
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting está muito interessado em Clayton. Depois da grande época do brasileiro ao serviço do Rio Ave, os leões têm o avançado bem referenciado, precavendo a iminente saída de Viktor Gyokeres. Porto e Benfica também já procuraram saber informações junto do clube vilacondense, mas os leões lideram a corrida.
Segundo informação avançada pelo jornal O Jogo, o canarinho é "um dos nomes equacionado pela SAD", numa altura em que os verdes e brancos também estudam a hipótese de contratar Franjo Ivanovic. A mesma fonte revela ainda interesse de clubes estrangeiros, sendo que o Torino já terá ouvido um 'não'.
O motivo da nega aos italianos prende-se com o facto de o Rio Ave pretender um valor a rondar os 15 milhões de euros pelo avançado, que, de acordo com o diário desportivo "poderá eventualmente ser negociável" para todos os possíveis interessados.
O Sporting tem, no entanto, uma ligeira vantagem sobre os concorrentes diretos na contratação do jogador, uma vez que Bernardo Palmeiro, diretor geral do futebol desde a saída de Hugo Viana, tem boas relações com os vilacondenses após ter trabalhado no clube.
Na presente temporada, com a camisola do Rio Ave, Clayton - avaliado em 5 milhões de euros - somou 18 golos marcados e duas assistência, em 37 jogos. Os 14 remates certeiros que conseguiu no campeonato colocam-no no quarto lugar da lista de melhores marcadores da competição.
Comentadora da CNN Portugal abordou preparação da próxima temporada do Clube de Alvalade, levantando algumas dúvidas sobre os verdes e brancos
|
Sofia Oliveira considera que a estrutura do Sporting vai começar a sentir a falta de Hugo Viana e de Ruben Amorim na preparação da próxima temporada. Em declarações na CNN Portugal, a comentadora alertou para os desafios que os verdes e brancos têm pela frente, nomeadamente na substituição de peças fundamentais da turma de Rui Borges.
Ruben Amorim e Hugo Viana? Sofia Oliveira: "Vai-se começar a sentir"
"A temporada que aí vem é quando se vai começar a sentir o que é a estrutura do Sporting sem Ruben Amorim. Havia a lenga-lenga de que o Sporting não tinha uma estrutura ou de que a estrutura era Ruben Amorim. E sem Hugo Viana, que fazia parte deste triângulo. É um desafio de altíssima exigência", começou por afirmar Sofia Oliveira, abordando o futuro dos verdes e brancos.
Sofia Oliveira falou também da possibilidade de jogadores fundamentais abandonarem Alvalade: "Já para não falar que há saídas importantes. Têm de se substituir alguns jogadores. Vamos perceber se o Sporting vai contratar para 3x4x3 ou 4x3x3. Há muita diferença nisso. Se olharmos para o plantel do Sporting, percebe-se que há centrais a mais, isto se o Rui Borges não for jogar como tem vindo a jogar".
"Há todo um leque de desafios que é muito exigente. As expectativas que tu colocas numa equipa que não ganhava praticamente nada não são nunca iguais a uma equipa que, em cinco anos, ganhou três títulos que desaguaram neste bicampeonato que não acontecia há 71 anos. Fasquia elevadíssima", finalizou Sofia Oliveira.
Lembrar que, nas últimas semanas, Sofia Oliveira deu muito que falar, isto depois de a comentadora ter feito algumas declarações pouco positivas sobre Rui Borges: "Foi parolo [declarações após o jogo com o Gil Vicente]. Aliás, não estava à espera de que uma vitória aos 90+3 minutos, em casa, frente a uma equipa que tem 5 milhões de orçamento para o futebol profissional contra um orçamento de quase 30 do Sporting fizesse despertar o animal de taberna de Rui Borges.
Jovem que se encontrava a festejar o bicampeonato na zona do Saldanha sofreu ferimentos quando aguardava o autocarro com os jogadores leoninos
|
Frederico Varandas visitou, esta quarta-feira, o adepto do Sporting que ficou sem um olho após ser atingido por uma bala de borracha disparada por um agente da Polícia de Segurança Pública (PSP) durante os festejos do bicampeonato. A visita decorreu no Hospital de São José, em Lisboa, onde Bernardo Topa, de 28 anos, continua internado após ter sido submetido a uma intervenção cirúrgica para remover estilhaços do projétil.
Com o objetivo de prestar apoio institucional e humano, o Presidente dos leões levou consigo palavras de conforto, incentivo e dois presentes especiais: um cachecol e a nova camisola oficial do Clube para a época 2025/26. O momento foi registado numa fotografia que está viral nas redes sociais.
Natural do Porto e comissário de bordo da TAP, Bernardo encontrava-se na zona do Saldanha com amigos, no dia das celebrações, para ver passar o autocarro do Clube rumo ao Marquês de Pombal. Foi nesse momento que uma bala de borracha, disparada por um agente da PSP com uma shotgun, o atingiu diretamente no rosto, provocando a perda total da visão no olho esquerdo.
A gravidade do caso levou a Polícia de Segurança Pública a anunciar a abertura de um inquérito interno para apurar as responsabilidades dos agentes envolvidos na operação. A utilização de balas de borracha em contextos de celebração voltou a gerar polémica, com vários adeptos a exigirem explicações e mudanças nas práticas de controlo policial. A PSP já emitiu um comunicado, justificando a intervenção.
O gesto de Frederico Varandas foi recebido com emoção pelos familiares e amigos de Bernardo, que continuam a apoiar o jovem nesta fase difícil. Alguns adeptos do Sporting também apontaram uma tentativa do Presidente em aproximar-se da massa associativa leonina.
Jogador muito importante da equipa verde e branca deixou rasgados elogios e abordou os próximo passos na carreira do goleador internacional sueco
|
Viktor Gyokeres é a grande figura do plantel do Sporting. Com 53 golos e 13 assistências em 51 jogos na presente temporada, o matador internacional sueco impressiona os próprios companheiros de equipa. O guarda-redes Rui Silva deixa rasgados elogios ao 'camisola 9' e afirma que, no futuro, o avançado pode melhorar ainda mais.
“O Viktor Gyokeres é um jogador muito importante para nós, sem dúvida. Um grandíssimo ponta-de-lança e ainda jovem. Tem muita margem de progressão e ainda tem muitos anos pela frente. E certamente vai continuar a marcar muitos mais golos. Se este poderá ser o último jogo dele ou não? Isso não sei. Depende muito do que acontecer no mercado”, começou por referir Rui Silva, numa entrevista ao jornal Record.
Admitindo “pena”, caso se confirme a saída de Gyokeres no próximo mercado de verão, Rui Silva fala também do “orgulho” em jogar e ver o internacional sueco “marcar tantos golos”. Sobre as prestações do atacante nos treinos, o guardião afirmou: “Há treinos em que se poupa um bocadinho mais. Mas quando está a sério, é o Gyokeres que depois vemos também nos jogos, em que marca a diferença. E não é fácil defender as bolas dele, na verdade”.
Rui Silva abordou ainda a possibilidade de Gyokeres conquistar a Bota de Ouro: “Sem dúvida que seria uma marca muito importante para nós, mas para ele mais ainda, claramente. Um prémio individual dessa importância, sem dúvida, que seria muito gratificante para ele. E espero mesmo que consiga. É um avançado nato que vive de golos, tem fome de golos e certamente marcará mais durante a sua carreira”.
A terminar, Rui Silva - que admitiu o interesse do Benfica na sua contratação - destacou a importância do apoio que o Presidente Frederico Varandas demonstrou à equipa leonina, ao longo da época: “Falou várias vezes connosco, transmitiu confiança e o acreditar – e esse acreditar tem de estar sempre presente. Temos de encarar cada jogo para vencer. Há coisas que não controlamos, mas temos de entrar sempre com a mentalidade vencedora”.