Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Basquetebol
23 Set 2020 | 16:55 |
O basquetebol do Sporting CP viajou até à Bósnia para enfrentar e vencer o Fribourg Olympic por 84-78. Os leões já se encontravam no país desde segunda-feira para se habituarem a um novo clima e um novo fuso horário, mas o adversário não era fácil. A equipa suíça ganhou 9 vezes a taça e venceu 18 campeonatos. Na época passada, o Fribourg Olympic encontrava-se em primeiro, antes do termino antecipado do campeonato devido à pandemia Covid-19 e caso o conquistasse, seria o seu terceiro campeonato seguido. Os leões são a única equipa portuguesa na prova e estavam de volta às competições europeias ao fim de 42 anos.
A posse de bola começou para o Sporting CP e marca mesmo primeiro, por dois pontos, com cesto de John Fields
João Fernandes fez a primeira tripla, ao fim de 1:30 de jogo.A resposta da equipa suíça surge por duas triplas, praticamente seguidas. Em 2 minutos do primeiro quarto, meteram a equipa na frente por 6-5. Uma falta de John Fields fez o mesmo marcar a falta e encestar dois pontos, pondo os leões na frente por 5-7.
Penetração excelente do base português, Diogo Ventura, permitiu à equipa portuguesa dilatar a vantagem aos 4 minutos de jogo. O resultado apresentava-se agora em 8-12.
Um terceiro triplo do Fribourg Olympic permitiu à equipa reduzir a vantagem diante dos portugueses. Contudo, a vantagem não voltaria a fugir dos leões neste primeiro quarto que terminou com 27-18. Travante Williams conseguiu 14 pontos destes 27.
O Fribourg Olympic entrou mais pressionante e pontuou primeiro, com dois pontos. Contudo, a resposta chegaria por Shakir Smith, fazendo o seu segundo triplo, em duas tentativas, aumentando a vantagem para 10 pontos de diferença.
O extremo Diogo Araújo conseguiu dois triplos e cimentou a superioridade dos leões. O resultado na altura era de 36-22.
Esta vantagem do Sporting CP levou a um entusiasmo dos leões no ataque e começou a desleixar-se e a permitir à equipa suíça aproximar-se dos pontos já conquistados pela equipa verde e branca. Faltando cinco minutos para o segundo quarto, o resultado situava-se nos 40-29, com vantagem leonina.
O segundo quarto terminaria com 50-36
Após o intervalo, começou o terceiro quarto. Na “primeira parte” o jogo foi dominado pelos leões e ainda que, em alguns momentos de desatenção dos leões, o Fribourg Olympic nunca foi uma real ameaça. Contudo, a equipa helvética entrou melhor defensivamente e com maior intensidade. Foi reduzindo consecutivamente a desvantagem pontual devido a não concretização da equipa verde e branca. No fim dos primeiros 3 minutos do terceiro quarto, o marcador apontava 55-45.
Os erros verde e brancos começavam a ser constantes e a equipa não se conseguia encontrar. À entrada para os últimos 3 minutos o resultado já se encontrava em 61-53.
A desatenção parecia não ter fim e tudo corria mal à equipa portuguesa. A intensidade mostrada nos dois primeiros quartos já não existia e os erros defensivos e táticos eram uma constante. Apesar de ter ficado apenas a dois pontos de vantagem, os leões terminaram o terceiro quarto em vantagem por 66-61.
À entrada para o último quarto, o Fribourg Olympic pontuou primeiro, com dois pontos.
Contudo, um espírito de união e garra de leão aquando necessário, fizeram os leões dilatarem a vantagem e para os últimos 6 minutos do encontro, o placard mostrava 70-63.
Os leões viam cada vez mais perto a final que permitiria o acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões e com os últimos cinco minutos o resultado demonstrava 79-67.
Esta vantagem não voltaria a alterar-se e o jogo terminou com 84-78,
O intervalo para o jogo da final é de apenas um dia, pelo que os níveis físicos e mentais são fundamentais para que a equipa portuguesa os consiga nivelar e vencer mais um jogo para conseguir chegar à fase de grupos da Liga dos Campeões.
Num encontro disputado em reduto adversário, Clube de Alvalade conseguiu somar a terceira vitória consecutiva e continua na luta
03 Jan 2026 | 17:07 |
A equipa de basquetebol do Sporting venceu o Queluz por 91-70, este sábado, dia 3 de janeiro, em jogo da 10.ª jornada da fase regular do Campeonato Nacional. Num encontro disputado no Pavilhão Henrique Miranda, os leões somaram a terceira vitória consecutiva, depois do triunfo na última ronda frente à Oliveirense.
No primeiro período, o emblema leonino mostrou-se superior e, após os primeiros 10 minutos, vencia por 28-25. No segundo parcial, a formação verde e branca manteve-se na frente e, ao intervalo, registava-se no placard uma diferença de sete pontos (51-44).
No terceiro parcial, o duelo entre ambas as formações foi mais desequilibrado e o Sporting conseguiu entrar nos últimos minutos com mais 12 pontos do que o Queluz (69-57). No último quarto, o conjunto leonino conseguiu ampliar ainda mais as distâncias frente ao opositor (91-70).
A unidade em maior destaque do lado verde e branco foi Brandon Johns Jr. O norte-americano somou 20 pontos e 13 ressaltos. Já Diogo Ventura contabilizou 16 pontos, dois ressaltos e cinco assistências, números que permitiram que o Sporting pudesse triunfar.
Com esta vitória - a 15.ª em 21 jogos na presente temporada - os comandados de Luís Magalhães estão na segunda posição com 18 pontos, os mesmos do Benfica (menos um jogo). Na sexta-feira, dia 9 de janeiro, os leões disputam a 11.ª jornada do Campeonato Nacional e vão receber o Imortal, às 20h30.
Líder máximo dos verdes e brancos deixou claros os objetivos estipulados para os leões na presente temporada, ganhando força com o momento dos encarnados
31 Dez 2025 | 03:00 |
Frederico Varandas terá pedido à equipa de basquetebol do Sporting a conquista da Taça de Portugal, sabe o Leonino. Depois de o Benfica ter sido eliminado da prova rainha da modalidade pelo Braga, nos oitavos-de-final, o líder máximo dos verdes e brancos acredita que os leões têm toda a possibilidade de garantir este troféu.
Segundo revelaram fontes próximas do processo ao nosso Jornal, apesar de o basquetebol do Sporting também ter passado por algumas dificuldades nessa mesma fase da competição, os responsáveis do Clube de Alvalade veem a conquista da Taça de Portugal como um objetivo a nível interno que, sem as águias à mistura, pode ser mais facilmente garantido.
Tal como o nosso Jornal adiantou no final do mês de setembro, Frederico Varandas não pede o título de campeão nacional. O Presidente do Sporting reconhece que, neste momento, tanto o Benfica como o Porto têm mais argumentos do que a turma verde e branca, mas pediu que os leões lutem para alcançar bons resultados frente aos rivais esta temporada.
Neste momento, os comandados de Luís Magalhães estão na segunda posição com 16 pontos. O Benfica é líder com a mesma pontuação, mas menos uma partida disputada. O pódio fica completo com a Ovarense, com 14, que ainda pode ultrapassar os leões no acerto de calendário.
No que à Taça de Portugal diz respeito, o Sporting deixou pelo caminho o Imortal, com uma vitória por 89-82, em partida válida para os oitavos-de-final da prova. Na próxima fase, os verdes e brancos terão pela frente a Ovarense, com o encontro a estar marcado para dia 17 de janeiro, pelas 16h00, no reduto adversário.
Num encontro disputado no reduto do quarto classificado do Campeonato, leões levaram a melhor e somaram segunda vitória consecutiva
28 Dez 2025 | 17:06 |
A equipa de basquetebol do Sporting venceu a Oliveirense por 86-76, este domingo, dia 28 de dezembro, em jogo da nona jornada da fase regular do Campeonato Nacional. Num encontro disputado no Pavilhão Dr. Salvador Machado, os leões somaram a segunda vitória consecutiva, depois do triunfo na última ronda frente ao Vasco da Gama.
No primeiro período, o emblema leonino mostrou-se superior e, após os primeiros 10 minutos, vencia por 27-25. No segundo parcial, a formação verde e branca manteve-se na frente e, ao intervalo, registava-se no placard uma diferença de três pontos (44-41).
No terceiro parcial, o duelo entre ambas as formações manteve-se equilibrado, mas o Sporting entrou nos últimos minutos com mais quatro pontos do que a Oliveirense (62-58). No último quarto, o conjunto leonino conseguiu ampliar ainda mais as distâncias frente ao opositor (86-76).
A unidade em maior destaque do lado verde e branco foi Maleeck Harden-Hayes. O norte-americano somou 17 pontos e oito ressaltos. Já Diogo Ventura contabilizou 15 pontos e duas assistências, números que permitiram que o Sporting pudesse triunfar
Com esta vitória - a 14.ª em 20 jogos na presente temporada - os comandados de Luís Magalhães estão na segunda posição com 16 pontos, os mesmos do Benfica (menos um jogo). No sábado, dia 3 de janeiro, os leões disputam a 10.ª jornada do Campeonato Nacional e vão visitar o reduto do Queluz, às 15h00.
Sporting sofre, mas segue em frente na Taça de Portugal e aproveita eliminação do Benfica
14 Dez 2025 | 21:27