
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Marcus Edwards está a uma vitória do Burnley de deixar o Sporting em definitivo. Os clarets enfrentam o Sheffield United, adversário direto na subida à Premier League e, caso triunfem, a cláusula no contrato do inglês é automaticamente ativada. Rui Borges não se alongou nos comentários da possível saída.
"É algo que me ultrapassa um bocadinho, tem mais a ver com a estratégia de empréstimo ou venda do atleta. Se foi aproveitado ou não, não posso falar muito. Comigo, pouco ou nada jogou. Para trás, foi importante em alguns momentos, noutros nem tanto", disse, na conferência de imprensa de antevisão da partida com o Rio Ave.
Para Rui Borges, a possível saída de Edwards "faz parte dos momentos de forma dos jogadores", garantindo que "tem mais a ver com a estrutura" do que com o técnico, visto que a cláusula colocada no contrato de cedência aos ingleses não foi elaborada pelo treinador do Sporting.
O encontro entre Burnley e Sheffield United está marcado para esta segunda-feira, dia 21 de abril. O duelo disputa-se em Turf Moor e tem pontapé de saída marcado para as 17h30. O jogador emprestado pelo Sporting deverá começar a partida na condição de titular.
Na presente temporada, com a camisola do Sporting, Marcus Edwards – atualmente avaliado em 15 milhões de euros – participou em 10 encontros pelos leões. O jogador somou, no total, apenas 346 minutos disputados com a Listada verde e branca, tendo marcado três golos. Pelo Burnley, o atleta marcou presença em 14 embates, somando dois tiros certeiros e uma assistência.
Jogador muito importante nos planos dos verdes e brancos está fora da visita à formação vilacondense, na segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal
|
Rui Borges confirmou que Hidemasa Morita não irá jogar diante do Rio Ave. O treinador do Sporting revelou a ausência do médio, em antevisão à partida com os vilacondenses. Na antecâmara do encontro, o treinador leonino deixou no ar a hipótese de o nipónico voltar brevemente
"Morita não está disponível. Acredito, e tinha dito isso no final do jogo com o Moreirense, que estará para o Boavista", admitiu o treinador verde e branco, afastando o regresso do 'camisola 5' na Taça de Portugal, mas abrindo portas à possibilidade de ser opção no campeonato.
A expectativa é de que o internacional japonês possa recuperar o ritmo perdido nos próximos jogos dos verdes e brancos, de forma a estar a 100% na deslocação do Sporting ao Estádio da Luz. O dérbi eterno joga-se a 10 de maio, com pontapé de saída marcado para as 18h00.
Na presente temporada, com a camisola do Sporting, Hidemasa Morita - avaliado em 15 milhões de euros - contabiliza 30 encontros: 19 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, dois na Taça da Liga, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 1.765 minutos que disputou, o médio apontou dois golos e realizou três assistências.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 22 de abril, frente ao Rio Ave. O encontro, a contar para a segunda mão da meia-final da Taça de Portugal, diante da turma liderada por Petit, jogar-se-á às 20h45, no Estádio Capital do Móvel, em Paços de Ferreira. Na primeira mão, os leões venceram por 2-0.
Enquanto a equipa de Rui Borges luta pelo título e a Taça de Portugal, Direção verde e branca já pensa na construção do plantel para a próxima temporada
|
O plantel do Sporting deverá sofrer mudanças na próxima temporada. Algumas saídas estão a ser estudadas, sendo que Ricardo Esgaio e Diogo Travassos podem abandonar Alvalade já no próximo mercado de verão, não entrando nas contas de Rui Borges.
Ricardo Esgaio, lateral de 31 anos, esteve muito perto de sair no mercado de janeiro para um clube turco. As negociações avançaram, mas o entendimento final falhou. Com espaço reduzido nas opções de Rui Borges, tudo indica que o cenário não se vai alterar na próxima janela de transferências. A saída, desta vez, pode mesmo concretizar-se, até porque o Sporting já olha para outros nomes para reforçar o corredor direito.
Diogo Travassos, de apenas 21 anos, tem aproveitado bem o empréstimo ao Estrela da Amadora, onde tem somado minutos e boas exibições. No entanto, o jovem formado em Alcochete termina contrato em 2026 e, até agora, não há qualquer sinal de que o clube leonino esteja interessado em renovar. A ausência de uma cláusula de compra no empréstimo reforça a sensação de que o Sporting pode estar a preparar-se para o vender já este verão.
A administração leonina está focada nas grandes decisões da época, mas sabe que o plantel para 2025/26 começa a desenhar-se agora. Com a possível conquista do campeonato e uma ida ao Jamor em perspetiva, será essencial limpar algumas arestas, e as laterais parecem ser uma das prioridades da próxima época
Recorde-se que o Sporting vai defrontar o Rio Ave, no Estádio Capital do Móvel, em Paços de Ferreira, às 20h45, partida que conta para a segunda mão das meias finais da Taça de Portugal. A equipa de arbitragem já é conhecida e parece não agradar a Rui Borges.
Jogador da equipa verde e branca está na lista de contratações de vários clubes ingleses e, no verão, devem chegar propostas a Alvalade
|
Morten Hjulmand é um dos jogadores mais cobiçados do plantel do Sporting. O Clube de Alvalade sabe que, no próximo mercado de verão, deverão chegar várias propostas para a contratação do internacional dinamarquês, titular indiscutível para Rui Borges no meio-campo dos leões. Manchester United, Arsenal e Tottenham estão na linha da frente dos clubes interessados.
A informação é avançada pelo Caughtoffside, portal especializado no mercado de transferências. No caso dos red devils, Ruben Amorim gostaria de voltar a treinar um jogador que bem conhece, depois de terem estado juntos durante cerca de época e meia no Sporting – entre 2023 e novembro passado. Depois de Gonçalo Inácio, o treinador português demonstra, assim, interesse em outro atleta da ex-equipa.
Já o Arsenal tem também Hjulmand - que tem vínculo com o Clube de Alvalade válido até 2028 - no topo da lista de contratações para a próxima janela de transferências. O clube londrino quer reforçar o meio-campo e fazer face às prováveis saídas de Jorginho e Thomas Partey, que estão em final de contrato com os gunners e devem rumar a outras paragens em 2025/26.
Por sua vez, o Tottenham também vê no médio do Sporting uma mais-valia para o setor intermediário. Os spurs pretendem contratar um jogador que ofereça garantias de qualidade e consistência para o treinador Ange Postecoglou e apreciam a capacidade de liderança do capitão dos leões. Os responsáveis do emblema de Londres deverão tentar convencer a direção do Clube de Alvalade a aceitar a venda do jogador por um valor abaixo da cláusula de rescisão, que está fixada nos 80 milhões de euros.
Na presente temporada, Hjulmand - avaliado em 45 milhões de euros - soma 42 partidas: 25 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outra na Supertaça. No total, o capitão dos leões disputou 4.092 minutos, tendo feito três golos e duas assistências.