
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Renato Veiga estreou-se ao serviço do Chelsea, neste domingo, dia 11 de agosto, no empate com o Inter, a uma bola, em partida disputada no Stamford Bridge. No caso, o jogador da formação do Sporting acabou por entrar em campo logo depois do intervalo, participando em toda a segunda metade.
No caso, os primeiros 45 minutos do médio ao serviço do emblema londrino já estão a impressionar os adeptos que, através das redes sociais, mostram-se bastante entusiasmados com a sua contratação que, vale lembrar, custou 15 milhões de euros aos blues: "Parece uma pechincha", pode ler-se num dos comentários.
Em 2022/23, depois de uma primeira metade de época ao serviço do Clube de Alvalade, onde realizou 15 jogos pela equipa B e cinco pelos juniores, o médio rumou ao Augsburgo por empréstimo, onde se apresentou a bom nível, mas a pouca capacidade financeira do emblema alemão impossibilitou a sua estadia na Bundesliga.
No último verão, Renato Veiga - avaliado em 3 milhões de euros - rumou ao Basileia. Em 2023/24, o clube helvético passou por grandes dificuldades, tendo, inclusivamente, de disputar a fase de manutenção nos 'play-off', mas a época foi bastante positiva para o jogador, que se estabeleceu como pedra basilar da equipa e fez 26 jogos, nos quais marcou dois golos.
Apesar de nunca ter jogado na equipa A dos leões, Renato Veiga sempre deu boas indicações nos escalões jovens do Sporting, exibições essas que mereceram ao jogador ser convocado por algumas vezes por Rúben Amorim para alguns jogos da equipa principal e ter sido presença assídua em muitos dos treinos.
Confira aqui o momento partilhado na estreia de Renato Veiga:
Partida válida para a terceira jornada do Mundial de Clubes viu substituições do ex-treinador do Sporting darem frutos na segunda parte
|
O Inter Miami - Palmeiras terminou 2-2. O empate permitiu que ambas as formações garantissem apuramento para os oitavos-de-final do Mundial de Clubes, visto que o Porto e Al Ahly também dividiram pontos (4-4). Desta forma, as equipas de Abel Ferreira e Lionel Messi continuam em prova.
O duelo começou favorável aos norte-americanos, com Tadeo Allende a abrir o marcador aos 16 minutos. O Palmeiras ainda dispôs de algumas oportunidades para faturar, mas os comandados de Abel Ferreira não conseguiram visar a baliza de Óscar Ustari.
O segundo tempo começou com Abel Ferreira a tentar dar alento à equipa. Maurício e Paulinho entraram para os lugares de Raphael Veiga e Facundo Torres. O Palmeiras foi continuando por cima do Inter Miami, mas viria a sofrer novamente.
Num lance de pura magia, Luis Suárez ultrapassou vários jogadores do verdão e atirou a contar para o 2-0. O resultado era pesado e não espelhava o que vinha a ser produzido pelas equipas. Foi então que as substituições de Abel Ferreira deram resultado, com Paulinho (80') e Maurício (87') a igualarem o placard.
Com o grupo B definido, já são conhecidos os adversários para a próxima ronda. O Palmeiras de Abel Ferreira vai enfrentar o Botafogo, no próximo dia 28 de julho, enquanto o Inter Miami, de Lionel Messi, encontra o PSG do ex Sporting Nuno Mendes - que venceu os Seattle Sounders -, naquele será um reencontro entre o argentino e os franceses.
Depois de uma temporada altamente desgastante, muitos dos atletas leoninos podem iniciar a pré-época fora das melhores condições físicas
|
Apesar de já ter todos os seus atletas oficialmente de férias, Rui Borges tem um problema em mãos. Depois de uma temporada altamente desgastante, João Muniz, Geovany Quenda, Conrad Harder, Maxi Araújo e Zeno Debast ainda estiveram ao serviço das suas seleções, jogando vários minutos.
O técnico do Clube de Alvalade conta com cinco pupilos do seu plantel a somarem 180 minutos ou mais pelas suas equipas nacionais, o que pode levar a um início de trabalhos pré-temporada - marcado para 1 de julho - com um acrescido desgaste.
Como participantes portugueses no Campeonato da Europa de Sub-21, João Muniz foi um dos totalistas da equipa de Rui Jorge, somando 360 minutos nos jogos contra a França, Polónia, Geórgia e Países Baixos. Já Geovany Quenda esteve em campo por 276 minutos.
Também no Euro Sub-21, mas ao serviço da Dinamarca esteve Conrad Harder. Apesar de ser uma das maiores figuras em destaque na sua seleção, o ‘camisola 19’ do Sporting somou 209 minutos de participação, tendo sido por algumas vezes suplente utilizado.
Já fora da prova que decorre na Eslováquia existem os casos de Maxi Araújo e Zeno Debast, que participaram em encontros de apuramento para o próximo Campeonato do Mundo. O ala uruguaio foi totalista nas partidas contra o Paraguai e a Venezuela. Já o polivalente jogador belga somou 180 minutos em dois jogos onde teve como adversários a seleção da Macedónia do Norte e País de Gales.
Jogador em questão foi muito observado pelo Clube de Alvalade e garantiu estar próximo dos leões, mas encarnados tentam transferência
|
Hugo Forte abordou a possível transferência de Thiago Almada para o Benfica, afirmando que o jogador não é o mesmo de quando foi associado ao Sporting. Apesar de John Textor ter desmentido qualquer negócio com os encarnados, o clube da Luz mantém confiança na contratação do argentino.
Hugo Forte: "Thiago Almada? Já não é muito novo"
Questionado sobre se 40 milhões de euros são justos pelo médio, o especialista foi direto: “Já não é muito novo. É internacional argentino, é certo, mas não tem muitas internacionalizações, tem 10. Era visto como um enorme talento quando estava na Argentina, parece-me que agora está a calcorrear o caminho que lhe supunham que ele tivesse mais cedo”.
“Tanto joga a extremo como a médio, mas aqui também se coloca a questão de o Benfica vai fazer coleção de médios para o ano que vem. Tem Aursnes, tem Florentino, tem Manu Silva que custou 12 milhões de euros e não vai estar internamente lesionado”, acrescentou, mencionando outros jogadores para a mesma posição.
Hugo Forte: "Thiago Almada deu um boost ao Lyon"
De seguida, Hugo Forte mencionou o impacto que Thiago Almada teve no em França, desde que chegou proveniente do Botafogo: “Deu um boost ao Lyon também, à equipa de Paulo Fonseca, e agora acho que faz sentido se quiser dar outro passo na carreira, porque o Lyon está com muitos problemas financeiros”.
Em 2024/25, Thiago Almada - avaliado em 25 milhões de euros - disputou 20 jogos, por empréstimo do Botafogo. No total, o virtuoso médio foi utilizado ao longo de 1.209, nos quais contribuiu com dois golos e registou ainda quatro assistências para companheiros de equipa.