
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
13 Jun 2025 | 10:39 |
O número de espectadores presentes nas bancadas do Estádio José Alvalade aumentou consideravelmente ao longo das últimas cinco temporadas. Em termos médios, a assistência no reduto do Sporting supera os 40.000, o que não se registava há já vários anos. A tendência é para que a presença de público continue a crescer nas próximas épocas.
A análise tem início na temporada 2020/21, na qual o Sporting se sagrou Campeão Nacional, e que ficou muito marcada pelo impacto da pandemia de COVID-19. Nessa época, os jogos disputaram-se à porta fechada, sem adeptos nas bancadas. Em 2021/22, o regresso do público aos eventos desportivos foi feito de forma faseada, sendo que a média de espectadores em Alvalade foi de 25.159. O Sporting terminou o campeonato no segundo lugar da classificação.
A temporada 2022/23 começou já sem qualquer restrição e o número de adeptos presentes nas bancadas do recinto leonino aumentou, fixando-se em 29.292, em média, por jogo. Na época seguinte, a média de assistências em Alvalade disparou para 40.102 espectadores por jogo. Os adeptos do Sporting entusiasmaram-se com a excelente temporada realizada pela equipa verde e branca, que culminou na conquista do Campeonato Nacional.
Em 2024/25, os adeptos do Sporting continuaram a reforçar o apoio aos leões e a média de assistências aumentou para 42.529. Vale sublinhar que, na temporada que agora termina, os verdes e brancos asseguraram a conquista do bicampeonato e da Taça de Portugal, além de terem voltado a competir na Liga dos Campeões.
De resto, prevê-se que, na próxima época, a presença de público nos jogos disputados no Estádio José Alvalade continue a aumentar, dado o grande entusiamo dos adeptos leoninos perante o grande momento da equipa comandada por Rui Borges. E as obras de remodelação do recinto leonino - que prosseguem a bom ritmo - abrangem a criação de mais 2.000 lugares nas bancadas, até final de 2025/26, o que também proporcionará o aumento da assistência.
Presidente verde e branco já tomou decisão em relação ao jogador que está a ser apontado como o próximo reforço do conjunto leonino
29 Jul 2025 | 15:03 |
Jota Silva só vai rumar ao Sporting caso o Nottingham Forrest aceite uma cedência sem opção de compras. Frederico Varandas continua à procura de reforçar o conjunto verde e branco com um extremo de qualidade, capaz de ter impacto na equipa no imeadiato.
No entanto, os responsáveis leoninos não se querem precipitar nas negociações, e já fizeram saber que não estão dispostos a avança com o negócio caso este comtemple uma cláusula de opção de compra obrigatória, que ficaria automaticamente acionada no final da temporada.
A informação é avançada pelo jornal A Bola. Esta era a solução pretendida pelo Nottingham Forrest, clube inglês onde Jota Silva alinha. O emblema da Premier League procurava uma cedência de um ano, com uma opção de compra obrigatória por valores a rondar os 10 milhões de euros no final da temporada.
No entanto, o Sporting já fez saber que não está interessado nesse cenário, e caso não exista alternativa, os leões devem mesmo deixar cair o negócio. Os leões procuram um negócio nos moldes de uma opção de compra sem obrigatoriedade, tal como aconteceu, por exemplo, com Francisco Trincão.
A imprensa nacional também informa, de resto, que os dois clubes vão continuar em conversações para tentar levar o negócio a bom porto. Sporting e Nottingham Forrest mantém-se, assim, em contacto, numa altura em que os leões estão em vésperas do primeiro jogo oficial da temporada.
Frederico Varandas já prece ter chegado a acordo para a compra de um dos grandes alvos dos leões para a próxima temporada desportiva
29 Jul 2025 | 14:55 |
O Sporting vai pagar 15 milhões de euros, e não 12,5, por Georgios Vagiannidis. Os leões têm o defesa lateral-direito como o grande alvo para essa posição do campo, e o grego é, ao que tudo indica, o próxima grande reforço verde e branco com vista à temporada 2025/26-
Segundo o jornal Record, o negócio entre o Sporting, o jogador e o seu antigo clube está praticamente concluído para que Vagiannidis possa viajar para Portugal e assinar pelos leões. No entanto, ao contrário dos cerca de 12 milhões de euros que foram inicialmente noticiados, o grego deve custar um pouco mais.
A imprensa nacional aponta que o Sporting vai pagar 12,5 milhões de euros fixos, sendo que são comtemplados ainda mais 2,5 milhões em varáveis, bem como 15% de uma futura venda dos leões. Para além disto, o jogador também vai receber um bónus de assinatura a rondar os 450 mil euros.
Tudo isto já foi acertado antes do jogador viajar para Portugal. A partida de Vagiannidis da Grécia está marcada para a próxima quinta-feira: o plano é que assista à Supertaça Cândido de Oliveira, que se disputa no Estádio Algarve entre Sporting e Benfica.
Só depois desse decisivo jogo é que Vagiannidis vai cumprir todas as formalidades - os habituais exames médicos, as fotografias e vídeos para a sua apresentação, ou a entrevista aos canais oficiais do Clube - antes de finalmente assinar contrato com o Sporting.
Defesa lateral-direito português alinhava no Spartak de Moscovo, mas chega a território nacional para reforçar os leões com vista à época que se avizinha
29 Jul 2025 | 14:47 |
O mais recente reforço do Sporting, Ricardo Mangas, já aterrou em Portugal. O lateral-direito, que alinhava no Spartak Moscovo, já se cruzou com o treinador dos leões, Rui Borges, no Mirandelense e com o Guimarães, e chega para colmatar uma possível saída no plantel verde e branco.
Ricardo Mangas: "Estou muito feliz, muito feliz mesmo!"
Ricardo Mangas aterrou em Portugal na noite de segunda-feira, proveniente da Rússia. O jogador chega a solo nacional para assinar contrato e ser apresentado como jogador do Sporting. Todos esses passos devem ficar concluídos já esta terça-feira, 29 de julho, depois da realização dos habituais exames médicos ao jogador.
À espera de Ricardo Mangas estava a comunicação social portuguesa, e, apesar de ainda não ter assinado contrato com o Sporting, o (ainda) jogador do Spartak Moscovo não escondeu o contentamento com esta mudança profissional: "Estou muito feliz, muito feliz mesmo!".
Segundo avança o jornal Record, Ricardo Mangas vai, esta terça-feira, tratar de todas as formalidades - desde os exames médicos, à assinatura do contrato, até aos fotos e vídeos de apresentação. À sua espera está um vínculo que o vai ligar ao Sporting até 2029.
De resto, a expetativa é de que o jogador vá já hoje até à Academia Cristiano Ronaldo, onde vai já conhecer a estrutura de futebol verde e branca. Em Alcochete, vai ter também oportunidade de trocar as primeiras impressões com os futuros colegas de equipa.