Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol Formação
17 Jan 2026 | 18:33 |
A equipa de juvenis do Sporting venceu a Académica por 3-0, este sábado, dia 17 de janeiro, em jogo a contar para a 18.ª jornada do Campeonato Nacional do escalão de sub-17. Os leões alargaram para 12 a série de jogos sem perder, depois da vitória frente ao Torreense na última ronda.
No Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete, os verdes e brancos estiveram por cima e chegaram à vantagem por intermédio de Manuel Costa, que fez o primeiro do encontro aos 40 minutos, sendo que a vantagem só viria a ser ampliada nos segundos 45 minutos.
Na etapa complementar, o Sporting voltou a apresentar-se por cima da Académica e fez o 2-0. José Lino, aos 57 minutos, não perdoou e deu mais conforto ao placard. Leonardo Varela, aos 84 minutos, desfez todas as dúvidas e fez o terceiro dos leões na partida.
Com esta vitória - a 14.ª em 18 jogos esta temporada - os comandados de Pedro Pontes têm 45 pontos e ficam no primeiro lugar desta fase. O Benfica é segundo com 35. Estoril e Alverca também acompanham leões e águias para a próxima fase de apuramento de campeão. A última vaga será preenchida por Farense ou Real.
A equipa apresentada pelo Clube de Alvalade foi composta por: Afonso Guerra (Guarda-redes), Lewis Dawley, Mário Almeida, Alexandre Rosado, Henrique Tavares, Rodrigo Nogueira, José Lino, Guilherme Figueiredo, Manuel Costa, Rafael Fial e Vítor Conceição.
Clube de Alvalade chegou a estar em vantagem no marcador ao intervalo, mas permitiu reviravolta ao adversário na etapa complementar
17 Jan 2026 | 13:42 |
A equipa de iniciados do Sporting perdeu frente à Académica de Santarém (2-1), este sábado, dia 17 de janeiro, em jogo a contar para a 18.ª jornada da Primeira Divisão Sub-15 - Série Sul 2025/26. Os leões garantiram o primeiro lugar desta fase, já depois de também terem empatado na ronda anterior.
A jogar no Campo da Escola Superior Agrária de Santarém, foi o Clube de Alvalade a entrar melhor no encontro e a aparecer por diversas vezes junto à baliza adversária. Diego Monteiro viria mesmo a abrir o marcador aos 40+1 minutos e a colocar o Sporting na frente.
No segundo tempo da partida, o cenário inverteu-se. A formação da casa não só conseguiu anular as investidas dos jovens verdes e brancos como conseguiu mesmo operar a reviravolta no marcador através dos remates certeiros de José Lino e de Salvador Marques.
Com esta derrota - a primeira em 18 jogos na presente temporada desportiva - os comandados de António Cruz somam 45 pontos e ficam primeiro lugar da tabela, com mais seis pontos do que o Benfica (39), que ainda tem um jogo por disputar frente ao Barreirense.
A equipa apresentada pelo emblema verde e branco foi composta por: Tiago Gimo (Guarda-redes), Diego Belmonte, Salmán Umarji, Nicolás Aparício, Simão Margato, Borine Nanque, Igor Ribeiro, Bernardo Busatori, Diego Monteiro, Daniel Lopes e Duarte Gomes.
Verdes e brancos estreiam-se na fase decisiva frente a rival eterno, deixando o clássico contra os dragões apenas para a última jornada
13 Jan 2026 | 17:38 |
A equipa de juniores do Sporting começa a fase decisiva da competição com um dérbi frente ao Benfica, atuais campeões, num arranque que promete intensidade e rivalidade. Esta primeira jornada marca o início de uma altura crucial, onde cada ponto será decisivo para a luta pelo título.
O clássico frente ao Porto está marcado apenas para a última ronda, aumentando a tensão e a expectativa. A equipa leonina terá de garantir um bom arranque para chegar ao confronto decisivo com confiança, sabendo que qualquer deslize pode pesar no apuramento final.
Além do dérbi e do clássico, os restantes confrontos da primeira jornada incluem Famalicão - U. Leiria, Santa Clara - Porto e Rio Ave - Gil Vicente, garantindo desafios exigentes logo no início da fase decisiva. Cada equipa terá de mostrar consistência e capacidade para enfrentar adversários fortes.
Para o Sporting, este arranque é também uma oportunidade de testar estratégias e avaliar a evolução da equipa, especialmente em jogos de grande pressão, como o dérbi. A preparação para o duelo frente ao Porto acrescenta ainda mais motivação e foco, à medida que a reta final da competição se aproxima.
Vale recordar que os leões garantiram a permanência frente ao Académico de Viseu (2-0), com golos de Miguel Almeida e Chris Grombahi, no sábado, dia 10 de janeiro, em duelo da 18.ª jornada e última da primeira fase do Campeonato Nacional de sub-19.
Timoneiro do Clube de Alvalade falou após o desaire frente aos dragões, mantendo consciência do que podia ter melhorado e do futuro no campeonato
12 Jan 2026 | 11:44 |
Após a derrota frente ao Porto B, por 2-1, o técnico João Gião considerou que a ineficácia na primeira parte acabou por ser determinante no desfecho do clássico, sublinhando também a reação dos dragões no arranque da segunda metade.
“Fizemos uma primeira parte muita boa, mas ficámos a dever”
"Fizemos uma primeira parte muito boa, mas ficámos, uma vez mais, a dever na finalização. Tivemos quatro ou cinco oportunidades para fazer o 2-0 e temos de as conseguir concretizar para ter outra vantagem no marcador", começou por analisar em declarações ao Porto Canal, antes de apontar as dificuldades sentidas pelos leões após o intervalo.
"Não entrámos bem na segunda parte. Os cartões amarelos condicionaram-nos e podia eventualmente ter mexido nos médios amarelados. Isso retirou-nos alguma agressividade. O Porto, a perder, reagiu, empurrou-nos para trás e acabou por chegar ao empate numa bola parada", explicou João Gião.
“Acreditámos até ao fim”
O treinador do Sporting B destacou também os primeiros 15 minutos da segunda parte como decisivos: "Houve alguma falta de agressividade nossa nesse período e o Porto foi feliz a marcar os dois golos. Depois disso, e até ao fim, tentámos reagir, mas jogou-se pouco, houve muitas paragens e muito antijogo. Ainda assim, acreditámos até ao fim".
João Gião falou ainda sobre o mau momento da sua equipa na 2.ª Liga, que soma quatro derrotas consecutivas: "Não estamos num bom momento e temos de dar a volta a isso. Sabíamos que, mais tarde ou mais cedo, haveríamos de passar por um momento assim. Estamos nesse momento e vamos ter de saber reagir. Temos de saber passar por estes momentos e ultrapassá-los".