Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Basquetebol

SPORTING CP VENCEU FRIBOURG OLYMPIC POR 78-84

Basquetebol leonino está agora a uma vitória de estar na fase de grupos da Liga dos Campeões

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

O basquetebol do Sporting CP viajou até à Bósnia para enfrentar e vencer o Fribourg Olympic por 84-78. Os leões já se encontravam no país desde segunda-feira para se habituarem a um novo clima e um novo fuso horário, mas o adversário não era fácil. A equipa suíça ganhou 9 vezes a taça e venceu 18 campeonatos. Na época passada, o Fribourg Olympic encontrava-se em primeiro, antes do termino antecipado do campeonato devido à pandemia Covid-19 e caso o conquistasse, seria o seu terceiro campeonato seguido. Os leões são a única equipa portuguesa na prova e estavam de volta às competições europeias ao fim de 42 anos.


A posse de bola começou para o Sporting CP e marca mesmo primeiro, por dois pontos, com cesto de John Fields


João Fernandes fez a primeira tripla, ao fim de 1:30 de jogo.A resposta da equipa suíça surge por duas triplas, praticamente seguidas. Em 2 minutos do primeiro quarto, meteram a equipa na frente por 6-5. Uma falta de John Fields fez o mesmo marcar a falta e encestar dois pontos, pondo os leões na frente por 5-7.


Penetração excelente do base português, Diogo Ventura, permitiu à equipa portuguesa dilatar a vantagem aos 4 minutos de jogo. O resultado apresentava-se agora em 8-12.

Um terceiro triplo do Fribourg Olympic permitiu à equipa reduzir a vantagem diante dos portugueses. Contudo, a vantagem não voltaria a fugir dos leões neste primeiro quarto que terminou com 27-18. Travante Williams conseguiu 14 pontos destes 27.


O Fribourg Olympic entrou mais pressionante e pontuou primeiro, com dois pontos. Contudo, a resposta chegaria por Shakir Smith, fazendo o seu segundo triplo, em duas tentativas, aumentando a vantagem para 10 pontos de diferença.

O extremo Diogo Araújo conseguiu dois triplos e cimentou a superioridade dos leões. O resultado na altura era de 36-22.

Esta vantagem do Sporting CP levou a um entusiasmo dos leões no ataque e começou a desleixar-se e a permitir à equipa suíça aproximar-se dos pontos já conquistados pela equipa verde e branca. Faltando cinco minutos para o segundo quarto, o resultado situava-se nos 40-29, com vantagem leonina.

O segundo quarto terminaria com 50-36

Após o intervalo, começou o terceiro quarto. Na “primeira parte” o jogo foi dominado pelos leões e ainda que, em alguns momentos de desatenção dos leões, o Fribourg Olympic nunca foi uma real ameaça. Contudo, a equipa helvética entrou melhor defensivamente e com maior intensidade. Foi reduzindo consecutivamente a desvantagem pontual devido a não concretização da equipa verde e branca. No fim dos primeiros 3 minutos do terceiro quarto, o marcador apontava 55-45.

Os erros verde e brancos começavam a ser constantes e a equipa não se conseguia encontrar. À entrada para os últimos 3 minutos o resultado já se encontrava em 61-53.

A desatenção parecia não ter fim e tudo corria mal à equipa portuguesa. A intensidade mostrada nos dois primeiros quartos já não existia e os erros defensivos e táticos eram uma constante. Apesar de ter ficado apenas a dois pontos de vantagem, os leões terminaram o terceiro quarto em vantagem por 66-61.

À entrada para o último quarto, o Fribourg Olympic pontuou primeiro, com dois pontos.

Contudo, um espírito de união e garra de leão aquando necessário, fizeram os leões dilatarem a vantagem e para os últimos 6 minutos do encontro, o placard mostrava 70-63.

Os leões viam cada vez mais perto a final que permitiria o acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões e com os últimos cinco minutos o resultado demonstrava 79-67.

Esta vantagem não voltaria a alterar-se e o jogo terminou com 84-78,

O intervalo para o jogo da final é de apenas um dia, pelo que os níveis físicos e mentais são fundamentais para que a equipa portuguesa os consiga nivelar e vencer mais um jogo para conseguir chegar à fase de grupos da Liga dos Campeões.


Modalidades

Sporting evita humilhação e derrota Vitória de Guimarães

Clube de Alvalade chegou a ter enorme desvantagem nos últimos minutos do encontro, mas conseguiu operar reviravolta em casa diante dos vimaranenses

Sporting sua para derrotar Guimarães
Sporting sua para derrotar Guimarães

  |

Icon Comentário0

A equipa de basquetebol do Sporting venceu frente ao Vitória de Guimarães por 92-90, este sábado, dia 21 de dezembro, em jogo da nona jornada da Liga Placard. Num encontro disputado no Pavilhão João Rocha, os leões tiveram de suar para levar de vencida a turma de Miguel Miranda.


Na Casa das modalidades, o Clube de Alvalade até entrou bem na partida e, no final do primeiro período, vencia por 23-17. No segundo período, a formação vimaranense superiorizou-se e, ao intervalo, registava-se no marcador uma diferença de quatro pontos a favor dos minhotos (47-43).


No terceiro parcial, o Sporting 'desligou' por completo e entrou nos últimos 10 minutos do duelo com menos 19 pontos do que o Vitória de Guimarães (78-59). No último quarto, o conjunto leonino fez das tripas coração e operou uma reviravolta épica em casa (92-90).


O grande destaque do emblema leonino no encontro foi Jeremiah Bailey. O norte-americano fez 16 pontos, cinco ressaltos e oito assistências. Já Isaiah Armwood somou 15 pontos (juntamente com Cat Barber), cinco ressaltos e três assistência, números que valeram o triunfo.

Com esta vitória - a 10.ª em 18 jogos na presente temporada - os comandados de Luís Magalhães estão na segunda posição com 16 pontos, os mesmo do líder Benfica (menos um jogo). O Porto é terceiro com 15 e também menos um duelo disputado. No próximo domingo, dia 29 de dezembro, em encontro referente à 10 jornada do Campeonato Nacional, os leões visitam o Benfica, às 15h00, no Pavilhão Fidelidade, na Luz.



Modalidades

Oficial: Sporting anuncia saída de extremo ex Benfica

Clube de Alvalade revelou em comunicado oficial a saída do atleta, que também pode jogar em outras posições, após meia temporada

Sporting anuncia saída de Bruno Araújo por empréstimo
Sporting anuncia saída de Bruno Araújo por empréstimo

  |

Icon Comentário0

O Sporting anunciou, na última quinta-feira, 19 de dezembro, que o atleta Bruno Araújo será cedido ao Portimonense, por empréstimo, até ao final da presente temporada. O jogador de 23 anos, que chegou ao basquetebol verde e branco após ter representado o Vitória SC na última época, terá agora a oportunidade de continuar a sua evolução na Proliga.


Até ao momento, Bruno Araújo realizou dois jogos com a camisola do Sporting, mas irá agora reforçar o os algarvios, onde procurará ganhar mais minutos e experiência. A cedência surge como uma oportunidade para o atleta demonstrar o seu valor em competição regular.


O Sporting destaca o profissionalismo de Bruno Araújo e deseja-lhe muito sucesso na sua passagem pelo clube algarvio. O Leão acredita que esta experiência será benéfica para o seu desenvolvimento enquanto jogador.


Esta temporada, Bruno Araújo realizou dez jogos em três competições diferentes. O extremo português, natural de Almada e ex Benfica, esteve em campo durante 8,97 minutos, tendo feito um total de dois pontos na época 2024-2025.

A equipa comandada por Luís Magalhães tem feito uma época um pouco irregular, ocupando o terceiro lugar no campeonato português. Ao todo, a formação de Alvalade tem um registo de nove vitórias, sete derrotas e um empate em 17 jogos.



Modalidades

Sporting triunfa no primeiro jogo da Taça da Liga

Clube de Alvalade jogou em casa, perante o apoio dos adeptos verdes e brancos, e conquistou vitória importante para as contas da competição

Basquetebol do Sporting vence Imortal
Basquetebol do Sporting vence Imortal

  |

Icon Comentário0

A equipa de basquetebol do Sporting venceu o Imortal, esta terça-feira, dia 17 de dezembro, por 86-68, em jogo da primeira jornada da fase de grupos da Taça Hugo dos Santos. Num encontro disputado no Pavilhão João Rocha, os leões estiveram sempre no controlo da partida.


Na Casa das modalidades, o Clube de Alvalade entrou decidido em ganhar vantagem no placard. No final dos primeiros 10 minutos, o resultado registava uma igualdade (22-22). O segundo período foi o mais desnivelado, com os verdes e brancos a conseguirem uma vantagem larga (31-14). 


No terceiro quarto, o emblema verde e branco aumentou a distância conseguida anteriormente (22-21) e, no final, voltou a registar-se um empate entre ambas as formações, mas a vantagem conquistada na primeira parte valeu o triunfo aos leões.


O grande destaque do emblema Clube de Alvalade foi Cat Barber - novo reforço dos leões. O jogador norte-americano fez 27 pontos, quatro ressaltos e duas assistências. Nick Ward também esteve em bom plano, registando um duplo-duplo (21 pontos e 13 ressaltos)

Com esta vitória - a nona em 17 na presente temporada - os comandados de Luís Magalhães somam o primeiro triunfo na Taça Hugo dos Santos. O Sporting volta a jogar no próximo dia 21 de dezembro (sábado), diante do Vitória de Guimarães. A partida da Liga Betclic está agendada para as 18h00, no Pavilhão João Rocha.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Exclusivo Leonino – Funderburk com vida difícil no Sporting
Modalidades

Exclusivo Leonino – Funderburk com vida difícil no Sporting

 

Icon Comentário0
Exclusivo Leonino – Reforço do Sporting desilude Varandas
Modalidades

Exclusivo Leonino – Reforço do Sporting desilude Varandas

 

Icon Comentário0
Sporting vence de novo e encosta no topo da Liga
Modalidades

Sporting vence de novo e encosta no topo da Liga

 

Icon Comentário0