Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Basquetebol

TEM OITO TÍTULOS PELO SPORTING, É ALVO DO BENFICA E ADMITE: "A PRIORIDADE É..."

Jogador que brilhou com a camisola dos leões pode reforçar as águias neste verão

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

24 Jul 2024 | 13:25 |

Icon Comentário0

O Benfica está a sondar a contratação de Travante Williams, jogador de basquetebol que representou o Sporting entre 2019/20 e 2022/23. Ao que parece, o emblema liderado por Rui Costa terá colocado a opção em cima da mesa do extremo de 30 anos, que se encontra em Espanha, a representar o Manresa. Em entrevista à Federação Portuguesa de Basquetebol, o extremo que venceu oito títulos em Alvalade deixou alguns pormenores pessoais.



"Cheguei a um ponto em que este é o meu único mundo. É o que me faz continuar, o que me alimenta e me paga as contas. É tudo o que eu sei fazer, por isso estou preso a isto. Mas eu adoro basquetebol! Quando tenho dias de folga e não tenho nada para fazer, entro em pânico. Esta é a minha vida agora. Tenho tentado aproveitar o momento ao máximo, curtindo tudo e dizendo a mim mesmo que foi para isto que trabalhei tanto. Este é o meu trabalho, a minha vida. E tenho vindo a aceitar isso. Estou na fase de apenas aceitar que é assim que as coisas são", começou por dizer, à FPB.


"É muito importante (descansar). No ritmo em que vivo, as coisas nunca param e nem sequer sei quando vou ter tempo para descansar. Mas é crucial fazer uma pausa. Tirar esse tempo livre para ser uma pessoa normal e viver uma vida normal. É algo que me ajuda muito, principalmente quando estou com os meus amigos e pessoas que não vejo há algum tempo. Isso ajuda-me a ter uma perspetiva da minha vida e do que estou a fazer. É como um impulso para continuar em frente", admitiu.

"Descreveria (a carreira) como persistente. Continuei em frente. Tenho um amigo que tem uma marca cujo lema é “Just keep going” e é mesmo isso. Nunca parei. Sempre que surgia uma oportunidade, eu estava pronto para ela. Independentemente do que acontecia na minha carreira, mantinha a cabeça focada e seguia em frente. É um testamento da minha vida, de tudo o que passei. Sempre fui um tipo que aproveitava qualquer oportunidade que surgisse. É um testamento da minha família e de como me criaram", acrescentou.


"Sempre enfrentei os desafios. Podes estar nervoso, podes estar com medo, mas sabes o que tens de fazer e vais defender aquilo em que acreditas. Trata-se de aproveitar ao máximo a minha história e estar grato por tudo o que está a acontecer. É trabalho árduo, é manter-se dedicado, é estar grato. É onde estou neste momento", prosseguiu.

"A minha prioridade é manter o corpo saudável, na melhor forma possível, e trabalhar a mobilidade das ancas. Estou no meu oitavo ano e o objetivo é aguentar a época toda e estar presente nos momentos importantes. O meu foco principal vai ser a saúde em geral. Garantir que cuido de todos os detalhes, fortalecer o core e adicionar o que for preciso para melhorar", terminou a antiga estrela do basquetebol leonino.

Assista já a este ponto incrível de Travante Williams:



Modalidades

Extremo do Sporting faz-se de herói no último segundo e garante vitória louca no prolongamento

Leões tiveram de sofrer até ao fim, mas garantiram vitória nos instantes finais, graças a um lance de excelência do jogador de 24 anos de idade

Sporting venceu o Kolossos Rhodes por 71-69 na terceira jornada do Grupo C da FIBA Europe Cup; André Cruz brilhou
Sporting venceu o Kolossos Rhodes por 71-69 na terceira jornada do Grupo C da FIBA Europe Cup; André Cruz brilhou

22 Out 2026 | 10:23 |

Icon Comentário0

O Sporting voltou às vitórias e venceu o Kolossos Rhodes por 71-69 na terceira jornada do Grupo C da FIBA Europe Cup. Os leões tiveram de sofrer até ao fim, mas garantiram o triunfo no prolongamento, graças a um cesto do extremo André Cruz no último segundo, que decidiu uma partida marcada pelo equilíbrio.


A formação de Bernardo Pires sentiu dificuldades nos primeiros minutos, perante um adversário eficaz nos lançamentos exteriores. Os gregos chegaram ao intervalo em vantagem, por 41-37, e voltaram a criar problemas aos leões no terceiro período.


O quarto período trouxe novas alternâncias no marcador e manteve tudo em aberto até ao final. Francisco Amarante colocou o Sporting novamente na frente a cerca de minuto e meio da buzina, mas o Kolossos voltou a responder e André Cruz teve de converter um lance livre para restabelecer a igualdade a 66 pontos, levando a decisão para prolongamento.


Nos cinco minutos adicionais, a tensão manteve-se até aos derradeiros instantes. Diogo Ventura recuperou uma bola preciosa na fase final e encontrou André Cruz, que arrancou em direção ao cesto e concluiu com uma bandeja decisiva. O lançamento, convertido a apenas um segundos do fim, selou o triunfo.

Além do momento decisivo, André Cruz terminou a partida com 11 pontos, 13 ressaltos, duas assistências e um desarme de lançamento. Javian Davis foi o melhor marcador leonino, com 21 pontos, enquanto Francisco Amarante também registou um duplo-duplo, com 11 pontos e 14 ressaltos. Com este resultado, o Sporting continua sem derrotas na prova e divide a liderança do Grupo C com os turcos do Esenler Erokspor (seis pontos). Os leões voltam a jogar no sábado, dia 24 de outubro, às 15h00, na receção à Ovarense.


Confira o lance:


Modalidades

Sporting perde de forma inesperada e técnico admite: "Fomos sempre muito castigados"

Equipa do Clube de Alvalade acabou por regressar com uma derrota da sua mais recente jornada e o treinador dos leões explicou o sucedido

Bernardo Pires analisou a derrota da equipa de basquetebol do Sporting frente ao CAB Madeira, por 93-84, admitindo que o desgaste acumulado teve algum peso
Bernardo Pires analisou a derrota da equipa de basquetebol do Sporting frente ao CAB Madeira, por 93-84, admitindo que o desgaste acumulado teve algum peso

18 Out 2026 | 16:47 |

Icon Comentário0

Bernardo Pires analisou a derrota da equipa de basquetebol do Sporting frente ao CAB Madeira, por 93-84, admitindo que o desgaste acumulado teve algum peso no rendimento da turma leonina, embora sem o utilizar como única justificação para o desaire.


Bernardo Pires: "Tentámos, mas fomos sempre contra-atacados”


O treinador dos verdes e brancos reconheceu que a equipa “acusou ligeiramente” o cansaço, mas acrescentou que existiram “outras responsabilidades”. “Acredito que não seja a única justificação, inevitavelmente também alguma ineficácia da nossa parte, somada à maior do CAB Madeira e também ao seu entusiasmo, uma equipa que ainda não tinha vencido”, começou por dizer.


Ao intervalo, Bernardo Pires procurou sobretudo mexer com a componente mental dos jogadores. “Disse que parte da fadiga é mental e que tínhamos a responsabilidade de reagir, mesmo que estivéssemos desgastados por esta semana e meia de viagens e poucos treinos. Tentámos, mas fomos sempre contra-atacados”, explicou.

O técnico do Sporting destacou ainda a resposta da equipa sempre que o CAB Madeira conseguiu aumentar a diferença no marcador. “Em todos os momentos de maior vantagem do adversário houve sempre uma tentativa da nossa parte para reajustar. Só que também, quase de imediato, tivemos a infelicidade ou a incapacidade de consentir pontos fundamentais que nos deixavam para trás novamente".


Bernardo Pires terminou a análise valorizando a atitude dos leões, apesar da incapacidade para completar a recuperação. “É de enaltecer a nossa tentativa constante de recuperação, mas fomos sempre muito castigados e isso causa mossa. Fisicamente tivemos de dar mais e isso fez-se sentir no aproveitamento da equipa”, concluiu.


Modalidades

Oficial! Extremo que passou por Sporting e Benfica assina pelo 8.º classificado da Liga

Aos 33 anos de idade, jogador internacional português conta com experiência acumulada em várias equipas nacionais e espanholas

É oficial! Oliveirense reforçou o plantel de basquetebol com a contratação de Cândido Sá, extremo que passou por Sporting e Benfica
É oficial! Oliveirense reforçou o plantel de basquetebol com a contratação de Cândido Sá, extremo que passou por Sporting e Benfica

15 Out 2026 | 17:15 |

Icon Comentário0

É oficial. A Oliveirense reforçou o plantel de basquetebol com a contratação de Cândido Sá, internacional português de 33 anos que está de regresso à Liga Betclic. O clube anunciou a chegada do extremo/poste através das redes sociais.


O antigo jogador do Sporting - que venceu a última partida - regressa a Portugal, depois de ter representado o Braga na época 2025/26. Ao serviço da equipa minhota, o ex-leão (entre 2019 e 2021) participou em 24 partidas, com médias de 3,4 pontos e 4,2 ressaltos por jogo.


Com 2,06 metros de altura, o jogador conta com experiência acumulada em várias equipas portuguesas e espanholas. Ao longo da carreira, além dos leões, Candido Sá também passou por Benfica, Ovarense e Portimonense, tendo também jogado no basquetebol universitário norte-americano.


O internacional português soma 29 internacionalizações pela seleção sénior. A sua chegada à Oliveirense surge numa fase em que a equipa procura consolidar o percurso na Liga, depois de ter iniciado a competição com uma vitória.

A estreia poderá acontecer já no próximo compromisso dos oliveirenses, que têm uma deslocação exigente ao pavilhão do Benfica, no sábado, para a terceira jornada da Liga Betclic. O reforço traz experiência e versatilidade ao atual 8.º classificado.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Jogador expulso do Porto por armar confusão brilha na vitória europeia do Sporting
Modalidades

Jogador expulso do Porto por armar confusão brilha na vitória europeia do Sporting

15 Out 2026 | 11:31

Icon Comentário0
Reforço que veio da 2.ª divisão brilha e ajuda Sporting a alcançar primeiro triunfo na Liga
Modalidades

Reforço que veio da 2.ª divisão brilha e ajuda Sporting a alcançar primeiro triunfo na Liga

10 Out 2026 | 17:26

Icon Comentário0
Oficial! Extremo de 22 anos está de regresso ao Sporting: "Sinto-me muito bem"
Modalidades

Oficial! Extremo de 22 anos está de regresso ao Sporting: "Sinto-me muito bem"

08 Out 2026 | 13:47

Icon Comentário0