Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
07 Fev 2025 | 15:47 |
Adilé Domingos Sebastião, agente de Malam Malú, acusa o Sporting de "confinamento desportivo". O representante do defesa guineense aponta o dedo aos responsáveis do Clube de Alvalade e admite avançar com uma queixa na FIFA e junto do Sindicato dos Jogadores. Em contrapartida, a estrutura verde e branca explica os motivos de não poder utilizar o futebolista.
"Chegou ao Sporting há três anos, treinou normalmente nos sub-23 e chegou a fazer seis minutos num jogo. Veio de uma academia de futebol de formação que reclamou junto do Sporting uma dívida pelos direitos de formação. Essa quantia não foi paga, só que o Sporting depois manteve-o sem jogar em represália. O Sporting diz que a FIFA não permite que o Malam jogue e não pode ser assim. Pode existir um diferendo entre os clubes, mas o jogador deve jogar. Não pode sair prejudicado por esta situação. Perguntei sempre a Paulo Gomes, diretor da Academia do Sporting, e disse sempre que não havia autorização da FIFA para que o Malam jogasse", disse, o agente, ao jornal Record.
Para resumir a situação, Adilé Domingos Sebastião explica que "o Sporting alega e considera que o Malam foi contratado pelo Clube de forma direta e não aconteceu um negócio com uma academia. Além disso, renovaram contrato com ele até 2026 sem o consentimento dos representantes".
A Direção verde e branca tem, no entanto, outra versão da história, garantindo que, de momento, existe um diferendo entre as partes envolvidas no processo, havendo litígio entre a academia que formou Malam Malu e o Sporting. Desta forma, o atleta não pode jogar, visto estar a decorrer um processo em tribunal FIFA, que terá de ser resolvido.
"Existiram clubes interessados nele, mesmo neste mercado surgiu uma proposta de um clube que queria contar com o Malam, mas o Sporting disse que não recebeu qualquer proposta. Contactei responsáveis e justificaram que não existiu nenhuma oferta pelo jogador", refere o agente, desmentido por fonte oficial dos verdes e brancos.
Caíto Teixeira, presidente da Federação Guineense, garantiu, em setembro de 2024, que Adilé Domingos Sebastião "falsificou os documentos onde impediu que várias academias tivessem acesso àquele montante. Aquele jogador passou por várias academias. Falsificou todo documento para dizer que o jogador é de Fidjus di Bidera", dando razão ao Sporting, que pediu 200 mil euros pelo certificado do atleta.
Treinador da equipa secundária dos verdes e brancos foi recentemente associado como o nome principal para suceder a João Pereira
04 Nov 2025 | 10:26 |
Ao que parece, afinal, o Casa Pia não terá chegado a contactar João Gião nem o Sporting para dar a conhecer sobre o interesse na sua contratação. Depois de terem despedido João Pereira do comando técnico da equipa principal, os gansos estão à procura de um novo treinador e o timoneiro do conjunto secundário dos leões.
De acordo com o jornal Record, apesar de o treinador dos verdes e brancos ser o principal nome na lista do conjunto lisboeta, a estrutura nem terá chegado a avançar, uma vez que tem consciência de que Gião não pretende deixar o Sporting nesta altura, tal como a Direção leonina não está aberta a negociar.
No conjunto secundário do Sporting, João Gião encontra-se a fazer um trabalho de destaque. Os leões são líderes da segunda liga, com 21 pontos em nove encontros (sete vitórias e duas derrotas). Na UEFA Youth League, o Clube de Alvalade soma sete pontos (duas vitórias e um empate) e está no 10.º lugar.
Conforme revelado num Exclusivo Leonino, a estrutura do Sporting, com Frederico Varandas à cabeça, está bastante satisfeita com João Gião e pretende recompensar o mesmo com uma renovação de contrato, que ainda deverá incluir um aumento salarial para o treinador.
De resto, João Gião irá orientar a equipa verde e branca nesta terça-feira, dia 4 de novembro, em partida válida para a quarta jornada da Youth League. O encontro diante da Juventus está agendada para as 14h00 e será disputada em Turim, Itália.
Recentes exibições do central colombiano parecem ter chamado à atenção dos responsáveis verdes e brancos, que continuam atentos a oportunidades de mercado
04 Nov 2025 | 10:02 |
O Sporting está interessado em Brayan Medina. De olhos postos em vários jogadores para o defeso que aí vem, os responsáveis leoninos têm um novo na mira, com as recentes exibições do central do Tondela a saltarem à vista dos verdes e brancos.
A informação está a ser avançada por Pipe Sierra, jornalista colombiano especializado no mercado de transferências, que ainda avança que o Sporting não está sozinho na corrida pelo jogador de 23 anos. O Braga também tem estado atento e pode avançar pelo defesa.
Brayan Medina encontra-se a realizar a sua primeira temporada em Portugal, tendo chegado do America de Cali - clube que irá ganhar parte da percentagem na eventualidade de uma venda do jogador, que foi titular na recente Sporting, por 3-0 . Para já, o colombiano tem contrato com os beirões até junho de 2030.
Em 2025/26, ao serviço do Tondela, Brayan Medina - avaliado em 2 milhões de euros -, já disputou o total de nove partidas, somando 765 minutos em campo. Nesse número de encontros, ainda não marcou ou fez qualquer assistência para os companheiros de equipa.
O Sporting volta a entrar em campo já esta terça-feira, dia 4 de novembro, desta vez contra os italianos da Juventus. O encontro, a contar para a quarta jornada da Liga dos Campeões, diante da turma liderada por Luciano Spalletti, jogar-se-á no reduto do adversário, às 20h00.
Confira a publicação:
Internacional sueco saiu do último encontro do Arsenal com queixas físicas e o treinador deu recentes declarações sobre a sua condição física
04 Nov 2025 | 07:56 |
Viktor Gyokeres lesionou-se na partida frente ao Burnley, no último fim de semana, e agora irá desfalcar o Arsenal na partida diante do Slavia, em Praga, para a Liga dos Campeões. A informação foi confirmada pelo próprio Mikel Arteta, em antevisão ao encontro.
"Ele definitivamente não está disponível. Ele não treinou hoje e precisamos fazer mais alguns exames e tomografias nos próximos dias para entender a extensão da lesão, mas para este jogo ele não está disponível", ressalvou o treinador, em declarações à imprensa britânica.
"Estou preocupado, porque ele não teve muitos problemas musculares e teve que sair do campo. Ele estava a sentir algo e isso obviamente nunca é um bom sinal. Especialmente para um jogador que é muito, muito explosivo, por isso estamos a investigar um pouco mais para compreender a gravidade da lesão e anunciaremos quando soubermos mais", atirou ainda o treinador do Arsenal, que não poderá contar com o ex-jogador do Sporting na prova milionária.
"Obviamente, ele ficou muito desapontado após o jogo com o que sentiu, mas isso faz parte do futebol. No final das contas, se esperas uma linha linear, com tudo a subir, isso não vai acontecer. Se ele tem algo com que lidar, nós o ajudaremos a fazer isso. Ele estava num momento muito bom, em ótima forma, é muito importante para a equipa, mas amanhã não o teremos, então é isso", vincou ainda.
A verdade é que, fora Gyokeres, Arteta também não poderá contar com Zubimendi, que está de fora por castigo. Também Declan Rice está em risco de falhar o encontro diante do Bayern, por acumulação de amarelos: "Isso vem junto com a situação do Zubi. Sabemos que o Zubi também tinha dois cartões amarelos, então é assim que funciona a competição. Em algum momento, podes perder jogadores em jogos cruciais. Obviamente, vamos tentar evitar isso o máximo possível, mas faz parte da competição".