Futebol
Fabrizio Romano faz atualização de mercado e Sporting pode ficar a perder
16 Jan 2026 | 13:34
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
24 Abr 2024 | 07:21 |
Sporting e Porto têm Clássico marcado para as 20h30 do próximo domingo, dia 28 de abril, no Estádio do Dragão. A partida - que, em caso de vitória, dita matematicamente o título dos leões se o Benfica perder com o Braga - vai marcar a estreia de Franco Israel frente aos azuis e brancos e logo como titular.
O jovem guardião uruguaio assumiu a baliza dos leões depois da lesão de Antonio Adán e tem dado uma boa resposta. Com defesas de encher o olho, os adeptos pedem que o 'camisola 12' continue a titular mesmo com o regresso do espanhol, ainda que alguns não fiquem totalmente satisfeitos com a segurança dada por Israel.
Certo é que o guarda-redes tem a confiança de Rúben Amorim e voltará a ser titular, fazendo o primeiro jogo diante da formação de Sérgio Conceição. Num passado recente, Adán defendeu a baliza do Sporting em todas as ocasiões em que ambos os emblemas se encontraram.
Esta temporada, Franco Israel – avaliado em 2,5 milhões de euros – leva 21 encontros realizados pelo Sporting: oito na Liga Portugal Betclic, seis na Taça de Portugal, quatro na Liga Europa e três na Taça da Liga. Nos 1.890 minutos que disputou, o guardião sofreu 17 golos.
O guardião uruguaio chegou ao Sporting no início da temporada 2022/23, oriundo da Juventus, a troco de 650 mil euros. A Juventus, recorde-se, conservou 40% de uma mais-valia futura, percentagem esta que a SAD verde e branca pode resgatar, de modo a juntar aos 60% que detém e controlar a totalidade do passe. O defensor da baliza leonina tem contrato com o Clube de Alvalade até junho de 2027 e uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros.
Jovem português que passou pelo emblema verde e branco tem chamado atenção pelo seu desempenho na presente temporada desportiva
16 Jan 2026 | 18:51 |
Afonso Moreira está a ganhar destaque em França ao serviço do Lyon, onde tem vivido uma temporada de afirmação na Ligue 1. Aos 20 anos, o extremo tem sido uma das surpresas da equipa francesa. O jovem português tem chamado atenção pelo seu desempenho.
P. Fonseca: "Tem sido talvez o jogador mais influente na nossa equipa, com assistências e golos, mas não só"
Paulo Fonseca destacou a influência do jogador e já o aponta à Seleção Nacional: “Tem sido talvez o jogador mais influente na nossa equipa, com assistências e golos, mas não só”, reconheceu o técnico, em entrevista à agência Lusa, valorizando não apenas os números, mas também o comportamento e a atitude do extremo.
P. Fonseca: "Ainda é jovem e tenho a certeza de que se continuar assim... vai ser um jogador a ter em conta na nossa Seleção nacional"
“É um miúdo com uma energia incrível, que trabalha defensivamente como poucos. Tem trabalhado muito, ouvido, aprendido e arriscado. Ainda é jovem e tenho a certeza de que se continuar assim... vai ser um jogador a ter em conta na nossa Seleção nacional”.
Paulo Fonseca, de 52 anos, assumiu "gostar de trabalhar com jovens e desenvolver talentos": "Há que dar mérito ao nosso departamento de prospeção, que conhecia bem o jogador e que o aconselhou. Chegou aqui sem qualquer experiência a este nível. O campeonato francês é diferente do português, mas ele adaptou-se muito bem, soube esperar pelas suas oportunidades e melhorou muito o seu jogo e capacidade de decisão", apontou.
Vale a pena recordar que Afonso Moreira se sagrou bicampeão nacional pelo Sporting e participou na conquista da última edição da Taça de Portugal. Na época passada foi opção em três encontros oficiais, mas sempre na condição de suplente utilizado. Saiu no verão rumo a França por 2 milhões de euros.
Em entrevista recente, o avançado argelino de 37 anos, contou algumas histórias hilariantes quando relembrou os tempos em que defendia emblema leonino
16 Jan 2026 | 17:56 |
Islam Slimani abriu o baú das memórias para partilhar, uma das histórias mais caricatas da sua passagem pelo Sporting - que está em risco de perder peça fundamental. Uma ligação vivida em dois momentos distintos: chegou a Alvalade em 2013, saiu em 2016 e voltou a envergar de verde e branco na época 2021/22. O avançado argelino, hoje com 37 anos e ao serviço dos romenos do Cluj, recorda que, na altura, a prioridade absoluta era trabalhar e evoluir, sob as ordens de Leonardo Jardim, acabando a alimentação por ficar em segundo plano.
Islam Slimani: "Comia pizza congelada ao meio dia"
"Tinha fome quando cheguei ao Sporting. A minha vida era a seguinte: ia aos treinos, voltava para casa e comia uma pizza - daquelas congeladas... Juro que é verdade. Pizza congelada ao meio-dia; e também comia noodles, daqueles que vêm num pacote e metes a ferver. Comia isso todos os dias, mais atum e margarina...", explicou o dianteiro numa entrevista concedida ao canal do jornalista Colin Dicanot.
"Comia isso todos os dias, mais atum e margarina... Fazia uma sesta, ia tomar um café e o que não tinha comido de manhã, comia à noite ou no dia seguinte. Fiz isso durante um ano. Não fui uma vez a um restaurante. Juro e não sabia cozinhar...", disse o ex Sporting.
Islam Slimani: "Davam almoço na Academia, mas eu não sabia"
E acrescentou, entre... muitos risos de ambos: "Sabes o pior? É que davam almoço lá na Academia, mas eu não sabia. Estava tão focado que nem sabia e ia logo para casa (depois do treino). E ninguém me perguntava porque é que não ia comer...", apontou.
De leão ao peito, Slimani completou 123 jogos (mais um na equipa B), nos quais 61 golos e registou nove assistências. Em 2013, a SAD pagou 300 mil euros ao CR Belouizdad, emblema argelino, pelo seu passe. Esta temporada, com a camisola do Cluj, Islam Slimani - avaliado em 400 mil euros - leva oito partidas disputadas na Superliga Romena. Nos 323 minutos que esteve em campo, o avançado aponta um golo e uma assistência.
Clube de Alvalade garantiu uma vitória expressiva em prova doméstica, onde a mesma foi protagonizada por antiga avançada do emblema catalão
16 Jan 2026 | 17:25 |
A equipa de futebol feminino do Sporting venceu frente ao Damaiense, esta sexta-feira, dia 16 de janeiro, no Estádio Algarve. Em partida relativa à terceira jornada da primeira fase da Taça da Liga, as leoas cumpriram o seu objetivo de maneira confortável ganhando por 6-1.
Em Loulé, a primeira parte foi de domínio verde e branco. Brittany Raphino inaugurou o marcador aos 20 minutos, com uma grande penalidade. Aos 32’, o Damaiense estando em desvantagem no encontro, prolongou o seu azar - a número 9 da equipa da Damaia, Doly Wabeua, marcou na própria baliza. Para fechar os primeiros 45 minutos, Andreia Bravo (44') colocou o esférico no fundo das redes.
Na segunda parte, as equipas voltaram a entrar com tudo. O Sporting mantinha o controlo na partida, mas mesmo assim acabou por sofrer um golo. Aos 62’, Lícia Cruz reduziy. Em resposta, as leoas não perdoaram, e aos 82 minutos, Ana Capeta assinou o encontro com um grande golo. Flor Bonsegundo (90’) marcou o quinto e a ex Barcelona, Carla Armengol (90+1’) marcou o sexto.
Com esta vitória - a 10.ª em 20 jogos na presente temporada - as comandadas de Micael Sequeira encontram-se no segundo lugar do grupo B da Taça da Liga feminina, onde cinco equipas lutam por dois lugares que dão acesso aos play-offs da competição nacional.
O emblema verde e branco vira agora atenções para a Liga BPI. O próximo encontro do Sporting está marcado para o dia 24 de janeiro, frente ao Vitória de Guimarães, às 15h00, na Academia Vitória Sport Clube, em duelo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional.