Modalidades
Técnico recusou renovar com o Sporting pela falta de investimento no plantel
09 Jun 2026 | 09:53
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Basquetebol
08 Mar 2020 | 16:54 |
A equipa de basquetebol do Sporting CP recebeu e venceu o Barreirense FC, por 97-67. Em jogo relativo à 22.ª jornada da LPB Placard, o conjunto de Luís Magalhães esteve sempre no comando da partida e somou, com toda a justiça, a oitava vitória consecutiva. Desta forma, os leões retomam à liderança, com 43 pontos. Jalen Jones inaugurou o marcador para o FC Barreirense. Na resposta, João Fernandes converteu dois lances livres e igualou a partida a dois pontos. Logo de seguida, Pedro Catarino, com um triplo, colocou os leões a vencer por 5-2. O Sporting CP ia fazendo da organização defensiva a sua grande arma e, ao cabo de três minutos, o FC Barreirense só tinha marcado dois pontos. Neste sentido, o treinador forasteiro, João Cardoso, pediu um desconto de tempo. Coincidência ou não, no reatar, a turma do Barreiro, muito por culpa de Jalen Jones, que terminou o primeiro quarto com 16 pontos, conseguiu aproximar-se no marcador e, ao fim de dez minutos jogados, perdia apenas por cinco pontos (25-20). Do lado verde e branco, destaque para Abdul Abu, com sete pontos e três ressaltos, e para Pedro Catarino, com cinco pontos e quatro assistências. No segundo quarto, já com Travante Williams e Francisco Amiel em campo, os rapazes de verde e branco voltaram a entrar fortes e conseguiram aumentar a vantagem para oito pontos. No entanto, os comandados de Luís Magalhães iam mostrando algumas dificuldades em lidar com o jogo exterior do FC Barreirense, nomeadamente com os lançamentos de Jalen Jones, Jabari Mcghee e Diogo Peixe. Assim sendo, e perante algum desacerto na hora de visar o cesto, os leões permitiram que o conjunto de João Cardoso chegasse a estar a apenas dois pontos, o que obrigou o treinador verde e branco a pedir, também ele, um desconto de tempo. Todavia, até final do segundo quarto, o basquetebol leonino conseguiu voltar a alargar novamente a vantagem e saiu para o intervalo a vencer por cinco pontos, deixando, contudo, tudo em aberto para o segundo tempo. No capítulo individual, destaque para Travante Williams, que, jogando apenas dez minutos, registou dez pontos. Nota também para os cincos ressaltos de Cláudio Fonseca. Do lado do FC Barreirense, Jalen Jones e Jabari Mcghee, com 16 e 10 pontos, respetivamente, era os homens em maior evidência. No terceiro quarto, certamente depois de um puxão de orelhas de Luís Magalhães, o Sporting CP elevou a agressividade defensiva e melhorou a percentagem de sucesso na hora de lançar ao cesto. Desta forma, a meio do terceiro período, os leões já venciam por 11 pontos (57-46). Foi precisamente por esta altura que a claque Directivo Ultras XXI, em protesto para com a direção liderada por Frederico Varandas, abandonou o Pavilhão João Rocha. Voltando ao jogo, e contrariamente ao que tinha acontecido nos quartos anteriores, os comandados de Luís Magalhães conseguiram distanciar-se do FC Barreirense e terminaram o terceiro período a vencer por 71-56. Travante Williams, com 16 pontos e três assistências, Pedro Catarino, com oito pontos e cinco assistências, e Abdul Abu, com nove ressaltos, iam sendo os jogadores em destaque. Nos últimos dez minutos, o Sporting CP foi cada vez mais superior e, de forma natural e conseguiu mesmo ultrapassar a barreira dos 100 pontos. Assim sendo, e perante 1144 adeptos presentes nas bancadas do Pavilhão João Rocha, os leões venceram o FC Barreirense, por 97-67, somaram a oitava vitória consecutiva e regressaram à liderança da LPB Placard, com 43 pontos. Na vertente individual, Travante Williams, com 21 pontos, oito ressaltos, três assistências e dois roubos de bola foi o homem em destaque. Abdul Abu, com 19 pontos, 13 ressaltos e três assistências. Na próxima jornada, o Sporting CP desloca-se, novamente, até Oliveira de Azeméis para defrontar a UD Oliveirense. O jogo realiza-se dia 15 de março (domingo), pelas 15h00, no Pavilhão Dr. Salvador Machado.
Fotografia de Sporting CP
Clube leonino confirmou várias saídas, num movimento que marca uma mudança significativa no plantel verde e branco para 2026/27
20 Jun 2026 | 12:46 |
É oficial. O Sporting vai promover uma profunda reformulação na sua equipa feminina de basquetebol para a temporada 2026/27. O Clube leonino confirmou oficialmente a saída de oito jogadoras, num movimento que marca uma mudança significativa no plantel verde e branco.
As atletas que deixam Alvalade são Anita Pereira, Cláudia Almeida, Emma Huff, Márcia Carvalho, Nany Carvalho (que chegou em janeiro), Maria Oliveira, Maria Cruz e Maria Kostourkova. Todas abandonam o emblema leonino em definitivo, encerrando assim o seu ciclo ao serviço do Sporting.
Entre as saídas, destacam-se jogadoras que tiveram papel importante na recente subida de divisão da equipa, como Cláudia Almeida, Maria Cruz e Maria Oliveira, que integraram o grupo que garantiu o regresso ao principal escalão do basquetebol feminino em 2024/25.
Também Anita Pereira, Márcia Carvalho, Emma Huff, Nany Carvalho e Maria Kostourkova deixam o emblema leonino, após períodos de permanência distintos, contribuindo em diferentes fases para o projeto desportivo do Clube de Alvalade.
Em comunicado, o Sporting agradeceu publicamente o trabalho e profissionalismo de todas as atletas, desejando-lhes sucesso para o futuro. Recorde-se que a equipa terminou a última edição da Liga Betclic na oitava posição e foi eliminada nos quartos de final dos playoffs pelo Quinta dos Lombos.
Estrutura do Clube de Alvalade encontra-se a preparar várias mudanças para a temporada desportiva e plantel já começa a ganhar forma
17 Jun 2026 | 14:02 |
O Sporting continua a preparar a próxima temporada no basquetebol e já tem assegurado mais um reforço para o plantel que será orientado por Bernardo Pires. Depois da saída de Luís Magalhães, os leões avançam para um novo ciclo e João Embaló será uma das novidades no Pavilhão João Rocha em 2026/27.
Segundo o jornal A Bola, o poste de 24 anos vai deixar a Oliveirense ao fim de três temporadas para vestir a camisola verde e branca. Internacional jovem por Portugal, João Embaló chega a Alvalade depois de se afirmar como uma peça importante da equipa de Oliveira de Azeméis, onde realizou 107 encontros oficiais.
Formado no Queluz, o jogador passou ainda pelo CD Póvoa antes de rumar à Oliveirense em 2023. Ao longo da passagem pelo clube aveirense registou médias de 5,1 pontos e 4,2 ressaltos por jogo, números que convenceram os responsáveis leoninos a avançar para a contratação.
A chegada de Embaló - que os leões já haviam tentado na temporada passada - não deverá ser a única novidade no plantel. O Sporting continua ativo no mercado e há outro nome que ganha força para acompanhar Bernardo Pires na mudança para Alvalade. Trata-se de André Silva, base do Imortal que foi uma das figuras da equipa algarvia na última temporada.
O jogador de 25 anos destacou-se ao serviço do conjunto de Albufeira com médias de 13 pontos e 5,5 assistências por encontro, desempenho que despertou a atenção dos responsáveis leoninos. A ligação ao novo treinador poderá facilitar uma eventual mudança para o Sporting.
Sporting - Oliveirense na Taça de Portugal:
Verdes e brancos olham para o técnico como a principal opção para a próxima temporada e negócio pode ser fechado nos próximos dias
11 Jun 2026 | 10:35 |
Bernardo Pires está cada vez mais perto de assumir o comando técnico da equipa de basquetebol do Sporting. O treinador de 32 anos é um dos nomes mais bem colocados para suceder a Luís Magalhães, que deixou o cargo após o final da temporada.
O técnico prepara-se para abandonar o Imortal, clube que orientou nas últimas três épocas, e terá optado pelo projeto leonino apesar de também ter mantido conversações com a Oliveirense. O jornal A Bola indica que Bernardo Pires integra uma curta lista elaborada pelos responsáveis verdes e brancos, surgindo atualmente como o principal candidato ao cargo.
Caso as negociações cheguem a bom porto, a oficialização poderá acontecer nos próximos dias. O treinador é visto como uma aposta de futuro e agrada à estrutura leonina não apenas pelos resultados alcançados, mas também pela capacidade demonstrada no desenvolvimento de jovens jogadores.
Durante a passagem pelo Imortal, Bernardo Pires liderou igualmente o projeto de sub-23 do clube algarvio. Sob o seu comando, a equipa destacou-se pela aposta em talentos portugueses e pela consistência competitiva, garantindo presença regular nas fases decisivas das competições nacionais.
Na temporada agora concluída, o Imortal atingiu as meias-finais da Taça Hugo dos Santos, os oitavos de final da Taça de Portugal e os quartos de final do play-off da Liga, onde foi eliminado pelo Porto, depois de ter ficado em sexto na Liga Betclic. Além disso, nos três anos em que esteve ao comando da equipa principal, Bernardo Pires conseguiu sempre qualificar os algarvios para a fase final do campeonato.
Do lado do Sporting, a mudança surge após o fim do ciclo de Luís Magalhães. Na última época, os leões conquistaram a Taça Hugo dos Santos e a Taça de Portugal, tendo alcançado ainda as meias-finais do play-off da Liga e a segunda fase de grupos da Taça Europa.
Sporting terminou a época no Dragão: