
Futebol
Japão ressentiu-se da ausência de Morita; Médio do Sporting fez falta e nipónicos fraquejaram
25 Mar 2025 | 15:55
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
25 Mar 2025 | 18:04 |
Francisco Trincão está em altas. O internacional português de 25 anos teve um papel decisivo na Seleção Nacional, contribuindo com dois golos no apuramento de Portugal para as meias finais da Liga das Nações, com a Dinamarca. O seu rendimento na equipa das quinas aumentou ainda mais a atenção sobre ele e o regresso do interesse de clubes ingleses não se fez esperar.
Conforme noticiado recentemente, Trincão está na mira do Manchester United, agora treinado por Ruben Amorim, assim como Newcastle e Arsenal. O ‘Mirror’ foi um dos primeiros jornais a avançar com a informação, que rapidamente se espalhou por Inglaterra. Jack Pitt-Brooke, jornalista inglês especializado em futebol, comentou como o extremo do Sporting é visto no Reino Unido: “Trincão é um jogador que está em alta e tem tido um bom rendimento nesta temporada. Ele tem sido regular e isso é importante. Agora, salta à vista também pelo que fez na seleção. É uma montra importante, apesar de ter pouca utilização", apontou.
O ex-Barcelona teve uma passagem discreta pelo Wolves. Contudo, no Sporting, encontrou um treinador que o ajudou a evoluir: “No Sporting evoluiu e encontrou um treinador que o fez crescer", recorda Jack, sobre a ligação de Trincão e Amorim. O interesse do Manchester United não é surpresa, dado que o antigo treinador leonino procura reforçar a equipa para a próxima época.
No Sporting, Trincão tem sido uma peça chave registando 43 jogos, nove golos e 13 assistências esta temporada. A sua evolução é notável, tendo já superado a sua melhor marca de assistências numa só época. O Sporting, por sua vez, tenta segurar o jogador e já iniciou conversas para renovação de contrato. A SAD liderada por Frederico Varandas pretende demonstrar confiança a Trincão, oferecendo-lhe a camisola 10 para a próxima época.
A cláusula de rescisão do jogador está fixada em 60 milhões de euros, enquanto o Barcelona, que ainda detém 50% do passe, tem uma cláusula de recompra de 20 e 25 milhões de euros. Apesar do interesse estrangeiro, Trincão tem um grande objetivo em mente: ajudar o Sporting a conquistar o bicampeonato e continuar a afirmar-se como uma das grandes figuras do futebol português.
Selecionador da Argentina reage a provocações realizadas por atleta que passou pela turma verde e branca e que deixa boas memórias aos adeptos
25 Mar 2025 | 18:00 |
Lionel Scaloni, selecionador da Argentina, em conferência de imprensa na antevisão ao encontro frente ao Brasil, não deixou escapar as declarações de Raphinha, antigo jogador do Sporting que disse que era preciso "dar porrada neles" em relação à atitude a demonstrar no jogo frente aos campeões do mundo.
Scaloni começou por dizer que tomou conhecimento destas palavras posteriormente e lembrou os momentos em que os jogos entre os gigantes sul americanos se jogavam apenas dentro do terreno de jogo: "Não aprofundei, mas disseram-me. É um jogo importante para Argentina e Brasil, mas é um jogo de futebol. Não tem de ser mais que isso".
O selecionador continuou o seu raciocínio da seguinte forma: "Lembro-me de ver as imagens de Leo Messi com Neymar na Copa América, nas escadas do Maracanã. É essa imagem que tem de ficar connosco. O melhor do Mundo e provavelmente o segundo melhor a serem amigos", relembrando um episódio a envolver as duas estrelas.
Nesta conferencia de imprensa, o selecionador argentino abordou ainda o tema do racismo que tem em Vinícius Jr. um dos principais rostos na luta contra o mesmo: "Todos nós temos um amigo brasileiro. O racismo está totalmente fora, a palavra não entra na nossa cabeça. Queremos que quem vá ao estádio, vá apoiar a seleção".
Recordar que na próxima madrugada de terça para quarta feira, hora portuguesa, as seleções da Argentina e do Brasil vão enfrentar-se em jogo a contar para a 14ª jornada do apuramento para o Mundial de 2026. Os atuais campeões do mundo estão na liderança desta fase de apuramento, já os canarinhos ocupam o terceiro lugar a sete pontos de distância.
Antigo jogador dos leões perde em partida de apuramento para o campeonato do mundo e pode ter hipotecado hipóteses de qualificação
25 Mar 2025 | 17:42 |
Luís Boa Morte, antigo jogador das camadas jovens do Sporting, que agora orienta a seleção da Guiné-Bissau, que recentemente passou a contar com Beto ex alvo dos leões, perdeu esta segunda-feira, dia 24 de março por 2-1, na receção ao Burkina Faso, em jogo da sexta jornada do Grupo A da fase de apuramento africana para o Mundial2026 de futebol, complicando assim as chances de garantir uma qualificação inédita.
O encontro entre as seleções africanas realizou-se no Estádio 24 de Setembro, em Bissau, a capital da equipa da casa. A seleção guineense entrou praticamente a perder, devido a um golo madrugador, logo aos seis minutos, por intermédio de Lassina Traoré, jogador dos ucranianos do Shakhtar Donetsk.
O mesmo jogador viria mais tarde a bisar aos 73 minutos de jogo. Para os comandados de Boa Morte, faturou Zidane Banjaqui, avançado que joga em Portugal na formação do Feirense, aos 36 minutos. Com este resultado, a formação da Guiné Bissau encontra-se no quinto lugar a já cinco pontos de lugar de apuramento para o mundial, ao cabo de seis jornadas.
Apesar de nunca se ter estreado na equipa A do Sporting, Luís Boa Morte alinhou nos escalões de formação do Clube de Alvalade em duas ocasiões: entre 1989 e 1991 e entre 1994 e 1996, tendo partilhado balneário com nomes como Nuno Assis ou Marco Caneira. Foi emprestado ao Lourinhanense em 1996/97 antes de sair em definitivo rumo ao Arsenal.
O internacional português viria a destacar-se, mais tarde, no Fulham, onde esteve seis anos e meio, entre 2000 e 2007, durante os quais realizou 250 jogos e apontou 54 golos. Regressou ao emblema londrino em 2021. Além disso, como jogador, Luís Boa Morte somou 28 internacionalizações, com um golo marcado, num particular diante de Angola, em 2001.
Depois de derrota com a Argentina (1-0), selecionador decidiu abdicar de dois jogadores para a partida desta terça-feira frente à Bolívia
25 Mar 2025 | 16:31 |
O Uruguai perdeu, por 1-0, com a Argentina, na madrugada de sexta-feira para sábado, em jogo a contar para a qualificação para o Mundial 2026, que será organizado pelos Estados Unidos. Depois do encontro, viveu-se uma situação tensa no balneário, que acabou com Marcelo Bielsa a dispensar jogadores para a partida desta terça-feira, dia 25 de março, com a Bolívia.
De acordo com a TyC Sports, Nicolás de la Cruz envolveu-se numa discussão acesa com Jorge Giordano, diretor das seleções nacionais da Associação Uruguaia de Futebol. De Arrascaeta também terá demonstrado descontentamento. Os dois jogadores acabaram por ficar de fora dos convocados.
Marcelo Saracchi e Pumita Rodríguez também ficaram de fora dos eleitos de Marcelo Bielsa, sendo que a ausência dos últimos dois deve-se a questões futebolísticas, acrescenta a mesma publicação. Já Franco Israel e Maxi Araújo integram a lista de convocados, sendo que o esquerdino deverá voltar a ser titular.
Refira-se que o Uruguai segue na quarta posição da qualificação sul-americana para o Mundial de 2026, que se vai realizar nos Estados Unidos, Canadá e México: (seis vagas diretas, uma via play-off), com 20 pontos, enquanto a Bolívia é sétima, com 13 pontos somados.
Esta época, Maxi Araújo – avaliado em 14 milhões de euros - disputou 36 jogos com a camisola do Sporting: 21 na Liga Portugal Betclic, 10 na Liga dos Campeões, três na Taça da Liga e dois na Taça de Portugal. No total, o canhoto alinhou durante 2.364 minutos, tendo feito dois golos e apontado ainda três assistências.