Futebol
Reviravolta inesperada no Sporting; Há quem diga que Maxi Araújo vai sair em breve
21 Jun 2026 | 11:25
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
23 Jun 2024 | 21:39 |
O Uruguai e o Panamá defrontam-se, esta segunda-feira, dia 24 de junho, às 02h00, no Estádio Monumental em Lima, Peru. A partida, que é válida para a primeira jornada da fase de grupos da Copa América, marca a estreia da equipa liderada por Marcelo Bielsa nesta edição da prova, mas não deverá contar com Franco Israel na baliza.
Recorde-se que o atleta de 24 anos sofreu uma lesão grave no joelho no final da época, mais precisamente no dia 5 de maio, que o impediu de estar na final da Taça de Portugal, porém recuperou a tempo para merecer a confiança para ser integrado na convocatória. No entanto, Sergio Rochet deverá alinhar de início.
Como já noticiado, o tempo de recuperação previsto era para perto do início da pré-temporada, mas parece que o jogador do Sporting teve uma recuperação quase milagrosa. O uruguaio foi operado ao menisco direito, no passado dia 5 de maio e o treinador dos leões foi obrigado a colocá-lo de lado, numa altura em que finalmente tinha assumido a titularidade da baliza verde e branca. Diogo Pinto, jovem guardião de 20 anos, assumiu a titularidade e foi opção para Rúben Amorim nos últimos três encontros da temporada.
Em 2023/24, Franco Israel – avaliado em 3,5 milhões de euros – fez 23 encontros realizados pelo Sporting: 10 na Liga Portugal Betclic, seis na Taça de Portugal, quatro na Liga Europa e três na Taça da Liga. Nos 2.070 minutos que disputou, o guardião sofreu 19 golos. O atual defensor da baliza leonina tem contrato com o Clube de Alvalade até junho de 2027 e uma cláusula de rescisão fixada na ordem dos 45 milhões de euros.
Agora, o uruguaio deixará de ser o titular de Amorim, passando a pasta a Vladan Kovacevic. Recorde-se que Frederico Varandas, Presidente dos leões, vai também desembolsar 250 mil euros à Juventus, antigo emblema de Franco Israel, por conta do número de jogos disputados pelo Sporting. Posteriormente, terá ainda que pagar mais duas prestações à turma transalpina, na fase em que fizer 60 e 90 partidas pelos verdes e brancos.
Clube vai iniciar a nova pré-época com especial atenção à evolução de três jovens da formação que podem ganhar espaço no plantel principal
21 Jun 2026 | 13:19 |
O Sporting vai iniciar a nova pré-época com especial atenção à evolução de três jovens da formação que podem ganhar espaço no plantel principal de Rui Borges. Rafael Nel, Flávio Gonçalves e Salvador Blopa serão integrados no estágio em Lagos, no Algarve, onde terão a oportunidade de mostrar argumentos e lutar por um lugar no plantel.
Rafael Nel é um dos nomes em maior destaque neste grupo, depois de ter somado minutos entre a equipa B e a equipa principal na última temporada. O jovem avançado chegou a participar em 23 jogos na Liga 2, além de presenças na Liga, Liga dos Campeões e Taça de Portugal, tendo marcado na goleada ao Bodo/Glimt e na estreia a titular frente ao Santa Clara.
Flávio Gonçalves é outro dos talentos em ascensão na estrutura leonina, sendo visto como um jogador polivalente e com grande capacidade ofensiva. Com 23 jogos na Liga 2 e cinco golos na última época, o jovem tem sido trabalhado com vista a poder atuar em várias posições no ataque, incluindo zonas mais interiores. O Clube equaciona mesmo a sua adaptação a funções semelhantes às de Francisco Trincão.
Já Salvador Blopa - que é cobiçado no estrangeiro - viveu uma época de afirmação inicial na equipa A depois de uma estreia de impacto frente ao Alverca, na Taça da Liga, onde assinou um bis. O jovem somou ainda presenças na Liga e na Liga dos Campeões, embora a sua evolução tenha sido condicionada por problemas físicos que o afastaram dos relvados durante várias semanas.
Assim, o trio de jovens leões chega à pré-temporada com ambições diferentes, mas com o mesmo objetivo: convencer Rui Borges e dar o salto definitivo para a equipa A. A decisão final dependerá do rendimento na pré-temporada, da resposta física e também das opções que o Sporting vier a garantir no mercado para a nova temporada.
Inteligência artificial aponta para necessidade de um médio defensivo capaz de garantir continuidade e estabilidade no centro do terreno
21 Jun 2026 | 12:49 |
O Sporting pode vir a ser obrigado a reajustar o seu meio-campo na próxima janela de transferências, com o nome de Martim Neto a surgir como possível solução por parte do ChatGPT, sobretudo devido à possibilidade de saída de Morten Hjulmand.
O internacional dinamarquês é visto como uma peça-chave no equilíbrio da equipa, tanto na recuperação de bola como na organização do jogo, e o seu eventual adeus deixaria uma lacuna importante no setor intermédio. Nesse cenário, a inteligência artificial aponta para a necessidade de um médio defensivo capaz de garantir continuidade e estabilidade no centro do terreno.
Entre os nomes sugeridos como solução realista para colmatar essa eventual saída surge o médio de 21 anos ligado ao Elche. O jogador, formado no Benfica, é visto como um jogador com margem de progressão e características que podem encaixar no modelo de jogo de Rui Borges.
Desta forma, o plano leonino para o mercado de verão poderá passar por garantir rapidamente uma solução para o meio-campo, caso se confirme a saída do dinamarquês, com o objetivo de manter o nível competitivo da equipa e evitar uma quebra de equilíbrio numa zona crucial do terreno.
Na temporada desportiva de 2025/26, ao serviço do Elche, Martim Neto – avaliado em 4 milhões de euros – realizou 29 encontros (25 na liga espanhola e quatro na Taça do Rey. Nos 1.530 minutos em que foi opção, o médio marcou três golos e fez cinco assistências.
Interesse do Clube de Alvalade no médio é conhecido, mas negócio é considerado difícil devido às condições financeiras envolvidas
21 Jun 2026 | 12:30 |
João Palhinha está a aproveitar um período de férias em Portugal na companhia dos filhos, enquanto continua a ser um dos nomes em destaque no mercado e no radar do Sporting para a próxima temporada. O médio internacional português, de 30 anos, fez uma publicação que acabou por gerar uma leitura especial entre os adeptos leoninos.
Na fotografia divulgada, o jogador surge ao lado dos filhos João Maria e Francisco Maria. O detalhe mais comentado foi a inclusão de um coração verde na imagem, interpretado por muitos como uma possível ligação emocional ao seu passado no Clube de Alvalade.
O pormenor alimentou a discussão nas redes sociais sobre um eventual regresso do médio, numa altura em que o seu nome está identificado como alvo prioritário para reforçar a posição 6 em 2026/27. Apesar disso, não existem novos desenvolvimentos no processo.
O interesse do Sporting em Palhinha é conhecido, mas o negócio é considerado difícil devido às condições financeiras envolvidas. O jogador esteve cedido ao Tottenham na última época pelo Bayern Munique e recebe um salário na ordem dos 12 milhões de euros brutos anuais.
Perante este cenário, a SAD leonina estuda alternativas para o meio-campo, com Sergi Altimira, do Bétis, também referenciado. Ainda assim, enquanto o nome de Palhinha continua a entusiasmar os adeptos, o Sporting mantém vários cenários em aberto para reforçar o plantel de Rui Borges.
Veja a publicação:
Reviravolta inesperada no Sporting; Há quem diga que Maxi Araújo vai sair em breve
21 Jun 2026 | 11:25
Oficial! Futebolista que fez 90 jogos pelo Sporting é despachado pelo Braga e fica livre no mercado
21 Jun 2026 | 11:07
Ex presidente do Sporting arrasa final da Taça: "Foi uma vergonha. Não jogaram nada"
21 Jun 2026 | 10:46