Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Basquetebol

SPORTING CP VENCEU FRIBOURG OLYMPIC POR 78-84

Basquetebol leonino está agora a uma vitória de estar na fase de grupos da Liga dos Campeões

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

23 Set 2020 | 16:55 |

Icon Comentário0

O basquetebol do Sporting CP viajou até à Bósnia para enfrentar e vencer o Fribourg Olympic por 84-78. Os leões já se encontravam no país desde segunda-feira para se habituarem a um novo clima e um novo fuso horário, mas o adversário não era fácil. A equipa suíça ganhou 9 vezes a taça e venceu 18 campeonatos. Na época passada, o Fribourg Olympic encontrava-se em primeiro, antes do termino antecipado do campeonato devido à pandemia Covid-19 e caso o conquistasse, seria o seu terceiro campeonato seguido. Os leões são a única equipa portuguesa na prova e estavam de volta às competições europeias ao fim de 42 anos.


A posse de bola começou para o Sporting CP e marca mesmo primeiro, por dois pontos, com cesto de John Fields


João Fernandes fez a primeira tripla, ao fim de 1:30 de jogo.A resposta da equipa suíça surge por duas triplas, praticamente seguidas. Em 2 minutos do primeiro quarto, meteram a equipa na frente por 6-5. Uma falta de John Fields fez o mesmo marcar a falta e encestar dois pontos, pondo os leões na frente por 5-7.


Penetração excelente do base português, Diogo Ventura, permitiu à equipa portuguesa dilatar a vantagem aos 4 minutos de jogo. O resultado apresentava-se agora em 8-12.

Um terceiro triplo do Fribourg Olympic permitiu à equipa reduzir a vantagem diante dos portugueses. Contudo, a vantagem não voltaria a fugir dos leões neste primeiro quarto que terminou com 27-18. Travante Williams conseguiu 14 pontos destes 27.


O Fribourg Olympic entrou mais pressionante e pontuou primeiro, com dois pontos. Contudo, a resposta chegaria por Shakir Smith, fazendo o seu segundo triplo, em duas tentativas, aumentando a vantagem para 10 pontos de diferença.

O extremo Diogo Araújo conseguiu dois triplos e cimentou a superioridade dos leões. O resultado na altura era de 36-22.

Esta vantagem do Sporting CP levou a um entusiasmo dos leões no ataque e começou a desleixar-se e a permitir à equipa suíça aproximar-se dos pontos já conquistados pela equipa verde e branca. Faltando cinco minutos para o segundo quarto, o resultado situava-se nos 40-29, com vantagem leonina.

O segundo quarto terminaria com 50-36

Após o intervalo, começou o terceiro quarto. Na “primeira parte” o jogo foi dominado pelos leões e ainda que, em alguns momentos de desatenção dos leões, o Fribourg Olympic nunca foi uma real ameaça. Contudo, a equipa helvética entrou melhor defensivamente e com maior intensidade. Foi reduzindo consecutivamente a desvantagem pontual devido a não concretização da equipa verde e branca. No fim dos primeiros 3 minutos do terceiro quarto, o marcador apontava 55-45.

Os erros verde e brancos começavam a ser constantes e a equipa não se conseguia encontrar. À entrada para os últimos 3 minutos o resultado já se encontrava em 61-53.

A desatenção parecia não ter fim e tudo corria mal à equipa portuguesa. A intensidade mostrada nos dois primeiros quartos já não existia e os erros defensivos e táticos eram uma constante. Apesar de ter ficado apenas a dois pontos de vantagem, os leões terminaram o terceiro quarto em vantagem por 66-61.

À entrada para o último quarto, o Fribourg Olympic pontuou primeiro, com dois pontos.

Contudo, um espírito de união e garra de leão aquando necessário, fizeram os leões dilatarem a vantagem e para os últimos 6 minutos do encontro, o placard mostrava 70-63.

Os leões viam cada vez mais perto a final que permitiria o acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões e com os últimos cinco minutos o resultado demonstrava 79-67.

Esta vantagem não voltaria a alterar-se e o jogo terminou com 84-78,

O intervalo para o jogo da final é de apenas um dia, pelo que os níveis físicos e mentais são fundamentais para que a equipa portuguesa os consiga nivelar e vencer mais um jogo para conseguir chegar à fase de grupos da Liga dos Campeões.


Modalidades

Antes do duelo com o Bilbao, Sporting perde de forma surpreendente e vê Benfica fugir na liderança

Clube de Alvalade chegou ao intervalo com vantagem curta, mas permitiu reviravolta à equipa da casa e afasta-se assim do primeiro lugar

Antes de duelo europeu frente ao Bilbao, Sporting perde fora de casa e vê Benfica fugir no primeiro lugar
Antes de duelo europeu frente ao Bilbao, Sporting perde fora de casa e vê Benfica fugir no primeiro lugar

06 Dez 2025 | 23:04 |

Icon Comentário0

A equipa de basquetebol do Sporting perdeu frente ao Esgueira por 95-87, este sábado, dia 6 de dezembro, em jogo da sétima jornada da fase regular do Campeonato Nacional. Num encontro disputado em Aveiro, os leões puseram fim ao bom momento, depois da vitória na Taça da Liga.


No primeiro período, o emblema leonino esteve melhor e, após os primeiros 10 minutos, venciam por três pontos (25-22). No segundo parcial, a formação verde e branca continuou por cima e, ao intervalo, registava-se no placard uma diferença de cinco pontos (50-45). 


No terceiro parcial, o Sporting fraquejou e permitiu a reviravolta ao Esgueira (72-67). No último quarto, o conjunto leonino, a correr atrás do prejuízo, não só conseguiu voltar para a frente como permitiu que o conjunto da casa se distanciasse no marcador e triunfasse de forma surpreendente.


A unidade em maior destaque do emblema leonino no encontro foi Malik Morgan. O norte-americano somou 28 pontos, quatro assistências e sete assistências. Já Brandon Johns Jr. contabilizou 16 pontos, 10 ressaltos e duas assistências, números insuficientes para que os leões venceseem.

Com esta derrota - a quarta em 15 jogos na presente temporada - os comandados de Luís Magalhães estão na segunda posição com 12 pontos. O Benfica é líder com 14. Na próxima quarta-feira, dia 10 de dezembro, os leões disputam a primeira jornada da segunda ronda da FIBA Europe Cup e vão visitar os espanhóis do Bilbao Basket, às 17h30, no País Basco.



Modalidades

Sporting perde com o Benfica e atrasa-se na luta pelo campeonato

Clube de Alvalade entrou em campo, esta quarta-feira, dia 3 de dezembro, para disputar mais um encontro referente à Liga Portuguesa, com o rival de Lisboa

Sporting entrou em campo, esta quarta-feira, dia 3 de dezembro, para disputar mais um encontro referente à Liga Portuguesa, com o Benfica
Sporting entrou em campo, esta quarta-feira, dia 3 de dezembro, para disputar mais um encontro referente à Liga Portuguesa, com o Benfica

03 Dez 2025 | 23:01 |

Icon Comentário0

A equipa de basquetebol feminino do Sporting perdeu, por 74-67, contra o Benfica, esta quarta-feira, dia 3 de dezembro, em jogo da sexta jornada da fase regular da Liga Portuguesa de Basquetebol 2025/26 (jogo em atraso). No dérbi de Lisboa, as leoas caíram depois de um confronto renhido - numa altura em que a equipa masculina atravessa um bom momento.


A equipa feminina do Sporting começou bem, numa partida que arrancou com muito equilíbrio. O primeiro parcial terminou contou com muitos pontos, e terminou 29-27 para as águias. No segundo período, as leoas voltaram a ficar por baixo, por 13-8. O marcador apontava 42-35 ao intervalo, para a equipa da casa.


A segunda parte do encontro foi complicada, e voltou a começar com muito equilíbrio. O Benfica superiorizou-se, de novo, mas apenas por um ponto (17-16), e atirou a vantagem para oito pontos à entrada dos derradeiros 10 minutos. As leoas lutaram no último quarto, mas as águias acabaram por vencer, com resultado final 74-67.


O grande destaque do emblema leonino no encontro foi Dayna Rouse. A alemã fez 19 pontos, dois ressaltos e duas assistências. Já Simone Costa somou 16 pontos, seis ressaltos e seis assistências, números insuficientes para que o Sporting pudesse triunfar na competição nacional.

Com esta derrota - a terceira em oito jogos na presente temporada - a equipa de basquetebol feminino do Sporting está no quarto lugar do campeonato nacional, com 13 pontos. Em primeiro está o Quinta dos Lombos, com os mesmos 16 pontos. O próximo jogo da formação leonina é no dia 6 de dezembro, frente ao Barcelos, para o campeonato. O jogo está marcado para as 18h30, no Pavilhão João Rocha.



Modalidades

Sporting volta a vencer e é líder do Grupo B da Taça da Liga

Em jogo a contar para a segunda jornada, emblema verde e branco triunfou confortavelmente e segue na luta por um título que já venceu em duas ocasiões

Equipa do Sporting voltou a vencer no Grupo B da Taça da Liga e está no primeiro lugar, após triunfo em casa
Equipa do Sporting voltou a vencer no Grupo B da Taça da Liga e está no primeiro lugar, após triunfo em casa

22 Nov 2025 | 20:14 |

Icon Comentário0

A equipa de basquetebol do Sporting venceu o Vasco da Gama por 94-62, este sábado, dia 22 de novembro, em jogo a contar para a segunda jornada do Grupo B da Taça Hugo dos Santos. Num encontro disputado no Pavilhão João Rocha, os leões seguem na luta para conquistar um título que já venceram em duas ocasiões e seguem num bom momento de forma, após vitória a meio da semana para as competições europeias.


O Clube de Alvalade entrou melhor na partida e, no final do primeiro período, vencia por 25-13. No segundo período, a formação leonina voltou a superiorizar-se e ampliou a vantagem. Ao intervalo, registava-se no marcador uma diferença de 18 pontos a favor do Sporting (52-34).


No terceiro parcial, o Sporting continuou a acelerar o ritmo e distanciou-se do opositor, entrando nos últimos 10 minutos do duelo com mais 24 pontos do que o Vasco da Gama (70-46). No último quarto, o conjunto leonino conseguiu agarrar-se à vantagem e triunfou (94-62).


O grande destaque do emblema leonino no encontro foi Brandon Johns Jr. O norte-ameircano terminou a partida com 24 pontos, 10 ressaltos e duas assistências. João Fernandes também assinou uma partida positiva, somando 12 pontos, seis ressaltos e uma assistência.

Com esta vitória - a 11.ª em 14 jogos na presente temporada - os comandados de Luís Magalhães estão no primeiro lugar com quatro pontos. Os leões voltam a entrar em campo no sábado, dia 6 de dezembro, em encontro referente à sétima jornada do Campeonato Nacional. O Sporting visita o Esgueira, em Aveiro, às 21h00.


Jogadores festejaram vitória nas competições europeias com os adeptos:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Exclusivo Leonino - Sporting estuda contratação de poste para dar a Luís Magalhães
Modalidades

Exclusivo Leonino - Sporting estuda contratação de poste para dar a Luís Magalhães

20 Nov 2025 | 13:04

Icon Comentário0
Exclusivo Leonino - Varandas quer reforçar o Sporting com 'gigante' para atacar o campeonato
Modalidades

Exclusivo Leonino - Varandas quer reforçar o Sporting com 'gigante' para atacar o campeonato

19 Nov 2025 | 18:20

Icon Comentário0
Sporting vence na Europa e agarra lugar na próxima fase da competição
Modalidades

Sporting vence na Europa e agarra lugar na próxima fase da competição

19 Nov 2025 | 21:08

Icon Comentário0