Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

SPORTING APRESENTA QUEIXA CRIME POR INCIDENTES NO DRAGÃO

Leões reagiram em comunicado. Vítor Baía, Sérgio Conceição e Rui Cerqueira acusados de “agressões verbais e tentativas de agressão física” ao presidente leonino

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

12 Fev 2022 | 15:42 |

Icon Comentário0

Este sábado, dia 12 de fevereiro, o Sporting reagiu, em comunicado, aos incidentes da noite passada, no Estádio do Dragão. Os leões informam que vão apresentar queixa crime contra Vítor Baía, Sérgio Conceição e Rui Cerqueira.


De acordo com o descrito no site do Clube de Alvalade, Frederico Varandas foi “alvo de agressões verbais e tentativas de agressão física por parte de Vítor Baía, vice-presidente e administrador da SAD do FC Porto, Sérgio Conceição, treinador da equipa, e Rui Cerqueira, director de imprensa do clube”, pode ler-se.


Ainda segundo o comunicado, adeptos leoninos que se deslocaram ao Dragão foram impedidos de entrar no estádio e outros, já dentro do recinto desportivo, foram alvo de tentativas de agressão.


Confira o comunicado na íntegra: 

O Sporting Clube de Portugal informa que o presidente Frederico Varandas foi ontem alvo de agressões verbais e tentativas de agressão física por parte de Vítor Baía, vice-presidente e administrador da SAD do FC Porto, Sérgio Conceição, treinador da equipa, e Rui Cerqueira, director de imprensa do clube.


Na sequência das declarações do Presidente do Sporting CP, e quando este se deslocava para o autocarro da equipa, os três elementos, rodeados de vários seguranças, efectuaram uma espera a Frederico Varandas. Neste contexto, Rui Cerqueira abalroou de forma violenta o presidente do Sporting CP, retirando-lhe da mão a carteira com telemóvel, cartões pessoais de identificação e cartões de crédito, colocando-se de imediato em fuga. Apesar da presença da polícia no local, o aparelho e os documentos não foram encontrados.

O Sporting CP irá apresentar queixa-crime contra Vítor Baía, Sérgio Conceição e Rui Cerqueira. E avançará com todos os esforços necessários para que os intérpretes destes actos sejam banidos dos recintos desportivos.

Trata-se de actos em que são reincidentes, pois têm um longo historial de intimidação de jornalistas, espectadores e adversários, como é do conhecimento público.

O Sporting CP irá fazer também fazer participação disciplinar com vista à interdição do estádio do Dragão, conforme previsto nos regulamentos, em virtude das agressões a jogadores do Sporting CP por elementos estranhos ao recinto de jogo, e que estão documentadas em imagens que todos podem ver.

Importa ainda referir que adeptos afectos ao Sporting CP foram impedidos de entrar no Estádio do Dragão e que outros, dentro de estádio, foram vítimas de tentativas de agressão. Um rol de episódios lamentáveis que em nada dignificam aquilo que é o futebol em particular e o desporto no geral.

O que se passou ontem, dentro e fora do relvado, é demasiado grave para não ter consequências.

A preservação de um estado de direito em que prevaleça o civismo exige que as instituições que o constituem assegurem de forma eficaz e célere o respeito pelos direitos dos cidadãos, que, na sua maioria, são prejudicados pela impunidade daqueles que barbaramente o desrespeitam e, aos olhos de todos, o fazem repetidamente.

O que se passa no futebol há 40 anos é responsabilidade da fraqueza das instituições, desportivas e fora delas, e das suas lideranças, que têm o dever de proteger o desporto e os cidadãos.

O Sporting CP não desistirá desta luta.


Futebol

Depois de Pote, Frederico Varandas tem novo dossiê por resolver no Sporting

Pedro Gonçalves foi o mais recente jogador a renovar o seu contrato com o Clube de Alvalade, com novo vínculo válido até 2030

Depois da renovação de contrato de Pote, Frederico Varandas tem novo dossiê por resolver no Sporting
Depois da renovação de contrato de Pote, Frederico Varandas tem novo dossiê por resolver no Sporting

07 Out 2025 | 09:53 |

Icon Comentário0

Depois da renovação de contrato de Pote, Frederico Varandas tem ainda mais um dossiê por resolver na equipa do Sporting. O ‘camisola 8’ dos leões acertou a renovação do seu contrato, que é agora válido até 2030 e, ao que tudo indica, o próximo nome na lista é Francisco Trincão.


Segundo informações avançadas pelo jornal Record, após o novo vínculo de ligação com Pedro Gonçalves, a prioridade da SAD verde e branca é agora acertar um novo contrato com o seu ‘camisola 17’. A intenção de renovar o contrato com o internacional português de 25 anos não vem de agora e tem vindo a ser tema de conversa desde o início deste verão.


O Sporting tem uma série de truques na manga para assegurar que consegue renovar o contrato com Francisco Trincão. O natural de Viana do Castelo deve entrar no lote de capitães de equipa, nova cláusula de rescisão fixada em 100 milhões de euros e um aumento salarial, apesar de ser já o mais bem pago dos pupilos de Rui Borges, com um salário anual a rondar os 2M.


Depois de Pedro Gonçalves e Francisco Trincão, a mesma fonte indica que a prioridade seguinte na lista de renovações na equipa do Clube de Alvalade deve passar por Ousmane Diomande. Apesar dos poucos minutos somados esta temporada por via da lesão contraída na primeira jornada do campeonato, o internacional costa-marfinense é visto como uma das principais referências defensivas da equipa.

Esta temporada, com a camisola do Sporting, Francisco Trincão - avaliado em 35 milhões de euros - soma 10 partidas. Neste arranque de época, o avançado internacional português foi titular em todos jogos oficiais, onde já registou cinco golos e três assistências.



Futebol

Ataque do Sporting dá dor de cabeça das grandes a Rui Borges

Apesar de ser possuir um dos melhores registos ofensivos da Liga Portugal, Clube de Alvalade tem problema a resolver no setor dianteiro

Rui Borges tem dor de cabeça das grandes por resolver; Sporting apresenta falta de eficácia no ataque
Rui Borges tem dor de cabeça das grandes por resolver; Sporting apresenta falta de eficácia no ataque

07 Out 2025 | 09:29 |

Icon Comentário0

Rui Borges tem um problema por resolver no setor mais ofensivo da sua equipa. O Sporting aproveita apenas um terço das suas oportunidades de golo, tornando os leões numa das equipas com o pior aproveitamento ofensivo. Exemplo disso foram as várias ocasiões no jogo do último domingo, dia 5 de outubro, no empate contra o Braga.


Segundo dados recolhidos pelo jornal Record, o Clube de Alvalade é a sexta pior equipa do Campeonato Nacional no que toca a aproveitamento ofensivo, estando na 13ª posição, num universo de 18 formações. Esta informação apenas piora quando temo em consideração que os emblema verde e branco é a equipa que mais oportunidades de golo cria.


Ao longo desta edição da Liga Portugal Betclic, o Sporting já criou um total de 36 ocasiões para golo, das quais apenas 12 foram convertidas. Isto significa que os leões desperdiçaram 24 chances para faturar. Atualmente, os pupilos de Rui Borges já apontaram 20 golos, com os restantes a chegarem através de conversões de grande penalidade.


No reverso da medalha, o Arouca é a equipa do campeonato nacional com melhor aproveitamento ofensivo. Num universo de 10 oportunidades totais, a formação arouquense criou e converteu sete, o que resulta num aproveitamento ofensivo de 70%. Atualmente, a equipa do distrito de Aveiro já apontou 10 remates certeiros.

O emblema verde e branco volta a entrar em campo apenas no sábado, dia 18 de outubro, frente ao Paços de Ferreira. O encontro, a contar para a terceira eliminatória da Taça de Portugal, diante da turma liderada por Filipe Cândido, jogar-se-á no Estádio Capital do Móvel, às 20h15.



Futebol

Manuel Fernandes recordado por quem não esquece! Eterno capitão do Sporting foi homenageado

Mítico 'camisola 9' do Clube de Alvalade foi lembrado por várias figuras da sua vida pessoal, tal como da direção verde e branca

Feitos de Manuel Fernandes não foram esquecidos; Eterno capitão do Sporting voltou a ser homenageado
Feitos de Manuel Fernandes não foram esquecidos; Eterno capitão do Sporting voltou a ser homenageado

07 Out 2025 | 06:39 |

Icon Comentário0

Manuel Fernandes foi homenageado pelo município da Moita. Natural de Sarilhos Pequenos, o eterno capitão do Sporting é agora o nome da rua onde nasceu, num marco que foi celebrado numa cerimónia que contou com a presença da sua família, amigos, mas também alguns dirigentes do Clube de Alvalade, como Frederico Varandas que fez questão de estar presente.


“É um dever o presidente do Sporting estar aqui... Teria muitas histórias para contar com o Manuel Fernandes, mas o que interessa é o Manuel Fernandes para a instituição. Foi um dos maiores da nossa história - do Sporting - um dos maiores capitães e dizia, com muito orgulho, que era do Sporting e de Sarilhos [Pequenos]. Agradeço estar aqui presente, em nome do Sporting”, disse o dirigente máximo dos leões.


Quem também esteve presente foi o seu filho, Tiago Fernandes, que não esqueceu aquilo que o seu pai representa para Sarilhos Pequenos: “Era um desejo antigo do meu pai ter uma rua na terra dele com o seu nome. É muito importante, não só para ele enquanto figura do Desporto, mas também para a família, por ser uma pessoa de caráter, de respeito... Estará satisfeito, é a rua onde nasceu”.


Recentemente, Manuel Fernandes voltou a ser homenageado no Estádio de Alvalade. Na partida frente ao Moreirense, do passado dia 22 de setembro, o eterno capitão do Sporting foi recordado numa fotografia, que o juntava ao lado de Francisco Trincão, num gesto que foi muito agradecido pela sua filha, Rita Fernandes.

Vale a pena recordar que, além de ter envergado a braçadeira de capitão, Manuel Fernandes é um dos maiores goleadores da história do emblema verde e branco. De Leão ao peito, apontou um total de 256 golos em 447 jogos com a Listada verde e branca.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Luis Suárez não baixa os braços! Avançado deixou o mote aos adeptos do Sporting
Futebol

Luis Suárez não baixa os braços! Avançado deixou o mote aos adeptos do Sporting

07 Out 2025 | 06:22

Icon Comentário0
Tomás da Cunha avalia craque dos leões: "Se fosse perfeito, não estaria no Sporting"
Futebol

Tomás da Cunha avalia craque dos leões: "Se fosse perfeito, não estaria no Sporting"

06 Out 2025 | 23:32

Icon Comentário0
87 golos depois, imprescindível do Sporting renova, mas mantém cláusula de 80M
Futebol

87 golos depois, imprescindível do Sporting renova, mas mantém cláusula de 80M

06 Out 2025 | 22:36

Icon Comentário0