Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Varandas prestes a chegar a acordo por extremo que explodiu no Braga; Sporting prepara futuro

Clube de Alvalade pretende renovar contrato com internacional português que começou a dar primeiros passos no futebol no emblema minhoto

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

15 Set 2024 | 09:39 |

Icon Comentário0

O Sporting pretende recompensar Francisco Trincão pelas boas exibições neste início de temporada e quer renovar contrato com internacional português de 24 anos pela preponderância adquirida na equipa de Rúben Amorim. Os leões deverão mesmo tentar chegar a um acordo com o antigo extremo do Braga nas próximas semanas.


O jornal A Bola adianta, este domingo, dia 15 de setembro, que esta é a intenção da SAD liderada por Frederico Varandas. Os leões querem prolongar a ligação com o jogador, que assinou há pouco mais de um ano um vínculo válido até junho de 2027, mas a intenção passa por prolongá-lo por, pelo menos, mais uma época.


No último encontro dos verdes e brancos, que terminou com vitória dos leões por 3-0 sobre o Arouca, em jogo da quinta jornada da Liga Portugal Betclic, o jogador voltou a estar em evidência e foi eleito o homem do jogo, com um golo e uma assistência na conta pessoal.


Em 2023/24, Francisco Trincão foi uma das peças importantes de Rúben Amorim para a conquista do 24.º campeonato nacional da história do Sporting. O 'camisola 17' realizou um total de 48 jogos (2.999 minutos): 31 no Campeonato Nacional (1.695), oito na Liga Europa (532), seis na Taça de Portugal (502) e três na Taça da Liga (270), nos quais acabou por marcar 10 golos e fazer nove assistências. Em 2024/25, o extremo já leva três golos e uma assistência em seis jogos.

Ao todo, desde que chegou ao Sporting, oriundo do Barcelona, Francisco Trincão – avaliado em 20 milhões de euros – leva 106 jogos disputados, ao longo dos quais apontou um total de 26 golos e 14 assistências. O internacional português custou aos cofres verdes e brancos qualquer coisa como 10 milhões de euros por 50% dos direitos económicos.


Trincão deixou jogador do Arouca nas covas:


Futebol

Há um segredo no Sporting de Rui Borges e… voltou a fazer a diferença

Clube de Alvalade encontrou uma nova arma para resolver jogos complicados e os sinais começam a multiplicar-se nos compromissos

Sporting marcou o seu sexto golo de bola parada no Campeonato nacional, um momento de jogo que Rui Borges tem dado atenção
Sporting marcou o seu sexto golo de bola parada no Campeonato nacional, um momento de jogo que Rui Borges tem dado atenção

18 Fev 2026 | 09:52 |

Icon Comentário0

O Sporting sentiu dificuldades para ultrapassar o Famalicão na 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic, em Alvalade. Devido ao desacerto na hora de finalizar as jogadas de bola corrida, os leões tiveram de recorrer à bola parada para desbloquear a partida, já aos 82 minutos, através de um cabeceamento certeiro de Daniel Bragança em resposta a um cruzamento de Francisco Trincão. O jogo aéreo tem sido trabalhado por Rui Borges, em Alcochete.


Segundo informações reveladas pelo jornal Record, o treinador e a sua equipa técnica têm dado importância a esta componente do jogo nas sessões de treino na Academia Cristiano Ronaldo, e os números assim o confirmam. O Sporting tem, desde o início da temporada, beneficiado destes sistemas táticos para desatar o nó de várias partidas.


No que diz respeito ao aproveitamento nos cantos, em retrospectiva, o golo do internacional português sub-21, que deu aos bicampeões nacionais a vitória tangencial por 1-0 frente ao famalicenses, junta-se a outros cinco que o Sporting amealhou neste tipo de lances em encontros do campeonato. Além de Bragança, foi essa a fórmula que utilizaram Fotis Ioannidis (Alverca), Morten Hjulmand (Santa Clara), Geny Catamo (AFS SAD) e Luis Suárez a triplicar (AFS SAD e Rio Ave, por duas vezes). 


A este propósito, sublinhe-se que a estes juntam-se mais sete golos que nascem de "bola morta": quatro resultantes de livres indiretos (Pote com o Famalicão, Geny Catamo com o Casa Pia e Eduardo Quaresma e Ivan Fresneda com o Estrela da Amadora) e três decorrentes de penáltis (dois de Luis Suárez e Pote frente ao Moreirense, além de outro do avançado colombiano diante do Arouca).

Contas feitas, dos 56 golos que a equipa verde e branca contabilizou decorridas as primeiras 22 jornadas da competição nacional, 13 resultam da boa execução do trabalho de laboratório de Rui Borges - isto é, pouco mais de 23%.



Futebol

Após regresso, Nuno Santos gera incerteza sobre utilização no Sporting

'Camisola 11' dos verdes e brancos esteve ausente por cerca de 15 meses, como consequência de uma rotura total do tendão rotuliano

Ainda não está esclarecida a possível utilização de Nuno Santos no Moreirense - Sporting, do próximo sábado, 21 de fevereiro
Ainda não está esclarecida a possível utilização de Nuno Santos no Moreirense - Sporting, do próximo sábado, 21 de fevereiro

18 Fev 2026 | 09:36 |

Icon Comentário0

Fotis Ioannidis está prestes a deixar o boletim clínico do Sporting, numa lista que ainda integra Zeno Debast, Giorgi Kochorashvili e Geovany Quenda. Este último continua a recuperação em Londres e tem regresso previsto a Alcochete no próximo mês, no entanto, há mais uma situação a ter em conta em Alvalade: Nuno Santos.


Importa esclarecer a situação do 'camisola 11' nesta fase. Depois de ultrapassar uma lesão grave, o ala esquerdo, de 31 anos, voltou a competir no início do mês, frente ao AVS SAD. No entanto, por opção técnica e numa lógica de gestão física, ficou de fora dos dois encontros seguintes.


A decisão prendeu-se com a necessidade de controlar a carga, uma vez que, no jogo da Taça de Portugal - que se prolongou para além dos 90 minutos -, Nuno Santos somou 43 minutos, mais do que inicialmente estava previsto pela equipa técnica e pelo departamento médico.


Para já, continuam as dúvidas sobre a possível utilização do jogador por parte de Rui Borges na deslocação ao reduto do Moreirense. A partida está marcada para o próximo sábado, dia 21 de fevereiro, com o apito inicial a acontecer às 18h00, em Moreira de Cónegos.

A paragem prolongada durou cerca de 15 meses, consequência de uma intervenção cirúrgica ao joelho direito após rotura total do tendão rotuliano, a terceira lesão grave do género na carreira do ala do Sporting. O processo de recuperação de Nuno Santos conheceu vários adiamentos, depois de inicialmente ter sido equacionado um regresso ainda na época passada, mas a decisão final passou por aguardar condições clínicas totalmente seguras, sem risco de recaída.



Futebol

Jogador pouco consensual do Sporting gera cobiça em Espanha e pode trazer novidades

Futebolista tem sido aposta de Rui Borges na presente temporada desportiva e o seu nome não passa despercebido além-fronteiras

Iván Fresneda tem vários clubes espanhóis atentos às suas exibições, fruto da regularidade exibicional que ganhou no Sporting
Iván Fresneda tem vários clubes espanhóis atentos às suas exibições, fruto da regularidade exibicional que ganhou no Sporting

18 Fev 2026 | 09:22 |

Icon Comentário0

Reconhecido publicamente por Rui Borges em várias ocasiões, Iván Fresneda, da geração de 2004, assumiu-se como titular indiscutível no lado direito da defesa do Sporting. A regularidade exibicional tem-lhe valido crescente projeção, refletida também na evolução ao serviço das seleções jovens de Espanha: estreou-se recentemente nos sub-21 e aponta agora à equipa principal.


As prestações consistentes do 'camisola 22' não têm passado despercebidas. Segundo revela o jornal Record, vários clubes espanhóis têm acompanhado atentamente o lateral, que chegou a Alvalade em agosto de 2023, proveniente do Real Valladolid, por 9 milhões de euros.


No último mercado de transferências surgiram, a partir de Itália, informações sobre uma alegada proposta do Napoli já perto do fecho da janela. Contudo, a mesma fonte confirma que tal cenário não correspondeu à realidade, embora o nome de Fresneda esteja referenciado por vários emblemas da Serie A.


Utilizado com bastante regularidade por Rui Borges na presente temporada, o jogador internacional sub-21 por Espanha tem contrato válido com o Sporting até 2028 e uma cláusula de rescisão fixada nos 80 milhões de euros.

Iván Fresneda - avaliado em 12 milhões de euros - já cumpriu 30 jogos com a camisola do Sporting nesta temporada: 18 na Liga Portugal, sete na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça. Nos 2.186 minutos de participação, já soma um golo e duas assistências.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Rui Borges pode contar com grande 'reforço' para o Moreirense - Sporting
Futebol

Rui Borges pode contar com grande 'reforço' para o Moreirense - Sporting

18 Fev 2026 | 09:10

Icon Comentário0
Sporting perde com o Benfica (4-2) e já não vence há seis jogos
Futebol

Sporting perde com o Benfica (4-2) e já não vence há seis jogos

17 Fev 2026 | 17:37

Icon Comentário0
Varandas arrasa Villas Boas de alto a baixo; Presidente do Sporting diz que Porto mentiu
Futebol

Varandas arrasa Villas Boas de alto a baixo; Presidente do Sporting diz que Porto mentiu

17 Fev 2026 | 16:05

Icon Comentário0