Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
19 Mai 2025 | 17:48 |
Cristián Borja está a realizar uma temporada muito positiva ao serviço do Club América. Depois de ter conquistado o torneio 'apertura', a formação mexicana qualificou-se, este domingo, para a final do 'clausura’, ao vencer na receção ao Cruz Azul (2-1), na segunda mão das meias-finais. O ex-jogador do Sporting marcou o golo que valeu a vitória à sua equipa e vai enfrentar o Toluca, de Paulinho.
Depois de ter perdido o jogo da primeira mão, no reduto do adversário, por 1-0, o Club América procurava um triunfo que lhe permitisse o apuramento para a final. No entanto, depois de uma primeira parte sem golos, a primeira equipa a marcar até foi o Cruz Azul. Aos 57 minutos, o médio argentino Lorenzo Faravelli inaugurou o marcador, a passe do lateral-direito mexicano Jorge Sánchez.
Apesar das dificuldades, o Club América conseguiu reagir e, no período de 13 minutos, consumou a reviravolta no marcador. Aos 66 minutos, o avançado Henry Martín fez o 1-1, na conversão de uma grande penalidade e, aos 79’, o mexicano fez a assistência para o golo de Cristián Borja, que garantiu a vitória e a qualificação para a final do torneio clausura para o Club América. Com o 2-2 no resultado agregado da eliminatória, a equipa da Cidade do México segue em frente devido à melhor classificação na fase regular – foi segunda classificada, enquanto o Cruz Azul foi terceiro -, o primeiro critério de desempate.
Na final, o adversário vai ser o Toluca, onde joga Paulinho, ex-avançado do Sporting. Vale lembrar que a formação onde atua o internacional português eliminou o Tigres, na outra meia-final, com um resultado agregado de 4-1. No encontro da segunda mão, no passado sábado, Paulinho foi titular e conquistou a grande penalidade que valeu o primeiro golo ao Toluca.
Contratado no início da temporada, Cristián Borja é um dos titulares habituais na equipa do Club América, somando 39 jogos, três golos e uma assistência. O lateral-esquerdo internacional colombiano representou o Sporting entre janeiro de 2019 e janeiro de 2021. No total, participou em 49 partidas de Leão ao peito, tendo assinado um remate certeiro e um passe para golo. No Clube de Alvalade, conquistou um Campeonato, uma Taça de Portugal e uma Taça da Liga.
Jovem médio da equipa verde e branca deixou uma mensagem através das suas redes sociais que caiu que nem uma bomba entre os adeptos
21 Abr 2026 | 08:30 |
João Simões confirmou que vai falhar o resto da temporada do Sporting, após decidir submeter-se a nova cirurgia ao quinto metatarso do pé direito. O médio, de 19 anos, voltou a ressentir-se de um problema antigo e, em conjunto com o departamento clínico leonino, optou por nova intervenção, já a pensar na próxima época.
Através das redes sociais, o internacional sub-21 português explicou a decisão: "Sportinguistas, infelizmente não vou conseguir ajudar a equipa dentro de campo no que resta da temporada", escreveu, acrescentando: "Vou ser submetido a uma pequena cirurgia ao quinto metatarso [do pé direito], porque a fratura não consolidou totalmente".
O jogador garantiu ainda que a prioridade passa por recuperar totalmente. "É uma decisão pensada em conjunto com a equipa médica do Sporting para garantir que recupero a 100% e possa começar a próxima época na melhor forma. Obrigado a todos pelo apoio - voltarei mais forte!".
Segundo revela o jornal Record, Simões já vinha dando sinais de limitação física desde o jogo em casa com o Arsenal, para a Liga dos Campeões, tendo falhado a deslocação à Reboleira e, mesmo com dificuldades, integrado a viagem a Londres, acabando por não ser opção para o dérbi frente ao Benfica. A cirurgia deverá realizar-se ainda esta semana, sendo que o tempo de paragem só será definido após a intervenção.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, João Simões - avaliado em 15 milhões de euros - realizou 32 jogos: 18 na Liga Portugal Betclic, dez na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Nos 1.652 minutos em que esteve em campo, o médio apontou um golo e uma assistência.
'Camisola 8' dos verdes e brancos tem vivido uma temporada totalmente atípica e momento de forma já virou tema de conversa interna
21 Abr 2026 | 03:00 |
O Sporting está muito preocupado com rendimento de Pote, sabe o Leonino. Apesar de Rui Borges continuar a demonstrar confiança no 'camisola 8', tanto nas suas declarações como ao incluído no onze inicial do Sporting, a estrutura verde e branca está atenta à situação.
De acordo com informações apuradas pelo nosso Jornal, junto de fonte próxima do processo, a baixa de forma de Pedro Gonçalves tem sido tema recorrente nos escritórios dos responsáveis dos leões, uma vez que se trata de uma das 'caras' do plantel.
Parte desta preocupação do Sporting é facilmente explicável: o internacional português é visto como 'intocável' para Rui Borges, quer esteja em altas ou... não, como é o caso atualmente. Fora isso, os leões somam ainda a questão de terem renovado contrato com Pote em outubro, até junho de 2030, tendo-se tornado um dos jogadores mais bem pagos do Clube.
Tal como o nosso Jornal já havia avançado, num Exclusivo Leonino, até o planeamento da próxima temporada pode estar em causa. O historial clínico recente de Pedro Gonçalves e forma física tem arrefecido o interesse de vários emblemas estrangeiros. O Sporting vê os 'tubarões' recuarem nas intenções de avançar com propostas milionárias pelo criativo.
Nesta temporada, ao serviço do Sporting, Pedro Gonçalves - avaliado em 30 milhões de euros - soma 34 partidas realizadas. Nos 2.423 minutos disputados, o futebolista, que está blindado com uma cláusula de 80 milhões até 2030, já apontou 15 golos e assistiu os companheiros em sete ocasiões.
Em partida a contar para a 30.ª jornada da Liga Portugal Betclic, disputada no Estádio José Alvalade, jogador não se mostrou como habitual
20 Abr 2026 | 18:20 |
Luis Suárez voltou a falhar da marca dos onze metros num momento decisivo para o Sporting. Depois do penálti desperdiçado frente ao Porto, no Dragão - embora tenha marcado na recarga -, o avançado colombiano repetiu o cenário na derrota frente ao Benfica (2-1).
Ainda com o marcador em branco, João Pinheiro assinalou grande penalidade por falta de Fredrik Aursnes sobre Francisco Trincão, após recurso ao VAR. Chamado à conversão, Suárez não conseguiu bater Anatoliy Trubin, que levou a melhor no duelo e manteve o nulo.
Este foi o terceiro jogo em que o avançado enfrentou o Benfica sem conseguir marcar, sendo o único dos três grandes portugueses frente ao qual ainda não faturou desde que chegou, no verão, proveniente do Almería, por cerca de 23 milhões de euros.
No total, o Sporting soma já três penáltis falhados em 2025/26. Além dos dois de Luis Suárez, também Morten Hjulmand não conseguiu converter frente ao Kairat Almaty, na Liga dos Campeões. Nesse encontro, apesar do falhanço com o marcador em 0-0, os leões acabaram por vencer por 4-1.
De resto, é preciso recuar até 1982/83 para encontrar um jogador do Sporting a falhar um penálti num dérbi. Na altura, Rui Jordão desperdiçou da marca dos onze metros na derrota por 1-0 frente ao Benfica, no Estádio da Luz.