
Modalidades
Treinador do Sporting lança jogo decisivo na Liga dos Campeões: "É uma grande responsabilidade"
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Andebol
|
Manuel Gaspar saiu e o Sporting ficou… ‘de calças na mão’. Os leões oficializaram a saída do guarda-redes de andebol ao cabo de nove temporadas, para o Nantes, no passado domingo, 11 de dezembro, acabando por realizar bom dinheiro com a transferência.
De acordo com informações recolhidas pelo nosso Jornal, o agora guardião dos vice-campeões franceses saiu de Alvalade por um valor bem abaixo da cláusula de rescisão – ao que o Leonino apurou, superior a 100 mil euros. Este negócio realizou-se numa altura em que Manuel Gaspar se encontrava em fim de contrato com os leões e não aceitou os valores da renovação apresentados pelos responsáveis verdes e brancos. Além disso, esta terá sido uma saída em ‘três atos’. Vamos por partes.
Num primeiro momento, o emblema francês terá feito uma tentativa inicial por Manuel Gaspar, que o Sporting terá recusado por não considerar os valores aliciantes nem este ser o melhor momento para perder o internacional português. O problema veio depois: o atleta de 24 anos acabou por pedir para sair da turma de Ricardo Costa.
Atendendo ao pedido de Manuel Gaspar – e tendo em conta o próprio comunicado deixado aos Sócios no momento de oficializar a sua transferência (Saiba mais AQUI) –, os leões terão facilitado a ida do jogador para França, mas só depois do Nantes ter subido a proposta inicial.
A verdade é que, para satisfazer o pedido do atleta, quem acabou por ficar sem soluções e obrigado a atacar o mercado foi o Sporting. Sabe o Leonino que os responsáveis verdes e brancos já se estão a movimentar para trazer para o Pavilhão João Rocha um guarda-redes com alguma urgência e aproveitar a verba da venda de Gaspar.
Recorde-se que, no verão, os leões deixaram sair Matevž Skok e Yassine Belkaid, contratando, para agarrar a titularidade, Leo Maciel, campeão europeu pelo Barcelona – e contavam com Manuel Gaspar para segunda opção do treinador do andebol leonino. Com a transferência do guardião, o Sporting acaba por ficar apenas com o internacional argentino e o jovem Tiago Alves, que ainda não se estreou pela equipa sénior.
O guarda-redes internacional português venceu, ao serviço do Clube de Alvalade, dois Campeonatos Nacionais (2016/17 e 2017/18), uma Taça Challenge (2016/17) e uma Taça de Portugal (2021/22). Alinhou em 237 jogos e marcou 22 golos.
Jogador português escreve que o seu corpo ressentiu-se do problema nas últimas semanas e terá de ser sujeito a tratamentos médicos
|
Manuel Gaspar, antigo guarda-redes da equipa de andebol do Sporting, recorreu às redes sociais para anunciar que 2024/2025 terminou mais cedo que o previsto. Atualmente com 26 anos, explicou que terá de fazer uma pausa na carreira, após ter sido diagnosticado com doença de Crohn.
"Os sintomas foram-se agravando, depois de várias consultas, exames e ressonâncias"
O atual guardião dos franceses do Chartres escreve que o seu corpo ressentiu-se do problema nas últimas semanas: "No início, tentei não dar demasiada importância, comecei a perder peso, dores constantes e muitas noites mal dormidas. Continuei a treinar, a competir, a fazer o que mais gosto, jogar andebol. Mas os sintomas foram-se agravando, depois de várias consultas, exames e ressonâncias, tive finalmente um diagnóstico, doença de Crohn", começou por dizer.
"Um tratamento que, neste momento, é incompatível com a prática de desporto profissional"
O atleta explica que terá de fazer uma pausa: "É uma condição crónica e invisível, mas real. E exige tratamento. Um tratamento que, neste momento, é incompatível com a prática de desporto profissional. Não foi uma escolha. Foi a realidade imposta pela própria doença e pelo que é necessário fazer para recuperar a minha saúde. É o que é", acrescentou.
O internacional português de 31 anos mostra-se confiante de que irá regressar às quadras num futuro próximo: "Por isso, esta época termina aqui para mim. Mais cedo do que queria. Mais cedo do que planeei. Mas com a mentalidade certa, porque sei que estou a fazer o que é preciso para voltar bem, forte e preparado (...) Esta pausa é temporária. Volto assim que puder», concluiu.
Manuel Gaspar representou o Clube de Alvalade durante nove temporadas. O andebolista alinhou em 237 jogos e marcou 22 golos. No caminho venceu quatro títulos: dois Campeonatos Nacionais (2016/17 e 2017/18), uma Taça Challenge (2016/17) e uma Taça de Portugal (2021/22). Os antigos colegas do guardião estão perto de voltar a vencer a Liga portuguesa.
Veja a publicação de Manuel Gaspar:
Equipa verde e branca conseguiu um importante triunfo sobre a formação encarnada, e no final do encontro o técnico falou sobre a temporada
|
A equipa de andebol do Sporting entrou em campo no passado sábado, dia 3 de maio, para defrontar a formação do Benfica, em jogo a contar para a quarta jornada do grupo A da fase final do Campeonato Nacional. Os leões venceram por 37-29, e no final do encontro Ricardo Costa, técnico leonino, não escondeu o orgulho na sua equipa.
O treinador começou por fazer uma análise ao encontro: "Julgo que nos custaram muito os primeiros dez minutos de jogo, estávamos ainda um bocado de ‘ressaca’ da última quarta-feira, que na minha opinião é absolutamente normal, mas viemos determinados para a segunda parte, fizemos a rotação a pensar na segunda parte, o Salvador Salvador entrou de uma forma incrível, o Aly a ajudar e quando o SL Benfica avançou para o sete contra seis, nós conseguimos responder, aumentámos a vantagem e, julgo eu, os últimos dez minutos são de gestão", começou por explicar.
Depois, lembrou a derrota na Liga dos Campeões: "Dar os parabéns aos meus atletas, porque depois daquilo que vivemos, do espectáculo que vivemos na última quarta-feira, independentemente do resultado foi um espectáculo o que vivemos no Pavilhão João Rocha e que nos orgulha a todos, darmos esta resposta, porque hoje era efectivamente o jogo mais importante da época, porque era o próximo, porque era um jogo do Campeonato, porque era imperioso vencer. Não sendo decisivo, era importante e os atletas deram essa resposta", atirou Ricardo Costa.
Falou, ainda, sobre o título nacional: "Temos uma deslocação ao CS Marítimo, difícil, não têm nada a perder e vão jogar o melhor que podem e depois temos uma finalíssima com o FC Porto. Está nas nossas mãos ganhar o próximo jogo, pensar na importância do próximo jogo e prepararmo-nos para o vencer".
Antes de terminar, deixou um agradecimento aos adeptos, e falou da marca de 200 jogos pelo Sporting, que atingiu contra o Benfica: "A sério? Parece que foi ontem. Estou ansioso pelos 400. Estes 200 foram fantásticos, estou a adorar estar no Sporting CP, sempre de coração cheio, com a minha equipa, com os adeptos, toda a gente que circunda o Pavilhão, o Estádio, esta atmosfera que vivemos. São 200 jogos de enorme privilégio e espero que possa fazer mais 200 e mais 200 e que haja força para isso", rematou Ricardo Costa no rescaldo do Benfica - Sporting.
Rivais do Clube de Alvalade viram os seus planos serem alterados na chegada a território nacional, devido à falha nos sistemas de eletricidade
|
A equipa de andebol do Sporting entra em campo na próxima quarta feira, dia 30 de abril, para defrontar o Nantes, em encontro da segunda mão dos quartos de final da Liga dos Campeões (o primeiro jogo terminou com derrota verde e branca por 28-27). Os franceses já estão em Portugal, mas viram todo o seu planeamento atrasado devido ao apagão que se fez sentir em território nacional, na passada segunda feira, dia 28. Relembrar que Kiko Costa já lançou a partida.
Depois de ficarem um dia retidos em França, já estão em Portugal. Valero Rivera, ponta espanhol que também é capitão de equipa do Nantes, falou com os canais oficiais do clube e lançou o desafio: "O Sporting causou-nos muitos problemas em nossa casa, merecíamos melhor e, acima de tudo, poderíamos ter feito melhor. Somos competitivos, sempre queremos mais".
Grégory Cojean, treinador dos gauleses, também perspetivou a partida: "A decepção acabou. Sinto que o grupo está focado e motivado, confiante de que somos capazes de fazer um grande jogo em Lisboa. Podemos jogar muito melhor, mas talvez o Sporting também possa...", começou por dizer o treinador francês.
Prosseguiu, acerca dos leões: "O Sporting é uma equipa muito difícil de defrontar, é tenaz. Em casa, tem energia e confiança extra, teremos de gerir o ambiente adverso, ignorar, estar totalmente focados no nosso jogo, não nos deixarmos distrair. Os adeptos do Sporting são muito quentes. Não sei qual dos dois tem mais pressão, mas o certo é que ambos os clubes estão perto de chegar à Final-4 de Colónia", contou Cojean.
Por último, falou do que está em jogo na eliminatória: "Estamos cientes do que está em jogo. É uma questão de intensidade, pressão, gestão emocional. É uma partida decisiva, as bolas são sempre mais pesadas. Provavelmente, tudo se resumirá aos detalhes, aos momentos-chave da partida. Precisaremos de muita personalidade, lucidez e concentração neste contexto extremamente adverso", rematou o treinador do Nantes, antes do encontro com o Sporting.
Treinador do Sporting lança jogo decisivo na Liga dos Campeões: "É uma grande responsabilidade"
Andebol do Sporting perde com o Nantes na primeira mão dos quartos da Liga dos Campeões
Guarda redes do Sporting pronto para o jogo mais importante da época: "Fome de vitória"