Futebol
Última hora! Issa Doumbia já tem tudo acertado com o Sporting e valores do negócio são históricos
20 Mai 2026 | 15:04
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
30 Mar 2021 | 15:10 |
Em declarações exclusivas ao Leonino, Virgílio Lopes garante que, em 2018, Nuno Mendes já tinha assinado contrato de formação com o Sporting, desmentindo assim Miguel Braga (LER MAIS AQUI). O diretor da formação dos leões entre 2013 e 2018 revela que, ao contrário do que acontece agora, o Clube não comunicava a assinatura de contratos de formação.
“80% dos jovens jogadores tinham contratos de formação assinados”“Não é verdade que, em 2018, o Nuno Mendes não tivesse um contrato de formação assinado com o Sporting. Aliás, não só tinha contrato de formação como já havia um princípio de acordo para assinar um contrato profissional, como, de resto, acontecia com todos os jovens com quem assinávamos contratos de formação”, disse Virgílio Lopes ao nosso jornal. O campeão nacional pelo Sporting em 1981/82 explica que “ao contrário do que sucede agora”, o Sporting “não comunicava a assinatura de contratos de formação porque essa prática traz mais desvantagens do que benefícios”. Virgílio Lopes diz ainda que, durante o seu período em Alvalade, cerca de 80% dos jovens jogadores assinaram contrato de formação.
“No início, não havia grandes expectativas no Nuno Mendes”O diretor da formação leonina lembra que no início da carreira de Nuno Mendes “não havia grandes expectativas no jogador”. Só mais tarde, tal como acontece com outros jogadores, é que “o Nuno começou a despontar, sendo até chamado às seleções jovens”. Nuno Mendes assinou o seu primeiro contrato profissional com o Sporting em junho de 2020 (LER MAIS AQUI), tendo, em dezembro de 2020, renovado o vínculo com os leões (LER MAIS AQUI). O internacional português com apenas 18 anos (LER MAIS AQUI) tem contrato com o Sporting até 2025 e uma cláusula de rescisão fixada nos 70 milhões de euros. Esta época, Nuno Mendes tem sido peça-chave para Rúben Amorim, tendo já realizado 26 jogos (2.113 minutos) e marcado um golo. Recentemente, têm sido inúmeros os gigantes europeus a demonstrar o seu interesse em Nuno Mendes (LER MAIS AQUI, AQUI e AQUI).
Fotografia de Sporting
Jogador falha convocatória decisiva da Seleção Nacional e timoneiro das seleção das quinas revelou todos os motivos por trás da decisão
20 Mai 2026 | 17:02 |
Telma Encarnação é a grande ausência da convocatória de Portugal para os jogos frente à Letónia e Finlândia, a contar para a Liga das Nações, e Francisco Neto explicou detalhadamente os motivos que levaram à exclusão da avançada do Sporting. Telma já tinha falhado também a última chamada.
Francisco Neto: "Fisicamente não está no nível ideal"
"A Telma ainda não se encontra a 100 por cento. Temos estado em comunicação direta com o Sporting e, fisicamente, ainda não está no nível ideal para poder integrar esta convocatória", revelou o selecionador, esclarecendo a situação da avançada de 24 anos.
A ausência da internacional portuguesa abriu espaço ao regresso de Nádia Gomes às escolhas da equipa das quinas. O técnico português destacou o crescimento recente da jogadora nos Estados Unidos. "Temos vindo a segui-la de muito perto. No Chicago Red Stars tem tido mais protagonismo e é relevante o facto de que ainda está a ter a sua época, permitindo que a nível físico apresente níveis e disponibilidade para um jogo de alta intensidade muito boa e por isso fazia-nos sentido ter a Nádia connosco nesta altura, fruto da competência e desempenho no seu clube", explicou.
Francisco Neto: "A Seleção não é um espaço fechado"
Francisco Neto fez ainda questão de sublinhar que a porta da Seleção continua aberta a novas atletas. "A Seleção não é um espaço fechado. Estamos contentes que quem tem vindo de novo tem acrescentado. A irreverência das mais jovens tem sido muito importante para aliar às mais experientes. Esta variabilidade tem permitido o crescimento e aumenta a competitividade", afirmou.
Já sobre os encontros diante de Letónia e Finlândia, o selecionador reconheceu as dificuldades próprias desta fase da temporada, mas garantiu total ambição da equipa portuguesa. "As nossas jogadoras estão no final de época, na Letónia e Finlândia vão a meio. É um desafio extra. Queremos continuar na senda do que fizemos. Um Portugal dominante, altamente competitivo, a conseguir controlar os jogos e a ter protagonismo" , atirou.
Conhecido adepto do Clube de Alvalade teceu comentários sobre as opções do selecionador espanhol para o Campeonato do Mundo
20 Mai 2026 | 16:29 |
Roberto Martínez divulgou esta terça-feira, na Cidade do Futebol, em Oeiras, os convocados de Portugal para o Campeonato do Mundo de 2026. Pote e João Palhinha ficaram fora da lista e, segundo André Pinotes Batista, no caso do médio do Bayern de Munique, emprestado ao Tottenham, não existem boas razões para a decisão.
Pinotes Batista: "Não existem boas razões"
"António Silva, Pedro Gonçalves, Ricardo Horta, Rodrigo Mora, Quenda, Mateus Fernandes e João Palhinha terão recebido, esta manhã, uma chamada de cortesia do selecionador nacional. No caso do trinco do Bayern Munique, para lá de vocábulos bonitos, é de imaginar que a conversa sobre a sua ausência não tenha envolvido boas razões, pelo simples facto de que elas não existem", disse, no seu texto de opinião ao jornal Record.
O deputado do PS, apesar de algumas ausências polêmicas, considera que Roberto Martínez fez um bom trabalho. "Todos têm o direito de exprimir e divulgar livremente o seu pensamento e qualquer um de nós é provido de juízo crítico e gosto pessoal. Ainda assim, num clima social de permanente exaltação emocional, é importante escrever o óbvio ululante: a convocatória de Roberto Martínez é, globalmente, equilibrada e coerente" , frisou.
Vale lembrar que o médio do Tottenham, apontado ao Sporting para a próxima temporada, acabou ultrapassado por Samu Costa na luta por uma vaga no meio-campo português. Dados divulgados mostram um duelo equilibrado entre os dois médios defensivos.
O Mundial 2026 realiza-se entre 11 de junho e 19 de julho de 2026, nos Estados Unidos, Canadá e México. Será a primeira edição com 48 seleções, 12 grupos e 104 jogos. Portugal está no Grupo K com República Democrática do Congo, Uzbequistão e Colômbia.
Clube de Alvalade fica em posição histórica e pode beneficiar financeiramente com uma subida que promete mexer com o mercado
20 Mai 2026 | 15:36 |
A campanha do Sporting na Liga dos Campeões desta temporada, que terminou com a presença nos quartos de final, provocou um impacto direto e significativo na hierarquia europeia dos clubes. O percurso dos leões traduziu-se em 27.500 pontos, permitindo uma subida expressiva do 35.º para o 15.º lugar no ranking da UEFA dos últimos cinco anos.
Este crescimento coloca o Clube de Alvalade numa posição privilegiada no panorama europeu e aproxima-o perigosamente do Benfica, que ocupa atualmente o 14.º posto com 90.000 pontos, num duelo indireto que também reflete a consistência das campanhas internacionais das equipas portuguesas.
Para além do prestígio desportivo, esta subida pode ter impacto direto nas receitas do Sporting. Na época anterior, a participação na Liga dos Campeões rendeu cerca de 34 milhões de euros, mas a nova posição no ranking pode permitir um encaixe ainda superior, devido ao sistema de distribuição de prémios da UEFA.
No caso do Sporting, o cenário é ainda mais favorável tendo em conta que várias equipas que estão à sua frente no ranking, como o Benfica, o Bayer Leverkusen ou o Chelsea, não estarão na próxima edição da prova milionária, o que permite aos leões subir automaticamente posições.
Na componente europeia, que contabiliza as últimas cinco épocas, o Sporting poderá ascender até ao 12.º lugar. Já na vertente de longo prazo, que considera os últimos dez anos, os verdes e brancos passam para 19.º, podendo ainda beneficiar de outras ausências relevantes, como a Juventus, para continuar a escalar posições no ranking da UEFA.
Última hora! Issa Doumbia já tem tudo acertado com o Sporting e valores do negócio são históricos
20 Mai 2026 | 15:04
Especialista não tem dúvidas de uma possível chegada de Palhinha: "Seria ele e mais dez no Sporting"
20 Mai 2026 | 12:36
Boas notícias para Vagiannidis! Lateral recebe novidade fora do Sporting
20 Mai 2026 | 12:08