
Modalidades
Treinador do Sporting abre o livro depois de vencer o Benfica: "Jogo mais importante da época"
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Andebol
|
A equipa de andbeol do Egito, de Mohamed Ali, saiu derrotado diante da Dinamarca na passada segunda-feira, dia 29 de julho. Em partida a valer para os Jogos Olímpicos, a tuma do novo guarda-redes do Sporting ficou ligeiramente atrás do adversário, que terminou a partida com o marcador a 30-27. Apesar do resultado infeliz, o guardião dos leões impressionou, ao fazer 11 defesas em 21 remates, uma percentagem a rondar os 52.5%.
Mohamed Ali estreou-se na competição, que junta as várias nações mundiais em Paris, conquistando a vitória do Egito frente ao adversário do Grupo B da prova olímpica, a Hungria, que atualmente é treinada pelo antigo timoneiro do Benfica, Chema Rodriguez.
É importante recordar que o guardião egípcio chegou ao Clube de Alvalade este verão. Os leões oficializaram a contratação da equipa de andebol para 2024/2025 no início do presente mês, confirmando o Exclusivo do nosso Jornal. O guarda-redes reforçou os verdes e brancos na sequência da saída de Leo Maciel, no final da anterior temporada.
O jogador egípcio de 32 anos – formado no Al-Ahly – conta já com diversas passagens no seu currículo por emblemas como Zamalek (Egito), Al-Rayyan (Qatar), Angers (França) e Balonmano Sinfin (Espanha). No último verão, transferiu-se para o Ciudad de Logroño (Espanha) e, em janeiro, partiu em direção à Alemanha.
Mohamed Ali - que somou 27 jogos pelo emblema do país vizinho na primeira metade da temporada (dois golos marcados) - virá assim para o lugar de Maciel que tem presença assegurada no plantel do Bidasoa em 2024/25. Este último, contabilizou cerca de 85 jogos de leão ao peito, com 10 golos marcados. Além disso, venceu uma Taça de Portugal (2022/23) e uma Supertaça (2023).
Técnico do emblema verde e branco pode conciliar conquista do Campeonato com prova rainha e repetir dobradinha da temporada passada
|
A equipa de andebol do Sporting derrotou o ABC por 40-32 e garantiu a presença na final da Taça de Portugal. No final da partida frente, Ricardo Costa, técnico dos leões, fez a análise do jogo e deixou um alerta aos seus pupilos de que quer vencer o troféu pela quarta temporada consecutiva.
“O jogo de ataque de ambas equipas foi melhor do que o defensivo"
“O jogo de ataque de ambas equipas foi melhor do que o defensivo. Sabemos que o ABC é uma equipa que gosta das situações de 1x1, que obriga a uma boa concentração pela continuidade que o ataque tem e isso não o conseguimos fazer”, disse aos meios de comunicação do Clube, avaliando de seguida a melhor fase dos leões no jogo.
"Atingir mais uma final era a nossa obrigação e será o nosso desejo vencer”
“Julgo que os últimos 15 minutos foram os melhores, pois fomos ainda melhores no ataque, melhorámos na defesa e conseguimos construir uma boa margem. Julgo que acabar com esta eliminatória com 17 golos a mais que o ABC tem o seu mérito, é claro. Atingir mais uma final era a nossa obrigação e será o nosso desejo vencer”.
Sobre a exibição de Francisco Costa e João Gomes, utilizados em simultâneo na primeira linha, o técnico deixa-lhes elogios: “Não é a primeira vez que o fazemos, já tivemos vitorias com o Veszprém em que utilizámos ambos os jogadores. Eu, particularmente, gosto desta opção”, concluiu.
Os comandados de Ricardo Costa voltam assim a jogar no próximo sábado, dia 24 de maio, diante do Marítimo (18h30), no reduto do adversário, em jogo da quinta jornada da fase final do Campeonato que deverá consagrar os leões como bicampeões nacionais.
Clube de Alvalade venceu na segunda mão das meias-finais da prova rainha e fica a aguardar por encontro dos azuis e brancos, que partem em vantagem
|
A equipa de andebol do Sporting derrotou o ABC por 40-32, este sábado, dia 18 de maio, em jogo da segunda mão das meias finais da Taça de Portugal. O Clube de Alvalade voltou a vencer a turma de Braga, depois de um 38-29 no Pavilhão João Rocha, e está na final da competição.
Num duelo disputado no Pavilhão Flávio Sá Leite, foi o Sporting a entrar melhor e a ter um ligeiro ascendente na partida. No entanto, a equipa minhota conseguiu equilibrar as contas do marcador, sendo que o empate era o resultado que se verificava no final dos primeiros 30 minutos (17-17).
Na etapa complementar, os leões não deram hipótese, dando um outro colorido ao placard. O ABC não conseguiu contrariar o poderio ofensivo do Clube de Alvalade, que voltou a vencer, desta feita por oito golos de diferença, e fica assim a aguardar pela segunda mão do Porto - Artística de Avanca (dragões venceram primeiro encontro por 37-21).
Francisco Costa foi o melhor marcador do jogo, com 10 golos marcados, a par de André Sousa (ABC). Orri Thorkelsson (nove) e João Gomes (seis) foram os senhores que se seguiram, num jogo em que os verdes e brancos voltaram a estar muitos furos acima do adversário.
Com esta vitória - a 40.ª em 51 jogos oficiais esta temporada - os comandados de Ricardo Costa voltam a jogar no próximo sábado, dia 24 de maio, diante do Marítimo (18h30), no reduto do adversário, em jogo da quinta jornada da fase final do Campeonato que deverá consagrar leões como bicampeões nacionais.
Jogador português escreve que o seu corpo ressentiu-se do problema nas últimas semanas e terá de ser sujeito a tratamentos médicos
|
Manuel Gaspar, antigo guarda-redes da equipa de andebol do Sporting, recorreu às redes sociais para anunciar que 2024/2025 terminou mais cedo que o previsto. Atualmente com 26 anos, explicou que terá de fazer uma pausa na carreira, após ter sido diagnosticado com doença de Crohn.
"Os sintomas foram-se agravando, depois de várias consultas, exames e ressonâncias"
O atual guardião dos franceses do Chartres escreve que o seu corpo ressentiu-se do problema nas últimas semanas: "No início, tentei não dar demasiada importância, comecei a perder peso, dores constantes e muitas noites mal dormidas. Continuei a treinar, a competir, a fazer o que mais gosto, jogar andebol. Mas os sintomas foram-se agravando, depois de várias consultas, exames e ressonâncias, tive finalmente um diagnóstico, doença de Crohn", começou por dizer.
"Um tratamento que, neste momento, é incompatível com a prática de desporto profissional"
O atleta explica que terá de fazer uma pausa: "É uma condição crónica e invisível, mas real. E exige tratamento. Um tratamento que, neste momento, é incompatível com a prática de desporto profissional. Não foi uma escolha. Foi a realidade imposta pela própria doença e pelo que é necessário fazer para recuperar a minha saúde. É o que é", acrescentou.
O internacional português de 31 anos mostra-se confiante de que irá regressar às quadras num futuro próximo: "Por isso, esta época termina aqui para mim. Mais cedo do que queria. Mais cedo do que planeei. Mas com a mentalidade certa, porque sei que estou a fazer o que é preciso para voltar bem, forte e preparado (...) Esta pausa é temporária. Volto assim que puder», concluiu.
Manuel Gaspar representou o Clube de Alvalade durante nove temporadas. O andebolista alinhou em 237 jogos e marcou 22 golos. No caminho venceu quatro títulos: dois Campeonatos Nacionais (2016/17 e 2017/18), uma Taça Challenge (2016/17) e uma Taça de Portugal (2021/22). Os antigos colegas do guardião estão perto de voltar a vencer a Liga portuguesa.
Veja a publicação de Manuel Gaspar:
Treinador do Sporting abre o livro depois de vencer o Benfica: "Jogo mais importante da época"
Apagão em Portugal 'trama' adversário do Sporting na Liga dos Campeões: "Merecíamos melhor"
Treinador do Sporting lança jogo decisivo na Liga dos Campeões: "É uma grande responsabilidade"