
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Jefferson é um nome bem conhecido dos adeptos do Sporting. O ex-lateral esquerdo – retirado dos relvados desde 2022 – representou o Clube de Alvalade durante seis temporadas, com um empréstimo ao Braga pelo meio. O antigo jogador brasileiro continua atento ao futebol português e manifesta o desejo de ver o Sporting conquistar o bicampeonato.
Em declarações à Antena 1, Jefferson considera que o dérbi entre Sporting e Benfica – marcado para as 18h do próximo dia 10 de maio, na Luz – será fundamental nas contas do título. Sobre a temporada do Clube de Alvalade, o brasileiro destaca o excelente início de época, com onze vitórias nas primeiras onze jornadas, e considera que a saída de Ruben Amorim para o Manchester United e a posterior chamada de João Pereira para o comando da equipa leonina foram “erros”.
Jefferson recorda ainda um golo que marcou ao Benfica, ao serviço do Estoril, na época 2012-13, que valeu o empate 1-1 à equipa da Linha – orientada pelo ex-técnico do Sporting Marco Silva -, no Estádio da Luz: “É um momento na minha carreira que foi inesquecível: ter feito um golo na Luz. Naquela altura contra uma equipa do Benfica muito qualificada. Lembro-me muito bem. Muitos adeptos ainda recordam esse momento que eu tive”.
Jefferson tem também acompanhado as recentes polémicas relacionadas com a arbitragem. E o ex-lateral esquerdo tem uma opinião bastante negativa sobre o videoárbitro: “Com todo o respeito pela arbitragem, eu sempre fui contra o VAR. Não sei para que é que existe. Não entendo os critérios. Joguei muitos anos. É muito confuso para mim”.
Com a camisola do Sporting, Jefferson participou num total de 126 jogos, entre 2013 e 2019, tendo assinado quatro golos e 26 assistências. Em Alvalade, o ex-jogador brasileiro conquistou duas Taças de Portugal, uma Taça da Liga e uma Supertaça. No campeonato português, representou ainda Estoril, Braga e Casa Pia.
Internacional sueco não apresentou na pré-época do Clube de Alvalade e forçou adeus; Oficialização no Arsenal deve acontecer nos próximos dias
|
Diogo Luís considera que a saída de Viktor Gyokeres do Sporting beneficia Rui Costa e André Villas Boas, referindo que este é o “melhor movimento de mercado de Benfica e Porto”. O internacional sueco não se apresentou na pré-época do Clube de Alvalade e foi castigado. A oficialização no Arsenal deve acontecer nos próximos dias.
Diogo Luís sobre saída de Viktor Gyokeres: "É a melhor contratação, ou o melhor movimento de mercado do Benfica e do Porto”
“Em Portugal, todos perdemos um grande jogador. O Sporting perde um grande valor. É a melhor contratação, ou o melhor movimento de mercado do Benfica e do Porto”, assinalou Diogo Luís. Do mesmo modo, o antigo lateral dos encarnados realçou que a saída do jogador, naturalmente, fará com que os rivais fiquem mais fortes.
“O Sporting fica mais frágil, desce um bocadinho à terra e equipara-se aos outros”, acrescentou Diogo Luís, que falava em declarações na CNN Portugal. Ainda assim, o ex futebolista aconselhou a administração do Sporting a passar uma imagem positiva do atacante.
Diogo Luís: "No Sporting aconteceu alguma coisa para ele fazer isto. Contudo, não tem justificação”
"Acho que o Sporting tem de saber elevar os seus ídolos. É verdade que o Gyokeres esteve mal. Mas este Gyokeres foi o mesmo que o Sporting contratou”, recordou Diogo Luís. "No Sporting aconteceu alguma coisa para ele fazer isto. Contudo, não tem justificação”.
De acordo com o comentador, o internacional sueco devia ter estado desde o primeiro dia de pré-época com a equipa. “Tem que se apresentar na mesma. Ainda assim, Gyokeres fica na história do Sporting. Foi por Gyokeres e com a ajuda dele que o Sporting conseguiu ser bicampeão”, concluiu.
Formação germânica está a atacar a janela de transferências e o alvo é jogador que fez parte da lista de potenciais reforços de Rui Borges
|
O Leipzig está cada vez mais próximo de assinar com Rômulo Cardoso. O brasileiro fez parte da lista de potenciais reforços para a linha mais avançada do Sporting, mas o negócio acabou por nunca se materializar. Desta feita, Frederico Varandas optou pela contratação de Luis Suárez ao Almeria.
Segundo informações avançadas pela Sky Sports, a formação germânica já tem mesmo um acordo verbal com o ponta-de-lança brasileiro do Goztepe. Ao que tudo indica, o contrato deverá ligar o jogador até junho de 2028, mas os dois emblemas ainda estão a afinar os valores da transferência.
Atualmente, Leipzig e Goztepe procuram valores diferentes nesta potencial transferência por Rômulo Cardoso. O emblema do campeonato turco tem intenções de receber valores a rondar os 25M e 30M para abdicar do seu avançado, enquanto o clube da Bundesliga não tem intenções de passar a fasquia dos 20 milhões de euros.
Vale a pena recordar que o ponta-de-lança brasileiro de 23 anos teve uma série de interessados neste mercado de transferências. Além de Leipzig e Sporting, o Fulham, de Marco Silva, também demonstrou interesse em contratar o jogador canarinho.
Em 2024/25, ao serviço do Goztepe, Rômulo Cardoso - avaliado em 11 milhões de euros - disputou 33 jogos, tendo somado 2.773 minutos. No total, o avançado brasileiro assinou 17 golos e 10 assistências, foi o melhor marcador da equipa turca e assinou uma das melhores épocas da sua carreira.
Partida de preparação para a nova temporada teve lugar na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, e foi realizada à porta fechada
|
A equipa B do Sporting venceu a formação do Estoril por 3-2, com os golos da formação leonina a serem apontados pelo reforço Paulo Cardoso (80’) e um bis de Mauro Couto (85’ e 87’). Quem ainda não pode dar o seu contributo aos leões foi Zaid Bafdili, que apesar de já se encontrar a treinar em Alcochete, ainda não foi apresentado de forma oficial aos adeptos leoninos.
Nesta partida de preparação realizada à porta fechada na Academia Cristiano Ronaldo, na manhã de sábado, dia 26 de julho, a comitiva de João Gião bateu a formação da linha de Cascais, sendo Pizzi um dos reforços mais sonantes para 2025/26. Apesar dos cinco golos no marcador, toda a ação estaria guardada para a segunda parte do encontro.
Quem entrou a vencer no jogo até foi a formação do Estoril, através de André Lacximicant que apontou o primeiro tiro certeiro da partida, aos 70 minutos. Não foi preciso esperar muito tempo para ver a formação canarinha aumentar a vantagem, através do golo de Kévin Boma, aos 75 minutos.
Com uma desvantagem de 2-0, os comandados de João Gião reagiram e foram atrás do resultado, numa ação que rapidamente obteve resultados. Aos 80 minutos, Paulo Cardoso reduziu a desvantagem para os, que rapidamente empataram o jogo e colocaram-se na frente do resultado através de um bis de Mauro Couto, que marcou aos 85 e 87 minutos.
Desta forma, a equipa B do Sporting aplicou aquela que foi a quarta derrota dos encontros de pré-temporada do Estoril, agravando a crise de resultados do conjunto de Ian Cathro. A comitiva secundária do Clube de Alvalade volta a jogar ainda este sábado frente ao Mafra, da Liga 3.