Futebol
Maria Botelho Moniz, adepta do Sporting, desabafa no Instagram: "Não tinha saudades disto"
0
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Manuel Fernandes, eterno capitão do Sporting, faleceu aos 73 anos. A notícia foi divulgada esta quinta-feira, dia 27 de junho. O antigo avançado dos leões encontrava-se internado há já vários meses, a lutar contra uma doença grave. No sentido de homenagear a lenda leonina, o Sporting publicou na rede social X (antigo Twitter) um vídeo em tributo do eterno ‘camisola 9’.
“Fiz aquilo que mais gostava, que era chegar um dia ao Sporting. Nem que fosse um jogo, eu ficaria feliz”, frase de Manuel Fernandes proferida em entrevista, presente no vídeo divulgado pelos leões, acompanhada ainda por diversas fotografias e momentos do Capitão que ficarão para sempre na memória da comunidade leonina.
“12 anos no Sporting, o quarto jogador com mais jogos, o segundo melhor marcador da história do Sporting. Para um miúdo de uma aldeia que queria jogar nem que fosse uma vez no Sporting, não me sinto realizado. Sinto-me mais que realizado”, referiu ainda na mesma entrevista.
Vale lembrar que no penúltimo jogo da temporada, frente ao Portimonense - no qual os verdes e brancos se sagraram campeões nacionais -, o Sporting homenageou o histórico jogador, com os Sportinguistas a direcionar para o relvado os dorsais das camisolas de Manuel Fernandes que levaram até Alvalade e aplaudiram em homenagem ao número que o antigo avançado utilizava. Além disso, viram-se ainda nas bancadas verdes e brancas cartolinas com a inscrição ‘Eterno Capitão’.
Nos 12 anos que passou no Sporting (1975 e 1987), o eterno capitão conquistou cinco títulos: dois Campeonatos Nacionais, duas Taças de Portugal e uma Supertaça. A glória leonina foi ainda internacional pela equipa das quinas em 30 ocasiões diferentes, tendo feito gosto ao pé por sete vezes. O antigo jogador estará para sempre na História do Clube de Alvalade. De leão ao peito, marcou presença em 433 encontros, onde fez 257 golos – tornando-o no segundo melhor marcador da história do Clube, apenas atrás de Fernando Peyroteo (524).
Confira aqui o tributo: