Modalidades
Exclusivo Leonino - Varandas quer reforços e Sporting pode contratar defesa chamado... Nuno Santos
05 Dez 2025 | 18:09
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Modalidades
24 Fev 2020 | 10:38 |
Sporting Clube de Portugal e Jogos Olímpicos são duas instituições familiares no nosso país. A aposta pelo desporto em Portugal é um dos mais fortes traços do Clube e um dos maiores motivos de orgulho de todos os Sportinguistas. Porque não queremos ser apenas “tão grandes como os maiores da Europa”, mas sim de todo o Mundo.
Em ano de Jogos Olímpicos, e quando estamos precisamente a 150 dias do arranque da edição de Tóquio’2020, o Leonino fez um apanhado da história do Sporting CP na mais importante competição desportiva mundial.
Desde 1912 que o Sporting CP participa nos Jogos Olímpicos, ano em que Portugal participou pela primeira vez na competição. Aliás, António Stromp foi o primeiro português a competir por Portugal nos Jogos Olímpicos. Stromp, um dos fundadores do Sporting CP competiu nos 100 metros, tendo terminado em terceiro a sua eliminatória, insuficiente para seguir em frente na prova. Competiu, ainda, nos 200m dessa mesma edição.
Desde aí uma história de sucesso tem sido escrita, maioritariamente com atletas portugueses, mas não só. São 20 participações, 146 atletas - um recorde de 29 na última edição disputada no Rio de Janeiro em 2016 - e nove medalhas, até este momento, incluindo a primeira de ouro para Portugal, com Carlos Lopes em 1984.
Até à edição de 2016 os atletas do Sporting CP estiveram presentes em 18 modalidades distintas (Atletismo, Basquetebol, Boxe, Canoagem, Esgrima, Futebol, Ginástica - Artística, Ginástica - Trampolins, Hóquei em Patins, Judo, Luta, Natação, Pentatlo Moderno, Remo, Ténis, Ténis de Mesa, Tiro e Triatlo), o que já torna o Sporting CP como Clube líder neste aspeto.
As nove medalhas conquistadas estão divididas em dois ouros, seis pratas e um bronze, com seis destas medalhas a serem conquistadas por portugueses e as restantes medalhas por atletas estrangeiros.
Este é o historial leonino por ordem cronológica:
1976-07-20 Montreal (Canadá) - Armando Marques (Portugal) - Tiro, Fosso Olímpico - Prata
1976-07-26 Montreal (Canadá) - Carlos Lopes (Portugal) - Atletismo, 10.000 m - Prata
1984-08-12 Los Angeles (USA) - Carlos Lopes (Portugal) - Atletismo, Maratona - Ouro
1992-08-08 Barcelona (Espanha) - Andrzej Juskowiak (Polónia) - Futebol - Prata
1996-08-03 Atlanta (USA) - Emmanuel Amunike (Nigéria) - Futebol - Ouro
2004-08-22 Atenas (Grécia) - Francis Obikwelu (Portugal) - Atletismo, 100 m - Prata
2004-08-24 Atenas (Grécia) - Rui Silva (Portugal) - Atletismo, 1.500 m - Bronze
2004-08-25 Atenas (Grécia) - Ionela Târlea (Roménia) - Atletismo, 400 m Barreiras - Prata
2012-08-08 Londres (Inglaterra) - Emanuel Silva - Canoagem, K2 1.000 m - Prata
No atletismo, os leões têm já cinco nomes confirmados (João Vieira, Carla Salomé Rocha, Patrícia Mamona, Evelise Veiga e Sara Catarina Ribeiro), na canoagem são dois: Emanuel Silva e David Varela e na natação Alexis Santos.
Modalidades como judo ou ténis de mesa também deverão ter atletas presentes e no futebol Wendel será certamente convocado para a seleção brasileira. O atletismo também deverá ter mais nomes na lista, como por exemplo Nelson Évora. João Costa (tiro) ou Pedro Fraga (remo) também ainda não desistiram de repetir presenças olímpicas.
Clube de Alvalade entrou em campo este domingo, dia 7 de dezembro, para defrontar uma equipa com muita história no desporto nacional
07 Dez 2025 | 16:37 |
A equipa de andebol do Sporting venceu, o ABC, por 43-28, este domingo, dia 7 de dezembro. Em duelo da 14ª. jornada da fase regular do campeonato nacional, o Clube de Alvalade voltou às vitórias, depois de uma derrota dura de digerir, fora de casa, na Liga dos Campeões.
Num duelo disputado no Pavilhão João Rocha, a equipa de andebol do Sporting entrou com tudo no encontro. Os leões passaram para a frente do marcador cedo na partida, e foram aumentando a vantagem ao longo do jogo. Ao intervalo, os verdes e brancos lideravam por 21-16.
A segunda parte manteve o registo dos primeiros 30 minutos. A superioridade verde e branco foi ficando cada vez mais clara à medida que os minutos iam passando. A vantagem aumentou, sem que o ABC conseguisse por em causa a vitória do Sporting. No final da partida, o placar apontava 43-28.
Com esta derrota - a 20ª em 26 jogos nesta temporada - os comandados de Ricardo Costa estão, agora, no primeiro lugar do campeonato nacional, de forma isolada, apesar de terem menos um jogo que o segundo classificado. Os leões somam 39 pontos - um a mais que o Porto, que ocupa a segunda posição, mas com mais um jogo que os verdes e brancos.
O Sporting mantém, agora, o foco no campeonato nacional. O próximo jogo, a contar para a 15ª. jornada da Liga Portuguesa, está marcado para a próxima quarta-feira, dia 10 de dezembro, frente ao Porto. O encontro tem apito inicial às 20h00, e joga-se no reduto adversário.
Clube de Alvalade chegou ao intervalo com vantagem curta, mas permitiu reviravolta à equipa da casa e afasta-se assim do primeiro lugar
06 Dez 2025 | 23:04 |
A equipa de basquetebol do Sporting perdeu frente ao Esgueira por 95-87, este sábado, dia 6 de dezembro, em jogo da sétima jornada da fase regular do Campeonato Nacional. Num encontro disputado em Aveiro, os leões puseram fim ao bom momento, depois da vitória na Taça da Liga.
No primeiro período, o emblema leonino esteve melhor e, após os primeiros 10 minutos, venciam por três pontos (25-22). No segundo parcial, a formação verde e branca continuou por cima e, ao intervalo, registava-se no placard uma diferença de cinco pontos (50-45).
No terceiro parcial, o Sporting fraquejou e permitiu a reviravolta ao Esgueira (72-67). No último quarto, o conjunto leonino, a correr atrás do prejuízo, não só conseguiu voltar para a frente como permitiu que o conjunto da casa se distanciasse no marcador e triunfasse de forma surpreendente.
A unidade em maior destaque do emblema leonino no encontro foi Malik Morgan. O norte-americano somou 28 pontos, quatro assistências e sete assistências. Já Brandon Johns Jr. contabilizou 16 pontos, 10 ressaltos e duas assistências, números insuficientes para que os leões venceseem.
Com esta derrota - a quarta em 15 jogos na presente temporada - os comandados de Luís Magalhães estão na segunda posição com 12 pontos. O Benfica é líder com 14. Na próxima quarta-feira, dia 10 de dezembro, os leões disputam a primeira jornada da segunda ronda da FIBA Europe Cup e vão visitar os espanhóis do Bilbao Basket, às 17h30, no País Basco.
Antigo jogador do clube da Luz ofereceu o triunfo ao emblema verde e branco, numa altura em que faltava 10 minutos para o final da partida
06 Dez 2025 | 21:34 |
A equipa de hóquei em patins do Sporting venceu o Riba D'Ave por 3-2, este sábado, dia 6 de dezembro, em jogo a contar para a oitava jornada da fase regular. Depois da vitória folgada na Taça de Portugal, os leões confirmaram o bom momento e somaram a quinta vitória consecutiva.
A jogar no Parque das Tílias, o Clube de Alvalade entrou melhor no encontro, mas só aos 24 minutos conseguiu desbloquear o nulo por intermédio de Rafael Bessa, que fez o 1-0 na partida, através de uma grande penalidade, resultado que se manteve até ao intervalo.
Na etapa complementar, Danilo Rampulla ampliou as contas para 2-0 aos 29 minutos, antes de Nanu Castro reduzir para a equipa da casa aos 30'. O jogador argentino voltou a marcar para o Riba D'Ave aos 39', mas o seu compatriota Danilo Rampulla (40'), antigo jogador do Benfica, ofereceu o triunfo aos leões.
Com esta vitória - a 16.ª em 20 jogos na presente temporada - os comandados de Edo Bosch somam 19 pontos e estão, à condição, no segundo lugar da tabela classificativa. O Benfica é líder com 24. Já o Barcelos é terceiro classificado com 18 pontos, mas tem menos uma partida.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo na próxima quinta-feira, dia 11 de dezembro, frente ao Liceo. O encontro diante da turma liderada por Juan Copa, a contar para a terceira jornada da Liga dos Campeões, jogar-se-á às 19h30, no Palacio de los Deportes de Riazor, na Corunha.