Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

AMORIM TEM CINCO AMORES E JUNTOS VALEM QUASE 70% DOS GOLOS DO SPORTING – ANÁLISE LEONINO

Pedro Gonçalves é rei e senhor, mas há quem precise de menos tempo para marcar do que o avançado verde e branco

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Pedro Gonçalves, Paulinho, Marcus Edwards, Nuno Santos e Francisco Trincão. São estes os cinco amores de Rúben Amorim. O quarteto português e o inglês contam com 56 golos, valendo 65,9% dos golos leoninos na presente temporada (85).


Pote é rei e senhor, sendo o melhor marcador dos leões na presente temporada, com 17 golos. Paulinho aparece logo de seguida, com 14, mas até é o jogador verde e branco que menos tempo precisa para fazer o gosto ao pé, mas já lá vamos. Edwards (10), Nuno Santos (8) e Francisco Trincão (7) completam este quinteto.



  1. Pote – 17 golos: 20% dos tentos leoninos
  2. Paulinho – 14: 16,5% dos tentos leoninos

  3. Marcus Edwards – 10: 11,8% dos tentos leoninos
  4. Nuno Santos – 8: 9,4% dos tentos leoninos
  5. Trincão – 7: 8,2% dos tentos leoninos

Participação em golos? Pote reforça liderança; Edwards e Nuno Santos sobem no ranking

Se aos golos juntarmos as assistências, Pote (25) reforça a liderança, mas Edwards (18) e Nuno Santos (15) aproximam-se de Paulinho (20) e distanciam-se de Trincão (10):

  1. Pote – 17 golos e 8 assistências: 29,4%
  2. Paulinho – 14 golos e 6 assistências: 23,5%
  3. Marcus Edwards – 10 golos e 8 assistências: 21,2%
  4. Nuno Santos – 8 golos e 7 assistências: 17,6%
  5. Trincão – 7 golos e 3 assistências: 11,8%

Quem precisa de menos tempo para marcar? ‘Se o Paulinho mostra os dentes, eles até caem’

Um dos dados mais curiosos é que, de todo o plantel à disposição de Rúben Amorim, Paulinho é o jogador que menos tempo dentro das quatro linhas precisa para marcar. É que, para marcar 14 golos, o avançado leonino precisou de 2.172 minutos em campo. Ora, a matemática não engana: Paulinho necessita de 155 minutos para mexer com as redes adversárias.

Por sua vez, Pote marca a cada 189 minutos. A verdade é que, apesar de marcar mais (17 contra 14), Pedro Gonçalves também precisa de mais 34 minutos para fazer o gosto ao pé. Edwards (276), Arthur Gomes (301), Nuno Santos (308), Trincão (363) e Morita (405).

  1. Paulinho – 14 golos em 2.172 minutos: 155’ em campo para marcar
  2. Pedro Gonçalves – 17 golos em 3.215 minutos: 189’ em campo para marcar
  3. Marcus Edwards – 10 golos em 2.757 minutos: 276’ em campo para marcar
  4. Arthur Gomes – 3 golos em 902 minutos: 301’ em campo para marcar
  5. Nuno Santos – 8 golos em 2.465 minutos: 308’ em campo para marcar
  6. Trincão – 7 golos em 2.541 minutos: 363’ em campo para marcar
  7. Morita – 5 golos em 2.024 minutos: 405’ em campo para marcar

Nota ao leitor: Para este artigo foram contabilizados apenas jogadores que ainda estão no Sporting (Porro ficou de fora) e que tenham realizado mais de 900 minutos na presente temporada (Chermiti ficou de fora).


Futebol

Arouca - Sporting: Transmissão, onze provável, horários e muito mais...

Turma comandada por Rúben Amorim visita o terreno dos lobos na quinta jornada da Liga Portugal Betclic e esperam-se mudanças na equipa

Sporting e Arouca medem forças no campeonato
Sporting e Arouca medem forças no campeonato

  |

Icon Comentário0

O Sporting volta a entrar em campo na sexta-feira, dia 13 de setembro, frente ao Arouca, em jogo relativo à quinta jornada do Campeonato Nacional. O encontro diante da turma liderada por Gonzalo García jogar-se-á no reduto do adversário, às 20h15.


Neste momento, o emblema verde e branco segue na liderança da Liga Portugal Betclic, com 12 pontos, e está na luta pela conquista do bicampeonato. O segundo lugar é ocupado pelo Porto, que tem nove pontos. No terceiro posto, está o Famalicão com nove. Já o Benfica é sétimo com sete.


Franco Israel; Eduardo Quaresma, Ousmane Diomande e Gonçalo Inácio; Geovany Quenda, Morten Hjulmand, Daniel Bragança e Nuno Santos; Francisco Trincão, Pedro Gonçalves e Viktor Gyokeres. Este deverá, à partida, ser o onze inicial dos leões diante dos arouquenses.


Com Kovacevic lesionado, Franco Israel assume a titularidade da baliza leonina. À sua frente, o novo 'camisola 1' dos verdes e brancos terá o mesmo trio que arrancou os primeiros encontros do campeonato, com Diomande ao meio, acompanhado por Inácio e Quaresma.

No centro do terreno, Hjulmand faz dupla com Daniel Bragança, uma vez que Hidemasa Morita foi bastante utilizado na seleção japonesa e poderá ser poupado. A mesma situação acontece nas alas, com Quenda a manter-se firme no lado direito, mas Nuno Santos a substituir Geny, que teve dois jogos com Moçambique, no lado esquerdo.


O trio ofensivo terá novamente Gyokeres como destaque. Pote e Trincão juntam-se ao goleador sueco, formando a frente de ataque do Sporting para este quinto jogo da Liga Portugal Betclic, com mira apontada a mais uma vitória.

Informações: Sexta-feira – 13 de setembro – 20h15 – Estádio Municipal de Arouca - SportTV 1

Quem está fora: Vladan Kovacevic, Jeremiah St. Juste, Rafael Nel e Diogo Pinto (lesões).

Dúvidas: Ninguém.

Equipa de Arbitragem: Árbitro: João Pinheiro; Assistentes: Bruno Jesus e Luciano Maia; 4.º árbitro: Fábio Melo; VAR: João Gonçalves; AVAR: Ângelo Carneiro.


Futebol

Confirmado! Sporting tem quatro lesionados que não podem enfrentar o Arouca

Futebolistas do Clube de Alvalade estão a passar por processo de recuperação da forma física e não são opção para o técnico

Amorim confirma quatro lesionados para o Arouca - Sporting
Amorim confirma quatro lesionados para o Arouca - Sporting

  |

Icon Comentário0

O Sporting desloca-se ao reduto do Arouca para disputar a quinta jornada da Liga Portugal Betclic. Em antevisão ao duelo, Rúben Amorim confirmou as ausências de quatro futebolistas, que ainda estão em tratamento para recuperar das respetivas lesões.


"Os lesionados são o St. Juste, o Vlad (Kovacevic), o Nel e o (Diogo) Pinto", confirmou Rúben Amorim, que não poderá utilizar nenhum dos jogadores mencionados. O técnico foi, posteriormente, questionado sobre a lesão do central neerlandês e se teria de o trocar de posição.


"Pode ser a mesma posição, mas termos mais cuidado com ele. É algo em que temos de pensar quando estiver apto. Vamos ver se corre melhor da próxima vez", assegurou o treinador verde e branco, que já conta os dias para o regresso do 'camisola 3' da formação leonina.


Neste momento, o Sporting segue na liderança da Liga Portugal Betclic, com 12 pontos, e está na luta pela conquista do bicampeonato. O segundo lugar é ocupado pelo Porto, que tem nove pontos. No terceiro posto, está o Famalicão com nove. Já o Benfica é sétimo com sete.

O emblema verde e branco volta a entrar em campo apenas na sexta-feira, dia 13 de setembro, frente aos arouquenses, em jogo relativo à quinta jornada do Campeonato Nacional. O encontro diante da turma liderada por Gonzalo García jogar-se-á no reduto do adversário, às 20h15.



Clube

GASTOS COM PESSOAL? SPORTING VAI DESEMBOLSANDO CADA VEZ MAIS MILHÕES, MAS PORTO E BENFICA DESPENDEM QUANTIAS BÍBLICAS

Números disponibilizados no Relatório & Contas são esclarecedores e mostram diferenças significativa entre rivais. Análise Leonino

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

O Leonino voltou a pôr mãos à obra e analisou o Relatório & Contas do Sporting, nomeadamente no campo ‘Gastos com Pessoal’ – trocado por miúdos, diz respeito aos custos com salários – comparando-o com os documentos disponibilizados tanto por Benfica como pelo Porto.


Analisando as últimas seis temporadas dos três grandes, ou seja, de 2016/17 até 2021/22, os dados apresentados por leões e pelos rivais nesta rubrica apresentam aspetos curiosos a destacar.


Apesar de os leões demonstrarem uma tendência de crescimento desde 2019/20, os montantes gastos por dragões e águias são verdadeiramente estratosféricos comparativamente com os números do Leão. Além do mais, com o passar dos anos, a tendência acentua-se e o fosso é cada vez maior. Confira os números:


ÉPOCA 2016/17


  1. Benfica – 74.697
  2. Porto – 73.263
  3. Sporting – 69.998

Nesta temporada, o Sporting foi o Clube que menos gastou dos três grandes, tendência que é praticamente constante nas temporadas analisadas. Os números são relativamente equilibrados, com a diferença entre leões e águias a ser de ‘apenas’ 4,7 milhões de euros.

Os leões terminaram no terceiro lugar do campeonato, enquanto o Benfica foi campeão e o Porto segundo classificado. No que diz respeito a outras provas, o Sporting foi eliminado nos quartos-de-final da Taça de Portugal, e não passou da fase de grupos quer da Taça da Liga quer da Liga dos Campeões.

ÉPOCA 2017/18

  1. Sporting – 73.864
  2. Porto – 72.433
  3. Benfica – 67.903

2017/18 é a temporada mais ‘gastadora’ de sempre do Clube de Alvalade, sendo também o único ano em que os verdes e brancos despendem mais do que Benfica e Porto.

Contrariamente ao que sucedeu na época anterior, o cenário inverteu-se, com leões a serem o clube que mais investiu, contrastando com os valores desembolsados pelos Benfica. A diferença entre os rivais da Segunda Circular foi de 5.961 milhões de euros.

Os leões terminaram no terceiro lugar do campeonato, o Porto sagrou-se campeão e o Benfica foi segundo classificado. No que diz respeito a outras provas, o Sporting perdeu na final da Taça de Portugal, venceu a Taça da Liga e chegou aos quartos-de-final da Liga Europa.

ÉPOCA 2018/19

  1. Porto – 91.644
  2. Benfica – 88.253
  3. Sporting – 68.901

Diferença abissal para Porto e Benfica. Apesar de os verdes e brancos reduzirem os gastos com pessoal em 4.963 milhões de euros (ano pós-Alcochete e consequente mudança de direção), o fator determinante ocorre nos clubes rivais. que investiram ‘forte e feio’.

Dragões dão um salto de 19.211 milhões de euros passando de 72.433 os 91.644. Já os encarnados investem mais 20.350 milhões em comparação com a temporada anterior, passando de 67.903 para 88.253.

Os leões terminaram no terceiro lugar do campeonato, o Benfica sagrou-se campeão e o Porto foi segundo classificado. No que diz respeito a outras provas, o Sporting venceu a Taça de Portugal e a Taça da Liga, e foi eliminado nos 16 avos-de-final da Liga Europa.

ÉPOCA 2019/20

  1. Benfica – 85.660
  2. Porto – 82.910
  3. Sporting – 60.542

Leões voltam a estar muito distantes dos rivais, tendo sido, inclusive, a temporada em que menos gastaram com pessoal.

Benfica e Porto viram uma redução nos milhões gastos nesta rubrica – encarnados de 88.253 para 85.660; dragões de 91.644 para 82.910 - ainda assim, continuam a apresentar valores inalcançáveis para o Clube de Alvalade.

Os leões terminaram no quarto lugar do campeonato, o Porto sagrou-se campeão, o Benfica foi segundo classificado e o Braga terceiro. No que diz respeito a outras provas, o Sporting foi eliminado na terceira eliminatória da Taça de Portugal, perdeu nas meias-finais da Taça da Liga, foi derrotado na Supertaça e foi afastado nos 16 avos-de-final da Liga Europa.

ÉPOCA 2020/21

  1. Benfica – 97.061
  2. Porto – 92. 315
  3. Sporting – 61.991

Novamente, a distância para Benfica e Porto é notória. Sporting registou subida de cerca de 1.449 milhões, ou seja, um crescimento dos 60.542 para os 61.991 milhões. Contudo, os rivais atingem valores na casa dos 90 milhões e voltam a distanciar-se dos verdes e brancos.

Nesta temporada, os leões venceram o tão esperado título de campeão nacional. O Porto foi segundo, e o Benfica terceiro classificado. No que diz respeito a outras provas, o Sporting conquistou a Taça da Liga, foi eliminado nos oitavos-de-final da Taça de Portugal e perdeu no play-off de acesso à Liga Europa.

ÉPOCA 2021/22

  1. Benfica – 112.576
  2. Porto – 82.631
  3. Sporting – 67.087

A tendência não muda. Sporting mantém-se como o clube que menos dinheiro gasta com pessoal. Já o Benfica ultrapassa com alguma margem a casa dos 100 milhões de euros, sendo, com larga distância, o emblema que mais gastou com pessoal na temporada transata.

Esta foi mesmo a época desportiva com maior discrepância entre os três rivais, uma vez que águias e dragões nunca haviam registado uma diferença maior do que 4.746 milhões entre si (registada em 2020/21). Em 2021/22, o desnivelamento entre ambos é de 29.945 milhões de euros.

Nesta temporada, os leões ficaram no segundo ligar da Liga Portugal. O Porto foi campeão, e o Benfica terceiro classificado. No que diz respeito a outras provas, o Sporting conquistou a Taça da Liga, foi eliminado nas meias-finais da Taça de Portugal e chegou aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões.

Valores absolutos das últimas seis temporadas:

  • Benfica – 526.150

    • Média das últimas seis temporadas: 87.691

  • Porto – 495.196

    • Média das últimas seis temporadas: 82.532

  • Sporting – 402.383

    • Média das últimas seis temporadas: 67.063

Os números não mentem. Tudo somado, nas últimas seis épocas, o Benfica investiu mais de 120 milhões do que o Sporting (em média, mais de 20 milhões por época). A comparação com o Porto é muito semelhante, com os dragões a gastarem mais 15 milhões por época e, ao todo, mais de 90 milhões.

Apesar desta diferença, nas últimas seis temporadas, nos 24 troféus nacionais em disputa, o Sporting conquistou 7 troféus, ou seja, 29,2% dos títulos em disputa:

  • 1 Campeonato Nacional (2020/21)
  • 1 Supertaça Cândido de Oliveira (2021)
  • 1 Taça de Portugal (2018/19)
  • 4 Taças da Liga (2017/18, 2018/19, 2020/21 e 2021/22)

Se tivermos em conta todos os troféus, os dados acabam por ser muito positivos para o Sporting, dado o menor investimento da turma de Alvalade. Porém, olhando apenas para os campeonatos conquistados, a história é outra. Nessa análise, o Porto conquistou três (50%), o Benfica dois (33,3%) e os leões apenas um (16,7%).

É caso para dizer que os milhões, per si, não ganham campeonatos, mas ajudam … e muito.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


"Vai dar muito ao Sporting": Amorim não duvida de jogador que tem sido altamente criticado
Futebol

"Vai dar muito ao Sporting": Amorim não duvida de jogador que tem sido altamente criticado

 

Icon Comentário0
“Sporting está aberto a um parceiro” – Varandas admite vender parte da SAD do Sporting
Futebol

“Sporting está aberto a um parceiro” – Varandas admite vender parte da SAD do Sporting

 

Icon Comentário0
Amorim admite que Sporting falhou contratação e revela nome do jogador
Futebol

Amorim admite que Sporting falhou contratação e revela nome do jogador

 

Icon Comentário0