Futebol
Dúvida paira no ar: Amorim está indeciso entre três jogadores do Sporting e escolha não é fácil
0
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Stan Valckx fez uma breve antevisão ao embate do Sporting com o PSV, na segunda jornada da Liga dos Campeões. O antigo central dos verdes e brancos destaca os extremos da formação neerlandesa e Viktor Gyokeres - que tentou contratar - com a Listada verde e branca.
"Acho que o Sporting está a desenvolver-se bem e cada vez melhor, com um goleador de topo como o Gyokeres, que marcou 28 ou 29 golos na época passada [na Liga]. É um jogador fantástico! O PSV tem de ter muito cuidado e muita atenção com ele, não lhe podem dar muito espaço porque do nada pode criar um lance e marcar. Estou ansioso pelo jogo, a sério. Desejo o melhor às equipas e adeptos dos dois clubes. Vai ser um jogo entusiasmante", disse, ao jornal A Bola.
Recordando os momentos como diretor desportivo, Valckx explica que "É verdade, é uma boa história. Quando trabalhava no Venlo tentei o empréstimo do Gyokeres junto do Brighton, depois da época em que ele jogou no St. Pauli. Tenho um bom contacto lá. Tentei...".
Esta temporada, ao serviço do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 65 milhões de euros – foi utilizado em nove encontros (825 minutos), apontou 11 golos e fez três assistências. O avançado tem contrato com os leões até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão fixada nos 100 milhões de euros.
Inicialmente, o Sporting pagou 20 milhões, mais 4 por objetivos e custos de intermediação, por Viktor Gyokeres. Contas feitas, ao dia de hoje, o ponta de lança já terá custado 27,8 milhões de euros aos cofres leoninos, com a SAD a garantir recentemente 90% da mais-valia de uma futura transferência do internacional pela seleção da Suécia, com os restantes 10% a pertencerem ao Coventry.
Antigo guarda-redes dos verdes e brancos acredita que embate da Liga dos Campeões é altura certa para fazer mudanças na equipa leonina
|
0O Sporting visita o PSV, na segunda jornada da Liga dos Campeões. Questionado sobre possíveis mexidas no onze inicial de Rúben Amorim, Beto, antigo guarda-redes dos leões, acredita que a baliza deveria estar nas mãos de Vladan Kovacevic e não de Franco Israel.
"Opiniões de quem não trabalha diariamente com um ou com o outro serão sempre meras... opiniões. Mas a gestão dos guarda-redes não é fácil, tendo em conta o contexto com que foi contratado Kovacevic. Se há treinador que sabe gerir um plantel é o Rúben e seguramente se não for neste jogo será noutra competição que vai devolver-lhe minutos e competitividade", começou por dizer, ao jornal A Bola, antes de comparar os dois guardiões.
"(Kovacevic) Tem boa saída de bola e jogo exterior muito fortes, sendo que na minha opinião não conseguiu ainda encontrar o seu conforto e confiança necessários para explanar as suas qualidades", garante o antigo guarda-redes dos verdes e brancos.
Já Franco Israel traz, na ótica de Beto, "Equilíbrio mental e um conhecimento maior das rotinas da equipa e dos próprios companheiros. Tendo em conta o contexto de centrais, a questão da liderança é fundamental para o guarda-redes", terminou o antigo internacional português.
O Sporting volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 1 de outubro, frente ao PSV, em jogo relativo à segunda jornada da Liga dos Campeões. O encontro diante da turma liderada por Peter Bosz jogar-se-á às 20h00, no Philips Stadion, em Eindhoven e já se conhece a equipa de arbitragem.
Antigo ponta de lança dos verdes e brancos diz que características do dinamarquês não serão ideais para o duelo da Liga dos Campeões
|
0Luís Lourenço não crê que Conrad Harder deva ser titular frente ao PSV. O antigo avançado do Sporting aponta as características do dinamarquês e refere que a posição, habitualmente ocupada por Pedro Gonçalves, fica melhor com Maxi Araújo.
"Num jogo fora, a meu ver quem deveria jogar no lugar de Pedro Gonçalves é o Maxi. Mas qualquer um vai desempenhar bem o papel", começou por dizer, ao jornal A Bola, sendo, posteriormente, desafiado a explicar o que cada um oferece à equipa.
"(Maxi) É um jogador mais vertical, mais de linha, de cruzamento, de poder de desequilíbrio quando joga por dentro a deixar as alas ou para Nuno Santos ou mesmo para o regresso de Catamo à esquerda. Oferece verticalidade, cruzamentos, é muito forte no um contra um. Oferece também definição no último passe e também chegada na área para poder concretizar", atirou.
Quanto a Harder, Lourenço garante que tem "Poder de choque. É um jogador mais de profundidade e de apoio para segurar a bola e deixar a equipa subir. Jogando com Gyokeres, vai mais à área para poder finalizar ou mesmo deixar espaço para o sueco fazê-lo".
O Sporting volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 1 de outubro, frente ao PSV, em jogo relativo à segunda jornada da Liga dos Campeões. O encontro diante da turma liderada por Peter Bosz jogar-se-á às 20h00, no Philips Stadion, em Eindhoven e já se conhece a equipa de arbitragem.
Antigo central dos verdes e brancos fez balanço da partida diante do PSV e admitiu que formação de Rúben Amorim tem tudo para ganhar em Eindhoven
|
0Stan Valckx acredita que o Sporting é favorito para o duelo frente ao PSV. O antigo central dos leões, que chegou a Alvalade precisamente oriundo do emblema de Eindhoven, fez um balanço da partida e deixou elogios a alguns jogadores do plantel, nomeadamente a Ousmane Diomande.
"Não há muitas mudanças na equipa do PSV em relação à temporada passada, exceto na defesa. Há uma geração nova está a ocupar essas baixas dos jogadores que saíram. A atacar têm mais ou menos a mesma qualidade que na época passada. Mas acho que o Sporting está a desenvolver-se bem e cada vez melhor", disse, ao jornal Record.
"Conheço bem o Debast. Nos últimos dois anos também segui muito o campeonato belga e assisti a muitos jogos ao vivo. Ainda é jovem, tem muito potencial, mas tem de fazer melhor a defender homem a homem. Tem de evoluir. É claro que é difícil compará-lo ao Coates, porque ele era o líder do Sporting. Mas o Debast é jovem e tem potencial. Por outro lado, estou muito, muito impressionado com o Diomande. Acho que o Debast ainda não tem a mesma qualidade que ele", atirou Valckx.
Na presente temporada, Ousmane Diomande - atualmente avaliado em 40 milhões de euros - marcou presença em nove partidas: sete na Liga Portugal Betclic, uma na Supertaça e uma na Liga dos Campeões. O jovem de 20 anos não soma, para já, qualquer golo ou assistência, nos 667 minutos disputados.
O central costa-marfinense chegou a Alvalade em janeiro de 2023, oriundo do Midtjylland (estava emprestado ao Mafra), a troco de 7,5 milhões de euros por 50% dos direitos económicos, mais 5 por objetivos, sendo que os dinamarqueses têm 20% de uma futura mais-valia.