
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Jefferson - que já tinha recordando um grande golo pelos leões - não esquece o fatídico campeonato de 2015/16. O antigo jogador do Sporting admite que os leões "foram roubados", numa temporada em que o Benfica viria a conquistar a prova, numa altura em que o videoárbitro ainda não tinha sido criado.
"Quando cheguei o Clube estava numa crise, tinha ficado muito mal classificado na época anterior. Foi um desafio muito grande para mim: ou eu ia afundar com o Sporting, ou ia subir com ele. (...) Eu queria fazer um grande campeonato e ser muito bem reconhecido", disse, ao jornal Expresso.
"Sporting não foi campeão porque foi roubado"
Recordando a temporada, Jefferson foi perentório: "Só não fomos campeões porque nos roubaram. [Como assim?] Não posso falar ainda. Mas acho que se houvesse VAR na altura tínhamos sido campeões vários anos seguidos. (...) O Sporting foi muito prejudicado, não só nesse ano, como em vários anos seguidos", atirou o antigo lateral dos leões.
"Jorge Jesus dava nomes aos jogadores"
O plantel era orientado por Jorge Jesus, de quem o brasileiro guarda boas recordações, não esquecendo o carácter peculiar do treinador português. "Ele era engraçado, às vezes virava-se para alguns jogadores e dizia: 'Mas tu jogas à bola? Tu és burro?'. E dois segundos depois: 'F...da-se, és inteligente, car...! Afinal, és inteligente!'. Era de extremos. Cobrava-te, parecendo que te humilhava, mas em seguida elogiava. E dava nomes aos jogadores. Ao Gelson (Martins), por exemplo, chamava-o de enguia: 'Pareces uma enguia'. Ele era demais".
Vale recordar que, na época 2015/16, o Sporting terminou no segundo lugar do campeonato nacional, com 86 pontos, a segunda melhor marca da história do Clube, apenas atrás dos 90 de Ruben Amorim, em 2023/24. O Benfica venceu a prova, com arbitragens muito contestadas, com 88 pontos.
Antigo avançado dos verdes e brancos acredita que comandados de Rui Borges serão campeões nacionais e fala em "'briga' de David contra Golias"
|
Elpídio Silva é admirador de Viktor Gyokeres. O antigo avançado, já retirado dos relvados, chegou a Alvalade em 2003/04, depois três boas temporadas no Boavista e crê que, no embate entre as duas formações, os comandados de Rui Borges têm uma enorme vantagem.
"Acredito que será uma 'briga' de David contra Golias. O Sporting, para mim, será campeão, pelo que está a demonstrar dentro de campo. Tem um avançado (Viktor Gyokeres) que está numa grande forma e é um jogador de outro planeta", disse o brasileiro, à CNN.
Por outro lado, Elpídio Silva admite que "o Boavista tem passado muitas dificuldades e acho que se deve a alguma gestão do passado. Mas acredito que será muito difícil, infelizmente, depois de terem começado a ganhar, já um pouco distantes no campeonato", atirou.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 47 encontros: 29 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, quatro na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.770 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 48 golos e fez 12 assistências.
O Boavista - Sporting é relativo à 31.ª jornada da Liga Portugal Betclic e joga-se este domingo, dia 27 de abril. O encontro diante da turma liderada por Stuart Baxter tem pontapé de saída marcado para as 20h30, no Estádio do Bessa e os leões podem ter uma surpresa no onze.
Titular habitual da equipa verde e branca foi presenteado, na Academia de Alcochete, com uma oferta particular na véspera do jogo frente ao Boavista
|
Geovany Quenda atravessa um grande momento de forma no Sporting. Prestes a tornar-se no mais jovem de sempre a atingir 50 jogos pela equipa principal leonina e a poucos dias de completar 18 anos, o de internacional sub-21 português recebeu, este sábado, uma prenda especial, oferecida pelo pintor Gustavo Romano – um retrato do jogador a envergar a 'camisola 57' verde e branca.
O artista – que é assumido adepto do Sporting – deslocou-se à Academia de Alcochete para entregar, em mão, a prenda a Geovany Quenda, poucas horas antes da viagem da comitiva leonina para o norte do país, onde, este domingo, defronta o Boavista. Gustavo Romano partilhou o momento nas redes sociais.
Esta é uma prenda de aniversário antecipada para Geovany Quenda. O jovem atleta celebra o 18º aniversário na próxima quarta-feira, dia 30 de abril. De resto, não é a primeira vez que Gustavo Romano elabora retratos de figuras do Sporting. No ano passado, o artista apresentou pinturas de Ruben Amorim, Viktor Gyokeres e Nuno Santos.
Vale lembrar que, na presente temporada, Quenda é, a par de Trincão, o jogador do plantel do Sporting com mais jogos realizados (49), tendo assinado três golos e seis assistências. O jovem de 17 anos – que, em março, foi vendido ao Chelsea por 50.8 milhões de euros, mas vai continuar no Sporting até 2026 - deverá ser titular no jogo frente ao Boavista, que tem apito inicial agendado para as 20h30 deste domingo.
O Boavista - Sporting, encontro referente à 31ª jornada da Liga Portugal Betclic, será arbitrado por Miguel Nogueira, da Associação de Futebol de Lisboa. Os leões querem somar mais uma vitória no campeonato e, assim, manterem-se na liderança da classificação. Para já, o Clube de Alvalade lidera a prova, com 72 pontos, em igualdade com o Benfica.
Ex-treinador dos leões tem tido vida complicada na Turquia, somando a quarta derrota ao cabo de cinco encontros desde que deixou Alvalad
|
O Alanyaspor perdeu 4-3 na visita ao terreno do Trabzonspor. João Pereira voltou a não conseguir vencer e soma a quarta derrota em três jogos ao serviço do emblema turco. Andraz Sporar, antigo jogador do Sporting, marcou, mas não foi suficiente para evitar novo desaire.
Após ter conquistado a primeira vitória na jornada anterior, João Pereira viu a sua equipa entrar mal no encontro. Logo aos 7', Oleksandr Zubkov fez o 1-0 e, aos 17 minutos, Danylo Sikan dobrou a vantagem da equipa da casa. Aos 27', Sergio Córdova reduziu para o Alanyaspor e, de grande penalidade, Florent Hadergjonaj (45'), fez o 3-2. Simon Banza, no tempo de compensação, faria o 4-2 numa primeira parte recheada de golos.
No segundo tempo e com dois golos para recuperar, a equipa do ex Sporting carregou no acelerador. Andraz Sporar marcou (52'), mas o marcador não mais voltou a mexer. Apesar da insistência, a equipa de João Pereira não conseguiu somar qualquer ponto.
Com este resultado, o Alanyaspor soma 34 pontos e está em zona de despromoção. No entanto, a equipa orientada pelo ex técnico do Sporting tem ainda uma partida em atraso e, em caso de vitória, poderá ascender ao 15.º posto, deixando a linha de água.
Com a Listada verde e branca, Andraz Sporar, ponta de lança esloveno que rendeu 3,5 milhões aos cofres do Sporting, realizou 38 encontros, marcou 11 golos, fez uma assistência e conquistou um Campeonato Nacional (2020/21) e uma Taça da Liga (2020/21).
Veja o golo do ex Sporting: