Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

OFICIAL: CHELSEA CONTRATA MÉDIO QUE NUNCA FOI OPÇÃO PARA AMORIM NO SPORTING

Futebolista assinou contrato de longa duração com emblema da capital de Inglaterra

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

12 Jul 2024 | 18:28 | Por Redação

Icon Comentário0

É oficia: Renato Veiga é reforço do reforço do Chelsea. Através de seu site oficial, o emblema inglês confirmou nesta sexta-feira, dia 12 de julho, a contratação do médio português que chega proveniente dos suíços do Basileia. O jogador de 20 anos, que pode atuar no meio campo ou na defesa, assinou um contrato de sete anos, com a possibilidade de estender o vínculo por mais um ano.


“Estou absolutamente animado por estar aqui. Este é um dos maiores clubes da Inglaterra – o maior para mim – e estou muito animado para começar”, afirmou o jogador internacional sub-21 português em declarações aos meios de comunicação do emblema da capital inglesa.


Em 2022/23, depois de uma primeira metade de época ao serviço do Clube de Alvalade, onde realizou 15 jogos pela equipa B e cinco pelos juniores, o médio rumou ao Augsburgo por empréstimo, onde se apresentou a bom nível, mas a pouca capacidade financeira do emblema alemão impossibilitou a sua estadia na Bundesliga.


No último verão, Renato Veiga - avaliado em 3 milhões de euros - rumou ao Basileia. Em 2023/24, o clube helvético passou por grandes dificuldades, tendo, inclusivamente, de disputar a fase de manutenção nos 'play-off', mas a época foi bastante positiva para o jogador, que se estabeleceu como pedra basilar da equipa e fez 26 jogos, nos quais marcou dois golos.

Apesar de nunca ter jogado na equipa A dos leões, Renato Veiga sempre deu boas indicações nos escalões jovens do Sporting, exibições essas que mereceram ao jogador ser convocado por algumas vezes por Rúben Amorim para alguns jogos da equipa principal e ter sido presença assídua em muitos dos treinos.


Veja a publicação do Chelsea:


Futebol

Marta Soares ataca Varandas e avisa: "O Presidente não é dono do Sporting"

Antigo dirigente dos verdes e brancos voltou a falar sobre o estado atual dos leões e disparou para todas as frentes, sobretudo ao líder e a Rui Borges

Jaime Marta Soares considera que a vitória do Sporting frente ao Marítimo, por 2-1, não apaga os problemas que a equipa tem vindo a apresentar e atirou a Varand
Jaime Marta Soares considera que a vitória do Sporting frente ao Marítimo, por 2-1, não apaga os problemas que a equipa tem vindo a apresentar e atirou a Varand

28 Out 2026 | 15:17 | Por Redação

Icon Comentário0

Jaime Marta Soares considera que a vitória do Sporting frente ao Marítimo, por 2-1, não apaga os problemas que a equipa tem vindo a apresentar. O antigo presidente da Mesa da Assembleia Geral dos leões deixou críticas fortes a Rui Borges e a Frederico Varandas, defendendo que ambos têm responsabilidades no atual momento vivido em Alvalade.


Marta Soares: "Foi basicamente como tapar o sol com a peneira"


Em declarações ao jornal Record, Marta Soares foi particularmente duro com o treinador. “O que importa é ganhar. Ninguém duvida do meu amor pelo Sporting, mas ontem com o Marítimo foi basicamente como tapar o sol com a peneira. Correu razoavelmente bem, pois também podia ter corrido mal. O discurso do treinador, por quem tenho uma admiração fantástica, mas não tem perfil para ser treinador do Sporting...”, começou por afirmar.


Marta Soares: "Rui Borges não tem estatuto para treinador do Sporting"

O antigo dirigente criticou também a comunicação de Rui Borges após o encontro. “Veio enaltecer que o melhor jogador foi o guarda-redes do Sporting. Faz duas coisas mal na comunicação: primeiro diz que o guarda-redes é fenomenal. Então porque tem no banco? E diz que o Marítimo podia ter empatado o jogo. Não tem estatuto para treinador do Sporting”, acrescentou, apesar de admitir que espera uma mudança de rumo nos resultados.


Marta Soares repartiu ainda as responsabilidades com Frederico Varandas, apontando sobretudo à profunda remodelação do plantel. “Aquela mexida e revolução na equipa, deixando sair um conjunto de jogadores bons e que fazem diferença, faz com que não haja entrosamento ou uma equipa afinada. Não se tem um treinador com tal estatuto e torna-se difícil. Gostaria de perceber porque o presidente fez uma alteração tão profunda”, afirmou.

Marta Soares: "Tem uma vida boa para ser presidente do Sporting"

O antigo presidente da MAG deixou ainda críticas diretas à remuneração de Varandas e pediu explicações públicas. “Tem um salário chorudo e há adeptos que vão ao campo e nem uma refeição têm só para ver o seu Sporting. Acho que é uma coisa escandalosa”, disse, antes de acrescentar: “O presidente devia dar contas disto tudo. Não pode dizer que a sua função não é bem remunerada. Tem uma vida boa para ser presidente do Sporting. Que assuma o seu trabalho à dimensão do que aufere. Devia vir falar”.

Para Marta Soares, Varandas deve ainda explicar a renovação de Rui Borges e o projeto definido para o futuro. “Tem tomado decisões em cima do joelho. Que venha explicar aos sócios as coisas que tem vindo a fazer. Melhor do que ninguém sabe em que linhas se orienta. Em princípio de crise, renovou contrato com o treinador e assim acha que tem condições e capacidades para comandar o Sporting. Tem de explicar porque renovou e o porquê dessa confiança. O presidente não é dono do Sporting, o clube é dos sportinguistas, e deve dizer o que pensa. E qual o projeto para o futuro do Sporting”, concluiu.


Futebol

Nuno Correia da Silva diz que principal responsável pelo momento do Sporting não é Rui Borges

Antigo administrador da SAD verde e branca analisou ao pormenor a fase vivida pelos verdes e brancos no seu mais recente artigo de opinião

Nuno Correia da Silva saiu em defesa de Rui Borges e colocou Frederico Varandas no centro das responsabilidades pelo atual momento do Sporting
Nuno Correia da Silva saiu em defesa de Rui Borges e colocou Frederico Varandas no centro das responsabilidades pelo atual momento do Sporting

28 Out 2026 | 14:39 | Por Redação

Icon Comentário0

Nuno Correia da Silva saiu em defesa de Rui Borges e colocou Frederico Varandas no centro das responsabilidades pelo atual momento do Sporting. O antigo administrador da SAD leonina entende que os lenços brancos vistos em Alvalade não devem ser interpretados apenas como contestação ao treinador, mas também como um aviso dirigido à estratégia definida pela administração.


Nuno Correia da Silva: "11 jogadores que não conseguem funcionar"


Num artigo de opinião publicado no jornal O Jogo, Nuno Correia da Silva considera que a equipa apresenta problemas evidentes. “No último jogo do campeonato, frente ao brilhante estreante Académico de Viseu, a equipa voltou a evidenciar fragilidades recorrentes, nomeadamente a falta de ligação entre setores, a ausência de liderança e a falta de espírito de grupo. São 11 jogadores que não conseguem funcionar como uma verdadeira equipa”.


Nuno Correia da Silva: "Treinador e presidente partilham a responsabilidade"

O antigo dirigente recorda ainda a ligação entre Rui Borges e Frederico Varandas na construção do atual projeto. “O treinador não pode ser responsabilizado isoladamente quando se limitou a seguir as orientações da Direção da SAD. Isto significa que treinador e presidente partilham a responsabilidade pelas decisões tomadas”, escreveu, apontando também à política seguida no último mercado.


Nuno Correia da Silva relaciona a saída de vários jogadores influentes com a estratégia financeira da SAD. “A saída de jogadores considerados essenciais permitiu à SAD um encaixe financeiro superior a 150 milhões de euros. Este montante contribuiu para resultados financeiros positivos e, consequentemente, para que os administradores da SAD, incluindo o seu presidente, beneficiassem de remunerações avultadas”, escreveu no mesmo texto.

O antigo administrador deixa ainda uma crítica direta à política remuneratória. “Curiosamente, na assembleia realizada há dois dias, o Sporting, representado pelo seu presidente, decidiu aumentar em mais 18% as remunerações dos administradores, após uma época sem qualquer conquista desportiva. Por isso, quando a prioridade parece ser o resultado financeiro, em detrimento do sucesso desportivo, o treinador não pode ser apontado como o principal responsável".

Para Nuno Correia da Silva, os sinais enviados pelas bancadas devem, por isso, ser lidos num sentido mais amplo. “Os lenços brancos que voltaram a surgir em Alvalade não podem, por isso, ser interpretados apenas como um sinal de contestação ao treinador. São também um alerta dirigido a quem define a estratégia do clube e tomou decisões que determinaram o seu desempenho desportivo”.


Futebol

Rui Silva voltou ao onze, mas mostrou-se chateado com 'problema' no Sporting

Internacional português havia perdido a titularidade por três jogos consecutivos para Kaique, mas voltou a defender a baliza leonina na Allianz Cup

Rui Silva regressou à titularidade na baliza do Sporting depois de três encontros consecutivos no banco. Fotografia do Instagram do jogador
Rui Silva regressou à titularidade na baliza do Sporting depois de três encontros consecutivos no banco. Fotografia do Instagram do jogador

28 Out 2026 | 13:52 | Por Redação

Icon Comentário0

Rui Silva regressou à titularidade na baliza do Sporting depois de três encontros consecutivos no banco, período em que Kaique assumiu o lugar entre os postes. O internacional português voltou às escolhas iniciais de Rui Borges, mas a primeira parte ficou também marcada por sinais claros de frustração com o estado do relvado de Alvalade.


O momento mais evidente aconteceu já depois de uma defesa a remate de Igor Julião. Na sequência da jogada, Rui Silva preparou-se para executar um pontapé de baliza e mostrou-se visivelmente irritado com as condições do terreno, sobretudo na zona da grande área.


O relvado do Estádio José Alvalade tem sido alvo de cuidados especiais depois dos problemas provocados por um ataque de fungos. Apesar dos trabalhos realizados para recuperar o tapete, continuam a ser visíveis zonas de maior desgaste, precisamente junto das balizas.


A situação ganha ainda mais destaque por acontecer numa noite em que Rui Silva procurava recuperar espaço na hierarquia do Sporting. O guarda-redes de 32 anos tinha perdido a titularidade para Kaique nas últimas três partidas e voltou agora a ter uma oportunidade entre os postes, à qual respondeu bem ao 'salvar' os leões nos descontos.

Rui Silva procurou responder dentro de campo, mas não conseguiu esconder o desagrado com as condições encontradas na área que defendia. O episódio voltou, assim, a colocar o relvado de Alvalade no centro das atenções, depois de várias semanas de tratamento para melhorar o estado do piso.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Tomás da Cunha compara Pedro Lima a jogador considerado 'mágico' no Sporting: "O novo..."
Futebol

Tomás da Cunha compara Pedro Lima a jogador considerado 'mágico' no Sporting: "O novo..."

28 Out 2026 | 11:06

Icon Comentário0
Barcelona muda de ideias e futuro de Iván Fresneda no Sporting pode sofrer reviravolta
Futebol

Barcelona muda de ideias e futuro de Iván Fresneda no Sporting pode sofrer reviravolta

28 Out 2026 | 12:12

Icon Comentário0
Há dois jogadores do Sporting que se podem juntar a Luis Suárez na Colômbia
Futebol

Há dois jogadores do Sporting que se podem juntar a Luis Suárez na Colômbia

28 Out 2026 | 10:45

Icon Comentário0