Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

AMORIM SUJEITO ENTRE UM A SEIS ANOS DE SUSPENSÃO

Na sequência de uma participação apresentada, a Comissão de Instrutores da Liga Portuguesa de Futebol Profissional pretende condenar técnico por fraude na inscrição

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

08 Mar 2021 | 11:15 |

Icon Comentário0

Clube de Alvalade emitiu comunicado onde informa que a Comissão de Instrutores da Liga Portuguesa de Futebol Profissional pretende castigar Rúben Amorim entre um e seis anos de suspensão. Em causa está uma fraude na inscrição do técnico como treinador.


Através de comunicado, o Sporting informa que “na sequência de participação apresentada pela Associação Nacional de Treinadores de Futebol em março de 2020, a Comissão de Instrutores da Liga Portuguesa de Futebol Profissional deduziu agora acusação contra a Sporting SAD e o seu treinador Rúben Amorim”.


Em causa está uma possível “fraude na inscrição de Rúben Amorim como treinador, e pretendendo ver o mesmo condenado a uma sanção de um a seis anos de suspensão de atividade”.


Leia o comunicado na íntegra:

A Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD (Sporting SAD) vem, através deste comunicado, denunciar uma situação que considera constituir um dos episódios mais lamentáveis e surreais da história do futebol português.


Em concreto, informa a Sporting SAD que, na sequência de participação apresentada pela Associação Nacional de Treinadores de Futebol em Março de 2020, a Comissão de Instrutores da Liga Portuguesa de Futebol Profissional deduziu agora acusação contra a Sporting SAD e o seu treinador Rúben Amorim, alegando existir fraude na inscrição de Rúben Amorim como treinador, e pretendendo ver o mesmo condenado a uma sanção de um a seis anos de suspensão de actividade.

Repetimos: a disciplina desportiva nacional pretende condenar o treinador Rúben Amorim a uma sanção mínima de suspensão por um ano pelo facto de o mesmo, respeitando os regulamentos em vigor, se ter inscrito como treinador-adjunto e não como treinador principal quando ainda não possuía habilitação para tanto.

Este processo e esta acusação constituem uma mancha reputacional indelével no desporto nacional, com repercussões internacionais, por impedirem qualquer possibilidade de crença no regular funcionamento das instituições que movem o processo.

Para além de outros motivos que contradizem a tese vertida na acusação, a Sporting SAD realça que esta, ao que se julga saber, constitui a primeira acusação com este enquadramento e constituiria a primeira e única condenação desta natureza nas competições profissionais nacionais, apesar de existir e ser por todos conhecido um histórico de dezenas de casos de equipas técnicas de outros Clubes de contornos pelo menos comparáveis. A intenção muito direccionada desta acusação fica por demais evidente quando o próprio Rúben Amorim não foi alvo de qualquer participação ou processo quando integrava a equipa técnica da SC Braga SAD, em circunstâncias que se crêem idênticas.

Acresce que os casos mencionados precederam ou coexistiram com o que é agora objecto de acusação a Rúben Amorim, não podendo a Sporting SAD deixar de sublinhar a sua perplexidade pelo facto de o mesmo surgir quando a sua equipa se encontra em primeiro lugar na Liga, com larga vantagem, assumindo o melhor registo de qualquer outra em Portugal até ao momento, precisamente sob o comando desta equipa técnica.

Só um corporativismo ultrapassado pode acreditar que um processo deste género promove e protege a classe dos treinadores portugueses. E só uma disciplina desportiva cega, no pior sentido, poderia entender ser de acolher essa sanha persecutória.

É assim, lamentando-o, que a Sporting SAD considera que única virtude deste processo é a de evidenciar o tratamento díspar e enviesado em desfavor do Sporting CP que as instituições

 

envolvidas decidiram assumir de forma transparente, tentando prejudicar gravemente a promissora carreira de um muito competente jovem treinador.

A todos os Sócios e adeptos do Clube, a Sporting SAD assegura que:

i)             não existe qualquer fundamento jurídico que sustente a sanção proposta de um a seis anos de suspensão, o que em sede própria será cabalmente demonstrado;

ii)            reitera a sua total confiança nesta equipa técnica, mantendo inquebrável o compromisso que existe actualmente com a mesma e que foi recentemente reforçado;

iii)           se manterá fiel aos seus valores, dos quais nunca abdicará nem permitirá que sejam negociados;

iv)           se mantém confiante na luta que tem levado a cabo pela construção de instituições fortes, que permitam que a única força dominante no futebol português seja a verdade desportiva e os superiores interesses do Desporto em Portugal.

 

Onde vai um, vão todos.

 


Futebol

Frederico Varandas e Rui Costa com gesto surpreendente no Benfica - Sporting

Presidente dos leões, e homólogo do emblema da Luz, já trocaram vários galhardetes esta temporada, principalmente sobre as arbitragens

Frederico Varandas e Rui Costa já trocaram vários galhardetes esta temporada, mas tiveram atitude surpreendente no Benfica - Sporting
Frederico Varandas e Rui Costa já trocaram vários galhardetes esta temporada, mas tiveram atitude surpreendente no Benfica - Sporting

06 Dez 2025 | 12:51 |

Icon Comentário0

Frederico Varandas e Rui Costa sentaram-se lado a lado na tribuna do estádio da luz, para assistir ao Benfica - Sporting. Os dois presidentes dos emblemas de Lisboa tem trocado alguns galhardetes esta temporada, principalmente em relação às arbitragens em Portugal.


Ao contrário do que chegou a ser avançado pela imprensa nacional, Frederico Varandas e Rui Costa estiveram juntos durante o Benfica - Sporting. Os dois já tinham chegado praticamente ao mesmo tempo à Cimeira dos Presidentes, onde mostraram alguma proximidade.


Terá sido Rui Costa a estender o convite a Frederico Varandas, para que se sentasse ao seu lado no estádio da luz. Os dois foram acompanhados por Reinaldo Teixeira, Presidente da Liga Portugal, e por Toni, um dos vice-presidentes de Pedro Proença na Federação Portuguesa de Futebol.


Segundo explica o jornal Record, a cordialidade imperou entre os presidentes de Sporting e Benfica. Nem Frederico Varandas, nem Rui Costa, tiveram qualquer reação exagerada aos lances do jogo - incluindo aos golos - a que assistiram de forma serena.

Frederico Varandas começou o dia com o restante da comitiva verde e branca. O Presidente do Sporting dirigiu-se à Academia Cristiano Ronaldo, onde almoçou com a equipa e com o staff dos leões. Só depois seguiu para o estádio da luz, onde assistiu ao dérbi de Lisboa ao lado de Rui Costa.



Futebol

Rui Borges tem dois jogadores em risco depois do Benfica - Sporting

Treinador verde e branco viu a sua equipa empatar no dérbi de Lisboa, entre leões e águias, referente à 13ª. jornada da Liga Portugal Betclic

Rui Borges viu a sua equipa empatar no Benfica - Sporting, entre leões e águias, referente à 13ª. jornada da Liga Portugal
Rui Borges viu a sua equipa empatar no Benfica - Sporting, entre leões e águias, referente à 13ª. jornada da Liga Portugal

06 Dez 2025 | 12:33 |

Icon Comentário0

Pedro Gonçalves e Ivan Fresneda passam a estar em risco depois do Benfica - Sporting. Leões e águias encontraram-se no estádio da luz, num jogo que terminou com igualdade a uma bola, em partida referente à 13ª. jornada da Liga Portugal Betclic.


O Sporting entrou em campo sem jogadores em risco de suspensão no campeonato nacional, mas no fim da partida, Rui Borges tinha problemas a dobrar. Pedro Gonçalves e Iván Fresneda viram, ambos, o quarto cartão amarelo nesta edição da Liga Portugal Betclic, e ficam, assim, em risco de perder um dos próximos jogos do campeonato.


Pedro Gonçalves, relembre-se, foi uma das figuras do encontro, ao fazer o golo inaugural, logo aos 12'. O jogador verde e branco foi substituído no decorrer da segunda parte, e foi já quando estava no banco de suplentes que acabou por ver cartão amarelo de António Nobre, por protestos.


Iván Fresneda, que assumiu a ala direita do Sporting juntamente com Geny Catamo, também ficou na mesma situação. O lateral espanhol só tinha três cartões amarelos, mas a admoestação aos 72', por puxão em jogador adversário, deixou o defesa à bica. Vai falhar um jogo caso volte a ser amarelado no campeonato.

Relembrar que o Sporting visitou o Benfica, na última sexta-feira, dia 5 de dezembro. Os leões foram aos estádio da luz, empatar a uma bola, no encontro da 13ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Pedro Gonçalves deixou os verdes e brancos em vantagem, mas Sudakov empatou o jogo, ainda na primeira parte. 



Futebol

Reforço de última hora para o Benfica - Sporting continua a preocupar os leões

Craque verde e branco esteve em risco de não conseguir participar no dérbi de Lisboa, mas conseguiu recuperar a tempo de dar o seu contributo

Craque verde e branco esteve em risco de não conseguir participar no Benfica - Sporting, mas conseguiu regressar a tempo de dar o seu contributo
Craque verde e branco esteve em risco de não conseguir participar no Benfica - Sporting, mas conseguiu regressar a tempo de dar o seu contributo

06 Dez 2025 | 12:08 |

Icon Comentário0

Fotis Ioannidis conseguiu recuperar a tempo de participar no Benfica - Sporting, mas jogou com uma proteção no joelho. Os leões visitaram o estádio da luz, para defrontar as águias, em partida que terminou com igualdade a uma bola, na 13ª. jornada da Liga Portugal Betclic.


O avançado helénico tinha-se lesionado na partida com o Santa Clara, e estava em dúvida para o dérbi, tendo sido reforço de última hora para Rui Borges. O jornal O Jogo avança mesmo que Fotis Ioannidis queimou algumas etapas na sua recuperação para estar pronto a tempo do Benfica - Sporting.


A condição física do jogador verde e branco continua, no entanto, a preocupar os responsáveis do Sporting. Prova disso, foi o facto de o jogador ter entrado em campo com uma proteção à volta do seu joelho esquerdo, onde tinha sofrido uma lesão ligamentar, a 8 de novembro.


Para além disso, Fotis Ioannidis jogou com uma restrição de minutos, exatamente devido á lesão que contraiu recentemente. Rui Borges só lançou o ponta-de-lança aos 85 minutos, retirando Luis Suárez de campo nessa altura. O internacional pela Grécia acabou por somar apenas três toques no esférico durante o tempo que esteve em campo.

Relembrar que o Sporting visitou o Benfica, na última sexta-feira, dia 5 de dezembro. Os leões começaram a partida por cima, e chegaram à vantagem cedo no encontro, por Pedro Gonçalves. No entanto, as águias empataram, por Sudakov, ainda na primeira parte, e o jogo não teve mais golos até ao apito final do árbitro.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Estatística de Rui Borges assusta adeptos do Sporting
Futebol

Estatística de Rui Borges assusta adeptos do Sporting

06 Dez 2025 | 11:49

Icon Comentário0
À Benfica! Craque do Sporting atingido por objetos durante o dérbi
Futebol

À Benfica! Craque do Sporting atingido por objetos durante o dérbi

06 Dez 2025 | 11:21

Icon Comentário0
Político português deixa reparo depois do Benfica - Sporting: "Somos a melhor equipa, mas..."
Futebol

Político português deixa reparo depois do Benfica - Sporting: "Somos a melhor equipa, mas..."

06 Dez 2025 | 11:00

Icon Comentário0