Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirAndebol
|
0Foi hoje reconhecido, no Tribunal de Leiria, por parte de dois árbitros de andebol - Ivan Caçador e Roberto Martins, da AF Leiria - e de um empresário de um futebolista, que os contactos – sem êxito – que existiram para beneficiar o Sporting foram feitos por Paulo Silva, agente desportivo sem qualquer ligação contratual ao Clube de Alvalade.
Em causa estão as abordagens em jogos de andebol e de futebol do Sporting nas épocas 2016/17 e 2017/18.
"O Sporting luta por um desporto justo, ético, baseado no desporto limpo, sem batotas. Não haja dúvidas que o assistente censura veementemente tais condutas”, disse Miguel Santos Almeida, advogado dos leões.
O advogado do Sporting, defendeu, ainda, a "verdade desportiva" e fez saber que o Sporting não aceita o "envolvimento nos factos” e que estes "mancham a credibilidade da empresa".
Ivan Caçador, um dos árbitros ouvidos, admitiu que foi abordado por Paulo Silva para "favorecer o Sporting": "Ao telefone disse que era jornalista desportivo de A Bola e queria falar comigo pessoalmente. Depois disse que vinha da parte do Sporting… não queria que prejudicasse e que a favorecer alguém que fosse o Sporting"", explicou, antes de acrescentar que, os verdes e brancos perderam todos os jogos que arbitrou.
Roberto Martins, outro árbitro ouvido, revelou ter sido abordado por Paulo Silva e explicou: "Percebi que a intenção dele era outra quando começou a falar do Sporting e de andebol e terminei a conversa logo ali".
Carlos Macanjo, advogado de Paulo Silva, apontou o dedo ao porto, admitindo que “a investigação ficou muito aquém daquilo que era necessário fazer e daquilo que este processo prometia” e estranhando que o Porto "não esteja representado como assistente, sendo que certo que é das entidades mais prejudicadas neste processo".
Paulo Silva é acusado de três crimes de corrupção ativa, dois deles na forma agravada.
A próxima sessão está agendada para dia 4 de julho, às 14h.
Presidente dos leões reuniu com a equipa técnica e, depois de uma longa discussão, cedência do jogador está em cima da mesa
|
0O Sporting vai emprestar Rafael Vasconcelos, sabe o Leonino. O jovem lateral é visto como uma das maiores promessas do andebol nacional, com a Direção de Frederico Varandas a procurar um novo destino, em 2025/26, para o jogador poder crescer.
Segundo informação apurada pelo nosso Jornal, a estrutura confia no potencial do atleta, acreditando que, no futuro, poderá ser uma das estrelas maiores da equipa principal, sucedendo, eventualmente, a Martim e Kiko Costa, que ocupam a mesma posição e têm pretendentes.
Depois de fazer toda a formação no Colégio dos Carvalhos, em Vila Nova de Gaia, o atleta foi contratado pelos leões, na temporada passada, representando vários escalões da formação verde e branca e fazendo a estreia sob comando de Ricardo Costa, que permitiu ao jovem alinhar em cinco partidas da equipa principal.
Este ano, Rafael Vasconcelos viu as oportunidades aumentarem e foi opção em sete ocasiões, tendo feito 10 golos. O lateral tem sido maioritariamente utilizado na equipa B, tendo já 46 golos em apenas oito partidas, média de 5,75 remates certeiros por jogo.
Aquando da contratação do jogador, Carlos Carneiro, responsável pelo andebol leonino explicou que "tem tudo para ser um dos melhores jogadores portugueses. O nosso projeto dá estas oportunidades aos jovens jogadores e, depois, depende muito deles, do seu crescimento e da forma como se adaptam. Não é fácil representar um clube como o Sporting e todos sabem que para o merecerem têm de o provar todos os dias".
Um dos destaques da equipa leonina fez uso das redes sociais para deixar uma palavra de agradecimento a adeptos e Sócios do Clube de Alvalade
|
0A equipa de andebol do Sporting está numa enorme senda vitoriosa. Se já se tinha mostrado a altíssimo nível na temporada transata, a modalidade verde e branca tem encantado, desta feita na Liga dos Campeões. Salvador Salvador agradeceu aos adeptos.
Na passada quarta-feira, dia 20 de novembro, o Pavilhão João Rocha assistiu a mais uma noite histórica para o Sporting, com os comandados de Ricardo Costa a vencerem, por esclarecedores 39-28, o poderoso PSG, em jogo a contar para a oitava jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.
A Casa das Modalidades esgotou para apoiar os jogadores de verde e branco, e o apoio das bancadas não passou ao lado dos atletas. Salvador Salvador, pilar da equipa e capitão do Sporting, aproveitou a sua página pessoal da rede social X para deixar um agradecimento aos adeptos pelo apoio prestado à equipa.
"Obrigado a todos por mais uma noite. O pavilhão fica sempre mais bonito cheio de Sportinguistas!", escreveu o lateral português, que vem sendo umas das principais figuras da equipa nos últimos anos, e que está ligado aos leões desde 2014 - uma ligação que dura há mais de 10 anos entre o Clube e o jogador de 23 anos.
Esta época, os leões venceram a Supertaça, seguem em primeiro lugar do campeonato, com o registo imaculado de 12 vitórias em 12 jogos realizados. Na Liga dos Campeões, o Sporting está na luta pela passagem à fase seguinte: os verdes e brancos encontram-se no terceiro lugar do grupo (composto por oito equipas), com 11 pontos (cinco vitórias, um empate e duas derrotas). No primeiro e segundo lugar estão Veszprém e PSG, com 12 pontos - equipas que os leões já venceram. Os dois primeiros seguem diretamente para os quartos de final, e as equipas entre o terceiro e sexto lugar jogam um playoff.
Frederico Varandas terá tarefa bastante complicada para tentar segurar craque dos leões, que deixou gigante francês 'de rastos'
|
0O andebol do Sporting continua a época de sonho na Liga dos Campeões. Desta feita, os leões bateram o PSG, por 39-28, no Pavilhão João Rocha, com Martim Costa a ser o melhor marcador do encontro, o que lhe valeu muitos elogios por parte da EHF.
"Chamem-lhe Martim Costa, ou o pior pesadelo do PSG", escreveu o órgão que tutela o andebol europeu, junto de um dos nove golos que o lateral internacional português apontou na categórica vitória dos verdes e brancos diante do gigante francês.
O desempenho do craque leonino não passa despercebido aos grandes colossos, com o Veszprém muito atento a uma possível contratação. O gigante húngaro, potência maior da modalidade, está a equacionar levar o 'camisola 79' de Ricardo Costa na próxima temporada.
Apesar de ter contrato com os verdes e brancos até 2027, o atleta pode mesmo abandonar o Sporting. As exibições do jogador, nomeadamente na EHF Champions League, não têm passado despercebidas e aguçam o apetite dos grandes emblemas do andebol europeu.
Martim Costa chegou ao Sporting em 2021, oriundo do Porto, com Frederico Varandas a pagar a cláusula de rescisão. Desde então, participou em 164 jogos e conseguiu 859 finalizações certeiras. Em Alvalade, já conquistou seis títulos: um Campeonato Nacional (2023/24), três Taças de Portugal (2021/22, 2022/23 e 2023/24), duas Supertaças (2023 e 2024).
Assista ao golo destacado pela EHF: