adversários, mas acho que será muito difícil. Os ingleses têm um grande poder financeiro e até o Milan parece estar interessado. Será complicado resistir ao assédio”, disse por fim.
Até ao momento, recorde-se, Viktor Gyokeres – avaliado em 55 milhões de euros – leva, 39 encontros realizados (3.196 minutos), 36 golos e 13 assistências, sendo a grande figura da turma de Rúben Amorim na presente temporada. O avançado tem contrato com os leões até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros.
Recorde o hat-trick de Viktor Gyokeres frente ao Boavista:
Frederico Varandas e respetiva estrutura leonina temem mão pesada da UEFA, mas aguardam decisão do organismo soberano do futebol europeu
|
Sporting e Dortmund empataram 0-0 na segunda mão do playoff de acesso aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Durante o encontro, alguns adeptos dos verdes e brancos voltaram a utilizar pirotecnia, algo que não foi bem visto inclusive pelo speaker dos alemães, que pediu para a situação não se repetir.
O Clube de Alvalade tem sido muito visado pela UEFA, que já proibiu a deslocação de Sócios e adeptos leoninos ao reduto do Lepizig, fechando também todo o setor A14 do Estádio José Alvalade na receção ao Bolonha, devido a comportamentos que o organismo considera erráticos.
No Signal Iduna Park foram abertas tochas, rebentados petardos e usados flashlights, o que levou o speaker do Dortmund a pedir em português para que a porção de adeptos em causa não o voltasse a fazer, algo que acabou por acontecer, mas que deixou os responsáveis leoninos bastante preocupados.
O Sporting teme mão pesada da UEFA e nova multa ou castigo devido aos seus adeptos. Vale recordar que a situação chegou ao limite na Liga Europa 2022/23, diante do Midtjylland, com o Clube a ficar com pena suspensa durante dois anos devido ao uso de pirotecnia que, segundo notícias e relatos, terá ferido adeptos locais.
Anteriormente, o Presidente da SAD Leonina, Frederico Varandas já tinha apelado aos Sócios e adeptos do Clube de Alvalade, para que estes moderassem o seu comportamento, para que o Sporting não tenha de pagar mais multas que, esta temporada, já ascenderam aos mais de 300 mil euros.
Antigo dirigente dos verdes e brancos lamenta o sucedido e explica que igualdade no marcador, após o apito final, "dignificou" os leões
|
Jaime Marta Soares crê que o Sporting fez um bom jogo em Dortmund (0-0) - assista AQUI ao resumo completo. No entanto, refere que os problemas físicos têm dado muito trabalho à equipa técnica de Rui Borges e que os verdes e brancos voltaram a não conseguir estar na melhor força, depois de João Simões ter sido substituído e Morten Hjulmand ter ficado muito queixoso.
“O empate acabou por dignificar o Clube, porque os jogadores foram solidários e honraram a camisola. Mas foi um jogo sem história, até porque o Dortmund jogou descansado. E, mais uma vez, as lesões prejudicaram o Sporting”, disse Marta Soares, em declarações ao jornal Record.
Diogo Salomão, ex-jogador dos leões, garante que "apesar de ser um jogo difícil, fora de casa e com tantas lesões", o plantel de Rui Borges "poderia ter sido mais atrevido". No entanto, o extremo destaca que "a perder 3-0 na eliminatória, o empate é bom e motivador, já que as expectativas estão no campeonato".
Por fim, José Eduardo, ex-futebolista dos leões, explicou que o encontro teve "o resultado possível", uma vez que "o Sporting fez um jogo que por norma fazem as equipas pequenas em Alvalade, mas realço o Rui Silva, o Quaresma e os jovens que jogaram. Temia-se um resultado pesado e o empate dá algum ânimo” atirou.
O Clube de Alvalade vira agora atenções para a Liga Portugal Betclic. Os leões voltam a entrar em campo no próximo domingo, dia 23 de fevereiro, frente ao AVS, em jogo da 23.ª jornada do campeonato nacional. O encontro diante da turma liderada por Rui Ferreira tem pontapé de saída agendado para as 18h00, na Vila das Aves.
Futebolista reforçou Clube de Alvalade no mercado de verão e tem tido dificuldades em afirmar-se com a Listada verde e branca, abrindo espaço à saída
|
Ria Bose deverá deixar o Sporting no mercado de verão. Neste Exclusivo Leonino, o nosso jornal revela que a lateral internacional jovem inglesa tem tido algumas dificuldades em Alvalade e uma transferência no próximo defeso está em equação por parte da estrutura do futebol feminino dos verdes e brancos.
Segundo informação apurada junto de fonte próxima do processo, a ex Chelsea estará praticamente riscada das contas da temporada 2025/26. Chegada de uma realidade diferente, a atleta não se ambientou à equipa, sendo muito pouco utilizada ao longo da época, apesar de também ter estado indisponível devido a lesão.
Assim sendo, os responsáveis do Sporting estão a analisar a saída, não tendo ainda certezas dos termos de negócio, uma vez que o potencial de Ria Bose poderá dar alguma margem de manobra. Caso surja uma proposta de empréstimo vantajoso, a defesa poderá ser cedida.
“O Sporting é um grande Clube e uma excelente oportunidade. Ainda estou nos primeiros dias aqui, mas já me sinto em casa. Estou muito feliz por assinar por um Cube tão grande”, disse a jogadora, aos meios de comunicação verdes e brancos, aquando da oficialização.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Ria Bose soma apenas sete minutos de jogo, tendo sido lançada aos 83' da vitória por 2-0 diante do Torreense, ainda na quinta jornada da Liga BPI - veja AQUI a classificação detalhada - , disputada a 5 de outubro de 2024. Desde então, não mais entrou nas contas, nem alinhou pela equipa B.