Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Basquetebol

SPORTING CP VENCEU FRIBOURG OLYMPIC POR 78-84

Basquetebol leonino está agora a uma vitória de estar na fase de grupos da Liga dos Campeões

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

23 Set 2020 | 16:55 |

Icon Comentário0

O basquetebol do Sporting CP viajou até à Bósnia para enfrentar e vencer o Fribourg Olympic por 84-78. Os leões já se encontravam no país desde segunda-feira para se habituarem a um novo clima e um novo fuso horário, mas o adversário não era fácil. A equipa suíça ganhou 9 vezes a taça e venceu 18 campeonatos. Na época passada, o Fribourg Olympic encontrava-se em primeiro, antes do termino antecipado do campeonato devido à pandemia Covid-19 e caso o conquistasse, seria o seu terceiro campeonato seguido. Os leões são a única equipa portuguesa na prova e estavam de volta às competições europeias ao fim de 42 anos.


A posse de bola começou para o Sporting CP e marca mesmo primeiro, por dois pontos, com cesto de John Fields


João Fernandes fez a primeira tripla, ao fim de 1:30 de jogo.A resposta da equipa suíça surge por duas triplas, praticamente seguidas. Em 2 minutos do primeiro quarto, meteram a equipa na frente por 6-5. Uma falta de John Fields fez o mesmo marcar a falta e encestar dois pontos, pondo os leões na frente por 5-7.


Penetração excelente do base português, Diogo Ventura, permitiu à equipa portuguesa dilatar a vantagem aos 4 minutos de jogo. O resultado apresentava-se agora em 8-12.

Um terceiro triplo do Fribourg Olympic permitiu à equipa reduzir a vantagem diante dos portugueses. Contudo, a vantagem não voltaria a fugir dos leões neste primeiro quarto que terminou com 27-18. Travante Williams conseguiu 14 pontos destes 27.


O Fribourg Olympic entrou mais pressionante e pontuou primeiro, com dois pontos. Contudo, a resposta chegaria por Shakir Smith, fazendo o seu segundo triplo, em duas tentativas, aumentando a vantagem para 10 pontos de diferença.

O extremo Diogo Araújo conseguiu dois triplos e cimentou a superioridade dos leões. O resultado na altura era de 36-22.

Esta vantagem do Sporting CP levou a um entusiasmo dos leões no ataque e começou a desleixar-se e a permitir à equipa suíça aproximar-se dos pontos já conquistados pela equipa verde e branca. Faltando cinco minutos para o segundo quarto, o resultado situava-se nos 40-29, com vantagem leonina.

O segundo quarto terminaria com 50-36

Após o intervalo, começou o terceiro quarto. Na “primeira parte” o jogo foi dominado pelos leões e ainda que, em alguns momentos de desatenção dos leões, o Fribourg Olympic nunca foi uma real ameaça. Contudo, a equipa helvética entrou melhor defensivamente e com maior intensidade. Foi reduzindo consecutivamente a desvantagem pontual devido a não concretização da equipa verde e branca. No fim dos primeiros 3 minutos do terceiro quarto, o marcador apontava 55-45.

Os erros verde e brancos começavam a ser constantes e a equipa não se conseguia encontrar. À entrada para os últimos 3 minutos o resultado já se encontrava em 61-53.

A desatenção parecia não ter fim e tudo corria mal à equipa portuguesa. A intensidade mostrada nos dois primeiros quartos já não existia e os erros defensivos e táticos eram uma constante. Apesar de ter ficado apenas a dois pontos de vantagem, os leões terminaram o terceiro quarto em vantagem por 66-61.

À entrada para o último quarto, o Fribourg Olympic pontuou primeiro, com dois pontos.

Contudo, um espírito de união e garra de leão aquando necessário, fizeram os leões dilatarem a vantagem e para os últimos 6 minutos do encontro, o placard mostrava 70-63.

Os leões viam cada vez mais perto a final que permitiria o acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões e com os últimos cinco minutos o resultado demonstrava 79-67.

Esta vantagem não voltaria a alterar-se e o jogo terminou com 84-78,

O intervalo para o jogo da final é de apenas um dia, pelo que os níveis físicos e mentais são fundamentais para que a equipa portuguesa os consiga nivelar e vencer mais um jogo para conseguir chegar à fase de grupos da Liga dos Campeões.


Modalidades

Sérgio Ramos analisa vitória do Sporting e diz que leões não jogaram muito bem

Depois de triunfo na 16ª jornada da Liga Betclic, foi analisado o resultado final que coloca os leões na segunda classificação do campeonato

Sérgio Ramos, treinador - adjunto da equipa de basquetebol do Sporting, analisou vitória contra o Galitos
Sérgio Ramos, treinador - adjunto da equipa de basquetebol do Sporting, analisou vitória contra o Galitos

17 Mar 2026 | 11:43 |

Icon Comentário0

Após o triunfo por 78-73 frente ao Galitos, nesta segunda-feira, o treinador-adjunto da equipa masculina de basquetebol, Sérgio Ramos, sublinhou a importância do triunfo, embora reconhecendo que a turma de Alvalade não esteve ao seu melhor nível.


S. Ramos: " É verdade que não jogamos muito"


"Em primeiro lugar, destacar a vitória, que é o mais importante. É verdade que não jogámos muito bem, faltou-nos talvez alguma intensidade no início e tivemos muitos altos e baixos durante o jogo. Podíamos ter jogado melhor, mas a equipa manteve-se unida até ao final e conseguimos ganhar um jogo que, na parte final, estava a tornar-se complicado", revelou, em declarações à Sporting TV.


Com a sexta vitória consecutiva, o técnico reforçou a ambição da equipa em busca de mais resultados positivos. "A moral está sempre em alta. Sabemos que temos coisas importantes para ganhar, competições importantes para disputar, e esse é o nosso objetivo. Já garantimos a qualificação para a fase final da Taça da Liga e agora queremos preparar a equipa o melhor possível para os play-offs. Temos vindo a trabalhar nesse sentido e temos estado bem nos momentos importantes", disse.

S. Ramos: "É continuar a preparar o jogo"


Depois da recente conquista da Taça de Portugal, Sérgio Ramos frisou a importância do trabalho na fase final e decisiva da temporada. "Conseguimos vencer a Taça de Portugal, que foi um troféu muito importante para nós, para a equipa e para o Clube. Agora, é continuar a preparar o grupo. Estamos praticamente a meio de Março e os play-offs começam em Maio, por isso temos cerca de um mês e meio para continuar a trabalhar. Pelo meio ainda temos a Taça da Liga, uma competição em que também vamos estar presentes e na qual queremos lutar pela vitória", falou.

No próximo jogo, os leões, orientados por Luís Magalhães, defrontam a equipa do Braga na 17ª jornada da Fase regular do campeonato nacional de basquetebol. A partida acontece neste sábado, dia 21, na AMCO Arena, a partir das 18h45.


Modalidades

Sporting entra com pé em falso, mas acaba por vencer para a Taça da Liga

Equipa do Clube de Alvalade viu-se obrigada a correr atrás do prejuízo durante parte do encontro, mas conseguiu assegurar a vitória

A equipa de basquetebol do Sporting venceu o CA Queluz, por 87-84, em encontro da Taça da Liga da modalidade
A equipa de basquetebol do Sporting venceu o CA Queluz, por 87-84, em encontro da Taça da Liga da modalidade

08 Mar 2026 | 13:20 |

Icon Comentário0

A equipa de basquetebol do Sporting venceu o CA Queluz, por 87-84, este domingo, dia 8 de março, em encontro válido para a quarta jornada do Grupo B da Taça Hugo dos Santos - Taça da Liga da modalidade, apurando-se para a final-four. Num encontro disputado no Complexo Municipal dos Desportos Cidade de Almada, os leões garantiram a vitória na primeira partida após a conquista da Taça de Portugal.


No primeiro período, as equipas mostraram-se bastante equilibradas e, após os primeiros dezminutos, era a equipa com o estatuto de visitante que seguia na frente (24-19). No segundo tempo, os leões correram atrás do prejuízo e levaram tudo empatado para o intervalo (46-46).


No terceiro parcial, o Sporting meteu o pé no acelerador e começou finalmente a dominar o encontro, entrando para os últimos dez minutos com onze pontos de vantagem (71-60). No último quarto, o conjunto leonino conseguiu manter a vantagem frente ao opositor e fechar a sua conquista (87-84).


A unidade em maior destaque do lado verde e branco foi Maleeck Harden-Hayes. O norte-americano somou 15 pontos e seis ressaltos.Já Francisco Amarante contabilizou 14 pontos, três ressaltos e uma assistência, números que permitiram que o Sporting pudesse triunfar.

Com esta vitória - a 25.ª em 35 jogos na presente temporada - os comandados de Luís Magalhães seguem com oito pontos e estão na liderança do grupo, com os mesmos pontos que o Imortal, que tem mais uma partida disputada. Na segunda-feira, dia 16 de março, os leões disputam a 16.ª jornada da Liga Betclic e vão defrontar o Galitos, às 20h30, no Pavilhão João Rocha.


Confira este lance da partida:


Modalidades

Técnico do Sporting conquistou Taça e não esqueceu Varandas: "Tem feito um excelente trabalho"

Treinador verde e branco atribuiu mérito aos seus adjuntos e à equipa verde e branca que derrotou o rival Porto na final da prova rainha

Após conquistar a 10.ª Taça de Portugal de basquetebol da carreira, Luís Magalhães elogiou trabalho de Varandas no Sporting
Após conquistar a 10.ª Taça de Portugal de basquetebol da carreira, Luís Magalhães elogiou trabalho de Varandas no Sporting

23 Fev 2026 | 16:42 |

Icon Comentário0

Após conquistar a 10.ª Taça de Portugal de basquetebol da carreira, o treinador Luís Magalhães atribuiu o mérito aos seus adjuntos Ivan Kostourkov e Sérgio Ramos e à equipa do Sporting, que derrotou o Porto na final da prova, por 86-84, bem como a Frederico Varandas.


L. Magalhães: "Esperamos, em breve, poder levá-la ao presidente Frederico Varandas, que merece e tem feito um excelente trabalho no Sporting"


"É uma Taça de Portugal para o nosso Museu e esperamos, em breve, poder levá-la ao presidente Frederico Varandas, que merece e tem feito um excelente trabalho no Sporting. Uma equipa toda nova, malta jovem, a lutar e com a alma do Sporting, sem desculpas quando perdemos e sem bicos de pés quando ganhamos. É uma equipa fabulosa, que trabalha muito", afirmou ao canal oficial do Clube, destacando ainda o contributo dos adjuntos Ivan Kostourkov e Sergio Ramos.


“É um sentimento único, viemos de uma época complicada, fomos a equipa que foi mais longe nas provas europeias, muito desgaste com viagens difíceis, mas o pessoal acreditou sempre e temos conseguido transformar em vitórias o nosso trabalho. É um grupo espetacular, eu sozinho não faço nada até porque não tenho idade para mais. Mas tenho dois excelentes treinadores que ajudam e os três somos fortes”.

Apesar da reviravolta no terceiro período, momento em que os leões passaram para a frente do marcador, o técnico sublinhou que o triunfo foi construído ao longo de todo o encontro: “Jogámos de forma equilibrada e nos maus momentos não deixámos o Porto sair. É verdade que no terceiro período ganhámos aquela vantagem, mas o Porto é uma grande equipa, conseguiu recuperar e deixou incerteza até ao fim. Pelo trabalho dos nossos jogadores e condições de trabalho que temos, pela qualidade da minha equipa técnica, fomos uns justos vencedores”, analisou.


Luís Magalhães reconheceu também a evolução da equipa ao longo da temporada, depois de um arranque irregular. “Penso que ainda podemos aprimorar. Esta foi a única semana limpa, sem jogos a meio. Têm sido muitos jogos e poucos treinos, com muitas viagens. Por isso é que digo que os jogadores têm sido espetaculares, fazendo o que dizemos e nós temos de gerir o cansaço. A nossa equipa técnica não faz outra coisa se não ver vídeos nas viagens. É uma vida tremenda mas quando ganhámos dá-nos um gozo diferente. Eles merecem este prémio e pensamos que podemos fazer melhor”, explicou.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Com emoção até ao fim, Sporting bate Porto e conquista Taça de Portugal
Modalidades

Com emoção até ao fim, Sporting bate Porto e conquista Taça de Portugal

22 Fev 2026 | 18:26

Icon Comentário0
Sporting ganha ao terceiro classificado da Liga e iguala Benfica, à condição, no primeiro lugar
Modalidades

Sporting ganha ao terceiro classificado da Liga e iguala Benfica, à condição, no primeiro lugar

14 Fev 2026 | 17:12

Icon Comentário0
Sporting despede-se da Europa com grande vitória em casa
Modalidades

Sporting despede-se da Europa com grande vitória em casa

11 Fev 2026 | 20:45

Icon Comentário0