Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

AMORIM SUJEITO ENTRE UM A SEIS ANOS DE SUSPENSÃO

Na sequência de uma participação apresentada, a Comissão de Instrutores da Liga Portuguesa de Futebol Profissional pretende condenar técnico por fraude na inscrição

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Clube de Alvalade emitiu comunicado onde informa que a Comissão de Instrutores da Liga Portuguesa de Futebol Profissional pretende castigar Rúben Amorim entre um e seis anos de suspensão. Em causa está uma fraude na inscrição do técnico como treinador.


Através de comunicado, o Sporting informa que “na sequência de participação apresentada pela Associação Nacional de Treinadores de Futebol em março de 2020, a Comissão de Instrutores da Liga Portuguesa de Futebol Profissional deduziu agora acusação contra a Sporting SAD e o seu treinador Rúben Amorim”.


Em causa está uma possível “fraude na inscrição de Rúben Amorim como treinador, e pretendendo ver o mesmo condenado a uma sanção de um a seis anos de suspensão de atividade”.


Leia o comunicado na íntegra:

A Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD (Sporting SAD) vem, através deste comunicado, denunciar uma situação que considera constituir um dos episódios mais lamentáveis e surreais da história do futebol português.


Em concreto, informa a Sporting SAD que, na sequência de participação apresentada pela Associação Nacional de Treinadores de Futebol em Março de 2020, a Comissão de Instrutores da Liga Portuguesa de Futebol Profissional deduziu agora acusação contra a Sporting SAD e o seu treinador Rúben Amorim, alegando existir fraude na inscrição de Rúben Amorim como treinador, e pretendendo ver o mesmo condenado a uma sanção de um a seis anos de suspensão de actividade.

Repetimos: a disciplina desportiva nacional pretende condenar o treinador Rúben Amorim a uma sanção mínima de suspensão por um ano pelo facto de o mesmo, respeitando os regulamentos em vigor, se ter inscrito como treinador-adjunto e não como treinador principal quando ainda não possuía habilitação para tanto.

Este processo e esta acusação constituem uma mancha reputacional indelével no desporto nacional, com repercussões internacionais, por impedirem qualquer possibilidade de crença no regular funcionamento das instituições que movem o processo.

Para além de outros motivos que contradizem a tese vertida na acusação, a Sporting SAD realça que esta, ao que se julga saber, constitui a primeira acusação com este enquadramento e constituiria a primeira e única condenação desta natureza nas competições profissionais nacionais, apesar de existir e ser por todos conhecido um histórico de dezenas de casos de equipas técnicas de outros Clubes de contornos pelo menos comparáveis. A intenção muito direccionada desta acusação fica por demais evidente quando o próprio Rúben Amorim não foi alvo de qualquer participação ou processo quando integrava a equipa técnica da SC Braga SAD, em circunstâncias que se crêem idênticas.

Acresce que os casos mencionados precederam ou coexistiram com o que é agora objecto de acusação a Rúben Amorim, não podendo a Sporting SAD deixar de sublinhar a sua perplexidade pelo facto de o mesmo surgir quando a sua equipa se encontra em primeiro lugar na Liga, com larga vantagem, assumindo o melhor registo de qualquer outra em Portugal até ao momento, precisamente sob o comando desta equipa técnica.

Só um corporativismo ultrapassado pode acreditar que um processo deste género promove e protege a classe dos treinadores portugueses. E só uma disciplina desportiva cega, no pior sentido, poderia entender ser de acolher essa sanha persecutória.

É assim, lamentando-o, que a Sporting SAD considera que única virtude deste processo é a de evidenciar o tratamento díspar e enviesado em desfavor do Sporting CP que as instituições

 

envolvidas decidiram assumir de forma transparente, tentando prejudicar gravemente a promissora carreira de um muito competente jovem treinador.

A todos os Sócios e adeptos do Clube, a Sporting SAD assegura que:

i)             não existe qualquer fundamento jurídico que sustente a sanção proposta de um a seis anos de suspensão, o que em sede própria será cabalmente demonstrado;

ii)            reitera a sua total confiança nesta equipa técnica, mantendo inquebrável o compromisso que existe actualmente com a mesma e que foi recentemente reforçado;

iii)           se manterá fiel aos seus valores, dos quais nunca abdicará nem permitirá que sejam negociados;

iv)           se mantém confiante na luta que tem levado a cabo pela construção de instituições fortes, que permitam que a única força dominante no futebol português seja a verdade desportiva e os superiores interesses do Desporto em Portugal.

 

Onde vai um, vão todos.

 


Futebol

ÚLTIMA HORA: SPORTING JÁ SABE QUANDO COATES VAI REFORÇAR O NACIONAL MONTEVIDEU

Capitão dos leões está apenas à espera da despedida no Estádio de Alvalade

Coates já tem data para se apresentar no Uruguai
Coates já tem data para se apresentar no Uruguai

  |

Icon Comentário0

O troféu Cinco Violinos é a única coisa que ainda prende Sebastián Coates ao Sporting. O defesa-central vai regressar ao Nacional Montevideu logo após o duelo, que servirá como despedida do capitão dos leões, em pleno Estádio de Alvalade. A informação foi avançada por Gustavo Amoza, um dirigente do conjunto uruguaio, este domingo, 21 de julho.


"Espera-se que chegue a 28 ou 29, vai depender. Tem o jogo de homenagem e despedida a 27, e a ideia é que volte depois. Tem também questões pessoais para resolver, são muitos anos em Portugal, até porque volta com toda a família. Esperamo-lo nessa segunda-feira", revelou, em entrevista à rádio Sport890.


É de salientar que o regresso de Coates a Montevideu não vai custar nada à equipa do Uruguai, tendo em conta uma cláusula que estava presente no contrato do capitão do Sporting e que lhe permitia regressar à sua equipa de infância a custo zero.


Na temporada que terminou (2023/24), Sebastián Coates – avaliado em 3,5 milhões de euros – somou 44 encontros: 29 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga Europa, seis na Taça de Portugal e dois na Taça da Liga. Ao todo, 3.350 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o capitão do Sporting marcou seis golos e fez uma assistência.

Ao todo, Sebastián Coates realizou 369 jogos de leão ao peito, tendo, ao todo, 37 golos, 10 assistências e oito títulos: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021/22), uma Taça de Portugal (2018/19) e quatro Taças da Liga (2017/18, 2018/19, 2020/21 e 2021/22), deixando um legado histórico com a Listada verde e branca. O capitão deixa Alvalade como o estrangeiro com mais jogos na história dos leões.



Futebol

APÓS ENFRENTAR O BENFICA, LUÍS MAXIMIANO REVELA O QUE SENTIU COM A CONQUISTA DO TÍTULO PELO SPORTING

Guardião formado nos leões está agora ao serviço do Almeria, de Espanha

Max não esquece o Sporting
Max não esquece o Sporting

  |

Icon Comentário0

A carreira de Luís Maximiano levou-o para longe do Sporting, estando agora a representar o Almeria, que desceu ao segundo escalão espanhol. Contudo, o guarda-redes não esquece os leões e abordou a conquista do 24.º título de Campeão Nacional, depois do embate diante do Benfica, este domingo, dia 21 de julho.


"Claro que fiquei contente, tenho ali amigos, foi o clube onde estive 10 anos, fiquei feliz por terem conseguido o campeonato", confessou o guarda-redes português, que trocou a Lazio pelo Almeria a título definitivo, neste defeso de transferências de verão.


"O futebol é muito incerto, uma equipa pode estar bem na pré-época e depois não fazer um bom campeonato. Depende de muitos fatores, mas acho que todos [os favoritos] se preparam da melhor maneira. Para o Sporting será um campeonato difícil, mas desejo ao clube toda a sorte do mundo", terminou em antevisão à campanha 2024/2025.


Pelo Sporting, Luís Maximiano - avaliado em 5 milhões de euros - atuou em 36 jogos, conquistou um Campeonato Nacional (2020/21), uma Taça de Liga (2020/21) e uma Supertaça (2021/22), tendo saído, em 2021/22, por cerca de 5,5 milhões de euros, rumo ao Granada.

No clube espanhol foi figura de destaque e uma época bastou-lhe para ser contratado pela Lazio. O guardião acabou expulso no jogo inaugural da Liga italiana da temporada passada e nunca mais mereceu a confiança de Maurizio Sarri, treinador da equipa romana. Seguiu-se o empréstimo ao Almería, que foi despromovido e vai agora jogar a segunda divisão na próxima temporada.



Futebol

JÁ FALTOU MAIS! REFORÇO DE AMORIM A POUCAS HORAS DE SE APRESENTAR NO ESTÁGIO DO SPORTING

Conjunto do Clube de Alvalade irá continuar a sua estadia em Lagos durante os próximos dias

Zeno Debast junta-se esta sexta-feira à turma de Rúben Amorim no estágio do Sporting
Zeno Debast junta-se esta sexta-feira à turma de Rúben Amorim no estágio do Sporting

  |

Icon Comentário0

A poucas horas de iniciar oficialmente a sua aventura no Sporting, Zeno Debast, antes de partir em direção a Lagos, no Algarve, onde a equipa leonina se encontra a estagiar sob as ordens de Rúben Amorim, tem aproveitado o tempo em Lisboa para se manter em forma. O central belga foi visto, esta quinta-feira, dia 18 de julho, a treinar num ginásio perto de Alvalade.


Assim, o jogador de 20 anos apresenta-se esta sexta-feira, para começar a treinar com os restantes companheiros. Vale salientar que o programa de estágio para o dia de hoje prevê um dia de folga, pelo que Debast só deverá fazer o seu primeiro treino no sábado, dia 20 de julho.


O central é o segundo reforço da temporada dos leões - depois de Vladan Kovacevic - e, apesar de o técnico verde e branco ter todo o interesse em contar o mais cedo possível com o jogador, a verdade é que o belga acabou por usufruir de um curto período de férias antes de se juntar aos restantes companheiros, isto depois de ter representado a Bélgica no Euro 2024.


O Clube de Alvalade negociou com o Anderlecht 15,5 milhões de euros pela compra do seu passe, uma quantia que pode atingir mais 5,5 milhões de euros, caso atinja determinados objetivos desportivos. Para que se cumpram na íntegra as referidas variáveis, o jogador terá de completar quatro séries de 30 jogos (até aos 120) com pelo menos 45 minutos de utilização, além de conquistar o título nacional.

Em 2023/24, ao serviço do Anderlecht, Zeno Debastavaliado em 18 milhões de euros – realizou 40 encontros: 37 no Campeonato Nacional e três na Taça. Ao todo, nos 3.530 minutos que disputou, o defesa-central assumiu-se como peça fundamental da turma orientada pelo técnico Brian Riemer.


Zeno Debast já se diverte pela cidade de Lisboa. Confira aqui:



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


SPORTING DE REGRESSO ÀS CONQUISTAS? TELMA ENCARNAÇÃO É A RESPOSTA DOS LEÕES
Futebol

SPORTING DE REGRESSO ÀS CONQUISTAS? TELMA ENCARNAÇÃO É A RESPOSTA DOS LEÕES

 

Icon Comentário0
ELE REGRESSOU! GONÇALO INÁCIO JÁ SE APRESENTOU ÀS ORDENS DO SPORTING
Futebol

ELE REGRESSOU! GONÇALO INÁCIO JÁ SE APRESENTOU ÀS ORDENS DO SPORTING

 

Icon Comentário0
QUASE FECHADO! BOLONHA PERTO DE CONTRATAR THIJS DALLINGA E QUEM BENEFICIA É O SPORTING
Futebol

QUASE FECHADO! BOLONHA PERTO DE CONTRATAR THIJS DALLINGA E QUEM BENEFICIA É O SPORTING

 

Icon Comentário0