![Unai Emery passa a perna ao Sporting e desvia alvo dos leões](/storage/media-items/images/2024/05/Unai-Emery-Sporting-Aston-Villa.webp)
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting empatou frente ao Benfica, por 2-2, em jogo da segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal e garantiu presença no Jamor (4-3 no total da eliminatória). Durante a partida, Ángel Di María fez o que melhor sabe e deu um autêntico festival... de mergulhos.
Vários foram os lances e as ocasiões em que o argentino tentou ludibriar João Pinheiro - que teve uma prestação exemplar - atirando-se para o chão para 'sacar' a falta e um eventual cartão vermelho para os jogadores do Sporting, mas o juiz do encontro não foi na conversa do avançado.
O 'camisola 11' dos encarnados chegou mesmo a ver cartão amarelo por atitude antidesportiva quando, já em tempo de compensação da primeira parte, rematou a bola, visivelmente irritado, depois de o árbitro ter apitado falta de um atleta das águias.
Mesmo em risco de ser expulso, a exibição de Di María foi constante, com o futebolista a procurar 'cavar' faltas incessantemente. Um dos lances em maior destaque deu-se à entrada da área do Sporting, quando o canhoto se atira para cima de Gonçalo Inácio e faz um dos seus habituais teatros. João Pinheiro, mais uma vez, não foi nas cantigas e advertiu, corretamente, falta atacante.
Certo é que, com a vantagem conseguida no Estádio José Alvalade (2-1), somada ao empate no reduto rival, os pupilos de Rúben Amorim estão na final da Taça de Portugal pela primeira vez desde que o treinador assumiu o comando técnico da equipa. Porto e Vitória de Guimarães medem forças na outra eliminatória, para decidir qual dos dois enfrenta o Sporting no jogo decisivo da prova rainha.
Confira o lance de Di María com Inácio:
Antigo central dos leões acredita que indiscutível de Rui Borges terá de se apresentar a alto nível com a Listada verde e branca de forma mais regular
|
Jeremiah St. Juste completou 90 minutos nos últimos quatro jogos do Sporting, um recorde absoluto para o jogador, que tem enfrentado problemas com lesões. Tonel reforça a grande velocidade que distingue o titular de Rui Borges dos companheiros de posição e deseja que o defesa consiga mostrar toda a sua qualidade de forma mais regular.
"Desde logo, salientar que está a jogar a central esquerdo, quando na linha de três do Ruben Amorim jogava normalmente à direita. Portanto, mudou um pouco a forma de estar, não só de três centrais para dois, mas também está a jogar sobre o lado esquerdo, sendo ele um destro. Depois, acho que está a ter um bom rendimento, por isso é que o Debast tem sido relegado para o banco de suplentes", admite, ao jornal A Bola.
Para o antigo central do Sporting é importante que Jer faça "jogos consecutivos, porque isso, obviamente, lhe aumenta os índices de confiança", garantindo que, "se não tiver impedimentos físicos, poderá ainda subir mais o nível de rendimento". O 'camisola 3' destaca-se dos demais companheiros pela "velocidade e a capacidade de lidar com o espaço nas costas".
"É um jogador que, infelizmente, tem sido muito fustigado por lesões e estes níveis de confiança também são importantes nestes jogos consecutivos, mas, de facto, serem os primeiros quatro jogos consecutivos que faz durante os 90 minutos, em três épocas, demonstra muito daquilo que tem sido o azar deste jogador", acrescenta Tonel.
O ex-defesa verde e branco crê que o neerlandês "demonstrou qualidade a espaços", tendo apresentado "muita irregularidade". Tonel garante que St. Juste "está num período bom", mas reforça que "ainda é pouco, são apenas quatro jogos", assumindo que "há um caminho pela frente", desejando que o central o faça "sem lesões".
Palavras do técnico verde e branco na antevisão ao duelo com o Rio Ave não foram bem aceites pelo jornalista, que fez questão de deixar um reparo
|
Rui Borges recusou revelar se Marcus Edwards participou no último treino do Sporting. Em antevisão ao duelo com o Rio Ave, o técnico apenas explicou que o 'camisola 10' estava afastado da partida. Bernardo Ribeiro, diretor do jornal Record, não gostou da postura do líder leonino.
"Frente ao Rio Ave, o Sporting procura voltar a isolar-se. O campo é tradicionalmente duro e Petit sabe da poda. Aqui a gestão é mais complicada devido a lesões", começou por dizer, no diário desportivo, antevendo uma partida complicada para os verdes e brancos.
Bernardo Ribeiro passou, de seguida, a admitir que com Marcus Edwards "foi tomada a atitude certa, seja ela ideia de Rui Borges ou da estrutura". No entanto, aponta o dedo ao treinador dos leões, afirmando ser uma "pena que o técnico tenha ficado incomodado com as perguntas. Mas ainda somos nós que decidimos".
Marcus Edwards está, de momento, a treinar à parte do plantel. O extremo inglês tem local e horários diferentes dos companheiros, na Academia Cristiano Ronaldo, estando a lidar com um duro processo disciplinar, que dita a sua saída de Alvalade.
O Sporting volta a entrar em campo este sábado, dia 18 de janeiro, frente ao Rio Ave, em jogo relativo à 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Petit jogar-se-á às 18h00, no Estádio dos Arcos, em Vila do Conde.
Desentendimento com Rui Borges terá ditado afastamento do resto do plantel e futebolista dos verdes e brancos vai trabalhando condicionado em Alcochete
|
Marcus Edwards vai deixar o Sporting. A atitude de compromisso do jogador com o Clube é nula e os responsáveis verdes e brancos decidiram despachar o avançado. Enquanto decorrem algumas negociações, o 'camisola 10' treina afastado dos companheiros.
O extremo inglês não trabalha junto do plantel na Academia Cristiano Ronaldo, tendo local e horas diferentes para se apresentar aos treinos, o que demonstra o desentendimento total do atleta com Rui Borges e a restante estrutura leonina.
"Está fora do jogo por opção técnica. Ponto. Não vou especificar jogadores. É jogador do Clube, tem contrato, se sai ou não é uma questão do Clube. Não tenho de dizer se treinou", atirou o treinador dos verdes e brancos, na antevisão ao duelo com o Rio Ave, quando questionado sobre a situação de Edwards.
Na presente temporada, Marcus Edwards – avaliado em 15 milhões de euros – participou em 10 encontros pelos leões. O jogador soma, no total, apenas 346 minutos disputados com a camisola verde e branca, tendo marcado três golos (dois frente ao Amarante, um diante do Farense).
Ao todo, desde que chegou ao Sporting oriundo do Vitória de Guimarães, Marcus Edwards realizou 120 encontros, marcou 24 golos, fez 18 assistências e conquistou uma Liga Portugal Betclic (2023/24). O extremo tem contrato com os verdes e brancos até junho de 2026 e uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. O inglês custou 7,5 milhões de euros por 50% do passe, tendo os verdes e brancos assegurado mais 15%, aquando da venda de Pedro Porro ao Tottenham.