summary_large_image
O TALENTO E O FUTURO DO SPORTING CP
Gostaria de ver cada vez mais os nossos Sócios e adeptos a discutir a qualidade dos nossos jogadores, o talento, e todos os aspectos relacionados com a parte desportiva.
Imagem de destaque28 Jun 2020, 11:32

O Sporting CP é, em Portugal, e provavelmente no mundo inteiro, o Clube onde os seus Sócios e adeptos menos discutem aquilo que considero ser o mais importante, que é a qualidade dos seus jogadores, dos seus treinadores e respectivo staff técnico. Atrevo-me a dizer que, em cada 10 artigos de opinião, nove são sobre dívidas, vendas, Estatutos e, ultimamente, até as claques e outros assuntos paralelos. Com isto não quero dizer que não são assuntos pertinentes, mas convenhamos que um Clube desportivo com a dimensão do nosso, seria natural discutirmos, com assiduidade, a qualidade dos nossos jogadores, a formação, o talento e sermos exigentes nesta matéria.

Sou dos que defende que, sem um projeto centrado na qualidade e no sucesso desportivo, tudo o resto fica condicionado. Alguns devem estar a pensar que, por exemplo, sem dinheiro e sem as finanças equilibradas, não podemos ter jogadores e um plantel de topo. Se não podemos dissociar uma coisa da outra, a verdade é que nunca conseguiremos estar focados e investir o nosso tempo no que verdadeiramente interessa, pois passamos os dias centrados nas outras áreas que referi. Se repararmos, o SL Benfica, durante os últimos 20 anos, tem o maior passivo de uma sociedade Desportiva em Portugal e uma das maiores do mundo e, se verificarmos, pouco ligam a este tema. O mesmo se passa com o FC Porto, que, pelos dias de hoje, será o Clube dos três grandes que aparenta ter o cerco mais apertado do que a finanças diz respeito, estando novamente na eminência do fair play financeiro imposto pelas entidades que tutelam o futebol mundial. Com isto pretendo dizer que está na hora de nos unirmos e canalizar todas as nossas forças para que se construa um plantel forte e com muita qualidade, para que seja possível, nos próximo 2/3 anos, atingirmos o título nacional. E o momento até nos ajuda pois os principais rivais demonstram fraquezas que não costumam ter. O SL Benfica, quer queiramos ou não, está a sofrer com o desgaste de estar constantemente envolvido em situações muito pouco éticas e os sócios estão fartos das promessas do seu atual presidente. O FC Porto, para além de estar próximo de uma mudança de liderança que deixará marcas dada a importância que Pinto da Costa teve na dimensão que o Clube tem hoje, vive momentos de grande dificuldade financeira. Se juntarmos a isto a clara diminuição na qualidade dos seus planteis e ao pobre futebol praticado por ambos, é o momento de nos focarmos na construção de um plantel com muita qualidade e trilhar o nosso caminho com todos a remar para o mesmo lado. E a verdade é que estes momentos de pandemia têm ajudado o Sporting CP. O facto de não existir a pressão dos adeptos nos estádios e pavilhões por onde jogamos, permite a atual direção estar mais focada e direcionada para os assuntos, que, como referi, são para mim o mais importante: a qualidade e o talento no nosso clube. E, concordem ou não, a realidade é que temos um treinador que tem muito potencial e um plantel atualmente com um conjunto de jogadores jovens que nos deixam cheios de esperança de num futuro próximo serem verdadeiros ídolos dos Sportinguistas. Ainda existe um longo caminho a percorrer, pois, só com miúdos, não será possível atingir o desejado título nacional. É preciso investir em 3 ou 4 jogadores mais experientes e de inegável mais valia, de modo a dotar a equipa da referida experiência, mas também de ajudar a que estes miúdos possam crescer e atingir um patamar de qualidade compatível com a grandeza do Sporting CP.

Em suma, gostaria de ver cada vez mais os nossos Sócios e adeptos a discutir a qualidade dos nossos jogadores, o talento, e todos os aspectos relacionados com a parte desportiva. Seria seguramente muito mais interessante e motivador, do que só olharmos para números, estatutos e assembleias gerais.

Deixo uma reflexão: Dificilmente, um miúdo com 10 anos, e já fã incondicional do nosso Clube, mudará de cor e o amor que sente pelo Sporting CP. Acham que este amor que lhes é passado pelos pais, amigos ou família, devem-se a questões financeiras e de Estatutos ou são os golos e os seus ídolos (jogadores) que os fazem ser do Sporting CP?

  Comentários