![Jogar no Sporting e no Dortmund? Há quatro nomes que estiveram nos dois lados](/storage/media-items/images/2025/02/sporting-dortmund_20250211112452.webp)
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Cezary Miszta, guarda redes do Rio Ave que já foi associado ao Sporting, foi eleito o melhor guarda redes da Liga Portugal Betclic, prémio referente ao mês de janeiro. O guardião polaco, de 23 anos, obteve 29,63% dos votos, superando Sequeira, guarda redes internacional costa-riquenho do Casa Pia, e Ricardo Velho, do Farense, que foi, também, alvo da equipa orientada por Rui Borges.
Cezary Mistza impôs-se esta temporada no Rio Ave, roubando o lugar ao então titular Jhonatan, que já abandonou Vila do Conde, ainda com Luís Freire ao comando da equipa. Agora, com Petit ao comando, Mistza tem estado de pedra e cal no onze titular, o que o levou a despertar a atenção de Clubes com a dimensão do Sporting.
Frente ao Sporting, o guarda redes polaco foi dos destaques dos vila condenses, tendo feito várias defesas que evitaram que o resultado fosse ainda mais desnivelado. De recordar que a turma leonina venceu os comandados de Petit por 3-0, com golos de Aderlan Santos, na própria baliza, de Morten Hjulmand, na conversão de uma grande penalidade, e de Viktor Gyokeres.
Durante o mês de janeiro, para ser merecedor do prémio que é eleito pelos treinadores dos vários clubes da Liga, Cezary Mistza realizou três jogos (uma vitória, um empate e uma derrota) nos quais realizou 18 defesas, algumas delas decisivas.
Na presente temporada, com a camisola do Rio Ave, Cezary Miszta – avaliado em 1 milhão de euros – realizou 15 encontros: 13 na Liga Portugal Betclic e três na Taça de Portugal. Ao todo, nos 1. 470 minutos que disputou, o guarda-redes de 23 anos sofreu 25 golos. O atleta tem sido uma das sensações da época 2024/25.
Presidente do Clube de Alvalade foi alvo de comentários de técnico português que passou pelos verdes e brancos, enaltecendo muito o seu trabalho
|
Em declarações exclusivas ao Canal 11, Jorge Jesus, antigo treinador do Sporting, elogiou (e muito) a atual Presidência de Frederico Varandas, em particular no que diz respeito à relação com as claques: "No Sporting acabou, porque o Varandas foi corajoso e está a fazer um trabalho espetacular".
Nessa mesma entrevista, Jorge Jesus elaborou, ainda, a sua tese de que os três grandes - e em particular o Sporting-, não estão a passar uma boa fase. "Não é muito normal. A força do resultado em Portugal está muito complicado nos três grandes", fez notar, referindo-se à dificuldade que as equipas de maior renome têm enfrentado para conquistar vitórias nas últimas jornadas internamente.
Jorge Jesus e Frederico Varandas privaram muitas vezes no balneário leonino, quando o técnico orientava o Sporting e o atual Presidente era o médico da equipa. Esse período levou os dois a construírem uma bela amizade que continua e, agora, o técnico luso faz rasgados elogios ao dirigente que assumiu a Presidência leonina já depois do treinador ter deixado Alvalade, na sequência do episódio de Alcochete.
Importa lembrar que Jorge Jesus treinou o Sporting entre 2015 e 2018, tendo conquistado uma Taça de Portugal e uma Taça da Liga, em 2016 e 2018, respetivamente. No currículo, soma ainda passagens por clubes como Benfica, Sporting de Braga, Estrela da Amadora, Vitória de Setúbal, Vitória de Guimarães, Flamengo e Fenerbahçe, entre outros.
De recordar que, esta temporada, o Sporting já teve três treinadores, começando com Ruben Amorim. Com a saída para o Manchester United, foi João Pereira a assumir a equipa que, agora, é comandada por Rui Borges. Apesar dessas mexidas no comando técnico, a turma de Alvalade lidera o campeonato, com 51 pontos, mais quatro que o segundo classificado, o Benfica, e mais oito do que Porto e Braga. À parte da liderança, a equipa ainda luta na Liga dos Campeões, onde irá defrontar o Dortmund, e está nos quartos de final da Taça de Portugal, onde irá a Barcelos defrontar o Gil Vicente.
Saída polémica do avançado inglês, agora emprestado ao Aston Villa, continua a dar que falar e as coisas complicam-se para o ex-treinador do Sporting
|
A 'novela' protagonizada por Marcus Rashford e Ruben Amorim ganhou, esta segunda-feira, dia 11 de fevereiro, um novo episódio. Tudo isto porque o avançado inglês se mostrou a treinar pelo Aston Villa, clube a que foi cedido pelo Manchester United, e na caixa de comentários foi deixado por Jadon Sancho um comentário polémico.
"Liberdade", escreveu apenas o extremo inglês, cedido igualmente pelos red devils ao Chelsea, ainda que esta palavra única esteja a ser entendida como mais uma farpa deixada ao antigo treinador do Sporting. Amorim, como é sabido, não mantém uma boa relação com Rashford.
Uma das primeiras decisões impactantes tomadas pelo técnico luso à chegada a Old Trafford foi, precisamente, o afastamento do avançado das fichas de jogo, com Amorim a justificar que a mesma foi tomada em consciência e a pensar, sempre, no que é melhor para a equipa.
Rashford foi oficializado nos The Villans no início deste mês de fevereiro e o empréstimo será válido até ao fim da presente temporada. A cedência prevê, também, uma opção de compra fixada nos 47,8 milhões de euros, que poderá ser exercida no próximo verão.
Para já, Marcus Rashford tem apenas um jogo pelo Aston Villa, que se soma aos 24 que disputou desde o início da época pelos red devils. Nesse período, apontou sete golos e três assistências, mas a chegada de Ruben Amorim ao clube tornou-se amarga para o atleta.
Veja, abaixo, a publicação em que Jadon Sancho deixou o polémico comentário:
No dia em que recebem o Dortmund para a primeira mão do play-off de acesso à próxima fase da Liga dos Campeões, os leões sabem de um novo interessado num ativo
|
O Chelsea continua a procurar novos jogadores para reforçar o plantel, apesar das recentes contratações milionárias que incluem, por exemplo, João Félix, e o novo alvo do emblema inglês é Ousmane Diomande, que tem assumido um papel de destaque nas últimas partidas do Sporting.
O defesa, de 21 anos, integra a lista de alvos dos blues, de acordo com o jornal espanhol MundoDeportivo, e em causa, segundo a mesma fonte, está uma proposta inicial de 60 milhões de euros. O valor, apesar de avultado, está abaixo dos 80 milhões da cláusula de rescisão.
Diomande é visto como um jogador com muito potencial pela Direção leonina, pelo que as negociações se avizinham complicadas e demoradas. O facto do costa-marfinense ter assumido a titularidade também promete aumentar o interesse na sua contratação e, assim, aumentar a lista de interessados.
Com 31 jogos realizados esta época de 2024/25, Diomande está a apenas sete jogos de igualar o número de partidas que realizou no ano passado, dado demonstrativo do aumento de importância no plantel agora orientado pelo treinador Rui Borges e que lhe valeu, até, um prémio recentemente.
Avaliado em 40 milhões de euros, o central tem contrato válido com os Leões até junho de 2027. Foi contratado em janeiro de 2023 aos dinamarqueses do FC Midtjylland, a troco de 7,5 milhões de euros imediatos, mais 5 milhões mediante o cumprimento de objetivos.