Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Ainda não foi no pós jogo da partida contra o Nacional que Rúben Amorim confirmou que está de partida do Sporting. O técnico deixou a dúvida no ar, após responder por várias vezes que a única coisa que podia comentar era o comunicado emitido pelo Clube de Alvalade em relação à intenção de compra do Manchester United.
No entanto, os leões parecem estar a já a preparar-se para o futuro, e o sucessor de Rúben Amorim pode já estar encontrado: João Pereira, que orienta a equipa B do Sporting, deverá ser o escolhido. A verdade é que o próprio Amorim já tinha avisado sobre esta possibilidade, quando conquistou o primeiro título de leão ao peito, em 2020/21.
Na altura, Rúben Amorim disse que João Pereira “seria treinador, mas para não o ver roubar-me o lugar, treinaria os sub-14". O antigo lateral-direito assumiu os sub-23 verdes e brancos, onde esteve por três épocas, antes de ter assumido a equipa B no início deste ano – agora pode estar a preparar-se para dar outro salto na carreira, talvez até mais rápido do que estaria à espera.
As palavras do ainda treinador verde e branco não são a única coisa que liga os dois técnicos portugueses: tal como Amorim, João Pereira fez a formação no Benfica e também deixou o Braga a meio da época para se juntar ao Sporting – na altura, em 2009/10, ainda como jogador. Três anos volvidos iria deixar os leões, para se voltar a juntar à equipa na temporada 2015/16.
Voltou a sair para a Turquia pouco mais de um ano depois, mas o percurso em Alvalade não terminou aí. Em 20/21, já perto de se retirar, aceitou o convite e terminou a carreira no Sporting. Não foi muito utilizado, mas tornou-se campeão pelos leões. João Pereira retirou-se no futebol no fim dessa época e passou logo para o banco, com os sub-23. À semelhança de Amorim, pode tornar-se treinador da equipa principal dos leões sem ainda ter concluído o curso de treinador, cujo diploma deverá receber em dezembro.
Presidente do Clube de Alvalade tem planos definidos a curto prazo e vai tentar fechar possível acordo com o futebolista luso
|
0Luís Neto é desejado em Alvalade. Frederico Varandas quer que o antigo defesa do Sporting volte 'a casa', desta feita para assumir um lugar na estrutura verde e branca, ao lado de João Pereira, que será o novo treinador dos leões, após Rúben Amorim assinar com o Manchester United.
Segundo informação avançada pelo jornal Record, o Presidente do Sporting propôs ao central internacional português um papel de elevada importância no balneário, de forma a facilitar esta complicada fase de transição que o Clube irá enfrentar.
Profundo conhecedor do plantel e com um grande respeito e amizade por parte de todos os jogadores, Neto seria também o braço direito de João Pereira. O central e o antigo lateral-direito chegaram a jogar juntos, tanto em Alvalade, como ao serviço da seleção nacional.
Luís Neto chegou aos leões oriundo do Zenit, em 2019, depois de ter terminado contrato com o emblema russo. Com a camisola do Sporting, o internacional português realizou 107 jogos, marcou um golo, fez duas assistências e conquistou cinco títulos: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021).
Em 2023/24, última época em Alvalade, com a Listada verde e branca, Luís Neto – avaliado em 100 mil euros – contabilizou 15 encontros: sete na Liga Portugal Betclic, quatro na Taça de Portugal, dois na Liga Europa e dois na Taça da Liga. Ao todo, nos 591 minutos que disputou, o defesa-central marcou um golo, diante do Dumiense.
Antigo dirigente do Clube de Alvalade aponta ainda outro nome conhecido dos adeptos ao lugar de Rúben Amorim, que vai rumar ao Manchester United
|
0Bruno Mascarenhas vê Sérgio Conceição como novo treinador do Sporting. O antigo vogal do conselho diretivo no tempo de Bruno de Carvalho crê que a saída de Rúben Amorim para o Manchester United poderá ser colmatada com "consagrados do futebol português".
"João Pereira não seria a minha primeira escolha, mas se a estrutura entende que ele preconiza o modelo de jogo que está instituído e se confia nele pode ser, para já, a solução", disse, ao jornal Record, garantindo que Amorim era "uma peça-chave no projeto desportivo do Sporting".
"Estou convencido de que, tendo um modelo de jogo já perfeitamente definido e um conjunto de jogadores que já estão perfeitamente rotinados com esse modelo de jogo, o treinador que vier só precisa de manter este modelo. Parto do princípio de que é não inventar para não estragar", admitiu.
"Se está a correr bem... Se o Sporting tem sido absolutamente avassalador, com o melhor ataque dos últimos 50 anos e a melhor defesa das últimas décadas, para quê mexer naquilo que já foi feito?", questionou, antes de apontar nomes que poderiam suceder a Rúben Amorim.
"Não me chocava nada que fosse Sérgio Conceição ou Leonardo Jardim! Qualquer um deles é suficientemente inteligente para não estragar o que de bom está feito. Consagrados que conhecem o futebol português e que saberiam aproveitar o plantel da melhor forma, como Rúben Amorim fez. Com a época a decorrer, alterar muito poderia ser prejudicial. É melhor ir buscar alguém que já esteja dentro do clube e que conheça bem o sistema de jogo", terminou Bruno Mascarenhas.
Técnicos poderão ser rivais em Inglaterra, apesar de o português também ter sido apontado como o sucessor do espanhol no Manchester City
|
0Pep Guardiola foi questionado sobre a possível saída de Rúben Amorim do comando técnico do Sporting, para rumar ao Manchester United. Em antevisão ao próximo duelo do City, o treinador espanhol deixou rasgados elogios ao português.
"Só posso falar da experiência de ter jogado duas vezes contra a equipa do Rúben no Sporting, há uma ou duas épocas, e a pressão foi muito, muito boa. Falei com o Matheus Nunes, que foi jogador dele, e ele fala muito bem dele. Olhem a época que está a ter, está invicto, ganhou todos os jogos da liga portuguesa e na Liga dos Campeões está com os mesmos pontos que nós", começou por dizer.
"Portanto, é um grande treinador, por isso tenho a sensação de que se o Manchester United, pelo que ouço, está a pensar nele é porque é um bom treinador. O Man. United não contrata treinadores que não estejam a esse nível", admitiu Guardiola.
Questionado sobre a idade do técnico português (39), o espanhol respondeu sem rodeios: "Comecei a trabalhar no Barcelona com 37 anos, na quarta divisão. Por isso, conhecimento é conhecimento. Se fores competente, isso [a idade] não importa. O importante é o talento. Se fores bom, não importa a idade".
Rúben Amorim chegou ao Sporting em março de 2020, oriundo do Braga, com os leões a pagarem, curiosamente, 10 milhões de euros, sendo que esse valor haveria de ser ligeiramente superior. Desde então, o técnico regista 228 encontros (161 vitórias, 34 empates e 33 derrotas) e conquistou cinco títulos: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021/22) e duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22).