Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Sporting arrisca nova pena mesmo com setor fechado

Clube de Alvalade poderá ser duplamente sancionado pela UEFA depois dos acontecimentos na Bélgica, protagonizados pelas claques

Comportamento de adeptos do Sporting em Brugge sancionado pela UEFA
Comportamento de adeptos do Sporting em Brugge sancionado pela UEFA

  |

Icon Comentário0

Face aos acontecimentos na visita ao reduto do Club Brugge, na Bélgica, em jogo relativo à sexta jornada da Liga dos Campeões, que envolveu o uso de pirotecnia por parte dos adeptos do Sporting, o Clube não se livrou de uma forte sanção da UEFA.


O Comité de Controlo, Ética e Disciplina da UEFA sancionou o Sporting com uma multa de 20 mil euros e determinou o encerramento do setor A14 do Estádio José Alvalade. A decisão surge na sequência de atos praticados pela estrutura associativa dos leões. Importa referir que esta secção do estádio estava destinada à Juventude Leonina para o jogo de 29 de janeiro, frente ao Bolonha, na última jornada da Champions League.


Esta não é a primeira vez que o mesmo Comité penaliza o emblema verde e branco. No passado, foi multado em 25 mil euros, e o fecho do setor A14 havia sido igualmente ordenado, embora a pena estivesse suspensa por dois anos. Adicionalmente, o Clube enfrenta outra pena suspensa, o que poderá agravar o castigo, conforme explica o jornalista Hugo Forte, do A Bola.


"Um castigo que pode não vir só. O Sporting vai ter um setor do Estádio José Alvalade interditado no jogo com o Bolonha, devido ao uso de pirotecnia por parte dos adeptos no encontro com o Arsenal, cumprindo assim a UEFA o ativar de uma pena suspensa. Mas como na terça-feira mais pirotecnia foi usada no encontro com o Brugge, e como há outra pena em suspenso, mais um castigo deve vir a caminho, desta vez a impedir adeptos num jogo europeu fora de portas".

Recorde-se que no fim do jogo entre o Sporting e o Club Brugge, que terminou com uma derrota leonina por 2-1, aconteceu um episódio de contestação dos adeptos à equipa, com o arremesso de material pirotécnico para o relvado. Na sequência desses atos, um petardo deixou inconsciente um dos assistentes presentes no recinto desportivo.


Assim sendo, o emblema dirigido por Frederico Varandas arrisca a que a UEFA aplique, desta vez, a proibição de venda de bilhetes para um jogo europeu fora de Casa, uma vez que a sanção está suspensa por dois anos depois de um jogo frente ao Midtjylland, na Liga Europa 2022/23. Tendo em conta que o próximo jogo fora dos leões na prova milionária é no dia 22 de janeiro com o Leipzig, fora, a decisão será tomada nos próximo dias.


Futebol

Alerta para João Pereira! Lesões fazem mossa no Sporting

Número de jogadores obrigados a parar por lesão continua a crescer em Alvalade e o treinador dos leões já sabe que tem mais dores de cabeça para o próximo jogo

João Pereira com plantel desfalcado no Sporting
João Pereira com plantel desfalcado no Sporting

  |

Icon Comentário0

O Sporting de João Pereira foi jogar e perder, à Bélgica, frente ao Club Brugge, em partida a contar para a Liga dos Campeões. A derrota não foi a única notícia da noite, uma vez que os leões trouxeram do jogo três jogadores com queixas físicas, a juntar a um lote considerável que já existia antes da sexta jornada da prova milionária. Vai crescendo o número de lesões no plantel, que não facilita a vida ao novo treinador leonino.


De Brugge, o treinador português trouxe Gonçalo Inácio, Eduardo Quaresma e Franco Israel com queixas, sendo que o guardião foi o único que terminou a partida. Esta época, no total, foram já 14 diferentes jogadores do Sporting que se viram obrigados a perder jogos devido a lesão - e três deles foram obrigados a parar por mais que uma vez (Nuno Santos, Eduardo Quaresma, Gonçalo Inácio).


As lesões não aconteceram todas ao mesmo tempo, é certo, mas os indisponíveis neste momento são suficientes para reduzir claramente ao opções do técnico leonino. Frente ao Boavista, João Pereira já sabe que não poderá contar com Nuno Santos, Pote, Morita e Daniel Bragança - todos devem voltar no início de 2025, à exceção de Nuno Santos, que está de fora até ao fim da época - e fica agora à espera de atualização sobre os três elementos que saíram de Bélgica com queixas.


O cenário é mais negativo, sobretudo, no meio campo. Dos jogadores de campo previstos para ocupar a posição de médio na equipa do Sporting na presente temporada, apenas Morten Hjulmand está apto para jogar, pelo que João Pereira já foi obrigado a chamar jogadores das camadas jovens dos leões - João Simões, Henrique Arreiol e Alexandre Brito, por exemplo, no último jogo - para colmatar estas ausências no miolo do terreno.

Relembre-se que o quadro clínico do plantel Sportinguista não se deve alterar em breve: a lesão de Nuno Santos é de longa recuperação, e Pote, Bragança e Morita têm lesões musculares e estarão de fora cerca de um mês. Falta agora a atualização do estado de Quaresma, Franco e Inácio, e que, claro está, o hospital de Alvalade não receba clientes novos.



Futebol

Adeptos assustam Varandas? Sporting chama polícia ao aeroporto

Episódio aconteceu na chegada a Portugal, depois da viagem com origem na Bélgica, ainda no aeroporto, com as forças policiais a marcarem presença

Sporting de Varandas chama polícia ao aeroporto
Sporting de Varandas chama polícia ao aeroporto

  |

Icon Comentário0

O Sporting vive um momento negativo na sequência de quatro derrotas consecutivas, cenário que não era visto em Alvalade desde 2012/2013. A derrota frente ao Club Brugge, por 2-1, na sexta jornada da Liga dos Campeões marcou também o quarto desaire em cinco jogos com João Pereira no leme e os adeptos começam a mostrar sinais de frustração, como se viu no final da partida na Bélgica. Esse episódio no fim do jogo terá tido consequências e a estrutura leonina decidiu prevenir-se - com polícia - na chegada a Lisboa.


A equipa treinou quarta feira, dia 11 de dezembro, da parte da manhã, ainda nas instalações belgas, e fez a viagem à tarde, tendo chegado a Portugal por volta das 18h00. Sabe-se agora que a viagem terá sido feita com receio de alguma contestação e foi - como já mencionado - até pedido a intervenção da polícia na chegada ao aeroporto da capital portuguesa.


Na chegada a Lisboa, a comitiva aterrou no Humberto Delgado, mas a Equipa principal saiu por Figo Maduro - o Aeródromo Militar de Lisboa - e apenas os jovens leões que disputam a Youth League apareceram na zona de chegadas do aeroporto lisboeta.


De Figo Maduro, o plantel verde e branco seguiu no autocarro para Alvalade, já escoltados pela polícia. À chegada ao estádio, mais aparato policial, algo que afinal... não era necessário. A saída dos jogadores, equipa técnica e staff decorreu sem qualquer tipo de problemas, uma vez que não estavam adeptos nas imediações para receber a equipa.

Este é, então, mais um sinal claro do momento negativo que se vive na equipa do Sporting. Relembrar que, depois da saída de Ruben Amorim do comando da Equipa, João Pereira assumiu o papel de treinador principal. Desde esse momento, fez cinco jogos: vitória inicial com o Amarante, por 6-0, seguida de quatro derrotas consecutivas - Arsenal, por 5-0; Santa Clara, por 1-0; Moreirense, por 2-1; Club Brugge, por 2-1. Os leões vão tentar reagir no próximo jogo, marcado para dia 14 de dezembro, em casa, frente ao Boavista.



Futebol

Após nova ronda, confira classificação do Sporting na Champions

Últimos resultados dos leões na Liga dos Campeões complicaram-lhes as contas, tornando impossível o apuramento direto aos oitavos de final

Sexta jornada da Champions League mexeu com a classificação do Sporting
Sexta jornada da Champions League mexeu com a classificação do Sporting

  |

Icon Comentário0

O Sporting enfrentou, na última terça-feira, 10 de dezembro, o Club Brugge, em jogo a contar para a sexta jornada da Liga dos Campeões. A derrota dos leões, por 2-1, complicou ainda mais o percurso da equipa liderada por João Pereira na prova milionária da UEFA. Contudo, apesar do cenário adverso, os leões têm uma classificação favorável à continuidade na competição.


Faltando apenas duas jornadas para o fim da fase regular, os verdes e brancos somam 10 pontos na Liga dos Campeões, ocupando a 17.ª posição da tabela classificativa. Caso mantenham este registo, garantirão o apuramento para os playoffs e o sonho europeu mantém-se de pé.  


É importante destacar que os oito primeiros classificados seguem diretamente para os oitavos de final. Já as equipas posicionadas entre o 9.º e o 24.º lugar avançam para os playoffs, enquanto os restantes são eliminados da competição.


Feitas as contas, equipas como o Liverpool (1.º classificado), Barcelona (2.º classificado), Arsenal (3.º classificado), Bayer Leverkusen, Aston Villa, Inter Milão, Stade Brest e Lille seguem diretamente para os oitavos de final. Em relação aos apurados para os playoffs, estão numa posição favorável o Dortmund (9.º classificado), Bayern Munique (10.º classificado), Atlético Madrid (11.º classificado), Milan, Atalanta, Juventus, Benfica, Monaco, Sporting (17.º classificado), entre outros, com a lista a ser fechada pelo PSV. Logo no lugar abaixo, está presente o PSG ao lado de tantas outras equipas como o Leipzig, Estrela Vermelha e Sturm Graz, que estão eliminados da competição.

Em reação à última derrota na Champions League, o técnico do Clube de Alvalade prestou declarações à imprensa e admitiu, "É normal que os adeptos estejam insatisfeitos. Quatro derrotas seguidas é algo que não acontecia há muito. Durante o jogo inteiro apoiam e, no fim, é normal que se manifestem e mostrem o seu desagrado. Temos de receber as críticas e continuar a acreditar no nosso trabalho".


O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 14 de dezembro, frente ao Boavista, em jogo relativo à 14.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Cristiano Bacci jogar-se-á pelas 20h30, no Estádio José Alvalade.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Milan - Estrela Vermelha com brilharete de Leão; ex Sporting dá ajuda
Futebol

Milan - Estrela Vermelha com brilharete de Leão; ex Sporting dá ajuda

 

Icon Comentário0
Raphinha imparável! Ex Sporting decisivo no Borussia - Barcelona
Futebol

Raphinha imparável! Ex Sporting decisivo no Borussia - Barcelona

 

Icon Comentário0
Ex-dirigente do Sporting acredita que João Pereira tem decisão a tomar
Futebol

Ex-dirigente do Sporting acredita que João Pereira tem decisão a tomar

 

Icon Comentário0