Futebol
Derrota no Sporting - Benfica? Mariana Cabral não poupa nas críticas: "Festival de golos falhados"
0
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Stan Valckx, antigo jogador do Sporting e do PSV, deu uma entrevista em que fez questão de antever a partida desta terça-feira, dia 1 de outubro, entre os dois emblemas supramencionados, a contar para a Liga dos campeões. O holandês recordou ainda a ‘lenda’ do Clube de Alvalade, Manuel Fernandes, que faleceu no passado mês de junho.
“De vez em quando vou a Alvalade. Depois desse jogo em 2018 estive lá há para aí dois anos. Tento ir uma vez por ano, às vezes a convite, outras vezes por iniciativa própria. Título no ano passado? Foram, sem dúvida, merecedores”, começou por dizer, em entrevista ao jornal Record, recordando o jogo dos leões contra o Qarabag.
O antigo internacional holandês foi ainda confrontado com a lembrança da morte de Manuel Fernandes, um dos melhores avançados que o futebol português viu passar dentro das suas quatro linhas, e confessou: “Fiquei em choque. Não sabia que ele estava doente... Gostava muito dele. Fiquei muito triste quando ouvi a notícia”.
“O Sporting pediu-me para dizer umas palavras num vídeo. Ele era incrível, uma das grandes lendas do Sporting. Tínhamos uma relação muito boa. O Manuel ajudava muito o Bobby Robson. Gostava acima de tudo da forma de ser dele e como lidava com os jogadores. Um bom homem, um grande motivador, um adjunto perfeito”, concluiu.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo esta terça-feira, dia 1 de outubro, frente ao PSV, em jogo relativo à segunda jornada da Liga dos Campeões. O encontro diante da turma liderada por Peter Bosz jogar-se-á às 20h00, no Philips Stadion, nos Países Baixos.
Verdes e brancos voltam a entrar em campo esta terça-feira, dia 1 de outubro, em partida válida para a segunda jornada da Liga dos Campeões
|
0O Sporting tem um histórico favorável contra equipas neerlandesas, com 12 vitórias em 20 confrontos, o que alimenta a esperança dos leões na segunda jornada da Liga dos Campeões, onde vão enfrentar o PSV. Ao longo dos anos, a equipa de Rúben Amorim tem vindo a traçar um sólido percurso contra adversários dos Países Baixos, acumulando apenas cinco derrotas e três empates. O saldo lá fora também é positivo, com cinco triunfos em território neerlandês, apesar de quatro derrotas e um empate.
Mas contra o PSV o histórico recente é equilibrado. Em 2019, as duas equipas encontraram-se na fase de grupos da Liga Europa, onde o Sporting sofreu uma derrota por 2-3 em Eindhoven, mas vingou-se com uma goleada por 4-0 em Alvalade. Agora, as expetativas são diferentes. Ambos os clubes estão em excelente forma, campeões dos seus respetivos campeonatos e com ataques poderosos – ambos somam 25 golos em sete jornadas das suas ligas nacionais.
A história dos duelos entre o Sporting e equipas neerlandesas começou em 1958/1959, na Taça dos Clubes Campeões Europeus, com duas vitórias sobre o extinto VV DOS, de Utrecht. Desde então, os leões já enfrentaram equipas como o Feyenoord, Ajax, Vitesse, Twente, Heerenveen e AZ Alkmaar - com destaque para o golo de Miguel Garcia nas meias-finais da Taça UEFA em 2004/2005, que, apesar da derrota, garantiu a passagem à final.
O episódio mais recente contra uma equipa neerlandesa foi na era de Rúben Amorim, em 2021, quando o Sporting, campeão nacional, sofreu duas derrotas contra o Ajax na fase de grupos da Champions (1-5 em casa e 2-4 em Amesterdão). Agora, com a equipa em excelente forma, a expetativa é de um jogo equilibrado e de um grande espetáculo.
Na primeira jornada da Liga dos Campeões, o PSV perdeu 3-1 contra a Juventus, enquanto o Sporting venceu o Lille por 2-0. O encontro está marcado para esta terça-feira, dia 1 de outubro, às 20h00, no estádio Philips Stadion, em Eindhoven.
Jogou no emblema neerlandês, mas é no Clube de Alvalade que coloca as suas ‘fichas’ para a partida desta terça-feira, dia 1 de outubro, a contar para a Liga dos Campeões
|
0Stan Valckx, antigo jogador do Sporting, que chegou aos leões oriundo do emblema de Eindhoven, falou ao jornal O Jogo, fazendo questão de antever a partida desta terça-feira, dia 1 de outro, frente exatamente ao PSV. O antigo internacional neerlandês fez questão de mostrar o entusiasmo quanto à partida e afirmou: “Estou ansioso por este jogo”.
“Vai ser um jogo muito bom de se ver. O PSV gosta sempre de atacar, este Sporting também. São duas equipas que gostam de atacar, por isso vai ser um jogo excitante”, começou por dizer, adiantando diversos elogios a Rúben Amorim: “Parece extraordinário”.
“Ainda é muito novo, mas parece ter muito boas ideias, com uma boa relação com os jogadores. Tem sido fantástico. Tem um grande futuro pela frente”, acrescentou, continuando: “O Sporting tem um ponta-de-lança fenomenal, o Viktor Gyokeres. Vai ser difícil para os defesas do PSV marcarem-no, acredito que ele vá marcar um ou dois golos. 3-2 para o Sporting, com dois golos de Gyokeres”.
Osmane Diomande também não se escapou da análise do antigo leão, que fez questão de não poupar nos elogios: “É um jogador muito excitante, é um grande talento. Eu costumo ver os jogos, é um grande talento. Daqui a uns anos vai ser um grande negócio. O Sporting tem vários jogadores que podem sair para os grandes mercados”.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 1 de outubro, frente ao PSV, em jogo relativo à segunda jornada da Liga dos Campeões. O encontro diante da turma liderada por Peter Bosz jogar-se-á às 20h00, no Philips Stadion, nos Países Baixos.
Emblema verde e branco volta a entrar em campo esta terça-feira, dia 1 de outubro, frente ao PSV, em Eindhoven, a contar para a Liga dos Campeões
|
0O Sporting tem registado um ótimo começo de época, somando já no seu marcador pessoal sete vitórias consecutivas na Liga, graças ao último triunfo arrecadado frente ao Estoril (3-0). Miguel Mendes, jornalista do jornal A Bola, analisou o plantel leonino e fez questão de indicar o calcanhar da Aquiles da equipa de Rúben Amorim.
“O Sporting tem essa valência, tem um plantel muito equilibrado. O Rúben Amorim ainda disse na última conferência que era o melhor Sporting, e acho que a nível de equilíbrio de plantel sim. O [Clube de Alvalade] faz praticamente duas equipas a jogar”, começou por dizer.
“Na minha opinião, o que poderá vir a ser um problema mais tarde será não será questão do Viktor Gyokeres, tanto que o Conrad Harder está a aparecer e já deu boas indicações, mas será o Morten Hjulmand, a posição mais difícil de colmatar. Caso Hjulmand falhe é mais complicado para o Daniel Bragança ou para o Hidemasa Morita jogar naquela posição”, acrescentou o comentador.
“Acho que é um problema que o Sporting poderá vir a ter no futuro, caso haja algum azar com o médio dinamarquês. De resto, o Sporting tem vindo a conseguir colmatar essas ausências. Pedro Gonçalves é um jogador decisivo, no último terço que faz a diferença, mas jogando o Harder é um jogador com outras características, mais explosivo, o Sporting já deu provas que pode jogar com ele e não mudar muito a dinâmica da equipa”, rematou.
Morten Hjulmand - avaliado em 40 milhões de euros - chegou ao Sporting no verão de 2023, oriundo do Lecce, a troco de 18 milhões de euros, mais 3 por objetivos, tornando-se na, na altura, a segunda contratação mais cara a história do Clube de Alvalade, sendo superado apenas por Viktor Gyokeres (20 milhões, mais 4M por objetivos). Neste mercado foi ultrapassado por Conrad Harder (19 milhões mais 3M por objetivos).
Confira aqui as declarações na íntegra: