Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Surpreendente! Ex Sporting em grande forma no México e não é Paulinho

Antigo jogador do Clube de Alvalade esteve em destaque na mais recente vitória da sua equipa no campeonato e promete fazer frente ao avançado português

Ex-jogador do Sporting, que se sagrou campeão nacional pelo Clube de Alvalade, esteve em grande nível no mais recente jogo da sua equipa no campeonato do México
Ex-jogador do Sporting, que se sagrou campeão nacional pelo Clube de Alvalade, esteve em grande nível no mais recente jogo da sua equipa no campeonato do México

  |

Icon Comentário0

Cristián Borja está a realizar uma temporada muito positiva ao serviço do Club América. Depois de ter conquistado o torneio 'apertura', a formação mexicana qualificou-se, este domingo, para a final do 'clausura’, ao vencer na receção ao Cruz Azul (2-1), na segunda mão das meias-finais. O ex-jogador do Sporting marcou o golo que valeu a vitória à sua equipa e vai enfrentar o Toluca, de Paulinho.


Depois de ter perdido o jogo da primeira mão, no reduto do adversário, por 1-0, o Club América procurava um triunfo que lhe permitisse o apuramento para a final. No entanto, depois de uma primeira parte sem golos, a primeira equipa a marcar até foi o Cruz Azul. Aos 57 minutos, o médio argentino Lorenzo Faravelli inaugurou o marcador, a passe do lateral-direito mexicano Jorge Sánchez.


Apesar das dificuldades, o Club América conseguiu reagir e, no período de 13 minutos, consumou a reviravolta no marcador. Aos 66 minutos, o avançado Henry Martín fez o 1-1, na conversão de uma grande penalidade e, aos 79’, o mexicano fez a assistência para o golo de Cristián Borja, que garantiu a vitória e a qualificação para a final do torneio clausura para o Club América. Com o 2-2 no resultado agregado da eliminatória, a equipa da Cidade do México segue em frente devido à melhor classificação na fase regular – foi segunda classificada, enquanto o Cruz Azul foi terceiro -, o primeiro critério de desempate.


Na final, o adversário vai ser o Toluca, onde joga Paulinho, ex-avançado do Sporting. Vale lembrar que a formação onde atua o internacional português eliminou o Tigres, na outra meia-final, com um resultado agregado de 4-1. No encontro da segunda mão, no passado sábado, Paulinho foi titular e conquistou a grande penalidade que valeu o primeiro golo ao Toluca.

Contratado no início da temporada, Cristián Borja é um dos titulares habituais na equipa do Club América, somando 39 jogos, três golos e uma assistência. O lateral-esquerdo internacional colombiano representou o Sporting entre janeiro de 2019 e janeiro de 2021. No total, participou em 49 partidas de Leão ao peito, tendo assinado um remate certeiro e um passe para golo. No Clube de Alvalade, conquistou um Campeonato, uma Taça de Portugal e uma Taça da Liga.



Futebol

"Esgaio vai minar-me" - Jogador do Sporting solta-se após bicampeonato

Defesa do Clube de Alvalade demonstra-se animado num vídeo bastante partilhado nas redes sociais após a conquista do título nacional

Ricardo Esgaio, defesa do Sporting, demonstra-se animado num vídeo bastante partilhado nas redes sociais após a conquista do título
Ricardo Esgaio, defesa do Sporting, demonstra-se animado num vídeo bastante partilhado nas redes sociais após a conquista do título

  |

Icon Comentário0

O Sporting sagrou-se bicampeão nacional ao vencer o Vitória de Guimarães em Alvalade, por 2-0, numa época marcada por lesões e três treinadores diferentes. Apesar dos desafios, os leões demonstraram resiliência e conquistaram o título sob o comando de Rui Borges.


Durante as celebrações, Eduardo Quaresma protagonizou um momento descontraído no vídeo “Binde Pá Festa”, publicado no canal de YouTube de Guilherme Geirinhas. Visivelmente animado, o defesa-central afirmou: “Tou bué feliz, mano. Acho que me vou partir todo. Nunca costumo beber, mas acho que este ano vou-me partir todo. O pior eu acho que é o Esgaio. O Esgaio vai-me dar coisas para a mão que eu não sei o que é, que ele faz misturas. E eu vou cair. O gajo vai-me minar.”


Estas declarações, em tom de brincadeira, rapidamente se tornaram virais entre os adeptos, que partilharam o vídeo nas redes sociais, destacando a boa disposição e união do plantel. Quaresma, formado na academia do Sporting, foi uma peça importante na conquista do título, destacando-se com um golo decisivo aos 90+3 minutos frente ao Gil Vicente, que manteve o Clube na liderança do campeonato. 


A espontaneidade do jogador neste vídeo reforça o espírito de camaradagem e alegria que se vive no balneário do emblema verde e branco, refletindo a união e determinação que levaram o Sporting à conquista do bicampeonato, o 25.º título do seu palmarés.

O próximo e último duelo da temporada será a final da Taça de Portugal, que colocará frente a frente Sporting e Benfica no Estádio Nacional do Jamor, no dia 25 de maio, às 17h15. Este clássico lisboeta, que não se disputava numa final da prova desde 1996, promete ser um espetáculo de emoções fortes e rivalidade intensa. 



Futebol

Dualidade de critérios não impediu bicampeonato: Sporting e Benfica à lupa

Clube de Alvalade foi bastante mais visado pela arbitragem da Liga Portugal Betclic, mas conseguiu vencer o 25.º título da sua história

Sporting e Benfica tiveram diferentes critérios dos árbitros ao longo do campeonato, mas leões conseguiram conquistar 25.º título da história
Sporting e Benfica tiveram diferentes critérios dos árbitros ao longo do campeonato, mas leões conseguiram conquistar 25.º título da história

  |

Icon Comentário0

O Sporting terminou a época com o título de bicampeão nacional mas, no critério disciplinar houve um dado que saltou à vista: os leões viram sete cartões vermelhos na Liga Portugal Betclic, enquanto o Benfica, segundo classificado, nunca jogou em inferioridade numérica.


Os verdes e brancos lideram nos cartões amarelos (63) e, num momento em que a equipa lutava pela manutenção da liderança, começaram a cair sanções mais pesadas. Entre os mais visados estão Ousmane Diomande (dois vermelhos), Morten Hjulmand (um vermelho por acumulação e nove amarelos) e Maxi Araújo (um vermelho direto), sendo que muitos desses cartões foram exibidos em lances polémicos.


O caso de Hjulmand dá que falar. Segundo dados Goalpoint, o capitão dos leões tinha, à jornada 33, 31 faltas em 28 jogos. O dinamarquês foi admoestado 11 vezes e mais de metade desses cartões nem resultaram de faltas, mas sim de protestos ou situações evitáveis.


Por sua vez, Nicolás Otamendi, central do Benfica, em 26 faltas ao longo de 30 jogos, viu apenas três amarelos, de acordo com dados anteriores à última jornada da Liga. Em Braga, o argentino ainda foi admoestado, por protestar com o árbitro Miguel Nogueira.

O Sporting terminou a edição 2024/25 da Liga Portugal Betclic no primeiro lugar, com 82 pontos acumulados, fruto de 25 vitórias, sete empates e duas derrotas. O Benfica foi vice, com 80. Já o Porto fechou o pódio, com 71 pontos somados, seguido do Braga (66).



Futebol

Rui Borges tomou decisão 'rígida' durante o intervalo do Sporting - Guimarães

Enquanto os leões lutava pelo bicampeonato, treinador do Clube de Alvalade escolheu ocultar informação de todo o plantel verde e branco

Rui Borges tomou decisão ousada no Sporting - Guimarães e ocultou informação importante de todo o plantel dos verdes e brancos
Rui Borges tomou decisão ousada no Sporting - Guimarães e ocultou informação importante de todo o plantel dos verdes e brancos

  |

Icon Comentário0

As emoções da última jornada da Liga Portugal estiveram concentradas em Alvalade, onde o Sporting dependia apenas de si para conquistar o bicampeonato. Mesmo controlando o próprio destino, os leões mantinham um olho em Braga, onde um eventual deslize do Benfica podia facilitar a tarefa verde e branca frente ao Vitória de Guimarães. Rui Borges não deixou os pupilos ficarem a par do resultado dos encarnados.


Ao intervalo, a tensão era palpável. Em Alvalade, o marcador ainda estava a zeros, enquanto em Braga, o Benfica perdia por 1-0 com os minhotos. O cenário parecia favorecer o Sporting, mas Rui Borges, surpreendeu com uma estratégia pouco comum em jogos desta importância.


Segundo o jornal A BOLA, durante a pausa, Rui Borges recusou-se a passar qualquer tipo de informação aos seus jogadores sobre o que se passava na pedreira. Embora a derrota do Benfica fosse uma boa notícia, o técnico optou por manter o foco total no relvado de Alvalade e naquilo que os seus pupilos tinham de fazer.


Apesar da vantagem teórica, Rui Borges acreditava que manter os jogadores 'blindados' de resultados externos era a melhor forma de garantir concentração e eficácia. A mensagem foi clara: ignorar o resultado do rival e focar em vencer o Vitória de Guimarães.

No final, os verdes e brancos triunfaram por 2-0 e fizeram a festa do título. O Sporting conquistou o bicampeonato nacional ao fim de 71 anos e, agora, Rui Borges, está de olhos postos na missão do próximo domingo: conquistar a Taça de Portugal é um objetivo para o Clube de Alvalade. 



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Rui Borges "tem alguém em mente" para substituir Gyokeres no Sporting, diz fonte próxima
Futebol

Rui Borges "tem alguém em mente" para substituir Gyokeres no Sporting, diz fonte próxima

 

Icon Comentário0
Lesão de Diomande segura milhões nos cofres do Sporting
Futebol

Lesão de Diomande segura milhões nos cofres do Sporting

 

Icon Comentário0
Biel revela conselho que recebeu no Sporting: "Disse-me para ficar calmo"
Futebol

Biel revela conselho que recebeu no Sporting: "Disse-me para ficar calmo"

 

Icon Comentário0