TRIUNFO CATEGÓRICO DO HÓQUEI VERDE E BRANCO
Conjunto de Paulo Freitas assinou uma das melhores exibições da temporada
Redação Leonino
Texto
25 de Janeiro 2020, 20:02

A equipa de hóquei em patins do Sporting CP recebeu e venceu o Riba D´Ave por 8-1. Gonzalo Romero (2), Toni Pérez (2), João Souto (2), Caio e Raul Marín foram os autores dos golos da vitória verde e branca.

Após a sofrida conquista a meio da semana diante do HC Turquel, por 5-3, os leões queriam dar continuidade a esse triunfo. O primeiro sinal de perigo até foi dado pelo Riba D´Ave, mas Ângelo Girão, como é habitual, respondeu com segurança. No entanto, não foi preciso esperar muito para se assistir ao primeiro rugido do leão. Logo aos quatro minutos, Hugo Azevedo, treinador-jogador, travou Toni Pérez em falta quando o espanhol seguia isolado para a baliza minhota. O árbitro não teve alternativa se não assinalar livre direto. Na conversão, Gonzalo Romero disparou um autêntico míssil e inaugurou o marcador no Pavilhão João Rocha.

Pouco depois, aos seis minutos, Toni Pérez, com muita classe, tratou de ampliar a vantagem verde e branca. Num lance individual incrível, o internacional espanhol, de costas, abriu as pernas e, apenas com uma mão, rematou para o 2-0. Uma autêntica obra de arte. Perante o domínio leonino, os nortenhos foram mesmo obrigados a pedir um desconto de tempo.

Após a pausa, o Riba D´Ave até dispôs de uma ocasião flagrante para reduzir a desvantagem. Pedro Azevedo sofreu falta de Gonzalo Romero, que viu o cartão azul. No livre direto subsequente, Diogo Cardoso não foi capaz de superar a muralha Ângelo Girão. Em situação de desvantagem numérica, o Sporting CP conseguiu mesmo passar os dois minutos sem sofrer qualquer golo.

Já perto do intervalo, Gonzalo Romero, depois de ter deixado pregado ao chão Luís Melo, foi carregado em faltada pelo português, que viu mesmo o cartão azul. No livre direto, desta vez, o argentino não conseguiu fazer o terceiro golo mas, em abono da verdade, muito se deveu à tremenda defesa de Pedro Freitas. Uma curiosidade para o facto de o guarda-redes do Riba D´Ave ser filho do treinador do Sporting CP, Paulo Freitas.

Apesar do livre direto desperdiçado, em situação de powerplay, os leões conseguiram mesmo chegar ao terceiro golo. Com alguma sorte à mistura, João Souto deu o melhor seguimento ao passe de Telmo Pinto e fez o 3-0. E foi mesmo com este resultado que as equipas recolheram ao balneário.

No reatar do encontro, novo golo verde e branco. Desta vez, foi Caio a corresponder da melhor maneira ao passe primoroso de Matias Platero. Paulo Freitas dificilmente poderia pedir melhor entrada dos seus pupilos no segundo tempo. Contudo, os campeões europeus não estavam satisfeitos e foram à procura de mais um golo, que acabou por surgir. Caio assistiu e Toni Pérez marcou. Estava feito o 5-0.

Numa das melhores exibições da temporada, a turma de Alvalade continuava a criar situações de perigo e adivinhava-se que a contagem não haveria de ficar por aqui. E foi isso mesmo que aconteceu. Gonzalo Romero foi por ali fora, armou o stick e disparou mais uma bomba para o fundo das redes. Foi o sexto golo verde e branco e o segundo do argentino na partida. Uma semana incrível para Romero, que, a meio da semana, tinha sido preponderante para a vitória leonina diante do HC Turquel.

Até ao final do encontro, houve tempo ainda para Raul Martin marcar. O Riba D´Ave chegou à décima falta e o espanhol foi chamado a converter o livre direto. À primeira, Marin falhou, mas, depois de o guarda-redes nortenho ter prendido a bola, o árbitro assinalou grande penalidade e, à segunda, o internacional espanhol não desperdiçou e fez o 7-0. Numa tarde em que houve espaço para todos marcarem, João Souto deu o melhor destino ao excelente passe de Telmo Pinto e fez o 8-0. O golo de honra do Riba D´Ave chegou a dois minutos do final. O Sporting CP chegou à décima falta e, de livre direto, Luís Melo fez o único golo da equipa minhota.

A equipa de hóquei em patins verde e branca venceu, assim, o Riba D´Ave por 8-1 e continua na perseguição ao líder do campeonato, Óquei Clube de Barcelos. Numa das melhores exibições da época, perante 671 espectadores presentes no Pavilhão João Rocha, o conjunto de Paulo Freitas soma agora 34 pontos. Os leões voltam a entrar em campo no próximo dia 1 de fevereiro (sábado), pelas 18h00, frente à UD Oliveirense.

Fotografia de Sporting CP

  Comentários