
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting deu um passo gigante para consolidar a sua estabilidade financeira ao garantir um encaixe de 74,4 milhões de euros com as transferências de Geovany Quenda e Dário Essugo. Estas vendas não só colocam o clube no caminho de um exercício financeiro positivo para 2024/25, como também permitem que a administração leonina planeie o futuro com maior margem de manobra.
Com este reforço de caixa, os leões ganham tempo e poder negocial na inevitável saída de Viktor Gyokeres. O avançado sueco, que já manifestou desejo de dar o próximo passo na carreira, tem cláusula de rescisão fixada nos 100 milhões de euros, mas o Sporting poderá agora gerir a venda sem pressões, esperando propostas que valorizem ao máximo o jogador.
Esta estratégia segue o modelo bem-sucedido do verão de 2023, quando a venda de Ugarte por 60 milhões permitiu a chegada de Gyokeres e Hjulmand, investimentos que se traduziram na conquista do título nacional. A comparação com o verão de 2022, quando o clube foi forçado a vender Matheus Nunes na reta final do mercado sem tempo para encontrar um substituto à altura, mostra o amadurecimento da gestão leonina.
Além do impacto financeiro imediato, este cenário oferece a Rui Borges maior estabilidade para preparar o plantel da próxima época. Com a saída já confirmada de Gyokeres e possíveis transferências de Diomande, Gonçalo Inácio ou Hjulmand, o Sporting terá capacidade para reforçar a equipa de forma criteriosa, mantendo-se competitivo para lutar pelo bicampeonato.
Se 2023 provou que uma boa gestão financeira pode ser a base para o sucesso desportivo, a época 2024/25 mostra que os leões aprenderam a lição e estão a jogar para vencer dentro e fora das quatro linhas.
Futebolista esteve cedido ao Clube de Alvalade na última temporada e meia, mas vai regressar ao seu país natal no final da temporada
|
O Sporting não vai acionar a cláusula de compra por Kauã Oliveira, sabe o Leonino. O médio brasileiro não convenceu durante a estadia em Alvalade e a Direção - liderada por Frederico Varandas - decidiu que não vai comprar o futebolista de 21 anos em definitivo.
Ao que o nosso Jornal apurou, durante a chamada aos treinos da equipa principal, o futebolista canarinho não surpreendeu Rui Borges durante esta temporada, não mostrando rasgos que permitissem à SAD ativar a opção de compra do jogador, fixada em 1 milhão de euros.
Aquando da chegada do centrocampista a Alvalade, os verdes e brancos acordaram com o Ibrachina a possibilidade de ficarem com o jogador a título definitivo, após o empréstimo. No entanto, tal não vai acontecer, visto que o valor ainda é elevado tendo em conta as exibições de Kauã e os problemas físicos apresentados.
A estreia na equipa principal - frente ao Gil Vicente (1-0) nos quartos de final da Taça de Portugal -, bem como os elogios proferidos por Rui Borges poderiam indiciar que o mesmo iria ficar em 2025/26, mas o nosso Jornal sabe que a decisão está tomada.
No Sporting, Kauã Oliveira acabou por não ter um grande impacto no Clube de Alvalade. Até ao momento, Kauã Oliveira somou apenas 13 partidas pela equipa B, nas quais marcou um golo (246 minutos). Além do jogo na equipa A, o médio fez ainda um encontro pelos sub-23 (um golo).
Ex jogador do emblema verde e branco falou sobre coqueluche do Clube de Alvalade que promete dar que falar nos próximos anos no futebol mundial
|
Geovany Quenda tem sido um dos jogadores em destaque na presente temporada do Sporting. Litos, antigo jogador do Clube de Alvalade, mostra ser um fã do jovem prodígio do emblema verde e branco - que surgiu recentemente numa lista de prestígio - e diz que Paulo Futre e Cristiano Ronaldo não apresentavam tanta qualidade aos 17 anos.
"Nunca ninguém conseguiu o que ele já fez"
"Já o disse várias vezes e repito: nunca vi ninguém com 17 anos como Quenda. Nem Paulo Futre, nem Cristiano Ronaldo, nunca vi um jogador com esta maturidade e à-vontade tão jovem. Nunca ninguém conseguiu o que ele já fez", começou por dizer o ex-leão ao jornal 'A Bola'.
O agora pupilo de Rui Borges já foi utilizado na ala direita, na ala esquerda e até no trio da frente, versatilidade que Litos valoriza no jogador: "Só prova o que estou a dizer. Adaptou-se a uma posição que não era a dele, pois fez toda a formação a extremo e com uma naturalidade fantástica". O meu padrinho, o senhor Aurélio Pereira, dizia muitas vezes que jogador destes já não há: com futebol de rua".
"Estes jogadores com futebol de rua são cada vez mais raros"
Litos diz ainda que jogadores como Geovany Quenda são cada vez menos comuns no futebol: "Para ele estar na Liga dos Campeões, na Liga ou estar a jogar na rua com os amigos é perfeitamente igual. O meu padrinho, o senhor Aurélio, dizia muitas vezes que estes jogadores com futebol de rua são cada vez mais raros. E é esse futebol de rua que Quenda tem" completou.
Geovany Quenda - avaliado em 45 milhões de euros - leva 49 partidas, nas quais foi utilizado ao longo de 3.511 minutos. O internacional sub-21 português tem, para já, seis assistências para os companheiros de equipa e três golos apontados na conta pessoal.
Antigo juiz deu o seu parecer sobre casos polémicos no último encontro do Clube de Alvalade, a contar para a Liga Portugal Betclic
|
Iturralde González analisou os principais casos da jornada 30 da Liga Portugal Betclic. O ex-juiz avaliou um lance que aconteceu aos 87 minutos do Sporting - Moreirense (3-1) entre Jeremiah St. Juste e Rúben Ismael na área leonina, garantido que não existe qualquer falta por parte do central neerlandês.
"Não há nada. St. Juste ganha posição e Ismael não consegue chegar à bola, nem consegue saltar. É uma jogada de futebol, há contacto, mas sem infração, o defesa agiu primeiro, ganhou posição e controlou a situação. Não há motivo nenhum para assinalar penálti, não há nada", escreveu ao jornal Record.
Apesar de ter entrado no decorrer da partida, Jeremiah St. Juste está de saída do Sporting. O central de 28 anos deverá cumprir os derradeiros encontros de leão ao peito na reta final da temporada. O emblema liderado por Frederico Varandas já comunicou a decisão ao jogador e está e pedir 8 milhões de euros aos interessados, tal como o Leonino adiantou em Exclusivo.
Rui Borges aprovou a saída do 'camisola 3' e a Direção de Frederico Varandas definiu o valor acima mencionado como preço para os eventuais interessados, admitindo perder parte do investimento realizado no defesa, que chegou ao Sporting no verão de 2022.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 22 de abril, frente ao Rio Ave. O encontro, a contar para a segunda mão da meia-final da Taça de Portugal, diante da turma liderada por Petit, jogar-se-á às 20h45, no Estádio Capital do Móvel, em Paços de Ferreira. Na primeira mão, os leões venceram por 2-0.