Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirModalidades
|
0Sporting Clube de Portugal e Jogos Olímpicos são duas instituições familiares no nosso país. A aposta pelo desporto em Portugal é um dos mais fortes traços do Clube e um dos maiores motivos de orgulho de todos os Sportinguistas. Porque não queremos ser apenas “tão grandes como os maiores da Europa”, mas sim de todo o Mundo.
Em ano de Jogos Olímpicos, e quando estamos precisamente a 150 dias do arranque da edição de Tóquio’2020, o Leonino fez um apanhado da história do Sporting CP na mais importante competição desportiva mundial.
Desde 1912 que o Sporting CP participa nos Jogos Olímpicos, ano em que Portugal participou pela primeira vez na competição. Aliás, António Stromp foi o primeiro português a competir por Portugal nos Jogos Olímpicos. Stromp, um dos fundadores do Sporting CP competiu nos 100 metros, tendo terminado em terceiro a sua eliminatória, insuficiente para seguir em frente na prova. Competiu, ainda, nos 200m dessa mesma edição.
Desde aí uma história de sucesso tem sido escrita, maioritariamente com atletas portugueses, mas não só. São 20 participações, 146 atletas - um recorde de 29 na última edição disputada no Rio de Janeiro em 2016 - e nove medalhas, até este momento, incluindo a primeira de ouro para Portugal, com Carlos Lopes em 1984.
Até à edição de 2016 os atletas do Sporting CP estiveram presentes em 18 modalidades distintas (Atletismo, Basquetebol, Boxe, Canoagem, Esgrima, Futebol, Ginástica - Artística, Ginástica - Trampolins, Hóquei em Patins, Judo, Luta, Natação, Pentatlo Moderno, Remo, Ténis, Ténis de Mesa, Tiro e Triatlo), o que já torna o Sporting CP como Clube líder neste aspeto.
As nove medalhas conquistadas estão divididas em dois ouros, seis pratas e um bronze, com seis destas medalhas a serem conquistadas por portugueses e as restantes medalhas por atletas estrangeiros.
Este é o historial leonino por ordem cronológica:
1976-07-20 Montreal (Canadá) - Armando Marques (Portugal) - Tiro, Fosso Olímpico - Prata
1976-07-26 Montreal (Canadá) - Carlos Lopes (Portugal) - Atletismo, 10.000 m - Prata
1984-08-12 Los Angeles (USA) - Carlos Lopes (Portugal) - Atletismo, Maratona - Ouro
1992-08-08 Barcelona (Espanha) - Andrzej Juskowiak (Polónia) - Futebol - Prata
1996-08-03 Atlanta (USA) - Emmanuel Amunike (Nigéria) - Futebol - Ouro
2004-08-22 Atenas (Grécia) - Francis Obikwelu (Portugal) - Atletismo, 100 m - Prata
2004-08-24 Atenas (Grécia) - Rui Silva (Portugal) - Atletismo, 1.500 m - Bronze
2004-08-25 Atenas (Grécia) - Ionela Târlea (Roménia) - Atletismo, 400 m Barreiras - Prata
2012-08-08 Londres (Inglaterra) - Emanuel Silva - Canoagem, K2 1.000 m - Prata
No atletismo, os leões têm já cinco nomes confirmados (João Vieira, Carla Salomé Rocha, Patrícia Mamona, Evelise Veiga e Sara Catarina Ribeiro), na canoagem são dois: Emanuel Silva e David Varela e na natação Alexis Santos.
Modalidades como judo ou ténis de mesa também deverão ter atletas presentes e no futebol Wendel será certamente convocado para a seleção brasileira. O atletismo também deverá ter mais nomes na lista, como por exemplo Nelson Évora. João Costa (tiro) ou Pedro Fraga (remo) também ainda não desistiram de repetir presenças olímpicas.
Clube de Alvalade anunciou novidade, esta sexta-feira, dia 20 de dezembro; Emblema leonino apresenta duas caras novas para o projeto
|
0É oficial: O padel está de regresso ao Sporting, anunciou o Clube de Alvalade, esta sexta-feira, dia 20 de dezembro. Os irmão Nuno e Miguel Deus, dois dos melhores atletas portugueses da modalidade, assinaram contrato com os leões e vão começar a representar os verdes e brancos em 2025.
Miguel, de 31 anos, é 82.º do ranking mundial e Nuno, de 29 anos, é 94.º: “O Sporting é o nosso clube do coração, portanto, jogar de Leão ao peito é como o realizar de um sonho. Aquilo que podem esperar de nós é muita dedicação, muito trabalho e títulos”, começou por dizer Nuno Deus, aos meios de comunicação do emblema leonino.
“Trazemos muita disciplina, foco e ambição. Queremos ser melhores e em 2025 queremos chegar ao top50 e estabelecer-nos no circuito mundial. Vamos trabalhar para isso, para darmos mais títulos a Portugal e agora, em particular, ao Sporting”, disse Miguel Deus.
José Carlos Reis, director-técnico e operacional das modalidades, explicou o porquê do regresso do desporto em causa: “Somos um dos clubes mais ecléticos do mundo, queremos continuar a crescer e, por isso, fizemos regressar o padel. É um regresso estratégico por se tratar de uma modalidade com cada vez mais praticantes e fãs e também achamos que o Sporting tinha de estar na modalidade”, começou por dizer.
“São dois atletas com uma evolução muito grande nos últimos anos, com exibições deslumbrantes e que acreditamos que rapidamente chegarão ao top 10 mundial. Achamos que vão dar muito ao Sporting, que vão ser muito importantes para a nossa imagem e para o desenvolvimento da modalidade no Clube. Vamos ter instalações próprias no futuro. Já temos o espaço escolhido, o negócio está quase fechado e acreditamos que no final de 2025, princípio de 2026, já teremos uma estrutura nossa para desenvolver o padel de formação", concluiu.
Veja a publicação do Sporting:
Ingressos podem ser adquiridos na bilheteira física do Estádio José Alvalade; Encontro decisivo vai acontecer antes do final do presente ano civil
|
0Os bilhetes para a Supertaça de futsal entre o Sporting e o Braga já estão à venda. Os ingressos, com o custo unitário de 5 euros, podem ser adquiridos na bilheteira física do Estádio José Alvalade (todos os dias das 10h00 às 20h00) e no Núcleo dos leões de Vila do Conde e Póvoa de Varzim.
A partida está marcada para dia 28 de Dezembro, às 20h00, no Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim. Os leões chegam ao derradeiro encontro depois de terem sido campeões nacionais, enquanto os minhotos estão na decisão depois de terem conquistado a Taça de Portugal.
Aires Pereira, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, antevê forte apoio nas bancadas: "A Póvoa de Varzim é, estruturalmente, um Município Amigo do Desporto – porque os munícipes o praticam com regularidade (seja em competição, seja em lazer ativo – e numa expressiva diversidade de modalidades)", referiu recentemente a autarca.
Neste momento, os comandados de Nuno Dias somam agora 25 pontos e estão no topo da tabela classificativa do campeonato português, juntamente com o Benfica, que também soma os mesmos pontos. Já o Braga (menos um jogo) ocupa o terceiro lugar com 18.
O Clube de Alvalade vira agora atenções para a quarta eliminatória da Taça de Portugal. Os verdes e brancos vão defrontar o Caxinas. O encontro diante da turma liderada por Nuno Silva está marcado para o próximo domingo, dia 22 de dezembro, às 18h45, em Vila do Conde.
Ao que tudo indica, Clube de Alvalade já não reforçar o seu plantel com atleta que já passou pelos quadros do grande rival de Lisboa
|
0Vieirinha, jogador internacional português de hóquei em patins, não irá, afinal, ingressar no Sporting. Após ter tudo praticamente acertado com o Clube de Alvalade, o atleta de 28 anos decidiu continuar a sua carreira no Barcelos, onde tem vindo a mostrar-se em grande forma. Este desfecho marca a segunda vez na sua carreira que a transferência para os leões não se concretiza, apesar de ambos os lados já terem discutido a mudança.
O jogador fazia parte de um plano de renovação no Sporting, que incluiria a chegada de novos jogadores como Xano Edo, Facundo Navarro e Danilo Rampulla. No entanto, o defesa/médio, que se formou em Barcelos, não será integrado neste projeto de reestruturação. A sua trajetória tem sido marcada por várias mudanças, incluindo a passagem pelo Benfica, onde jogou durante quatro temporadas. Porém, devido à falta de espaço na equipa, rescindiu com as águias e regressou ao norte de Portugal, representando o Valongo.
Na temporada seguinte, Vieirinha foi anunciado no Barcelos, depois de ter estabelecido um pré-acordo com o Sporting. Contudo, com a mudança na estrutura técnica, com a saída de Paulo Freitas e a entrada de Alejandro Domínguez, o jogador não seguiu para Lisboa. Em Barcelos, o atleta encontrou nova motivação, tendo voltado a ser convocado para a seleção nacional, onde tem assumido papéis decisivos nas competições internacionais.
Em 2024/25, Vieirinha tem estado em grande destaque, somando um total de 29 jogos oficiais, nos quais marcou 10 golos e fez seis assistências. Na Liga dos Campeões da WSE, o jogador participou em seis jogos, anotando um golo e uma assistência. Na Primeira Divisão, tem-se mostrado regular, com quatro golos em nove partidas. Também se destacou na Taça de Portugal, onde marcou dois golos em um jogo, e na Supertaça, com uma assistência em um jogo.
Vieirinha tem sido uma peça fundamental no Barcelos, contribuindo com golos e assistências importantes, o que lhe permitiu manter-se relevante na seleção nacional. A sua excelente forma nesta temporada reflete a sua consistência e a importância que tem para a equipa. Com 28 anos, o jogador continua a ser uma figura chave no hóquei em patins português e parece estar pronto para continuar a sua trajetória em Barcelos, onde tem demonstrado o seu talento e potencial.