Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Modalidades

SPORTING CP: UMA HISTÓRIA OLÍMPICA COM 108 ANOS

Caminhada olímpica começou em 1912 e já tem continuação confirmada em 2020

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Sporting Clube de Portugal e Jogos Olímpicos são duas instituições familiares no nosso país. A aposta pelo desporto em Portugal é um dos mais fortes traços do Clube e um dos maiores motivos de orgulho de todos os Sportinguistas. Porque não queremos ser apenas “tão grandes como os maiores da Europa”, mas sim de todo o Mundo.


Em ano de Jogos Olímpicos, e quando estamos precisamente a 150 dias do arranque da edição de Tóquio’2020, o Leonino fez um apanhado da história do Sporting CP na mais importante competição desportiva mundial.


Desde 1912 que o Sporting CP participa nos Jogos Olímpicos, ano em que Portugal participou pela primeira vez na competição. Aliás, António Stromp foi o primeiro português a competir por Portugal nos Jogos Olímpicos. Stromp, um dos fundadores do Sporting CP competiu nos 100 metros, tendo terminado em terceiro a sua eliminatória, insuficiente para seguir em frente na prova. Competiu, ainda, nos 200m dessa mesma edição.


Desde aí uma história de sucesso tem sido escrita, maioritariamente com atletas portugueses, mas não só. São 20 participações, 146 atletas - um recorde de 29 na última edição disputada no Rio de Janeiro em 2016 - e nove medalhas, até este momento, incluindo a primeira de ouro para Portugal, com Carlos Lopes em 1984.

Até à edição de 2016 os atletas do Sporting CP estiveram presentes em 18 modalidades distintas (Atletismo, Basquetebol, Boxe, Canoagem, Esgrima, Futebol, Ginástica - Artística, Ginástica - Trampolins, Hóquei em Patins, Judo, Luta, Natação, Pentatlo Moderno, Remo, Ténis, Ténis de Mesa, Tiro e Triatlo), o que já torna o Sporting CP como Clube líder neste aspeto.


As nove medalhas conquistadas estão divididas em dois ouros, seis pratas e um bronze, com seis destas medalhas a serem conquistadas por portugueses e as restantes medalhas por atletas estrangeiros.

Este é o historial leonino por ordem cronológica:

  • 1976-07-20 Montreal (Canadá) - Armando Marques (Portugal) - Tiro, Fosso Olímpico - Prata

  • 1976-07-26 Montreal (Canadá) - Carlos Lopes (Portugal) - Atletismo, 10.000 m - Prata

  • 1984-08-12 Los Angeles (USA) - Carlos Lopes (Portugal) - Atletismo, Maratona - Ouro

  • 1992-08-08 Barcelona (Espanha) - Andrzej Juskowiak (Polónia) - Futebol - Prata

  • 1996-08-03 Atlanta (USA) - Emmanuel Amunike (Nigéria) - Futebol - Ouro

  • 2004-08-22 Atenas (Grécia) - Francis Obikwelu (Portugal) - Atletismo, 100 m - Prata

  • 2004-08-24 Atenas (Grécia) - Rui Silva (Portugal) - Atletismo, 1.500 m - Bronze

  • 2004-08-25 Atenas (Grécia) - Ionela Târlea (Roménia) - Atletismo, 400 m Barreiras - Prata

  • 2012-08-08 Londres (Inglaterra) - Emanuel Silva - Canoagem, K2 1.000 m - Prata

Sendo o Sporting CP a maior potência desportiva nacional, é natural que já tenha alguns atletas apurados para a edição de 2020 dos Jogos Olímpicos, ainda que para muitas modalidades as fases de qualificação não estejam, ainda, encerradas.

No atletismo, os leões têm já cinco nomes confirmados (João Vieira, Carla Salomé Rocha, Patrícia Mamona, Evelise Veiga e Sara Catarina Ribeiro), na canoagem são dois: Emanuel Silva e David Varela e na natação Alexis Santos.

Modalidades como judo ou ténis de mesa também deverão ter atletas presentes e no futebol Wendel será certamente convocado para a seleção brasileira. O atletismo também deverá ter mais nomes na lista, como por exemplo Nelson Évora. João Costa (tiro) ou Pedro Fraga (remo) também ainda não desistiram de repetir presenças olímpicas.


Modalidades

Sporting escorrega na Europa e falha liderança isolada do grupo

Apesar do apoio, turma de Alvalade não conseguiu repetir 'dose' do encontro anterior e saiu derrotada com duro golpe nas aspirações leoninas

Basquetebol do Sporting derrotado pelo Dnipro
Basquetebol do Sporting derrotado pelo Dnipro

  |

Icon Comentário0

A equipa de basquetebol do Sporting perdeu por 78-70, diante do Dnipro, esta sexta-feira, dia 18 de outubro, em jogo da terceira jornada do grupo D da FIBA Europe Cup. Num encontro disputado no Pavilhão João Rocha, os leões não conseguiram bater os ucranianos, tal como no duelo anterior.


Os verdes e brancos não entraram bem na partida e, no final do primeiro período, perdiam por 20-17. Apesar de terem vencido os segundos 20 minutos, a vantagem não foi suficiente para passar para a frente do marcador. Ao intervalo, o marcador era 43-41, a favor dos visitantes.


Um empate no parcial do terceiro período deixou tudo em aberto para a reta final do encontro, com a formação leonina com desvantagem de apenas um ponto. No entanto, o esforço foi insuficiente e os ucranianos acabaram por triunfar na Casa das Modalidades.


O grande destaque do emblema leonino no encontro foi Nick Ward. O poste norte-americano fez 14 pontos e oito ressaltos. Ludgy Debaut, Isaiah Armwood, (10 pontos e quatro ressaltos), Reggie Johnson (nove pontos e quatro ressaltos) também estiveram em bom plano.

Com esta derrota - a segunda em cinco jogos na presente temporada - o Sporting passa a somar quatro pontos no Grupo D da FIBA Europe Cup. Dínamo Sassari, Dnipro (quatro) e Anwill (três), fecham as contas. O próximo jogo da formação leonina é domingo, dia 20 de outubro, diante do Esgueira, e está marcado para as 15h00.



Modalidades

Incríveis! Sporting vence líder da Bundesliga e não sabe perder na Liga dos Campeões

Turma de Alvalade contou com apoio fantástico nas bancadas e somou mais um triunfo bastante complicado nas competições europeias

Sporting bate Fuchse Berlim na Liga dos Campeões
Sporting bate Fuchse Berlim na Liga dos Campeões

  |

Icon Comentário0

A equipa de andebol do Sporting derrotou o Fuchse Berlim, por 35-33, esta quinta-feira, dia 17 de outubro, na quinta jornada da Liga dos Campeões. Com o Pavilhão João Rocha ao rubro, os verdes e brancos voltaram a triunfar nas competições europeias. Veja AQUI como decorreu o encontro.


A jogar em casa, a turma de Alvalade contou novamente com um forte apoio nas bancadas. Apesar do equilíbrio face uma formação muito experiente, os leões conseguiram sair para intervalo com dois golos de diferença no marcador, que assinalava 21-19.


Os verdes e brancos não baixaram o ritmo, mas o atual líder da Bundesliga deu trabalho à formação leonina. A partida esteve em aberto até ao final e, um lance de jogo passivo marcado ao Sporting podia ter dado o empate aos germânicos. No entanto, Martim Costa, a segundos do final, selou o triunfo.


Orri Thorkelsson e Martim, com oito golos cada, foram os melhores marcadores dos leões. Kiko, Jan Gurri e Salvador Salvador (quatro), Edy Silva e Mamadou Gassama (dois) também estiveram em evidência numa partida bastante complicada.

Com esta vitória - a 15.ª em 17 jogos oficiais esta temporada - os comandados de Ricardo Costa passam a somar nove  pontos e seguem na liderança do grupo A. O andebol do Sporting vira agora atenções para as competições nacionais e vai voltar a jogar no próximo domingo, pelas 16h00, diante do Marítimo. O encontro é válido para a nona jornada do Campeonato Placard.




Modalidades

Andebol (Liga dos Campeões): Sporting - Fuchse Berlim ao minuto

Acompanhe aqui todas as emoções da quinta jornada da competição internacional que coloca frente a frente leões e a formação alemã

Sporting enfrenta Fuchse Berlim na Liga dos Campeões de andebol
Sporting enfrenta Fuchse Berlim na Liga dos Campeões de andebol

  |

Icon Comentário0

Final do encontro: Sporting 35-33 Fuchse Berlim





59' - Jogo passivo assinalado aos leões a 20 segundos do final (34-33)

59' - Martim!! Último minuto frenético no João Rocha! (34-33)


55' - Empatam os germânicos (32-32)

48' - Hoghielm aumenta a distância (31-27)

43' - Enorme defesa de Kristensen! Na sequência, Kiko aumenta a vantagem para dois (27-25)

40' - Thorkelsson devolve a igualdade aos leões (25-25)

36' - Os alemães voltam a tomar a dianteira (23-24)

31' - Recomeça o encontro. Até ao fim, Sporting!

Intervalo: Sporting 21 - 19 Fuchse Berlim


29′ – Dois golos de diferença para a formação de Ricardo Costa (20-18)

27′ – Belo golo de Martim (18-17)

25′ – Salvador dá vantagem aos leões! (16-16)

15′ – Vermelho para Marsenic, por agressão a Kiko Costa. Na sequência, Thorkelsson empata a partida (9-9)

11′ – Grande remate de Martim (7-6)

8′ – Iguala o Fuchse (5-5)

1′ – Martim Costa abre o marcador (1-0) 

1′ – Arranca a partida na Casa das Modalidades. Força, Sporting! 

0′ – A turma de Alvalade sai para aquecimento no Pavilhão João Rocha.


0′ – Este será o quinto confronto entre os dois emblemas, com os leões em vantagem: três vitórias, uma derrota.

0′ – Já o oponente venceu o Rhein-Neckar Lowen, por 34-27.

0′ – Os comandados de Ricardo Costa vêm de uma vitória por 38-25, frente ao Póvoa.

0' - Veszprém, Dínamo de Bucareste, PSG (seis), Pelister (um) Wilsa Plock e Fredericia (zero), fecham as contas.

0' - Neste momento, o Clube de Alvalade é primeiro do grupo, com sete pontos. O adversário ocupa o terceiro lugar, com seis.

0′ – O Leonino leva até si todas as emoções da quinta jornada do grupo A da Liga dos Campeões.

0′ – A equipa de andebol do Sporting defronta o Fuchse Berlim esta quinta-feira, dia 17 de outubro, pelas 19h45, no Pavilhão João Rocha.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting vence com final emocionante e garante primeiros pontos nas competições europeias
Modalidades

Sporting vence com final emocionante e garante primeiros pontos nas competições europeias

 

Icon Comentário0
Basquetebol (FIBA Europe Cup): Dnipro - Sporting ao minuto
Modalidades

Basquetebol (FIBA Europe Cup): Dnipro - Sporting ao minuto

 

Icon Comentário0
Sem espinhas! Sporting vence na Roménia por 3-1 e está na próxima fase das competições europeias
Modalidades

Sem espinhas! Sporting vence na Roménia por 3-1 e está na próxima fase das competições europeias

 

Icon Comentário0