Futebol
João Quadros diz que há um jogador do Sporting "com dois tijolos" nos pés
20 Set 2026 | 13:20
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
13 Jun 2024 | 20:58 |
A Liga Portugal divulgou, na tarde desta quinta-feira, dia 13 de junho, que Jota Silva é o último integrante da equipa do ano da Liga Portugal Betclic. O avançado do Vitória e Guimarães, que está na mira do Sporting, vê, assim, reconhecida uma época de alto nível e que mereceu a chamada de Roberto Martínez para a Seleção Nacional nos amigáveis de março.
O atual melhor onze é: Ricardo Velho (Farense); Costinha (Rio Ave), Ousmane diomande, Sebastian Coates, Gonçalo Inácio, João Neves (Benfica), Morten Hjulmand, Pedro Gonçalves; Rafa Mujica (Arouca) e Viktor Gyokeres e Jota Silva (Vitória de Guimarães). O Sporting é a equipa mais representada com seis elementos. A equipa do ano, que foi delineada na sequência de uma votação promovida junto de treinadores e capitães.
Consoante o que tem sido noticiado, o West Ham está na linha da frente para garantir o internacional português, porém, é difícil que o emblema inglês, agora sob o comando de Julen Lopetegui, chegue ao valor da cláusula de 20 milhões de euros. Deste modo, também o Sporting, o Porto e o Benfica, três grandes portugueses que demonstraram interesse no jovem atleta, terão alguma dificuldade em garantir a presença de Jota Silva no seu plantel.
Esta temporada, com a camisola do Vitória de Guimarães, Jota Silva – avaliado em 5 milhões de euros – realizou 42 partidas: 33 no Campeonato Nacional, seis na Taça de Portugal, dois na Liga Conferencia e um na Taça da Liga. Nos 3.459 minutos que realizou, o internacional português marcou 15 golos e fez sete assistências. O extremo, que tem contrato com o emblema minhoto até 2025, foi uma das grandes figuras da época 2023/24.
Arranque oficial da época acabou por ficar muito aquém daquilo que futebolista esperava, depois de pré-temporada prometedora
21 Set 2026 | 03:00 |
Jesse Derry está desanimado com a pouca utilização que tem tido no Sporting, sabe o Leonino. O extremo chegou a Alvalade por empréstimo do Chelsea com grandes expetativas e depois de uma pré-temporada que deixou boas indicações, mas o arranque oficial da época acabou por ficar muito aquém daquilo que o jovem esperava.
Aos 19 anos, o internacional sub-19 por Inglaterra pretendia aproveitar a mudança para Portugal para ganhar experiência ao mais alto nível e afirmar-se no futebol sénior. O rendimento apresentado na pré-época gerou entusiasmo em torno do jovem reforço.
O futebolista tinha manifestado enorme entusiasmo com a mudança. No entanto, o espaço nas opções de Rui Borges diminuiu consideravelmente. O atleta participou apenas em três partidas da Liga portuguesa e sempre lançado a partir do banco, contabilizando somente 26 minutos em campo.
O cenário ganha ainda maior peso tendo em conta que o empréstimo foi pensado precisamente para permitir ao jovem inglês somar minutos e experiência competitiva numa equipa de primeira linha, depois de ter tido a primeira experiência no futebol sénior do Chelsea na época passada.
Apesar da frustração natural perante este cenário, Jesse Derry continua determinado a lutar por oportunidades e a justificar a aposta feita pelo Sporting. O Chelsea renovou-lhe recentemente o contrato até 2032 antes de o ceder aos leões, num claro sinal da confiança que mantém no potencial do jogador.
Perante cenário de contestação que se intensificou após o empate com o Arouca (2-2), posição da administração já foi conhecida
20 Set 2026 | 16:00 |
Rui Borges vai continuar como treinador do Sporting. A SAD leonina analisou a situação do técnico na sequência do empate frente ao Arouca e decidiu manter a confiança no treinador de 45 anos, apesar do ambiente de forte contestação que se instalou em Alvalade.
A saída esteve em cima da mesa depois de os leões terem somado o terceiro empate nas primeiras jornadas, frente a Estrela da Amadora, Famalicão e Arouca. Mais do que os resultados, a preocupação dentro do Clube prende-se com a forma como os leões têm permitido aos adversários recuperar depois de estarem em vantagem.
Um dos argumentos considerados pela SAD está relacionado com a profunda remodelação do plantel. A equipa sofreu várias alterações durante o mercado e as novas dinâmicas ainda não estão totalmente consolidadas, pelo que os responsáveis leoninos entendem que Rui Borges deve ter tempo para trabalhar e corrigir os problemas identificados. Nesse sentido, a estrutura decidiu dar um voto de confiança ao técnico e manter o projeto em andamento.
Frederico Varandas teve também um papel importante na decisão. O Presidente tem demonstrado publicamente confiança em Rui Borges e, em maio passado, prolongou o contrato do treinador até 2028. Perante o cenário de contestação que se intensificou após o empate com o Arouca, a posição da administração acabou por prevalecer e a aposta no técnico mantém-se, pelo menos para já.
Assim, Rui Borges continuará a orientar o Sporting e já tem pela frente a preparação do próximo compromisso após a pausa competitiva. O treinador deverá aproveitar as próximas semanas para trabalhar a equipa antes da deslocação a Braga, agendada para 9 de outubro.
Antigo médio explicou que dimensão histórica dos merengues acabou por pesar na decisão, mas reconhece agora que carreira poderia ter seguido outro rumo
20 Set 2026 | 13:40 |
Cinco anos ligado ao Real Madrid e nem um jogo oficial pelo gigante espanhol. É este um dos dados mais marcantes da passagem de Rodrigo Fabri pelo clube merengue, uma experiência que o antigo jogador do Sporting hoje admite que poderia ter sido diferente. Aos 21 anos, em 1998, o brasileiro deixou a Portuguesa e escolheu a capital espanhola.
R. Fabri: "Está claro que a minha escolha foi um erro"
O antigo médio explicou que a dimensão histórica dos madridistas acabou por pesar na decisão, mas reconhece agora que a carreira poderia ter seguido outro rumo: "A Roma e o Deportivo da Corunha, que estava num grande momento, também queriam contratar-me, mas escolhi o Real Madrid, devido à sua história e grandeza. Passado tanto tempo, está claro que a minha escolha foi um erro, mas, naquele momento, estava convencido da minha decisão", contou ao jornal 'As'.
Fabri chegou a Espanha depois de ganhar destaque no Brasil e de ter sido chamado por Zagallo para a Copa América de 1997, onde partilhou balneário com nomes como Ronaldo, Rivaldo, Romário, Bebeto, Mauro Silva, Cafú e Roberto Carlos. As expetativas eram elevadas, mas a realidade foi bem diferente daquela que imaginava.
Sem espaço na equipa, acabou por passar por vários clubes por empréstimo. Flamengo, Santos, Valladolid, Sporting e Grêmio fizeram parte desse percurso, tendo sido em Alvalade que viveu uma das experiências mais produtivas: disputou 30 encontros pelos leões, marcou quatro golos e fez seis assistências.
A ligação ao Real Madrid - onde está Yan Diomande, que poderia ter sido reforço do Clube de Alvalade - terminou em 2003, quando foi transferido para o Atlético de Madrid por 3 milhões de euros. A passagem pelos rivais também não resultou como esperado e Fabri continuou a carreira no Atlético Mineiro, São Paulo, Paulista, Figueirense e Santo André, antes de se retirar em 2009.
João Quadros diz que há um jogador do Sporting "com dois tijolos" nos pés
20 Set 2026 | 13:20
Trindade Barros pede saída do Presidente do Sporting: "Varandas não presta e cheira mal"
20 Set 2026 | 12:48
Especialista italiano diz que Sérgio Conceição é o escolhido caso Rui Borges saia do Sporting
20 Set 2026 | 12:02