INCORPORAR MOVIMENTOS OLÍMPICOS NA FORMAÇÃO
Halterofilista João Melo deu ação de formação aos preparadores físicos e fisioterapeutas da Academia
Redação Leonino
Texto
28 de Março 2021, 10:16

João Melo, campeão nacional de halterofilismo (categoria -96kg), realizou uma ação de formação no Sporting, direcionada aos preparadores físicos e fisioterapeutas da Academia. O halterofilista e o coordenador da Unidade de Perfomance, Francisco Tavares, tinham como objetivo demonstrar que, alguns movimentos olímpicos, podem ser mais valias na preparação dos jogadores de formação.

As características de tripla-extensão, natureza da balística do movimento e altos valores de potência gerados apresentam um grande transfer para as ações explosivas que se encontram no futebol, assim como a mudança de direção, o sprint ou o salto. Várias academias em Inglaterra já incluem este tipo de movimentos na prática regular dos treinos de força e potência dos seus atletas.

A aprendizagem destes movimentos será integrada no MLDA (Modelo Longitudinal de Desenvolvimento dos Atletas do Sporting), sendo a sua aquisição técnica feita a partir dos 12 anos de idade até ao expoente máximo de estímulo para a potência no escalão de sub-19, sendo que cada atleta terá as suas especificidades.

Fotografia de Sporting

  Comentários