
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting não vai renovar contrato com Malam Malú, sabe o Leonino. Segundo informação apurada pelo nosso Jornal, a Direção liderada por Frederico Varandas não tem qualquer intenção de segurar o defesa central que chegou a Alvalade em março de 2023.
Fonte próxima do processo revela que o atleta guineense irá partir numa nova aventura, não continuando ao serviço do Clube de Alvalade. O contrato do jogador termina no final do próximo mês de junho, mas, desde que assinou com os leões, fez apenas uma partida, ainda na temporada passada.
“Estou muito feliz por assinar pelo melhor clube de formação. Quero chegar ao topo. Sou defesa central, mas também posso jogar a médio. Sou bom no um contra um e no passe longo. Quero chegar à equipa principal e dar títulos aos Sportinguistas", assegurou Malam Malú, aquando da assinatura de contrato com os verdes e brancos, no ano transato.
“Aqui (no Sporting) está a ser uma segunda família. Fui recebido com carinho. É difícil sair de outro país para aqui sem família, agora quero é retribuir tudo o que este Clube fez por mim”, disse, mostrando-se esperançoso num futuro promissor, que não chegou a acontecer.
Com a Listada verde e branca, o futebolista de 19 anos fez apenas um encontro. Cerca de um mês após ser contratado pelo Sporting, Malam Malú foi suplente utilizado na vitória dos sub-23, diante do Rio Ave, em jogo válido para a jornada 14 do apuramento para a Taça Revelação. O jogador foi lançado pelo técnico Tiago Teixeira aos 84', disputando apenas seis minutos do encontro.
Jogador que passou pelos quadros verdes e brancos jogou de início na partida do clube brasileiro, que não correu bem, nas provas continentais
|
Jogou-se, na madrugada de terça para quarta feira, dia 13 para 14 de maio, o Lanus - Vasco da Gama, a contar para a quinta jornada da fase de grupos da Taça Sul Americana. O emblema brasileiro foi derrotado fora de portas, e fica com a qualificação para a fase seguinte da prova muito dificultada.
Em primeira instância, destacar a presença de Nuno Moreira no onze titular lançado por Fernando Diniz no Vasco da Gama. O jogador, que jogava no Casa Pia antes de rumar ao Brasil, fez a formação no Sporting, onde venceu, entre outros títulos, dois campeonatos nacionais de juniores.
Em relação à partida, começou com muito equilíbrio e poucas oportunidades. Na primeira parte, foi o Vasco da Gama a equipa com mais posse de bola, mas os dois emblemas somaram, no total, dois remates à baliza nos primeiros 45 minutos. O jogo seguiu para o descanso com igualdade a zero no marcador.
A etapa complementar teria sido mais do mesmo, não tivesse sido o golo do Lanus, a quebrar o nulo no marcador. Foi logo aos 53' que Carrera fez o único golo do encontro, que deu vitória e os três pontos ao emblema da Argentina, e deixou o Vasco da Gama em maus lençóis.
A vitória deixou, desde já, o Lanus apurado para a próxima fase da competição, no primeiro lugar do grupo G da Taça Sul Americana, com 11 pontos. A um jogo do fim, o Vasco da Gama é terceiro, com cinco pontos. Na última jornada defrontam o Melgar, segundo colocado no grupo, com seis pontos. Essa partida será decisiva para decidir quem passa à fase seguinte da segunda prova mais importante de clubes na América do Sul.
Quarteto de jogadores que são referências do Clube de Alvalade falaram com a imprensa nacional e relembraram a conquista no início do século
|
O Sporting entra em campo no próximo sábado, dia 17 de maio, para defrontar o Guimarães num jogo em que se pode sagrar campeão nacional. Ora esta quarta feira, dia 14 de maio, é o 25º aniversário da conquista do título nacional de 1999/2000. O jornal Record foi falar com um quarteto de jogadores que fez parte da equipa vencedora, e que deixou o mote para o atual plantel: André Cruz, Duscher, Toñito e Nélson.
André Cruz começou por destacar a fé que tem na equipa: "Espero – e sei – que vamos vencer esta Liga. Como dizia o Dunga, ‘ os vencedores comemoram e os perdedores justificam-se’. Acredito que a equipa vai comemorar junto dos adeptos no sábado".
Duscher falou na necessidade de tornar este acontecimento em algo regular: "Sinto que há semelhanças nas equipas – a nossa e a atual –, pois ambas podem conquistar o título na última jornada. Sinto que abrimos o caminho dos títulos. Agora, habituem-se a ganhar constantemente", partilhou.
De seguida Toñito, que mencionou a importância de o conseguir em casa: "O Sporting é um clube que acompanharei até morrer. Não aconteceu na Luz, mas vamos fazê-lo em casa, a festejar com os nossos amigos. Não estou a ver outra coisa a acontecer que não seja isso".
Por último, Nélson falou da expetativas que se abatem sobre o plantel, e da ligação entre as duas equipas: "Há grande expectativa pela grande fase que a equipa atravessa. E sinto que os adeptos estão com a equipa, após ter vivido momentos muito difíceis. Que a nossa efeméride seja o bom presságio", rematou o antigo guarda redes.
Joga-se, no final do mês de maio, já depois da conclusão da Liga Portugal Betclic, a final da Taça de Portugal, entre leões e águias
|
Faltam, neste momento, apenas dois jogos para o fim da temporada do Sporting. Os leões recebem o Guimarães, no jogo que pode dar o campeonato nacional, e disputam, na semana seguinte, a final da Taça de Portugal, no Jamor, contra o Benfica. Os bilhetes para esse encontro esgotaram recentemente e vai haver casa cheia na final da Taça de Portugal.
Está a ser um fim de época quentinho em Portugal, com dois dérbis de Lisboa a terem o potencial de decidir os dois títulos mais importantes em solo nacional. O Sporting empatou o primeiro e levou vantagem, podendo sagrar-se campeão nacional contra o Guimarães no próximo sábado, dia 17 de maio, em Alvalade. O segundo, joga-se a 25 de maio, já depois do fim da Liga Portugal Betclic.
A final da Taça de Portugal, no Jamor, também se decide entre Sporting e Benfica. E tal como para o jogo contra o Guimarães, os bilhetes também já estão totalmente esgotados para o jogo decisivo da prova rainha em solo nacional.
O Sporting vendeu quase 12500 bilhetes no primeiro dia em que estes estiveram disponíveis. No segundo dia, ainda foram disponibilizados os restantes ingressos a que o Clube tinha direito - a possibilidade de adquirir a entrada chegou até aos sócios com 15 anos de Gamebox, e nessa altura a venda terminou.
Tendo em conta que, nesta altura, tanto a Federação Portuguesa de Futebol, como o Benfica - o outro finalista da Taça de Portugal - já venderam todos os bilhetes a que tinha direito, espera-se casa cheia e muito espetáculo no estádio do Jamor, no próximo dia 25 de maio.