Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Hóquei em patins

VITÓRIA SOFRIDA FRENTE À SANJOANENSE

Leões venceram por 4-3 e continuam na luta pelo título nacional

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

07 Mar 2020 | 16:26 |

Icon Comentário0

Sporting CP e AD Sanjoanense encontraram-se hoje para a I Divisão no Pavilhão João Rocha. A equipa de Paulo Freitas estava avisada para a qualidade da equipa de São João da Madeira, depois do empate a duas bolas. Desta feita, os leões venceram por 4-3 num jogo muito disputado.


O jogo começou com Pedro Gil a ter duas oportunidades ainda no primeiro minuto e pouco depois o veterano espanhol podia ter marcado novamente, o jogo estava partido e Ângelo Girão também era chamado a defender, com Xavi Cardoso a ter dois remates perigosos.


O lance seguinte a estes dois remates do camisola 39 forasteiro foi de Telmo Pinto, mas permitiu a defesa a Tiago Freitas, filho do treinador do Sporting CP. Pouco depois, Pedro Cerqueira abriu o marcador. Pouco depois Girão evitou que Cerqueira bisasse.


Os leões não estavam a conseguir impor o seu jogo e Paulo Freitas foi obrigado a parar o jogo. A verdade é que a pausa fez bem à equipa e pouco depois Matias Platero igualou o jogo após excelente passe de Font, na melhor jogada do Sporting. Faltavam jogar 10min52s no primeiro tempo.

A equipa campeã europeia passou a estar por cima do jogo e João Souto teve duas oportunidades de golo. Depois foi Alessandro Vereno a rematar com perigo e foi mesmo o italiano que colocou os leões na frente do marcador com um remate do lado esquerdo, sensivelmente da zona da linha de três pontos do basquetebol. Faltavam jogar cerca de dois minutos.


Vítor Pereira parou o jogo para tentar impedir o ascendente leonino, mas a equipa da Paulo Freitas ainda conseguiu marcar mais um golo. Platero bisou, num lance em que Tiago Freitas parece surpreendido pelo argentino estar sozinho após passe de Font. 3-1 ao intervalo e o susto inicial parecia ultrapassado.

A segunda parte começou com a equipa da zona de Aveiro atrevida e conseguiram mesmo reduzir para um golo, depois de Tiago Almeida, com um tiro, não dar qualquer hipótese de defesa a Girão, com perto de três minutos jogados na segunda parte.

Os leões não acusaram o golo e Gil e Verona podiam ter marcado, mas Tiago Freitas, guarda redes emprestado pelos leões, evitou o golo com boas defesas. Do lado contrário Girão também era obrigado a fazer defesas complicadas e após uma após remate de Hugo Santos, Pedro Gil ganhou a bola solta, enganou dois defesas e fez o 4-2.

Vítor Pereira parou o jogo e a resposta não podia ter sido melhor. Num contra-ataque de 2-0 Hugo Santos marcou após Xavi Cardoso conduzir a bola. Voltava a diferença mínima no marcador.

Até ao final do jogo não existiram mais golos, mas ambas as equipas tiveram excelentes oportunidades para o fazer. Destaque para Girão e Freitas, que o evitaram com muita qualidade.

Vitória muito apertada, mas que permite continuar na luta pelo título nacional.


Modalidades

Exclusivo Leonino - Guarda-redes de 32 anos do Sporting pode sair no final da época

Reforço, que deverá chegar no próximo verão, tira espaço ao guardião que poderá procurar um novo destino na temporada desportiva de 2026/27

Exclusivo Leonino - Zé Diogo Macedo pode abandonar a equipa de hóquei em patins do Sporting no final da época
Exclusivo Leonino - Zé Diogo Macedo pode abandonar a equipa de hóquei em patins do Sporting no final da época

11 Jan 2026 | 03:00 |

Icon Comentário0

Zé Diogo Macedo pode estar de saída da equipa de hóquei em patins do Sporting no final da temporada, sabe o Leonino. A provável chegada de Guga Bento, guarda-redes de 22 anos que se tem destacado ao serviço do Valongo, tira espaço ao histórico guardião.


Caso a contratação do jovem internacional português, em 10 ocasiões, se concretize no verão, o atual suplente de Xano Edo deverá procurar um novo projeto desportivo para abraçar na próxima época, num movimento que promete mexer com o mercado da modalidade em Portugal.


Guga Bento é apontado como uma das promessas do hóquei em patins e está bem referenciado pela estrutura do Sporting. O jogador reúne consenso interno pelo potencial de crescimento, qualidade entre os postes e margem de evolução, sendo encarado como uma aposta de futuro.


Apesar de Zé Diogo Macedo ser uma opção regular na rotação da baliza leonina, a possível mudança surge também ligada às ideias de Edo Bosch. O técnico espanhol - que ficou irritado com a derrota no último encontro - pretende um guarda-redes com outro tipo de perfil, contexto que deverá culminar com a saída do 'camisola 91'.

Produto da formação do emblema verde e branco, Zé Diogo Macedo está há 14 épocas na equipa principal. No total, já conquistou dois Campeonatos Nacionais, duas Supertaças e uma Taça de Portugal, além de três Ligas dos Campeões, uma Taça Continental, uma Taça CERS e um Mundial de Clubes.



Modalidades

Exclusivo Leonino - Avançado do Sporting é cobiçado em Itália e Varandas espera propostas

Clube de Alvalade está ciente do impacto das boas exibições recentes do jogador, mas já tem uma estratégia delineada para o processo

Exclusivo Leonino - Alessandro Verona, da equipa de hóquei em patins do Sporting, está a ser cobiçado em Itália; Varandas tem plano
Exclusivo Leonino - Alessandro Verona, da equipa de hóquei em patins do Sporting, está a ser cobiçado em Itália; Varandas tem plano

09 Jan 2026 | 03:00 |

Icon Comentário0

Alessandro Verona está a ser cobiçado em Itália, sabe o Leonino. As boas exibições do avançado da equipa de hóquei em patins do Sporting têm sido destaque no seu país e, apesar de ainda não ter chegado qualquer proposta a Alvalade, o jogador está referenciado.


O nosso Jornal avança, neste Exclusivo Leonino, que o hoquista começa a gerar algum burburinho pela Europa e existem emblemas que pretendem garantir o seu regresso a Itália, onde já representou o Amatori Lodi e o Forte dei Marmi. Ainda assim, o emblema liderado por Frederico Varandas está tranquilo e pretende mesmo renovar o contrato do jogador.


Alessandro Verona chegou ao Sporting na temporada 2019/20, representando o Clube de Alvalade há seis anos. Durante esse período, tem sido, de forma consistente, uma das maiores figuras da equipa, e, mesmo com 30 anos de idade, Frederico Varandas continua a olhar para o jogador como uma peça importante para Edo Bosch.


Ao serviço do Sporting, desde 2019/20, Alessandro Verona já disputou um total de 253 partidas. Mais de duas centenas de jogos de leão ao peito, onde o avançado italiano conseguiu o incrível registo de 147 golos apontados, aos quais junta, ainda, 69 assistências.

Nas sete temporadas que leva no Sporting, Alessandro Verona já conquistou oito títulos, tendo sido peça essencial em praticamente todos. A nível nacional, ganhou um campeonato português, uma Taça e uma Supertaça. No plano internacional, conta com duas WSE Continental Cup, duas Ligas dos Campeões, e um campeonato do mundo de hóquei em patins.



Modalidades

Sporting é goleado pelo Benfica e soma primeira derrota na Champions League

Equipa verde e branca não conseguiu superiorizar-se ao eterno rival em partida disputada esta quinta-feira, dia 8 de janeiro

Equipa de hóquei em patins do Sporting perdeu com o Benfica, esta quinta-feira, dia 8 de janeiro, na quarta jornada da Champions League
Equipa de hóquei em patins do Sporting perdeu com o Benfica, esta quinta-feira, dia 8 de janeiro, na quarta jornada da Champions League

08 Jan 2026 | 22:02 |

Icon Comentário0

A equipa de hóquei em patins do Sporting perdeu com o Benfica, por 4-1, esta quinta-feira, dia 8 de janeiro, em jogo a contar para a quarta jornada da Liga dos Campeões da modalidade. Rafael Bessa foi o autor do único golo dos verdes e brancos.


A partida começou quentinha e com oportunidades para ambos os lados. Ainda assim, foi mesmo o Sporting a inaugurar o placard, aos quatro minutos de jogo, com Bessa a precisar apenas de encostar. No entanto, a situação inverteu-se ainda antes do intervalo, com os encarnados a marcarem três golos de uma assentada: Roberto di Benedetto (10’), Diogo Rafael (12’) e Lucas Ordóñez (21’).


No regresso dos balneários, os guardiões de parte a parte tiveram uma palavra a dizer no rumo do encontro, que se mantinha bastante partido apesar da vantagem do Benfica. O Sporting continuou sem conseguir concretizar e as águias dilataram o resultado, com o 4-1 a chegar por Gonçalo Pinto (41’).


Com esta derrota - a quarta em 25 jogos na presente temporada - os comandados de Edo Bosch somam sete pontos e estão o terceiro lugar no grupo B da competição. O Benfica é líder com 12. Já o Liceo é segundo classificado com os mesmos pontos dos leões.

O Clube de Alvalade volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 11 de janeiro, frente ao CA Feira. O encontro diante da turma da terceira divisão nacional, a contar para os 16 avos de final da Taça de Portugal, jogar-se-á às 17h00, em Santa Maria da Feira.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting empata com o Benfica na Luz (2-2) e mantém-se a cinco pontos da liderança
Modalidades

Sporting empata com o Benfica na Luz (2-2) e mantém-se a cinco pontos da liderança

04 Jan 2026 | 15:53

Icon Comentário0
Negócio fechado! Sporting perde avançado que 'roubou' ao Porto
Modalidades

Negócio fechado! Sporting perde avançado que 'roubou' ao Porto

30 Dez 2025 | 10:26

Icon Comentário0
Sporting vence jogo de loucos no João Rocha e continua perseguição à liderança
Modalidades

Sporting vence jogo de loucos no João Rocha e continua perseguição à liderança

14 Dez 2025 | 16:11

Icon Comentário0