
Modalidades
Atenção! Leões revelam informações importantes para o dérbi decisivo Sporting - Benfica
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Modalidades
|
Nesta quarta-feira, dia 7 de agosto, os atletas do Sporting, Andriy Protsenko e Mohamed Ali Gouaned, marcaram presença nos Jogos Olímpicos de Paris, e tiveram pouca sorte nas suas respetivas competições. O ucraniano Andriy Protsenko, especialista em salto em altura, não conseguiu avançar para a final após um concurso desafiante. Já o argelino ainda tem chances de se apurar.
Andriy Protsenko, que já foi medalhado nos Mundiais de 2014 (pista coberta) e 2022 (ar livre), teve um desempenho aquém das expetativas no grupo B, acabando por falhar três tentativas a 2,15 metros. Aos 36 anos, o internacional foi eliminado e diz adeus à prova internacional.
Por outro lado, Mohamed Ali Gouaned competiu nos 800 metros, ficando em sétimo lugar na segunda série da primeira ronda. O corredor está determinado a continuar na competição e vai correr na quarta série da ronda de repescagem nesta quinta-feira, em busca de uma vaga nas meias-finais.
De referir que a atleta leonina Raquel González não foi escolhida para representar a Espanha na estafeta mista de marcha. Decisão que surpreendeu alguns, devido ao seu histórico de exímias performances. Ainda nesta quarta-feira, ao final da tarde, Tiago Pereira, outro atleta do Sporting, entra em prova na qualificação do triplo salto. As expetativas são altas para Pereira, que espera assegurar um lugar na final e lutar por uma medalha para Portugal.
Entre os vários atletas que vão participar num dos maiores eventos desportivos do Mundo, 17 representavam o Sporting. Os Jogos Olímpicos tiveram início a 26 de julho, em Paris, e irão decorrer em França até ao próximo domingo, dia 11 de agosto, altura pela qual se darão as últimas medalhas.
Antigo elemento do Clube de Alvalade alerta leões, na antecâmara do encontro frente aos encarnados que vai decidir campeão Nacional
|
Sporting e Benfica vão defrontar-se no quinto e último jogo da final da Liga Placard de futsal, marcado para as 19h00 do próximo domingo, no Pavilhão João Rocha. Paulo Fernandes - antigo treinador dos leões, que também orientou os encarnados – realça o caráter decisivo da partida e considera que os verdes e brancos podem estar mais motivados pela possibilidade de se sagrarem pentacampeões.
Paulo Fernandes: "É o tudo ou nada, depois não há margem para recuperar"
“A diferença para as outras partidas? É o tudo ou nada, depois não há margem para recuperar. Se por um lado o Benfica pode ter uma ligeira vantagem emocional por ter conseguido levar a final para a decisão, por outro, o Sporting tem aqui um extra que é a possibilidade de conquistar o pentacampeonato. Isso dá um alento diferente aos atletas”, começou por referir, em declarações ao jornal Record.
Em seguida, o atual treinador dos sul-coreanos do Gyeonggi destaca a importância da preparação dos jogos: “O trabalho feito durante a semana vai sempre refletir-se no jogo. Todos os treinadores conseguem controlar o que a equipa pode fazer e também condicionar o adversário, mas lá dentro é o momento. Por exemplo, treinamos a finalização, mas depois o jogador acerta no poste ou na barra”.
Paulo Fernandes: "Os golos podem aparecer de uma situação que não se treina"
Paulo Fernandes lembra ainda o jogo quatro da final – que o Benfica venceu por 7-5, na Luz, esta quarta-feira: “Basta ver o que aconteceu no último jogo. E depois os golos podem aparecer de uma situação que não se treina. Por isso digo que é 40% para o treinador e 60% para o momento do jogador”.
A terminar, Paulo Fernandes sugere que o dérbi no Pavilhão João Rocha poderá ter um herói improvável: “Aparece sempre um nestes jogos decisivos! Vai ser o dia dele, se calhar porque não traz a responsabilidade daqueles principais jogadores. Pode sempre aparecer um Zicky, um Rocha ou um Arhtur, mas acho que vai ser alguém que não se espera”.
Apesar de ter anunciado recentemente a retirada, nome histórico do Clube de Alvalade está em vias de continuar a competir ao mais alto nível
|
Ângelo Girão anunciou o final da carreira como guarda-redes de hóquei em patins, no final da temporada 2024/25, mas a decisão poderá ser revertida. O ex-guardião do Sporting, que representou o Clube de Alvalade durante 11 temporadas, está em vias de ser reforço do Barcelos para a próxima época.
A informação é avançada pelo jornal Record. Os responsáveis do atual vencedor da Liga dos Campeões estão a tentar convencer Ângelo Girão a reconsiderar a decisão de ‘pendurar os patins’ e assinar contrato com o vencedor da Liga dos Campeões da modalidade, em 2024/25. Um dia depois de ter perdido a final do campeonato, frente ao Porto, o Barcelos já centra atenções na preparação da próxima temporada.
Os dirigentes do emblema nortenho estão empenhados em assegurar um reforço para a baliza da equipa treinada por Rui Neto. Vale sublinhar que o argentino Conti Acevedo, o titular nas últimas cinco épocas, está de saída para o Benfica. Neste sentido, pretendem contratar um guarda-redes experiente e conceituado, sendo que Ângelo Girão encaixa nesse perfil.
Recorde-se que, numa entrevista recente, o ex-guardião do Sporting revelou que o Barcelos foi um dos clubes que lhe apresentou uma proposta, no início de 2024/25. No entanto, a oferta dos barcelenses “não chegou a tempo” e foi recusada pelo internacional português.
Ângelo Girão representou o Sporting nas últimas 11 temporadas, tendo realizado um total de 408 jogos de leão ao peito. No Clube de Alvalade, o internacional português conquistou três Ligas dos Campeões, três Taças Continentais, outros tantos Campeonatos, uma Taça de Portugal e uma Supertaça.
Equipa de arbitragem ignorou dois lances claros de cartão vermelho para o mesmo jogador e campeonato vai ser resolvido na negra
|
André Coelho viu a sua expulsão perdoada em dois lances, na partida do jogo 4 da final do campeonato de futsal. No melhor dérbi do mundo, o Benfica venceu o Sporting por 7-5, após prolongamento mas. Quem não pareceu estar ao nível do espetáculo foi a equipa de arbitragem, que foi alvo de duras críticas de Nuno Dias.
No primeiro lance, após uma recuperação de bola do Clube de Alvalade, o jogador da formação da casa entrou de sola na perna de Diogo Santos, numa entrada perigosa. No ajuizamento do lance, os árbitros mostraram o cartão amarelo ao ‘camisola 8’ dos encarnados, numa jogada em que a decisão correta seria a mostragem do cartão vermelho.
Pouco tempo depois, André Coelho voltou a ser protagonista de novo caso de expulsão, que passou impune pelos árbitros. O fixo do Benfica cometeu falta, em dois momentos, a Wesley, na imediação na área da Leo Gugiel. Depois de assinalado o livre direto, os juízes da partida mantiveram o cartão no bolso, quando o internacional português deveria, de novo, ter sido admoestado com a cartolina amarela e a consequente expulsão.
No final do encontro, o treinador dos leões, Nuno Dias, deixou algumas críticas à equipa de arbitragem, pedindo lealdade no jogo: “Sabia que na Liga o Zicky tem cerca de mais 15 faltas cometidas do que o fixo do SL Benfica. Acha estranho ou normal? Acho que os jogos deviam ser mais leais, como são com o Diogo Santos, o Wesley e o Tomás Paçó”.
O Sporting vira assim atenções para o quinto jogo e decisivo encontro. Os leões voltam a entrar na quadra no próximo domingo, dia 29 de junho, pelas 19h00. O duelo diante da turma encarnada será jogado no Pavilhão João Rocha e vai haver campeão.
Confira, abaixo, os dois lances em questão:
Atenção! Leões revelam informações importantes para o dérbi decisivo Sporting - Benfica
Treinador de futsal do Benfica diz que Sporting é favorito ao título: "Estão no limite"
Nuno Dias arrasa arbitragem depois do Benfica - Sporting na final do campeonato de futsal