Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Título de 2015/16 dá que falar: "Sporting foi roubado", diz jogador que fazia parte do plantel

Leões terminaram campeonato em segundo lugar, com Jorge Jesus no comando técnico, fazendo uma das melhores pontuações da história do Clube

Comandado por Jorge Jesus, Sporting acabou Liga no segundo lugar, com 88 pontos, e há quem fale em "roubo" aos leões
Comandado por Jorge Jesus, Sporting acabou Liga no segundo lugar, com 88 pontos, e há quem fale em "roubo" aos leões

  |

Icon Comentário0

Jefferson - que já tinha recordando um grande golo pelos leões - não esquece o fatídico campeonato de 2015/16. O antigo jogador do Sporting admite que os leões "foram roubados", numa temporada em que o Benfica viria a conquistar a prova, numa altura em que o videoárbitro ainda não tinha sido criado.


"Quando cheguei o Clube estava numa crise, tinha ficado muito mal classificado na época anterior. Foi um desafio muito grande para mim: ou eu ia afundar com o Sporting, ou ia subir com ele. (...) Eu queria fazer um grande campeonato e ser muito bem reconhecido", disse, ao jornal Expresso.


"Sporting não foi campeão porque foi roubado"


Recordando a temporada, Jefferson foi perentório: "Só não fomos campeões porque nos roubaram. [Como assim?] Não posso falar ainda. Mas acho que se houvesse VAR na altura tínhamos sido campeões vários anos seguidos. (...) O Sporting foi muito prejudicado, não só nesse ano, como em vários anos seguidos", atirou o antigo lateral dos leões.

"Jorge Jesus dava nomes aos jogadores"


O plantel era orientado por Jorge Jesus, de quem o brasileiro guarda boas recordações, não esquecendo o carácter peculiar do treinador português. "Ele era engraçado, às vezes virava-se para alguns jogadores e dizia: 'Mas tu jogas à bola? Tu és burro?'. E dois segundos depois: 'F...da-se, és inteligente, car...! Afinal, és inteligente!'. Era de extremos. Cobrava-te, parecendo que te humilhava, mas em seguida elogiava. E dava nomes aos jogadores. Ao Gelson (Martins), por exemplo, chamava-o de enguia: 'Pareces uma enguia'. Ele era demais".

Vale recordar que, na época 2015/16, o Sporting terminou no segundo lugar do campeonato nacional, com 86 pontos, a segunda melhor marca da história do Clube, apenas atrás dos 90 de Ruben Amorim, em 2023/24. O Benfica venceu a prova, com arbitragens muito contestadas, com 88 pontos.


Futebol

Elpídio Silva encantado com craque do Sporting: "De outro planeta"

Antigo avançado dos verdes e brancos acredita que comandados de Rui Borges serão campeões nacionais e fala em "'briga' de David contra Golias"

Elpídio Silva esteve ligado ao Sporting durante duas temporadas e acredita que verdes e brancos serão campeões nacionais
Elpídio Silva esteve ligado ao Sporting durante duas temporadas e acredita que verdes e brancos serão campeões nacionais

  |

Icon Comentário0

Elpídio Silva é admirador de Viktor Gyokeres. O antigo avançado, já retirado dos relvados, chegou a Alvalade em 2003/04, depois três boas temporadas no Boavista e crê que, no embate entre as duas formações, os comandados de Rui Borges têm uma enorme vantagem.


"Acredito que será uma 'briga' de David contra Golias. O Sporting, para mim, será campeão, pelo que está a demonstrar dentro de campo. Tem um avançado (Viktor Gyokeres) que está numa grande forma e é um jogador de outro planeta", disse o brasileiro, à CNN.


Por outro lado, Elpídio Silva admite que "o Boavista tem passado muitas dificuldades e acho que se deve a alguma gestão do passado. Mas acredito que será muito difícil, infelizmente, depois de terem começado a ganhar, já um pouco distantes no campeonato", atirou.


Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros leva 47 encontros: 29 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, cinco  na Taça de Portugal, quatro na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.770 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 48 golos e fez 12 assistências.

O Boavista - Sporting é  relativo à 31.ª jornada da Liga Portugal Betclic e joga-se este domingo, dia 27 de abril. O encontro diante da turma liderada por Stuart Baxter tem pontapé de saída marcado para as 20h30, no Estádio do Bessa e os leões podem ter uma surpresa no onze.



Futebol

Prestes a quebrar mais um recorde no Sporting, Geovany Quenda recebe prenda especial

Titular habitual da equipa verde e branca foi presenteado, na Academia de Alcochete, com uma oferta particular na véspera do jogo frente ao Boavista

Geovany Quenda soma 49 jogos, três golos e seis assistências ao serviço do Sporting, na presente temporada
Geovany Quenda soma 49 jogos, três golos e seis assistências ao serviço do Sporting, na presente temporada

  |

Icon Comentário0

Geovany Quenda atravessa um grande momento de forma no Sporting. Prestes a tornar-se no mais jovem de sempre a atingir 50 jogos pela equipa principal leonina e a poucos dias de completar 18 anos, o de internacional sub-21 português recebeu, este sábado, uma prenda especial, oferecida pelo pintor Gustavo Romano – um retrato do jogador a envergar a 'camisola 57' verde e branca.


O artista – que é assumido adepto do Sporting – deslocou-se à Academia de Alcochete para entregar, em mão, a prenda a Geovany Quenda, poucas horas antes da viagem da comitiva leonina para o norte do país, onde, este domingo, defronta o Boavista. Gustavo Romano partilhou o momento nas redes sociais.


Esta é uma prenda de aniversário antecipada para Geovany Quenda. O jovem atleta celebra o 18º aniversário na próxima quarta-feira, dia 30 de abril. De resto, não é a primeira vez que Gustavo Romano elabora retratos de figuras do Sporting. No ano passado, o artista apresentou pinturas de Ruben Amorim, Viktor Gyokeres e Nuno Santos.


Vale lembrar que, na presente temporada, Quenda é, a par de Trincão, o jogador do plantel do Sporting com mais jogos realizados (49), tendo assinado três golos e seis assistências. O jovem de 17 anos – que, em março, foi vendido ao Chelsea por 50.8 milhões de euros, mas vai continuar no Sporting até 2026 - deverá ser titular no jogo frente ao Boavista, que tem apito inicial agendado para as 20h30 deste domingo.

O Boavista - Sporting, encontro referente à 31ª jornada da Liga Portugal Betclic, será arbitrado por Miguel Nogueira, da Associação de Futebol de Lisboa. Os leões querem somar mais uma vitória no campeonato e, assim, manterem-se na liderança da classificação. Para já, o Clube de Alvalade lidera a prova, com 72 pontos, em igualdade com o Benfica.



Futebol

Antigo avançado do Sporting marca, mas João Pereira volta a perder no Alanyaspor (vídeo)

Ex-treinador dos leões tem tido vida complicada na Turquia, somando a quarta derrota ao cabo de cinco encontros desde que deixou Alvalad

Alanyaspor de João Pereira volta a perder, mesmo com antigo jogador do Sporting a fazer um belo golo na partida
Alanyaspor de João Pereira volta a perder, mesmo com antigo jogador do Sporting a fazer um belo golo na partida

  |

Icon Comentário0

O Alanyaspor perdeu 4-3 na visita ao terreno do Trabzonspor. João Pereira voltou a não conseguir vencer e soma a quarta derrota em três jogos ao serviço do emblema turco. Andraz Sporar, antigo jogador do Sporting, marcou, mas não foi suficiente para evitar novo desaire.


Após ter conquistado a primeira vitória na jornada anterior, João Pereira viu a sua equipa entrar mal no encontro. Logo aos 7', Oleksandr Zubkov fez o 1-0 e, aos 17 minutos, Danylo Sikan dobrou a vantagem da equipa da casa. Aos 27', Sergio Córdova reduziu para o Alanyaspor e, de grande penalidade, Florent Hadergjonaj (45'), fez o 3-2. Simon Banza, no tempo de compensação, faria o 4-2 numa primeira parte recheada de golos.


No segundo tempo e com dois golos para recuperar, a equipa do ex Sporting carregou no acelerador. Andraz Sporar marcou (52'), mas o marcador não mais voltou a mexer. Apesar da insistência, a equipa de João Pereira não conseguiu somar qualquer ponto.


Com este resultado, o Alanyaspor soma 34 pontos e está em zona de despromoção. No entanto, a equipa orientada pelo ex técnico do Sporting tem ainda uma partida em atraso e, em caso de vitória, poderá ascender ao 15.º posto, deixando a linha de água.

Com a Listada verde e branca, Andraz Sporar, ponta de lança esloveno que rendeu 3,5 milhões aos cofres do Sporting, realizou 38 encontros, marcou 11 golos, fez uma assistência e conquistou um Campeonato Nacional (2020/21) e uma Taça da Liga (2020/21). 


Veja o golo do ex Sporting:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Ruben Amorim suspira! Ex Sporting assiste e salva Manchester United aos 96' (vídeo)
Futebol

Ruben Amorim suspira! Ex Sporting assiste e salva Manchester United aos 96' (vídeo)

 

Icon Comentário0
Diogo Luís ataca responsáveis do Sporting: "A falta de..."
Futebol

Diogo Luís ataca responsáveis do Sporting: "A falta de..."

 

Icon Comentário0
Mário Lino reage à morte de José Carlos, glória do Sporting: "É mais um grande amigo que parte"
Futebol

Mário Lino reage à morte de José Carlos, glória do Sporting: "É mais um grande amigo que parte"

 

Icon Comentário0