
Futebol
Com Sporting à mistura, Miguel Sousa Tavares fala de derrota pesada para relembrar Papa Francisco
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
A festa de aniversário do central do Porto, Otávio, está a causar muita polémica. A administração da SAD instaurou um processo disciplinar aos jogadores que participaram no evento, que só terminou na madrugada desta segunda-feira. Um deles é Tiago Djaló – atleta formado no Sporting –, que está emprestado aos dragões pela Juventus até final da época, sendo que os azuis e brancos ponderam, agora, terminar o empréstimo mais cedo do que o previsto.
Os responsáveis do Porto estarão muito descontentes com reincidência de Tiago Djaló neste tipo de comportamentos. No início de 2025, o internacional português já tinha sido apanhado numa festa de passagem de ano, em Madrid, num horário pouco recomendável para futebolistas profissionais. A situação ocorreu poucos dias antes do duelo frente ao Sporting - referente à meia-final da Taça da Liga, que os leões venceram por 1-0 –, para o qual Tiago Djaló não foi convocado.
Importa sublinhar que, no mês passado, André Villas-Boas, presidente do Porto, atirou para o final da época a tomada de uma decisão sobre o futuro de Tiago Djaló. No entanto, o comportamento pouco profissional do jogador de 25 anos parece que vai antecipar essa decisão dos responsáveis portistas, no sentido de o fazer regressar a Itália.
Sem espaço na Juventus – onde somou apenas um jogo em toda a época passada -, Tiago Djaló foi emprestado, no início da temporada, ao Porto, tendo recusado uma oferta para regressar ao Sporting. Ao serviço dos azuis e brancos, já participou em 17 encontros, tendo marcado dois golos – já não joga desde final de fevereiro.
Na formação do Clube de Alvalade, onde esteve entre 2013 e 2019, Tiago Djaló sagrou-se campeão de juniores, juvenis e iniciados. Recorde-se que o internacional português foi vendido ao AC Milan, em janeiro de 2019, a troco de um milhão de euros, sem se ter estreado em jogos oficiais pela equipa principal leonina. Na temporada 2019/20, rumou ao Lille, onde esteve quatro épocas, tendo conquistado o Campeonato e a Supertaça de França, em 2021.
Jornalista português aproveitou o seu espaço de opinião no Jornal Record, onde falou da equipa verde e branco, e deixou avisos em relação a um jogador
|
A luta pelo campeonato entre Sporting e Benfica continua a marcar a atualidade desportiva em Portugal. Octávio Ribeiro aproveitou o seu espaço de opinião no jornal Record para escrever sobre o momento das duas equipas, e aqueles que podem ser os fatores decisivos na corrida ao título nacional.
"Até dia 10 de maio, a emoção continuará em alta entre os adeptos de Benfica e Sporting", começou por escrever, destacando o avançado grego Pavlidis, dos encarnados, mas fazendo a ressalva de que "por si só, não resolve jogos".
Depois, falou do Sporting: "Do outro lado da estrada que une os dois rivais de Lisboa, há um jogador capaz de resolver jogos sozinho. Gyökeres voltou à grande forma de que andou arredado parte da época. Está outra vez cheio de poder e velocidade", começou por escrever, destacando o avançado sueco dos leões.
Prosseguiu, sobre a influência do Viking: "Com um monstro daqueles na frente, os outros jogadores do Sporting só precisam de não fazer disparates e arranjar formas de fazer chegar bolas redondas ao esplêndido sueco", explicou Octávio Ribeiro, confiante nas capacidades de Viktor Gyokeres.
Por último, uma comparação entre as duas equipas: "Um, mais dependente do coletivo; outro, de quem o coletivo depende. Vai ser muito interessante seguir o duelo entre estes dois matadores, quando se defrontarem na Luz", rematou Octávio Ribeiro, acerca da luta do Sporting pelo bicampeonato.
Equipa com muita história em Inglaterra parece ter todas as atenções centradas num jogador verde e branco que tem sido essencial no plantel
|
Viktor Gyokeres tem sido o grande destaque do Sporting, desde que chegou a Alvalade, em 2023. Depois de duas épocas de leão ao peito, a continuidade do avançado sueco em Lisboa parece cada vez mais difícil, principalmente devido ao interesse do Arsenal, gigante da Premier League.
Os gunners estarão muito interessados em Viktor Gyokeres, e têm seguido o avançado do Sporting com muita atenção nos últimos meses. O portal inglês TBR Football avançou, recentemente, com informações acerca da ideia que está a ser criada em Londres sobre o Viking de Alvalade.
O portal inglês avança que Andrea Berta, novo diretor desportivo do Arsenal, será o grande impulsionador da possível transferência. O dirigente italiano não parece ter dúvidas de que Viktor Gyokeres tem o necessário para ser "titular, imediatamente".
A mesma fonte conta mesmo que Andrea Berta tem em mão relatórios muito positivos acerca de Viktor Gyokeres. Os gigantes da Premier League estão "radiantes" com o que observaram, destacando também as qualidades "enquanto pessoa e personalidade, além do talento que demonstra, dentro das quatro linhas".
Na Premier League, e em especial dentro da estrutura do Arsenal, acredita-se que o avançado sueco do Sporting poderá ser "a peça final do puzzle" para que os gunners consigam, finalmente, dar o salto e conquistar o título da Liga Inglesa.
Jovem formado nas camadas de formação de Alvalade tem estado em grande destaque esta temporada, e já garantiu a mudança para Inglaterra
|
Geovany Quenda tem sido uma das grandes surpresas da temporada no Sporting. Lançado na equipa principal logo no primeiro jogo da época, a Supertaça contra o Porto, o extremo verde e branco prepara-se para entrar para a história do Clube, e tornar-se o mais novo a atingir a marca dos 50 jogos com a Listada verde e branca. Deve fazê-lo numa posição diferente da que tem ocupado ultimamente.
O extremo foi lançado, no início da temporada, por Ruben Amorim na equipa principal, onde alinhou maioritariamente como ala no sistema de 3x4x3 usado pelo antigo treinador verde e branco. Manteve o bom plano com João Pereira, a jogar mais adiantado no campo.
Com a chegada de Rui Borges, o extremo não deixou cair o seu rendimento, e viu mesmo, em janeiro, confirmada a sua transferência para o Chelsea, a troco de 52 milhões de euros. Relembrar que o jogador vai permanecer em Alvalade em 25/26, a título de empréstimo por parte da equipa da capital de Inglaterra.
Com o passar da temporada, numa equipa do Sporting que lidou com muitas lesões, o extremo destacou-se não só pelas exibições, mas também pela consistência: é o único jogador do plantel com participação em todos os jogos dos leões esta época, uma marca incrível para Geovany Quenda, que ainda não celebrou os seus 18 anos - idade que atinge no próximo dia 30 de abril.
Se jogar contra o Rio Ave, esta terça feira, dia 22 de abril, na partida a contar para a segunda mão das meias finais da Taça de Portugal, vai tornar-se no jogador mais jovem de sempre a atingir os 50 jogos pelo Sporting, uma marca que ganha ainda mais significado tendo em conta a importância da formação no Clube de Alvalade.