Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Não é segredo para ninguém que Viktor Gyokeres fez a sua melhor temporada de sempre, tendo apontado uns impressionantes 43 golos em 50 jogos ao serviço do Sporting. Este facto não passou despercebido e o avançado sueco está em grande destaque lá fora por ter ultrapassado grandes nomes do futebol mundial.
O portal Bleacher Report apontou Gyokeres como o jogador que mais participações teve em golos nas principais ligas europeias, superando nomes como Harry Kane (Bayern Munique), Kylian Mbappé (agora reforço do Real Madrid, mas à data jogador do Paris Saint-Germain) e Erling Haaland (Manchester City).
Segundo a referida estatística, o ponta-de-lança do Sporting teve influência direta em 58 golos (43 golos e 15 assistências), sendo importante salientar que na análise apresentada é considerado que o penálti que o sueco sofreu contra o Dumiense na Taça de Portugal, que Nuno Santos converteu, foi uma assistência.
Na temporada que agora chegou ao fim, ao serviço do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 55 milhões de euros – realizou 50 encontros: 33 no Campeonato Nacional, nove na Liga Europa, seis na Taça de Portugal e dois na Taça da Liga. Ao todo, nos 4.167 minutos que disputou, o avançado apontou 43 golos e fez 14 assistências, tendo sido a grande figura da turma de Rúben Amorim em 2023/24.
Viktor Gyokeres, que completou 26 anos na passada terça-feira, chegou ao Sporting no verão de 2023, oriundo do Coventry, a troco de 20 milhões de euros, mais 4 por objetivos, tornando-se a contratação mais cara da história do Clube de Alvalade. O sueco tem contrato com os leões até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros.
Confira a publicação:
Ver esta publicação no InstagramUma publicação partilhada por Bleacher Report Football (@brfootball)
Futebolista mereceu a confiança do antigo treinador dos leões, mas nunca chegou a atingir o patamar que lhe era perspetivado
|
0Matheus Pereira viveu momentos difíceis na Arábia Saudita. Atualmente no Cruzeiro, o antigo extremo do Sporting admitiu, durante a participação no Charla Podcast, que chegou a ter problemas psicológicos e que, muitas vezes, se refugiava no álcool.
"Quando fui morar em Inglaterra [West Bromwich], no final da segunda época, voltei a ficar triste. Depois mudei-me para a Arábia [Al Hilal]. É um país que tem os seus pontos bons, tem também os seus costumes, mas eu não me consegui adaptar. Os meus primeiros seis meses foram muito bons, mas voltei a ter problemas. Estava muito mais longe da minha família, de tudo... então tudo piorou", disse.
"Eu estava rodeado de pessoas e sentia-me sozinho. Do nada, eu sentia uma tristeza muito grande. Álcool? Um abismo leva ao outro. Eu tinha muitos problemas então queria algo para esquecer. Tomava uma cerveja e quando via já estava na décima... Aí só afundei. Às vezes ia para o treino bêbado. Hoje estou bem melhor, mas tenho sempre atenção para não deixar nenhuma abertura", admitiu.
Matheus Pereira esteve ligado ao Sporting durante 11 épocas e alinhou 27 vezes pelos ‘A’, tendo marcado seis golos e feito quatro assistências. Acabou por ser emprestado ao Nuremberga em 2018, após desentendimento com José Peseiro. Em 2019, seguiu para o West Brom, clube que o comprou na época seguinte, por cerca de 10 milhões. Em 2021, rumou ao Al Hilal por 18 milhões de euros.
O ex 'camisola 73' do Clube de Alvalade - que foi lançado na equipa principal por Jorge Jesus - passou ainda pelo Al Wahda (Emirados Árabes Unidos) e Cruzeiro, por empréstimo do emblema saudita, tendo assinado em definitivo pelo emblema canarinho em 2024. Em 2024, o jogador, que está avaliado em 7 milhões de euros - leva nove golos e 13 assistências em 43 jogos.
Assista às palavras de Matheus:
Ex avançado é agora treinador dos sub-23 do Portimonense e não esquece momentos que viveu com o antigo jogador do Clube de Alvalade
|
0Wilson Eduardo deixou o APOEL, de Chipre, e assinou com o Alverca. Jorge Pires, antigo avançado que partilhou balneário com o extremo no Portimonense, acredita que a passagem pelo Sporting não foi nos melhores termos, visto que os leões "não apostavam tanto nos jovens".
"Era esperado, depois de algumas épocas fora. O Wilson [Eduardo] sempre me deu a entender que gostaria de voltar a jogar no nosso país. Agora, quer mostrar todo o seu potencial e, quem sabe, algo que não conseguiu mostrar no passado. Acima de tudo, será uma mais-valia", disse, em declarações ao jornal Record.
"Se fosse nos dias de hoje, talvez tivesse havido uma aposta mais forte nele. Naquela altura, se calhar, não apostavam tanto nos jovens como hoje em dia. Esteve no Sporting na altura errada. Se tivesse apanhado o Rúben Amorim, provavelmente teria tirado mais partido das suas qualidades", admitiu, criticando a gestão do Sporting.
"Mas, enfim, são coisas do futebol. Hoje em dia apostam mais nos jovens. Se o Wilson tivesse surgido agora, acredito que teria demonstrado ainda mais o seu potencial no Sporting. Mesmo assim, acabou por seguir outros caminhos e fez uma carreira muito bonita", terminou Jorge Pires.
Em 2023/24, Wilson Eduardo - avaliado em 250 mil euros - participou em 18 jogos, tendo apontado quatro golos e feito uma assistência pela equipa liderada por Ricardo Sá Pinto. O extremo foi formado no Clube de Alvalade e era visto como uma grande promessa do emblema verde e branco. Pela equipa principal do Sporting, alinhou em 24 jogos, onde marcou cinco golos e fez seis assistências (2013/14), sob orientação de Leonardo Jardim.
Ponta de lança contratado ao Coventry tem encantado adeptos do Clube de Alvalade desde que assinou e estatística do sueco é avassaladora
|
0Viktor Gyokeres é um dos mais mortíferos avançados da atualidade. O craque do Sporting começou a temporada em grande, depois de ter terminado 2023/24 como o jogador com a maior soma de golos e assistências em toda a Europa. O arranque fulminante desta época vale-lhe o segundo lugar numa lista de matadores, apenas atrás de Erling Haaland - que vale 180 milhões de euros.
De acordo com uma estatística reunida pelo CIES - Observatório do Futebol, o ponta de lança sueco é o segundo jogador das principais ligas da Europa com mais golos por 90 minutos, num universo em que só entram os futebolistas que já cumpriram pelo menos 200 minutos.
Erling Haaland lidera a tabela, com 2.38 golos por encontro. Viktor Gyokeres é segundo, com 1.75 tentos a cada 90 minutos. Mason Greenwood fecha o pódio (1.67), seguido por Hirving Lozano (1.57) e Marcus Thuram (1.51). O desempenho do jogador do Clube de Alvalade vale-lhe uma possível renovação de contrato com a formação de Rúben Amorim.
Esta temporada, ao serviço do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 65 milhões de euros – foi utilizado em cinco encontros (480 minutos). No total, o 'camisola 9' fez sete golos e já leva três assistências. O avançado tem contrato com os leões até junho de 2028 e a maior cláusula de rescisão do plantel, fixada na ordem dos 100 milhões de euros.
Inicialmente, o Sporting pagou 20 milhões, mais 4 por objetivos e custos de intermediação, por Viktor Gyokeres. Contas feitas, ao dia de hoje, o ponta de lança já terá custado 27,8 milhões de euros aos cofres leoninos, com a SAD a garantir recentemente 90% da mais-valia de uma futura transferência do internacional pela seleção da Suécia, com os restantes 10% a pertencerem ao Coventry.