
Futebol
Excedentário do Sporting descobre um "mini-Quenda" a jogar na Academia (Vídeo)
09 Set 2025 | 23:47
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
09 Ago 2025 | 16:49 |
Geny Catamo voltou a ser titular do Sporting, em detrimento de Geovany Quenda. Tomás da Cunha não entende a aposta de Rui Borges no internacional moçambicano, deixando um reparo sobre o rendimento do novo 'camisola 10' dos leões, após a vitória por 2-0, diante do Casa Pia.
Através da sua conta oficial da rede social ‘X’, o jornalista e comentador da DAZN e rádio TSF deixou a sua rápida análise ao encontro disputado no passado dia 8 de agosto, em Rio Maior, e acredita que o internacional moçambicano deu pouco ao jogo: “Catamo segue sem justificar”.
Pela positiva, Tomás da Cunha destacou alguns pupilos de Rui Borges: “Hjulmand coroou exibição dominadora com golo, mas o destaque foi o impacto de Pote e Trincão entre linhas, com Suárez a contribuir. O Sporting tem centrais, mas nenhum que possa substituir Diomande no perfil”.
Vale a pena recordar que a opção de lançar Geny Catamo no 11 inicial tem levantado algumas críticas. Apesar de reconhecer as qualidades do ala, os adeptos não estão satisfeitos com a relegação de Geovany Quenda para o banco de suplentes, que pode estar a afetar o crescimento do ‘camisola 7’ enquanto jogador.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Geny Catamo - avaliado em 15 milhões de euros - já soma duas partidas, sempre na condição de titular. Nos 143 minutos que esteve dentro de campo, o canhoto ainda não conseguiu apontar qualquer golo ou assistência.
Confira a publicação de Tomás da Cunha:
Jogador tem vivido um percurso atribulado no Clube de Alvalade, e volta a dar um passo atrás após três anos de ligação aos leões
10 Set 2025 | 03:00 |
Mateo Tanlongo vai jogar na equipa B do Sporting durante a temporada 2025/26. O médio-defensivo chegou ao Clube de Alvalade no verão de 2022, e chegou a fazer parte do conjunto principal, na altura às ordens de Ruben Amorim, até ter sido cedido por falta de espaço no plantel.
No entanto, este não era o plano do Sporting para Tanlongo. O nosso Jornal revela, neste Exclusivo Leonino, que os dirigentes verdes e brancos queriam vender o médio argentino este verão, e terminar a ligação de três anos com o jogador que os leões resgataram ao Rosario Central a custo zero.
Apesar de ter estado no mercado, depois de uma época em bom plano nos cipriotas do Pafos, onde conquistou o título nacional e fez 28 jogos, as propostas por Mateo Tanlongo não foram aliciantes o suficiente para o Sporting abrir mão do médio defensivo, pelo que a decisão foi manter o jogador, ainda que na equipa B do Sporting.
João Gião, treinador do conjunto secundário do Sporting, ganha, assim, mais uma opção para o meio-campo, numa equipa que tem marcado um arranque tremendo na Liga 2, após sete anos nos escalões inferiores. Os leões levam, até ao momento, três vitórias em quatro jogos disputados no campeonato da segunda divisão.
Relembrar que, depois de ser contratado pelo Sporting, Tanlongo fez parte da equipa principal, tendo disputado 14 jogos na época 2022/23. As exibições não convenceram os responsáveis verdes e brancos, e o médio defensivo, natural da Argentina, somou três empréstimos consecutivos - primeiro para o Copenhaga, depois no Rio Ave, e por último, na época transata, no Pafos, do Chipre, onde se sagrou campeão nacional.
Caminhada europeia de acesso à Liga dos Campeões diante da turma italiana vai ocorrer com muitas baixas do lado verde e branco
10 Set 2025 | 00:12 |
A equipa feminina de futebol do Sporting arranca esta quinta-feira, dia 11 de setembro, às 19h30, a sua caminhada europeia de acesso à Liga dos Campeões diante da Roma. Um desafio de máxima exigência para Micael Sequeira, que tem sete futebolistas de fora por lesão.
M. Sequeira: “É sempre negativo não poder contar com toda a gente"
Brittany Raphino, Ria Bose, Andreia Bravo, Miri O’Donnell, Anna Wellmann, Samara Lino e Tânia Rodrigues são baixas confirmadas: “É sempre negativo não poder contar com toda a gente. Temos ausências importantes, mas também muitas jogadoras num bom momento que podem colmatar essas baixas. Não pode servir de desculpa: vamos agarrar-nos a quem está presente e ir à luta”, disse aos meios de comunicação do Clube de Alvalade, depois de elogiar a equipa adversária.
“A Roma fez, à nossa semelhança, muitas alterações e tornou-se muito mais forte do que na última época. É uma equipa com excelentes individualidades, que mistura experiência e juventude, mudou o seu estilo de jogo e hoje apresenta-se muito ofensiva, capaz de variar do 5-4-1 para o 3-4-3”, destacou.
M. Sequeira: “O plantel foi construído com muito cuidado e ponderação, reforçando posições-chave"
O treinador destacou o planeamento cuidado que foi feito para 2025/26: “O plantel foi construído com muito cuidado e ponderação, reforçando posições-chave. Estou muito satisfeito com as jogadoras que chegaram e com as que se mantêm. Vamos ser mais maduros em determinados momentos e acrescentar juventude e vontade quando for necessário. Queremos uma equipa equilibrada, que saiba defender e esperar, mas também pressionar e contra-atacar quando tiver de o fazer”, explicou.
Micael Sequeira reforçou ao mesmo tempo que a integração das novas caras tem sido positiva: “Uma equipa nova leva sempre mais tempo a ser construída. Seria fácil acreditar que ao primeiro jogo já estaríamos no máximo, mas não é assim. No entanto, acredito que estamos num bom nível para competir e estou muito satisfeito com a forma como todas se enquadraram”, frisou o técnico que viu uma jogadora rumar ao Vitória de Guimarães.
Ponta de lança que esteve na mira do Clube de Alvalade arrecadou 46,03% das preferências dos treinadores principais da competição nacional
09 Set 2025 | 23:59 |
Clayton, ponta de lança do Rio Ave que foi apontado ao Sporting, foi distinguido como o Avançado do Mês da Liga Portugal Betclic, referente a agosto, num período em que anotou cinco golos em três partidas. O brasileiro arrecadou 46,03% das preferências dos treinadores principais da competição.
Desta forma, o avançado superou a concorrência de Guilherme Schettine (Moreirense), que reuniu 18,25% dos votos, e de Pablo (Gil Vicente), que somou 9,52%. O avançado rioavista bisou nas igualdades frente a Arouca (3-3) e Braga (2-2) e anotou um golo no empate com o Nacional (1-1), registo que lhe confere o estatuto de melhor marcador da Liga Portugal Betclic.
Clayton: "Este prémio traz-me essa vontade para continuar a trabalhar"
Além do mais, foi também a escolha dos adeptos do Rio Ave no momento de eleger o melhor jogador do mês de agosto: "Na época passada, ganhei também este prémio e consegui fazer uma temporada muito boa. Este prémio traz-me essa vontade para continuar a trabalhar e focar-me nos meus objetivos para fazer mais uma época muito boa", disse o avançado, em declarações aos meios dos vilacondenses.
Clayton: "Todos os prémios individuais são resultado do trabalho coletivo"
O jogador mostrou-se feliz pelo momento que atravessa: "Todos os prémios individuais são resultado do trabalho coletivo, da ajuda dos meus colegas a criarem oportunidades para fazer golo. Isso é fundamental para alcançar estes números. Agradeço aos adeptos por votarem em mim e por todo o apoio que têm dado nos jogos, fora e em casa. Convido-os a voltarem a comparecer para procurarmos a primeira vitória no campeonato", acrescentou.
Esta temporada, com a camisola do Rio Ave, Clayton - avaliado em 5 milhões de euros - soma cinco golos e uma assistência em apenas três encontros disputados, depois de ter sido o quarto melhor marcador do Campeonato Nacional (14) em 2024/25, numa lista encabeçada por Viktor Gyokeres (39).